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Chevrolet Onix recebe três estrelas do Latin NCAP após melhorias – Virtus ganha cinco

latin-ncap-virtus-onix-2018-3-1024x682 Chevrolet Onix recebe três estrelas do Latin NCAP após melhorias - Virtus ganha cinco

Nos primeiros resultados de testes do Latin NCAP em 2018, o Volkswagen Virtus e o Chevrolet Onix foram testados. O Virtus, produzido no Brasil, conseguiu cinco estrelas para proteção de adultos e também cinco estrelas para ocupante infantil.



O Virtus é idêntico ao Polo da coluna B para frente, então por isso os resultados do hatch foram levados em conta para avaliação de proteção do Virtus. A proteção frontal também foi considerada a mesma. O modelo apenas foi testado na questão do impacto lateral, pois ele tem entre eixos maior. Neste impacto, o modelo se saiu tão bem quanto o Polo e foi aprovado com cinco estrelas.

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Já o Onix, que foi duramente criticado por todos quando mostrou ser digno de zero estrela, melhorou para três estrelas, depois de melhorias. Que melhorias? Segundo comunicado do instituto, os modelos Onix produzidos a partir de 15 de janeiro de 2018 (a partir do VIN 9BGKS48U0JG313644), foram melhorados com alguns reforços na estrutura, melhorando sua segurança em impactos laterais, também na absorção de energia nas portas, protegendo melhor os adultos, e recebendo ancoragens ISOFIX e um novo cinto de segurança para o motorista.

A proteção para os ocupantes adultos, apesar dessas melhorias, ficou em apenas três estrelas, apresentando “uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral”. A Proteção do Ocupante Infantil mostrou um resultado de três estrelas com proteção marginal no teste de impacto frontal no dummy de três anos. Um dos problemas apontados pelo Latin NCAP é que o modelo tem cinto pélvico (dois pontos) no banco traseiro central.

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  • Luís Paulo

    Será que estes ‘reforços estruturais’ feitos pela GM de fato estão chegando nos carros vendidos atualmente no Brasil ou foi apenas algo para conseguir melhor nota nos testes????????

    • Andre Studart

      Teoricamente, eles compram anonimamente o carro, ao menos é para ser

      • Louis

        Neste caso, duvido que compraram no anonimato, visto que só começou a ser produzido com os reforços no último dia 15, ou seja, 1 semana atrás.

        • Joaquim Grillo

          A Gestamp em Taubaté que fabrica essas estruturas tanto da VW quanto da GM

        • Luis Burro

          No texto mesmo diz que a gm entregou pra eles.

          • DiMais

            sem querer defender a GM, mas isso está escrito onde?

          • Emanuel Schott

            No texto só diz que o teste foi patrocinado pela GM. Isso acontece quando a montadora dá o dinheiro para o Latin Ncap e eles vão até uma concessionária qualquer e compram um carro aleatório. A montadora em momento algum sabe qual vai ser o carro testado, apenas sabe que será um Onix.

            No caso da dupla Polo/Virtus não sei como foi. O teste foi patrocinado pela VW, mas os carros ainda não estavam a venda.

            • Luis Burro

              Ah bom,só faltava não poder confiar nem nas entidades externas.

        • Luis Burro

          É esta questão que levanto tbm com o volks!

        • Daniel

          Já tem Onix com isofix nas concessionárias! Curiosamente, só os 1.0!

      • Djalma

        No caso, o carro foi fornecido pela GM, mas futuramente devem pegar um aleatoriamente e repetir o teste.

    • Mario

      Foi o que pensei! A GM usou a estratégia da VW.

      • Tosca16

        Pra tirar 3 kkkk

        • Daniel

          Pra um projeto barato já com 5 anos nas costas e já na eminência de Nova geração?, estamos no lucro

          • Tosca16

            GM mais no lucro ainda, que mantém um projeto barato anos e anos e que tem vendido cada vez mais mesmo sendo obsoleto frente a nova concorrência…

          • Paulo Roberto Chaves de Freita

            Apenas para informar. Para automóvel sem ESP, a nota máxima permitida é 3. A VW, espertamente, mandou para a avaliação um Polo top de linha, por isso ganhou 5 e tornou regra, sendo que se testassem um Polo de entrada, a nota seria 3 também.

            • Daniel

              sim, e não é dificil colocar o ESP. (não estou dizendo que com isso vai pra 5 estrelas), fica claro que eles jogam com “o regulamento debaixo do braço”…
              A questão é que antes, alguma melhoria em segurança, só torcendo por uma nova geração…

            • Ernesto

              Aqui no NA teve uma matéria que explicava as notas do LatinNCap, inclusive explicava a nota do Polo.

      • DevXav

        Essa carrocinha desse Onix não me desce de jeito nenhum, assim como Sandero, Kwid, Duster e Oroch..

      • Ernesto

        KKKKKKKKKKK!!!

    • Gorfo

      “Como é que Latin NCAP pega os carros em geral?

      Nos concessionários, como qualquer consumidor.

      Se o teste é patrocinado a primeira opção é pegar o carro em uma
      concessionária. Se isso não fora possível Latin NCAP pode escolher o
      carro da linha de produção seguindo rigorosamente o protocolo e fazendo
      um test de verificação em qualquer momento.”

      https://www.latinncap.com/po/preguntas-frequentes

      • André

        kkk….O carro é escolhido a dedo pelo fabricante e vai de avião para a Europa, onde o teste é realizado.
        Em qual concessionária Chevrolet vc trabalha?

        • Gorfo

          Cite aonde eu disse Chevrolet no meu comentário anterior.
          Estou citando a fonte (Latin Ncap), você é cego ou burro? Ou apenas mais um hater da internet.

        • Uranium

          Não fala bobagem…

        • Eduardo Canedo

          Pelamor de Deus ….o colega acima deixou o texto colhido do site do LatinNcap, deixou o link, e o cidadão ainda vem e solta um monte de “groselha”. André pelamor de Jó …..Leia.
          E tem mais. Se VW ou GM ou qualquer fabricante patrocina o teste, é pq o fabricante já tem base do resultado do teste ….ou vc acha que os fabricantes não faz alguns testes de colisão dentro da fábrica.

        • J_Eduardo

          Seria bom vc procurar saber mais sobre, pois as informações de como se posiciona a instituição e como procedem mesmo patrocinados pelas montadoras, pq os testes são feitos na Alemanha, se não me engano na sede do euroNcap são públicas. O tal “financiamento” funciona através de um sistema onde o Ncap compra o carro na concessionária (qualquer uma do país) e depois os custos são financiados pela montadora. Isso é praxe no mundo todo, por sinal. Se na acredita na instituição aí já é um problema de citerio seu, mas penso que uma montadora não se sujaria, falsificando algo que alega ter corrigido, pq antes deste teste a GM não se pronunciava, além do comentário d praxe de que cumpre as leis nacionais . (Antes que venha falar do diesel gate da vw sobre a montadora mentir é bom lembrar que após o fato se tornar público eles assumiram o crime cometido e tudo o que fariam sobre. E meu contrário Aqui não é uma questão dê ingenuidade ou defesa cega, mas pq vejo q isso pode afetar o nome da empresa em nível mundial, como afetou a Volks e no passado a Ford e outras tantas…e mesmo matar a empresa em certos mercados…

    • Claudecir

      Foi o teste patrocinado, foi pego com a fábrica. Só no futuro será testado comprando na concessionária.

    • Filipe

      Conhecendo o Brasil…

      Bem, nas voltando ao assunto, coloquei em minha cabeça que só compro carro com pelo menos 4 estrelas. Segurança da minha família em primeiro lugar!!

      • vicegag

        Se não estou errado no teste anterior, tirou 3 depois mudaram as regras e ele ficou com zero, agora a alta tecnologia da GMB trabalhou para ele voltar a ter 3, é isto mesmo, merecemos no máximo 3?

        • Alisson Bona

          4 e 5 só p rico mesmo
          classe econômica n tem espaço nem segurança.
          até pq vende bem do jeito que tá

          • J_Eduardo

            O Up! se não me engano tem as 5 estrelas…não tem preço de kwid mas é, pelos valores de nosso mercado, um carro popular …por sinal pelado e caro….

            • Alisson Bona

              O Up! teve 5 estrelas na época em que o Onix era 3 estrelas.
              Hoje o Up! não chegaria as mesmas 5 estrelas, com os testes de impacto lateral, poste, exigência de luz de advertência de cintos atados do passageiro…
              Hoje se conseguisse as 4 estrelas o Up! estaria de parabéns.

              • konnyaro

                Sem controle de estabilidade a nota máxima possível é 3, pela atual norma do Latin Ncap.

              • Ernesto

                O UP chegou a ser testado no impacto lateral mas a avaliação não foi considerada para a pontuação. Pelo que me lembro, ele foi bem nesse teste. O problema é que ele não tem ESP de série e, como você falou, luz de advertência de cintos.

      • Emanuel Schott

        Então só compre carro com ESP, porque sem ele o carro tira no máximo três estrelas. Up? Esquece. Ele tirou 5 estrelas no teste antigo, no atual não tira mais que 3 pela falta do equipamento e olha lá, já que não foi feito o teste de colisão lateral. Onix sem esse teste tinha três estrelas, Pálio tinha 4 e ambos foram rebaixados após a inclusão do teste (Onix pra 0 e Pálio pra 1).

        Mesmo modelos cinco estrelas como o Polo, só tiveram essa nota porque a maioria das versões possui o controle de estabilidade de série. Não ache que se levasse somente em conta o “pé-de-boi” com 1.0 aspirado ele tiraria essa nota.

        • Ernesto

          Emanuel, o Up chegou a ser testado no impacto lateral (ele foi bem avaliado), mas o resultado não foi levado em conta na pontuação final. Dá uma pesquisada que você vai ver.

  • Duh

    Foi rápida até a Gm mas ainda fico meio desconfiado.

    • Mario

      Ainda mais que a produção começou dia 18!!!! Deu tempo?

      • No_Name

        E o carro é enviado para Alemanha! Foi de avião e com certeza foi a GM fábrica que cedeu o carro. O certo seria a GM comunicar o LatinNCAP que fez mudanças e então depois que esse carro modificado já estivesse nas lojas, o Latin ir e comprar um.

      • th!nk.t4nk

        Eles sabem fazer carro mais seguro quando querem. Nao faziam antes porque queriam economizar, só isso. Nao tiveram que inventar a roda, os materiais, processos e ferramentas estão disponíveis há muito tempo. É pura malandragem mesmo.

        • Ricardo Blume

          Enquanto não houver uma legislação cobrando um mínimo de segurança, será assim.

      • Daniel

        Acho que devem ser os fabricados a partir de 18/12/17… Pois logo nos primeiros dias do ano vi Onix 17/18 com isofix. (só 1.0 até agora).

  • Mardem

    Que isso sirva de exemplo para aqueles que tanto criticam o LatinNCAP e que até saíram em defesa da GM qdo os resultados pavorosos do Onix foram divulgados.
    A marca conseguiu, em curto intervalo de tempo, implantar soluções que melhoraram os trágicos resultados.
    Por isso é que precisamos cada vez mais valorizar os testes do LatinNCAP e deixar as picuinhas de lado. Sem ele, as coisas continuariam do jeito que eram!
    Já sobre o Virtus, não há surpresa, é o derivado de um carro de projeto global. A VW está fazendo um bom trabalho no quesito segurança. A Fiat, Ford e tantas outras poderiam seguir o mesmo caminho!

    • JOSE DO EGITO

      So o MOTOR que continua o mesmo do SECULO PASSADO

      • Rbs

        O motor é velho porem os números são bons!

        • JOSE DO EGITO

          Os numeros sao bons:troca de oleo a cada 6 meses,troca da correias dentada a cada 40.000 KM……. realmente os numeros sao bons mas é do dinheiro que vc vai ter que gastar com manutençao

          • Rbs

            Nao tinha pensado nisso!

          • Rbs

            Entrei no site da gm e vi que a troca de óleo é cada 10 mil ou um ano, onde tem essa informação de 6 meses?

            • Geraldo Xavier

              Só se for uso severo

              • Luiz Alexandre S Reis

                Andar no trânsito de cidade é considerado uso severo, logo troca de óleo a cada seis meses.

                • Flávio Pedroza

                  Mas todo carro é assim, não?

                • Geraldo Xavier

                  Isso então vale para todos que transitam em cidade. Todos os carros terão a mesma frequência de manutenção da gm

                • predadordemarea .

                  Ninguém pergunta na autorizada se o uso é severo ou não.
                  Tenho um Cruze turbo e a troca na GM é com 1 ano e ponto final.
                  Troca com um ano e mantém a garantia.

          • lucas

            Para os “novos” motores é de 10 mil km ou 1 ano, os 6 meses é pra uso severo. Correia é com 60 mil km agora.

            FONTE: MANUAL

            • Rafaelprado

              No March 1.6 a troca da correia é a cada 100.000.

            • Rafaelprado

              No March 1.6 a troca é a cada 100.000.

          • José Barbosa

            pode trocar 10 correias que não dá uma de certos motores “modernos”.

        • RRT Felipe

          Os números são bons, desde que não se compare com nenhum concorrente.

          • Rbs

            Não vejo tanta diferença nos comparativos!

          • Eduardo

            hahaha

        • Ricardo

          Sim! Galera fala tanto de motores ultrapassados em quase todos os carros de todas as marcas mas os números de desempenho e consumo dos carros do início dos anos 2000 até agora são praticamente a mesma coisa, com poucas as exceções de motores que realmente fazem a diferença, como o 1.0T da VW e outros poucos exemplos que realmente são ruins.

    • Uranium

      Com isso, o Onix já é melhor no teste de impacto que carros como o Peugeot 208, que não tem barra de proteção nas portas e a PSA está se lixando.

      • Rafaelprado

        Sem barras de proteção lateral o Pug 208 foi melhor que o Onix com barras. Obviamente o reforço na estrutura contribui para uma nota melhor.
        A peugeot já coloca barras de proteção lateral, agora se acrescentar o isofix e espandir o ESP para toda a linha certeza que fica com 4 estrelas.

        • Uranium

          Nenhum carro fabricado pela PSA em Porto Real RJ tem barras de proteção nas portas.

      • Rafaelprado

        A questão é a Chevrolet suspendeu a produção do Onix nesse meio tempo, enquanto a melhoria da estrutra era feita? Se não é desrespeito ao consumidor.

        • Uranium

          Não entendi o que tem a ver interromper a produção com respeito ao consumidor.

    • The punisher

      O s e m v e r g o n h a do colunista Calmon foi um dos que partiu contra o LatinNCap, com sua coluna e tudo mais. Um enorme desserviço. A partir daí parei de ler o que esse sujeito escreve….

      • Luiz Alexandre S Reis

        Também achei bem estranha a posição do jornalista.

      • José Barbosa

        Não houve nada de estranho. Ele apenas botou uma série de questões básicas sobre certificações.

    • celso

      Você já deu uma conferida no site do Latin NCAP e esmiuçou o teste ?
      Pois o Onix continua a mesma merd*.

    • DiMais

      talvez não tenha precisado ‘evoluir, mas sim implantar melhorias que o projeto talvez já considerasse mas para reduções de custos e contando com a sorte de não ser tão bombardeado foi empurrando com a barriga (enfim, mesmo que lentamente o consumidor brasileiro evolui.. já que muitos itens de segurança chegaram por aqui mesmo em carros populares dos anos 90 e por ninguém dar muita importância foram sendo deixados de lado).

  • Mario

    As mesmas considerações feitas quando da avaliação do mini-golf. Estes teste não tem validade !!! Se a GM passou a produzir no dia 18 os carros com alguma mudança de estrutura, como que hoje, dia 23 já saem os resultados. A GM usou a mesma estratégia da VW??? Quanto ao Virtus, ou big-voyage, como queiram, o teste não tem validade NENHUMA, pois não foi carro tirado de alguma css e sim, um carro preparado pela VW. Faça-me um favor LatinNcap….que piada! Não adianta vir com esculhambação do meu comentário. A VW não tem credibilidade no pós dieselgate!!! Tem que provar que é honesta!! Testes sem valor.

    • Feliphe Santos

      Não sei se você viu o teste do Up!, que obteve 5 estrelas no teste patrocinado e quando o órgão comprou um up! em anonimato, recebeu as mesmas 5 estrelas. VW no quesito segurança é bom sim, você que é Hater demais pra aceitar.

      • JOSE DO EGITO

        DESONESTIDADE É UMA MARCA QUE FICA PRA SEMPRE ! quer os Fãs ACEITEM OU NAO !

        • Feliphe Santos

          Não estou defendendo a honestidade da VW, que foi só a primeira a ser descoberta, muitas outras marcas também estão envolvidas no escândalo. To falando que no quesito Segurança, a VW esta à frente das outras marcas no mercado nacional, dos carros populares aos mais caros.

          • JOSE DO EGITO

            Esta a frente…… MENOS no maximo igual as outras…ou vc acha que nao morreu ninguem dentro de um UP em 2017 ???

            • Feliphe Santos

              A depender da batida, não há como alguem sobreviver. O latin NCAP simula batida em objeto imóvel à 64 km/h, como uma árvore ou poste. Pelo menos nestas condições você sobreviveria num UP!, mas não em um ônix fabricado antes de 2018.

            • josé

              Teste de NCAP não quer dizer vida ou morte, é só um parâmetro de comparação. Vc tem menos chances de se machucar em um carro que tem mais pontos. E sim, podem chorar a vontade, mas em se tratando de carros “acessíveis” a VW tem hoje os mais seguros, isso é um fato.

          • Mario

            A frente do que??? Pára!

      • Mario

        Até onde sei, as 5 estrelas do up! foram feitos com outros quesitos. Não tenho ciência de que foram feitos 2 testes no up!. Só acho estranho, a montadora entregar o carro antes do lançamento. Eu desconfio sempre.

      • RRT Felipe

        5 estrelas no critério antigo, no novo o Up! não passaria de 3 estrelas.

      • Calibra vermelho 95

        As questões do cara são bem pertinentes. Vamos deixar de fanboyzismo e haterismo e filtrar melhor as coisas. São coisas que temos o total direito de questionar!
        E faço até outra: as versões sem ESP do Polo/Virtus, tb tem 5 estrelas? E baseado nas notas do Onix, sei lá, essas 3 estrelas são meio duvidosas.

    • MauroRF

      Eu quero não acreditar que a VW faria isso. Queimaria demais o filme dela, mais do que se queimou com o dieselgate.

      • Mario

        Verdade, mas ninguém saberia. O que me deixa desconfiado, é a LatinNcap aceitar isso.

      • Ernesto

        Mauro, cara, não dê ouvidos para esse Mario. Repare que em todas as matérias sobre VW ele fala mal dos carros. Resumindo: ele é um hater.

    • josé

      Caro colega, chamando Virtus de “big-voyage” é o seu comentário que fica sem validade nenhuma.

      • MauroRF

        Ele não está de todo errado. Se você parar para pensar, o Argo é a evolução do Palio, assim como o Polo/Virtus é a do Gol/Voyage. Só aqui neste país que os caras mantêm a linha “antiga” em produção para justificar o preço da nova. É só reparar que eles são evoluções (muito boas, por sinal) de seus antecessores.

        • josé

          Linha antiga do que? Do Polo? Virtus evolução do Voyage? São carros totalmente diferentes, outra plataforma, outra arquitetura, outro powertrain.

        • rafa.prebianca

          Não é bem esse raciocínio.

        • Meu Deus, cara…

        • Gil de Piento

          Mauro, o Argo pode ser considerado evolução do Palio por usar basicamente a mesma plataforma. O Polo atual não é uma evolução do PQ24, é um produto substituto para o mesmo segmento de mercado que apenas mantém o nome de Polo. O up na Europa é o modelo de entrada, substituto do Fox e do Lupo, ocupando uma posição que um dia foi do Polo e antes disso do Golf. Não dá para chamar o up ou o Fox de evoluções do Golf. Ou seria o Mobi uma evolução do Uno?

    • Eduardo Canedo

      bom colega ….se vc acha que os testes não tem validade, vai lá e conteste o NCap …..
      Caso não tenha capacidade de contestar o teste, leia no site. Tem preguiça de pesquisar, ok! deixo mastigado pra vc, ok!!
      Segue abaixo (texto colhido do site Latin NCap) :

      “Como é que Latin NCAP pega os carros em geral? Nos concessionários, como qualquer consumidor.

      Se o teste é patrocinado a primeira opção é pegar o carro em uma concessionária. Se isso não fora possível Latin NCAP pode escolher o carro da linha de produção seguindo rigorosamente o protocolo e fazendo um test de verificação em qualquer momento.”

      Link : https://www.latinncap.com/po/preguntas-frequentes

    • Leandro

      Não duvido que essas montadoras produzam carros seguros por um tempo…até serem testados…
      Depois venham a retirar os reforços estruturais aos poucos. Pra quem produzia carros com software para enganar órgãos de teste….pq não fazer isso…

      • Calibra vermelho 95

        Exato! Taí uma coisa que sempre me perguntei sobre todas as marcas!

  • Rodrockvet

    Agora já posso financiar meu Ônix em 72x, taxa 0,0%, sem entrada.
    Acho que já vou levar dois de uma vez….
    hahahahaha

  • JOSE DO EGITO

    Enquanto isso ainda usa um MOTOR do SECULO PASSADO

    • th!nk.t4nk

      Preconceito com o Chevettec 😩

      • JOSE DO EGITO

        Nao é PRECONCEITO ,È CONCEITO MESMO !

    • Calibra vermelho 95

      Motor do século passado, mas com desempenho e economia bem adequados. Aliás, não faz feio! E tem facilidade na manutenção e é fácil de mexer.Não estou defendendo o motor, mas só estou dizendo FATOS! E espero que a GM troque na próxima geração por motores mais modernos e ainda mais eficientes!

  • gtry

    Cade a publicidade, com as peças reforçadas? Fotos da peça antiga e da peça nova? Peso antigo e peso atual, difícil é suspeito

  • Ainda que os resultados do Onix não sejam nenhum espetáculo, já estão melhores que antes, ainda bem que não demorou ainda mais o reforço, mas uma pena que ele não tenha sido lançado já com esses reforços e precisou zerar em um teste para tomarem atitude, porém a impressão que eu tenho ao ver os resultados dos dummies é que, simplesmente adequaram ele ao teste e aos valores do mesmo para recuperar as três estrelas, mas dá para ver que no impacto lateral, poderia-se melhorar o reforço nas portas traseiras, mas ao menos a coluna B não é mais tão instável e evitou uma penetração maior. Já o Virtus, nenhuma surpresa, dado que usa a matriz modular que prevê uma célula de sobrevivência mais reforçada, herança dos irmãos, que caiu muito bem! Vamos ver se nas vendas vai se sair bem como o irmão Polo.

  • TFSI

    Até agora não vi nenhum Onix com ISOFIX. O carro já está na versão 2018 e nada. Difícil acreditar nesses dados. Montem um Onix no site da Chevrolet ou façam uma busca.

    • Mario

      Pois é. Segundo a LatinNcap, começaram a montar no dia 18 de janeiro!!!! Deu tempo???

    • Daniel

      Como já disse lá em cima, desde o começo de janeiro (bem antes do dia 18!) já tinha Onix com isofix nas concessionárias. Mas só nos 1.0! Compramos um 1.4 LTZ pra minha irmã e questionei pq não tinha, fuçamos o estoque todo e só 1.0 tinha o isofix (bizarro, o Joy tem e o LTZ não tem!)
      Disseram que o encosto do banco (com isofix) vai ser vendido como acessório.

      • TFSI

        Isso é mais um absurdo ainda. Um carro de mais de 60 mil não ter e um de 40 mil ter. Não sei mais o que dizer da GM…

  • Eduardo Brito

    Se os carros produzidos a partir do dia 15/01 contam com os reforços, eles são modelo 2019 ou 2018? Se forem 2018, tem modelo 2018 com reforço e sem reforço?

    • Henrique Bittancourt Gouveia

      Provavelmente tem sim. Acredito que assim como uma peça pode ser trocada para evitar eventuais recalls a estrutura também possa ser reforçada no meio do caminho.

  • Razzo

    Melhora significativa do Onix (graças ao LatinNCAP). Agora salta um motor decente ao Onix, mais moderno como o 1.0 SGE 12v.

  • Feliphe Santos

    Infelizmente precisou do latin NCAP pra GM deixar um carro mais seguro. Medida tardia, pois quem ja tem o carro, continua com um 0 estrelas e correndo riscos, só os novos sairão reforçados.

  • V12 for life

    E o carro sai de linha no ano que vem, muito bom ver que o Latin Ncap e a opinião pública obrigaram algo desse tipo.

  • MauroRF

    Tenho um conhecido que trabalha na GM e ele tinha dito que o Onix seria retestado e que receberia os reforços. Agora não sabemos se o produzido a partir de 15/01 é 2018/2018 ou 18/19. Perguntei a ele, e ele disse que não sabe (ou não quer falar, pois não pode sair falando tudo o que sabe). O Ka será reforçado também, isso a própria Ford disse, mas acredito que será no modelo reestilizado.

  • Cláudio Lima

    Os fabricantes sabem exatamente o que estão entregando ao consumidor. Eles sabem quando o carro é seguro ou não, não importando a que protocolo a LatinNcap utiliza. Quando o Onix e o ka tiraram nota zero a GM e a Ford sabiam que a nota seria zero. Como os fabricantes visam exclusivamente o lucro e não um produto de qualidade, entregam somente o mínimo exigido para continuarem vendendo.

    • MauroRF

      Sim, e acredite se quiser, eles, mesmo tirando zero estrela, atendem à legislação brasileira. As montadoras estão se mexendo porque o LatinNcap está pegando no pé.

    • Guedes

      Pois é. Reza a lenda que um carro demora anos pra ser desenvolvido.
      Fizeram “mágica” pra corrigir a segurança em tão pouco tempo, ou seja, sabiam exatamente o que fazer e não fizeram antes por que será…?

      • Geraldo Xavier

        Nada além de utilizar material melhor. Só trocaram o aço pra o de ultra alta resistência. Aumenta o custo e diminui o lucro pra continuar sendo líder.

        • Guedes

          Sim, justamente. Mas se é tão simples, por que será que não fizeram antes?

          • Geraldo Xavier

            Tudo por um custo menor. A gm declarou quando tirou zero que o carro atendia as legislações locais, o que tem que ser mudado é a legislação. A vw não é boazinha, ela traçou essa estratégia de segurança pra tentar ganhar clientes já que ela estava em queda livre

            • MauroRF

              Mas todas precisam fazer isso ou dançam. O Ecosport novo foi mais equipado por esse motivo justamente.

          • Edson Fernandes

            É mais ou menos assim:
            O Corsa sedan quando lançado dentre os itens que ele vinha de série, tinha repetidor de seta no paralama. Por uma questão de corte de custo, retiraram.

            Vou dar outro exemplo que esse eu sei lhe dizer valor: Renault clio. Depois de criarem o Clio campus, ele foi sofrendo perdas de alguns itens, dentre eles, novamente o repetidor de seta.

            Considerando fiação, peça plastica onde é alojada a lampada, lampada e ligação ao sistema cambus para chamar a seta, ela custava por produto, R$0,50.

            A Renault então passou a faturar mais com isso. Faz o calculo aí de 30000 Clios vendidos e o quanto eles lucraram com essa redução que pode parecer besta, mas é lucrativa…

  • Junior_Gyn

    A VW não está pra brincadeira atualmente em relação a segurança. Está respeitando mais o consumidor brasileiro, e que isso sirva de exemplo para outras montadoras.

    Torço para que tenha sucesso em ambos os carros da plataforma para que se extenda a mesma em outras categorias. Tornando a maior parte dos carros mais seguros.

    • celso

      Se a dupla Polo e Virtus deslanchar nas vendas, não restará outra alternativa à concorrência, senão seguir o mesmo caminho.

  • Leonel

    Agora é que deixa de ser líder mesmo, não tem mais 0 (zero) estrelas! rsrs…

    • Gorfo

      engano… agora vai vender mais que série F nos EUA kkkk

    • Duh

      A única coisa certa é que deve vir 2k de aumento para comemorar o resultado.

  • Geraldo Xavier

    Parabéns a gm. Ainda não foi o resultado esperado, porém prometeu fazer algo para melhorar a segurança após o teste anterior e cumpriu. Se tivesse o controle de estabilidade e os air bag lateral que o polo tem o resultado poderia ser até de 5 estrelas.

  • Hoffmann

    Parabéns para a GM que conseguiu transformar o Lixonix de um moedor de carne em um carro que deixa os passageiros apenas tetraplégicos. Já é um avanço.

    • CanalhaRS

      Hahahahaha….boa…

  • Tochio

    Nada que umas gotas de Super Bonder não resolva !!

  • No_Name

    9,59 pts impacto frontal = mesma merd@ de sempre. Só melhoraram a estrutura lateral. A ilustração dos dummys é horripilante.

    Será a mesma receita a ser seguida pelo Ka, reforçarão as laterais e deixarão a frente do mesmo jeito.

    • MauroRF

      Aí vão todos tirar três estrelas e pronto, quando deveriam tirar cinco. Não tem jeito, quer carro 5 estrelas seguro precisa partir para modelos superiores com 6-7 airbags, controles de tração e estabilidade etc.

      • Edson Fernandes

        No minimo 4 como o caso do Polo…

        • MauroRF

          Edson, para tirar 5 estrelas, já com 4 AB tira, ou esse lateral precisa proteger a cabeça, como no caso do Polo? Tem a questão do ESP também, na qual a VW “jogou com o regulamento debaixo do braço” para tirar essas estrelas. Mas dos compactos mesmo, quem oferece airbag de cortina? Só o Fiesta?

          • Edson Fernandes

            Fiesta e 208. (Griffe e GT)

            Mas o Polo tbm protege a cabeça. Mas para avaliação do Latin NCAP , se considera sim o impacto da cabeça e pode ter nota reduzida se apresentar risco no impacto.

            O negocio é que o Polo desde sua versão de entrada tem como opcional o ESP. Então ele conta pontos com isso.

    • SDS SP

      Pois é, fico ainda mais assustado quando olho o diagrama do Nissan Kicks, um carro que pode custar mais de 100k…

  • Wagner Lopes

    Comparando os dois videos do antes e depois dos reforços, percebe-se que está idêntico no impacto frontal. Devem ter reforçado o assoalho que se abria e só. Já no impacto lateral é visível a menor intrusão na cabine após os reforços além da porta traseira não mais se abrir. Mas eu ainda fico com as 5 estrelas Euroncap do meu 407.

  • Piston head

    Continua sendo uma porcaria de carro.

    • Gomes

      Continua sendo o mais vendido do país e esses resultados de impacto não “impactam” em nada a decisão de compra.

      • Uranium

        Impacta pra mim, porque agora o Onix e o Prisma passam a ser opção de compra, agora que estão oferecendo segurança mínima aceitável (que já é acima da média dos concorrentes).

        • Edson Fernandes

          E a depender da sua necessidade é mais uma opção de compra. E eu concordo contigo que já poderia considerar a compra de um carro de entrada diante do teste. (e isso é bom, porque irá forçar os demais carros superiores a ter um nivel igual ou superior… o que é bom).

        • celso

          Cara, dê uma conferida nos detalhes do teste no site do Latin NCAP.
          O Onix continua o mesmo carro inseguro de antes.

          • Uranium

            Não continua, ele tinha recebido zero estrelas devido ao impacto lateral. Agora que recebeu reforços, passou a ter 3. Não é nenhum 5 estrelas, mas melhorou muito. Deixe de ser hater.

            • No_Name
              • Uranium

                Testes em protocolos diferentes, as classificações são diferentes. O teste do Palio usa critérios menos exigentes, você sabe disso.

                • No_Name

                  Os dummys simulam seres humanos e são padronizados, não ficam mais ou menos resistentes conforme as mudanças de protocolos. E a velocidade do impacto frontal é a mesma de 64 km/h.
                  É fato inconteste, o Palio projetado em 1996 oferece a mesma proteção frontal desse Onix vendido em 2018! E é até um pouquinho melhor, na verdade. É uma vergonha esse Onix!

                  • Uranium

                    Os dummies não ficam mais resistentes, eu nunca disse isso. Os dummies são iguais, o que mudou é o quanto de carga (leia-se impacto) que o instituto aceita o dummie sofrer para receber determinada classificação. Que o Onix é fraco em segurança não tenho dúvidas, mas ele melhorou e eu vou reconhecer isso, independentemente do choro dos haters. Só para constar: o Onix agora é melhor que vários carros já testados, como o Palio de 2a geração e o 208.

            • celso

              Oh! Melhorou tanto!
              Frontal: 9.59 pontos (max. 16.00)
              Lateral: 10.65 pontos (max. 16.00)
              Impressionante o que tem de gente por aqui que mal consegue “ler” um crash test.

              • Uranium

                Impressionante é o tanto que haters como você tem dificuldade ou preguiça em pensar, só vivem de meter o pau em tudo, são o que se chama de abutres. 9 ou 10 é maior que 0, é só uma questão de lógica, mas lógica não parece ser o seu forte… Faça o seguinte, não me responda mais, não perco mais tempo com mimimi.

                • celso

                  O Onix já tinha tirado essa mesma pontuação no primeiro teste.
                  Confundir pontos com estrelas. Santa ignorância!

                  • Uranium

                    No teste lateral foi zero. Deixa de ser tapado.

      • Piston head

        Sim, o que disse é um fato, lamentável por sinal. A mim com certeza impacta.

        • Piston head

          Só que, tenho uma repulsa por esse Onix desde que foi lançado. Tosqueira de canto a canto.

  • Achei estranho Virtus não ter sido testado no impacto frontal. Qual a garantia de que o aço usado no Polo é o mesmo usado no Virtus? Fora que o próprio peso maior do sedan não poderia alterar o resultado do teste?

    • Samluzbh

      São 51 KG a mais no virtus 1.6, eu acho que devido a massa aumentada teria resultado diferente, mas deve ser muito caro fazer tudo de novo e testam o minimo necessário, o que pra mim desqualifica esse Latin-ncap.

      • José Barbosa

        exato. A metodologia dele é muito fraca. Tem coisa que beira a piada. E quem critica é fan boy de montadora.

  • Samuel Justus

    Eu sou da seguinte opinião: cada um compra o que quer,simples assim. Toda notícia de teste de impacto é a mesma choradeira. Chatos demais pelo amor….

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Concordo, não comprei um Chery QQ ACT ano passado pq levei uma mijada de amigos, tanta mijada que fiquei sem rumo. Pensei no Mobi like por R$ 36 mil na época mas é motor fire, outra mijada, tudo por causa da segurança de ambos. Tinha o Ka e não deu certo, ônix tb não deu. Esperei e saiu o Kwid, era mais seguro e reservei, aí começou Recall e tal, acabei trocando pelo Sandero antes de chegar o carro. Conclusão, queria um carro só pra ir e voltar do trabalho mesmo, andar na cidade e por conta de opinião dos outros acabei levando um carro maior, mais caro e agora pagar mais nas parcelas.

      • Samluzbh

        Eu te entendo, já levei muito “ferro” quando escutava opiniões dos outros, agora estudo e pesquiso a questão ao máximo que conseguir pra ter minha própria opinião e fodas pra galera.

      • Samuel Justus

        Mas vc comprou um carro que é bem honesto,pelo menos pra mim um produto bem melhor que o kwid…se vc ficar lendo comentários não vai comprar carro nunca! Um exemplo de reclamar por reclamar é o fato do up tsi não contar com câmbio automático. Aí a vw lançou o polo com o mesmo motor mas apenas automático e aí os caras reclamaram que nao tem tsi manual…não da pra entender. Teve um cidadão que insinuou o fato de nao ter sido feito o teste de impacto frontal no virtus pq a vw poderia usar um material inferior,mas pelo que entendi ele e o polo são o mesmo carro até a coluna b! Ou seja,em todas as notícias publicadas, aquele espaço destinado a comentários será usado pra falar mal do produto pela maioria dos “entendidos”. Brother, seja feliz com o seu Sandero que é o que importa!

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          Exatamente, já falaram aqui que fiz péssimo negócio, que é uma porcaria o acabamento. Olhei pro carro esses dias e falei: foda-se. É meu , é suado, então foda-se.

          • Samuel Justus

            Vc tá certo, a maioria aqui só fala bobeira. Carro bom é aquele que a gente pode pagar, nunca vou deixar de comprar algo baseado no que comentaristas sem embasamento escrevem na internet! E não tenho vergonha de dizer que um dos meus carros é um celta e que ele me atende bem na medida do possível, mesmo sendo um projeto de não sei qtos mil anos e com uma ergonomia horrorosa! Mas na época foi o que deu pra comprar e não me arrependo, ele é pau pra toda obra.

          • Gil de Piento

            Hugo, a melhor referência para escolher um carro é um fórum ou clube de proprietários. Porque neles você fica sabendo os problemas mais comuns de determinado modelo, e pode decidir se são problemas que vão te atrapalhar na sua rotina ou não. Todo carro tem seus prós e contras. Eu jamais compraria um Fit ou Gol, por exemplo, porque meus caminhos têm pavimentação horrível e a suspensão rígida desses modelos incomoda demais. Optaria por um Sandero ou um Cobalt por exemplo. Cada um tem suas prioridades.

  • Fanjos

    E o Argo? Nada?
    Sei não, a Fiat esta fugindo do teste como o diabo foge da cruz

    • JOSE DO EGITO

      Esse LATINCAP esta virando BRASILNCAP qiualquer hora vcs vao ouvir “borbulhar” alguma coisa desse “instituto”

    • dor53

      pelo seu comentario ja percebi q não sabe nada

      • Fanjos

        Não sei de nada mesmo, pelo menos do Argo não sei, porque a Fiat não quis entregar um veiculo para teste
        Com certeza já sabe que vai levar fumo, vai ficar no nível do Onix e olhe lá

      • Ernesto

        Se você sabe mais que o Fanjos em relação à segurança do Argos, por favor, compartilhe com a gente.

        • dor53

          não sei de nada.
          ele diz q a fiat esta fugindo do teste.
          quem diz isso não sabe nada.
          é um hater.

          • Ernesto

            A Fiat poderia muito bem mostrar que o Argo é tão seguro quanto o seu concorrente Polo, patrocinando o teste no Latin NCap. Creio que seja por isso que o Fanjos disse que a Fiat está fugindo do teste como o diabo foge da cruz. Você mesmo não gostaria de saber como o Argo se sairia nesse teste?

            • dor53

              qdo a vw cedeu o up houve muita gente q desconfiou.
              eu acho q ninguem deveria ceder nenhum carro.
              se eles querem fazer o teste q comprem um aleatoriamente pra não gerar nenhuma desconfiança.
              é so a fiat q esta fugindo?

              • Ernesto

                dor53, procure saber como esse processo é feito. No primeiro momento a VW cedeu o carro (uma pessoa do Latin NCap que escolhe aleatoriamente um veículo na fábrica) e posteriormente o Latin NCap faz um novo teste, adquirindo o carro em qualquer concessionária. Isso para saber se o resultado é o mesmo do carro cedido pela montadora. Isso ocorre tanto no Latin como no NCap da Europa.
                Qualquer montadora pode fazer isso, não é só a VW.

                • dor53

                  entendi
                  obrigado

                  • Ernesto

                    Que bom! Abs

    • Edu

      Fanjos, pelo resultado do teste você não acha que já cabe um aumento?

    • José Barbosa

      Argo, Gol, HB20… vários carros interessantes para serem testados e nada.

  • Luis Burro

    Eis, como que este é o modelo brasileiro se ele só foi lançado agora?

    • Gil de Piento

      Você se refere ao Virtus? Até onde sei, ele já estava sendo produzido e estocado há algum tempo, desde o fim do ano passado parece. Mas quando é teste patrocinado, o LatinNCAP escolhe um carro pronto no pátio da fábrica e envia para o teste.

  • zeh

    ….kkk no mínimo reforçaram o carro usado nos testes…e colocaram plásticos no box de impacto….voalá…está aprovado …agora?…aumentem os preços por contas do teste positivo…..kkkkkk…mil por cada estrela…Calmon saiu da sala….kkkkk

  • Avanti PALMEIRAS

    Ônix é um bom carro, agora aparentemente ele está na média de segurança dos demais da sua categoria (menos o up), a tendência é a GM vender cada vez mais desse carro.

    • Samluzbh

      O UP se testado com os critérios atuais teria 3 estrelas, é logico que a VW não vai deixar isso acontecer e vai equipa-lo com o necessário pra 5 estrelas.

  • M7

    E o povo fazendo fila pra comprar o Onix, brasileiro gosta de levar no “Toba” mesmo!!!

  • Só acredito vendo o teste refeito com o modelo “melhorado”.

  • No_Name

    Palio projeto 1996: https://www.latinncap.com/data/fotos/dummy_3.jpg
    Onix projeto 2012: https://www.latinncap.com/data/fotos/dummy_103.jpg

    Só digo isso! Diagrama dos dummys.

  • Tosca16

    Se eu fosse a GM só colocaria os reforços nos modelos com a frente nova, deixaria o Joy sem reforços, acho que aumentariam ainda mais as vendas.

  • edgar__rj

    Agora as vendas caem… Ganhou estrelas kkkkl

  • Fabão Rocky

    Se duvidar até meu Corsa Premium 2009 tem melhor nota no crash-test q o Onix. Tem até cinto de 3 pontos p/ os 3 ocupantes do banco de trás e subchassi.

    • José Barbosa

      Não é improvável, posto que é muito próximo ao veículo produzido na europa.

    • Gil de Piento

      A Meriva com essa plataforma foi testada, mas não lembro o resultado na época.

      • Fabão Rocky

        Tbm gostaria de saber o resultado de um teste de impacto deste Corsa. É um carro mto bom. Pelo que ele oferece é até barato no mercado de usados comparado a outros, manutenção baratíssima e eu como dono posso dizer que é digno de fama de inquebrável. Meu pai já teve 2 (um 2003 e depois um 2005) e eu tbm 2 (um 2007 e esse meu atual 2009).

      • Ernesto

        Pelo que vi no site do Latin NCap, a Meriva GL Plus (não sei qual é essa versão, mas não me lembro dela ser vendida aqui no Brasil) recebeu 3 estrelas para adultos (8,64 de 16 pontos) e 1 estrela para crianças (9,04 de 49 pontos).
        Modelo com 1 air bag só.
        Lembrando que os critérios, acredito eu, são diferentes aos de hoje.
        Se fosse testado hoje, a Meriva com certeza seria 0 estrelas.

  • Ricardo Blume

    É só um pouco de vontade que a coisa muda mesmo. Não houve necessidade de grandes alterações na estrutura do carro para que o mesmo saísse de um zero estrelas para um, digamos, nível aceitável. Está na hora de nossos carros serem sim mais seguros.

  • José Barbosa

    Duas coisas interessantes: está comprovado o “teorema do patrocínio”, em que bancou o teste, subiu duas a três estrelas. A segunda é ver o povo fazendo os mesmos questionamentos que os “haters” faziam sobre a péssima metodologia.

    • Mauro Schramm

      E o teorema inclui aquela parte que diz que ninguém seria mané em submeter-se voluntariamente ao teste sabendo que não teria nada de bom a mostrar. A parte ruim da metologia do NCAP é a constante mudança dos critérios para atribuição de estrelas.

  • Mauro Schramm

    Melhorou, mas continua ruim.

  • Wolfpack

    Segundo consta, os carros são fornecidos pelas montadoras.

    • Gil de Piento

      Em teste patrocinado, o Instituto escolhe um carro de produção normal (não pré-série) no pátio da montadora, ou seja, já montado. Após alguns meses é feito reteste com uma unidade disponível em concessionária, e se o resultado for diferente, é alterada a classificação e divulgada.

  • Rafaelprado

    Pera ai…. Para o virtus o peso acrescido no carro não justifica um novo impacto frontal??

    • Guh MDNS

      Me fiz essa mesma pergunta!!!

  • E tem gente que ainda quer criticar os testes de segurança (“ah mas qualquer outro carro do Brasil receberia nota 0. estão crucificando o Onix”). Serviu para a GM ir atrás de melhorar a segurança do carro, mesmo que ainda esteja longe do ideal.

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