Chevrolet GM Segurança Tecnologia

Chevrolet OnStar agora alerta sobre baixa carga da bateria do carro

Chevrolet OnStar agora alerta sobre baixa carga da bateria do carro

A Chevrolet começou a alertar o motorista quando a carga da bateria do carro estiver baixa. O próprio veículo consegue detectar o nível fora do normal e avisar o proprietário através de mensagem enviada pelo aplicativo WhatsApp, orientando para que o motor seja ligado por 15 minutos em um local bem arejado.


O alerta da Chevrolet está disponível para os novos “carros conectados” da marca: Novo Onix, Cruze e Tracker através do serviço OnStar, incluindo o plano gratuito. A empresa explica que o próprio veículo consegue emitir o alerta graças ao novo diagnóstico em tempo real presente no sistema OnStar.

O alerta sobre o baixo nível da bateria foi criado, principalmente, por causa da pandemia de coronavírus. Como as pessoas não estão saindo de casa, consequentemente, o veículo fica parado sem atividade. Sem operação por muito tempo, o carro deixa de ligar e pode até prejudicar a bateria.

Chevrolet OnStar agora alerta sobre baixa carga da bateria do carro

Mesmo desligado, o automóvel continua consumindo energia (em quantidade menor), mas o suficiente para extrair a carga da bateria em algumas semanas.

Segundo Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM América do Sul, um mês após o isolamento social, a Chevrolet reparou que 10% dos veículos com o OnStar apresentavam nível baixo da bateria. A situação, porém, foi revertida com a ajuda do serviço.

Chevrolet OnStar agora alerta sobre baixa carga da bateria do carro

Nos três modelos (Onix, Cruze e Tracker), o motorista consegue ligar o motor à distância, para evitar problemas na bateria. Através do aplicativo myChevrolet, disponível para Android e iPhone (iOS), é possível ligar o motor do seu carro sem precisar se deslocar até ele. Esse tipo de acionamento é exclusivo para os modelos equipados com câmbio automático.

O app myChevrolet ainda pode ser usado para checar o nível de combustível no tanque, a pressão dos pneus, a situação do óleo, entre outros itens que podem gerar problemas com o veículo muito tempo parado.

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • Ricardo

    O OnStar é bem legal, mas não vale a pena. Nenhuma seguradora quis dar 1 centavo de desconto sequer na apólice por conta de ter o serviço ativo. Na época por quase 700 reais por ano (hj não sei o valor mensal) não valia a pena. Estou a 3 anos com o carro e nunca usei… só vejo os botões acesos dentro do carro que não me servem de nada.

    • Peppa Pica

      Em um acidente poderá ser bem útil…

  • Alvaro Guatura

    Se funcionar tão bem quanto o aviso de pressão de pneu baixa do novo Onix/Onix sedã, é melhor nem disponibilizar. Caso contrário vai apitar o tempo todo

    • Luís Paulo

      É interessante calibrar os pneus com o carro ligado. Faço isso no meu Onix quando aparece a luz no painel e sempre funcionou.

  • Baetatrip

    Bem legal esse sistema……!
    Facilita muito a vida dos motoristas…!
    Lá em Equador tem esse sistema num Suzuki 0km vendido na rede Chevy……!

  • El Gato!

    Poderia avisar princípio de incêndio também. Seria bem útil.

    • Cesar

      Pior que avisa.
      O carro que se incendiou no Maranhão acendeu a luz de injeção e a mensagem para parar. No entanto o motorista insistiu…

  • Alexandre Mello

    Para utilizar o recurso de ligar remotamente tem que pagar, somente isso que me interessava, mas não aceitaram que pagasse o plano mais barato, o resto é bom para quem viaja muito.

  • rafa

    Acredito q um valor justo seria 30.00/mês. Todos fariam com certeza. Nós valores cobrados atualmente acredito que 90% ninguém renova

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email