Antigos Chevrolet Marketing/Propaganda Peruas

Chevrolet Opala Caravan: o primeiro Station Wagon brasileiro

chevrolet-opala-caravan-1975 Chevrolet Opala Caravan: o primeiro Station Wagon brasileiro







Nesta propaganda da Chevrolet Opala Caravan não temos muito o que escrever, pois o anúncio não tem aquele texto longo na imagem. Sabemos que essa famosa perua foi lançada em 1975, chegando juntamente com a versão Comodoro do Opala.

A Caravan foi lançada apenas com três portas, oferecendo os conhecidos motores 2.5 e 4.1, de quatro e seis cilindros respectivamente. Ela contava com servo-freio de série. Ela demorou muitos anos para chegar, e quando o fez, já trouxe uma pequena atualização de estilo na família Opala.

Chevrolet Opala Caravan: o primeiro Station Wagon brasileiro.



  • alcantara

    estranho…eu pensava que era a Belina-1…

  • alcantara

    outra coisa é o fato dessa perua ser tão grande e nunca ter oferecido as 4 portas como o modelo europeu…veja a foto: http://www.delest.nl/media/img/DCP_0236.JPG

  • LFSP2

    [Comentario #120877 sera citado aqui]

    Isso era uma das coisas que eu nunca entendi, ficou mais de 15 anos na linha mas nada de ter versões 4 portas. Sempre gostei da Caravan, tinha motores potentes, em alguma câmbio automático. Acreditava-se na época que ter só 3 portas em carros familiares pois achavam que as portas traseiras podiam abrir e prejudicar a segurança das crianças que viajavam atrás, daí veio o preconceito que durou até mados dos anos 90 contra os modelos 4 portas.
    Ainda bem que surgiu a Quantum, que veio só com 4 portas e que abriu o caminho para a aceitação desses tipos de carro.

  • Ramazzotti

    É estranho mesmo, mas, pensando bem, o mercado brasileiro de hoje em dia não é tão diferente – se naquele tempo todo carro tinha que ser 2p, agora todos tem que ter 4p, até Civic SI e Golf GTI, de preferência prata e flex, senão vira mico, como acontecia com modelos 4p em 1975.

  • LFSP2

    [Comentario #120879 sera citado aqui]

    Verdade, saímos de uma ditadura para outra, antes a ditadura dos duas portas, que até sedãs e peruas tinham, agora a dos 4 portas, esportivo 4 portas é algo que não combina com a potência.
    Os hatches deviam ter versões tanto com 2 quanto com 4 portas, os sedãs e peruas, só 4 e esportivo tem de ter 2 portas sempre.

  • Corvette

    :owmy: NÃO NÃO! A minha família já teve Belina I ano 75, e em 72 já existia a Belina I com lateral imitando madeira. Isso foi jogada de marqueting da Chevrolet que queria se exibir com uma stationwagon enquanto a da Ford era bem menor e era chamada de perua ou Belininha.

  • rlaranjo

    Que Belina que nada!!! Muito antes já existia Variant e Vemagette!!!!

    A GM que quis dar uma de “superior” e dizer que Station Wagon era só a dela.

    Para informação de vocês: A Souza Ramos adaptou 4 portas em algumas raras Caravans.

    E afinal, a pronúncia correta é “Cáravan” ou “Caravân” ????

  • felipeb193

    Lindo carro! sem dúvida um ícone brasileiro, já se foi o tempo em que a GMB era respeitada… hehehehe :banana:

  • coiote

    vixi, realmente a primeira perua brasileira foi a DKW Vemag, tb conhecida como Vemaguete, em 1958, p sinal o 1o carro oficialmente brasileiro pelos padroes governamentais da epoca.

    Qto às 2p durante muito tempo imperou no Brasil, tanto q o Santana foi lançado na época exclusivamente aqui c 2p, até então a carroceria era inédita, hj continuamos vivendo essa ditadura, mas das 4p e das cores preto e prata…

  • Gerald

    Propaganda enganosa mentirosa…

    Alguns dizem q foi a simca jangada, mas há de se considerar as datas de lançamento da dkw vemaguet.

    Mas o conceito de station wagon é tao amplo… pode até entrar a kombi na historia.

    Enfim, tem muitas possibilidades, mas certamente nao é a caravan

  • Filipe Augustus

    [Comentario #120893 sera citado aqui]

    Foi a Souza Ramos!!!!
    Eu pensava que eram Opel Record Caravan transformadas com frente e traseira do Opala Caravan nacional!!!!!!!!
    Uma vez vi uma Caravan 1992 4.1 com quatro portas azul marinho!!!!
    Ficou bonita!!!

  • rlaranjo

    Na revista “Opala & Cia” saiu uma reportagem sobre uma dessas Caravans 4 portas.

    Ainda não me responderam: a pronúncia correta é “Cáravan” ou “Caravân” ????

  • danielpa

    [Comentario #120879 sera citado aqui]

    O Flex só está em alta pq o alcool está barato, ninguem coloca gasolina, se o alcool aumentar, que eu não duvido nada, a coisa muda.

  • marcelo.faria

    [Comentario #120879 sera citado aqui]
    É Verdade, pq das 2 uma, ou o consumidor brasileiro é muito, mas muito burro e bitolado, que só sabe fazer uma coisa, comprar a mesma coisa, mesma cor, o mesmo carro (a 20 anos!), ou as montadoras são totalmente manipuladoras e vendem só aquilo que elas querem, sem levar em conta o consumidor…
    Fica aí a dúvida :shii: :pao: :nanao:

  • coiote

    [Comentario #120926 sera citado aqui]

    as duas coisas, se zé povin só compra carro 4p prata p causa de revenda as montadoras só vão fabricar o que eles querem comprar, pois ganham na escala.
    O maior problema do brasileiro é que ele quer entrar na concessionária e já sair dirigindo seu carro 0km para fazer inveja ao vizinho, razão pela qual as montadoras tem de atender essa demanda e para atender elas tem de padronizar a linha, pois o sujeito acha um absurdo esperar 40, 90 dias para receber um carro, para se ter uma idéia na Europa vc pode escolher a config do carro e todos os itens opc separadamente, claro q vc não vai sair da concessionária dirigindo, dependendo do modelo espera-se até 120 dias, mas se tem o carro a seu gosto.

  • Rafael FM

    ESSA BARCA EU PAGO UM PAL …>>>> :rayban:

  • [Comentario #120912 sera citado aqui]

    eu sempre ouvi Cáravan…

  • Gustavo Miranda

    [Comentario #120893 sera citado aqui]

    Mas isso não muda o fato de que a Caravan foi muito superior à Variant, que tinha um descompasso com o modelo alemão muito maior que o entre a Caravan e sua progenitora da Opel.

    Infelizmente o mercado só compra o que quer, o que fez perdurar os duas portas e outras incoerências, como os quebra-ventos. Eita mercadinho estranho o nosso… :teeth: :teeth: :teeth:

  • Luis.J.R.

    Acho,louka aquelas caravan ss?Que saudades. :clapp:

  • alcantara

    Os carros mais caros do mundo são de 2 portas heheh :assob: Ferrarri, lamburguini etc…

  • pablorocha

    Vale lembrar que o Brasileiro é preconceituoso junto ao automóveis,carros 4 portas sempre eram vistos como taxis. :bate: :bate:

  • Kaique L. Andrade

    :owmy: OMG! Jesus, que caravan LINDA!

  • rlaranjo

    O preconceito com 4 portas era a cara de táxi, o medo das crianças abrirem a porta e o excesso de barulho quando ficava velho.

  • guga london

    a primeira stationwagon do brasil foi a sinca jangada 1957 e era quatro portas e tinha motor v8 emisul a janngada era a versao perua do sinca chambord :craz: :clapp:

  • Fla95

    Simplismente perfeita, mt loka!!!!! :clapp: :clapp: :clapp:

  • caravanzeiro

    Sou caravanzeiro a 10 anos, nem só por isso irei puxar sardinha pro lado da gm.
    Na verdade a simca jangada, a dkw e belina 1. já existiam antes da caravan.
    portanto ela caravan não foi o primeiro modelo station wagon ou perua lançada no brasil.
    Uma empresa lançou o modelo com 4 portas, não tenho certeza se foi a souza ramos.
    Agora a pronuncia correta seria cáravan que é derivado de caravana…..
    Porem sofreu uma mutação pela nossa lingua brasileirol uma especie de portugues com brasileira.
    daí em algumas regiões dizem caravãn e em outras cáravan.


Send this to a friend