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Chevrolet S10 completa 25 anos de Brasil com um milhão de exemplares

Chevrolet S10 completa 25 anos de Brasil com um milhão de exemplares

Em 1995, a General Motors lançou a Chevrolet S10 nacionalizada, que incorporava um estilo diferente do modelo americano, inaugurando assim um segmento de picapes médias que dominaria o mercado.


Fabricada em São José dos Campos, Vale do Paraíba, a S10 completa 25 anos de produção brasileira com nada menos que um milhão de exemplares feitos na planta paulista.

Assumindo a liderança desse novo segmento nos anos 90, já que anteriormente apenas as picapes consideradas “grandes” dominavam o cenário nacional, a S10 passou por duas gerações e recebeu diversas atualizações, especialmente de motor.

Chevrolet S10 completa 25 anos de Brasil com um milhão de exemplares

Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM América do Sul, diz: “A longa tradição da Chevrolet em picapes é um diferencial competitivo para a S10, que possui consumidores altamente satisfeitos e cada vez mais fieis. Reflexo do que a picape entrega, sempre com muita qualidade e confiabilidade. Além disso, o cliente pode contar com uma ampla rede de concessionários para suporte. Tudo isso é altamente relevante para quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho”.

Chevrolet S10 completa 25 anos de Brasil com um milhão de exemplares

Do montante produzido, a S10 (conheça sua história aqui) teve um quarto do volume enviado para o exterior, vendendo assim 750.000 unidades no mercado nacional.

Menor e mais leve que a clássica Chevrolet D20 e sua sucessora, a Chevrolet Silverado, a picape da Chevrolet teve motores a gasolina, diesel e flex ao longo desse tempo.

Chevrolet S10 completa 25 anos de Brasil com um milhão de exemplares

Entre as opções, uma de destaque era aquela equipada com motor V6 Vortec 4.3 de 180 cavalos, o mesmo da Blazer. Ela também teve cabine estendida, além de simples ou dupla.

Do singelo 2.2 de 106 cavalos inicialmente, hoje a S10 conta com o 2.5 Ecotec SIDI Flex com até 206 cavalos e 27,3 kgfm. No diesel, a evolução é mais clara, indo de um 2.5 de 95 cavalos até o atual Duramax 2.8 com 200 cavalos e nada menos que 51 kgfm (no câmbio automático), sendo o maior torque entre os motores de 4 cilindros no segmento de picapes.

Chevrolet S10 completa 25 anos de Brasil com um milhão de exemplares

A S10 passou de uma transmissão manual de cinco marchas apenas para uma automática de seis velocidades, mantendo ainda as características obrigatórias para um produto dessa categoria, como tração 4×4 com reduzida e conjunto carroceria/chassi bem robusto.

Hoje, a S10 vem com tecnologias como OnStar e MyLink, sendo uma das picapes mais modernas do mercado e com grande variedade de versões.

Chevrolet S10 completa 25 anos de Brasil com um milhão de exemplares

Ainda este ano, o modelo atualizado será revelado. Já a próxima geração foi confirmada para São José dos Campos, que deverá receber R$ 5 bilhões em investimentos para o novo modelo, que deve chegar em 2023.

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Baetatrip

    Belo carro que fez a história aos brasileiros!
    Só não podia tirar a bela Vortec 4.3 V6 da linha!
    Belo motor americano…!

    • Edson Fernandes

      Perceba que apesar de perder em torque o motor 2.5 SIDI é bem competente e arrisco a dizer que anda até mais que o Vortec viu. E ainda consegue ser economico. Claro que eu imagino que vc fale pelo saudosismo e ronco do V6, mas é uma realidade.

      Se fosse para colocar um V6, eu iria preferir o que equipou a Trailblazer.

      • Baetatrip

        Concordo!
        Mesmo motor do Omega Holden/ Captiva….. 3.6 V6….!

    • Bruno Alves

      Tiraram porque já no início desse século começou a vender muito pouco e as picapes a diesel começaram a ganhar mais espaço. Teve algumas raríssimas unidades da S10 modelo 2002 que saíram com o Vortec com injeção atualizada com 192 cv.

  • Marcus Vinicius

    A Nova geração da Montana também poderia estar no forno !

  • Denis

    Gostava muito da S10 em configuração cabine estendida. Lançada em 1996, era opção intermediária entre a cabine simples e a cabine dupla. Atras dos bancos, havia uma pequena área que servia como porta-malas ou porta-objetos. Ou então, esse espaço era transformado em duas banquetas retrateis que podia levar apenas duas pessoas, sentadas de modo lateral…… Essa S10 era impulsionada pelo motor Vortec 4.3 V6 de 180 cavalos com 34,7 kgfm de torque….. Infelizmente, a S10 cabine estendida durou apenas por 4 anos, sendo absorvida pela cabine dupla que tem boa aceitação até hoje….. Gostaria muito que GM do Brasil estudasse a volta da configuração cabine estendida, pois seria uma opção exclusiva para a nossa S10.

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