Chevrolet S10 Flex sai de cena e somente diesel permanecerá

Chevrolet S10 Flex sai de cena e somente diesel permanecerá

Seguindo uma tendência de mercado, a General Motors deixará de vender as versões com motor flex da picape média S10 2022. A mudança no portfólio da marca Chevrolet também beneficiará outro produto que surgirá ainda este ano, a Nova Montana.

A saída foi confirmada pela GM, que enfatizou a demanda maior por picapes médias com motor diesel e a chegada da Nova Montana, essencialmente um modelo flex. Sem o motor 2.5 Flex, a S10 elimina do mercado a última opção da categoria com motorização bicombustível.

Com exceção de Nissan Frontier e Volkswagen Amarok, as demais ofereceram, em algum momento, versões com motorização de ciclo Otto. Nessa categoria, a Mitsubishi L200 Triton chegou a ter um V6 3.5 Flex com até 205 cavalos.

Na GM, o propulsor Ecotec 2.5 SIDI (injeção direta de combustível) entregava 197 cavalos na gasolina e 206 cavalos com etanol, tendo ainda 25,3 kgfm no primeiro e 26,3 kgfm no segundo.

O moderno 2.5 da GM foi introduzido na geração atual da S10 como substituto do velho motor GM Família II 2.4, oriundo de modelos da geração “Opel” da Chevrolet.

Com quatro cilindros, o Ecotec 2.5 foi usado tanto com transmissão manual quanto automática, chegando a ter versão 4×4 com reduzida, ainda que a tração 4×2 tenha sido reinante na maior parte do tempo.

Já com o motor diesel Duramax 2.8 CDTI, a S10 2022 seguirá muito bem servida com seus 200 cavalos e 51 kgfm, quando com transmissão automática de seis marchas. Na manual, com a mesma quantidade de velocidades na caixa, a S10 2022 dispõe de 47 kgfm.

Sempre com tração 4×4 e sistema de redução, a Chevrolet S10 2022 dispõe de versões chassi-cabine, cabine simples, bem como LS, LT, LTZ, Z71 e High Country.

No caso da Nova Montana, a GM ainda faz mistério quanto ao motor, que pode ser o 1.3 Turbo de 160 cavalos, já conhecido lá fora, ou o novo 1.5 Turbo de 180 cavalos, de desenvolvimento asiático.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.