Chevrolet S10 Z71: preço, diferenças, ficha técnica

chevrolet s10 z71 5

A Chevrolet S10 Z71 chegou para ser uma opção “esportivada” da picape média da General Motors, que vem baseada na versão LTZ e pronta para enfrentar a dureza do chão brasileiro.


Com preço sugerido de R$ 280.090, a S10 Z71 2022 tem visual personalizado e pequenas mudanças na mecânica para ficar mais firme, direta e aguerrida no enfrentamento de situações ruins no off road.

Lançada em outubro de 2021, a Z71 é uma versão já conhecida no mercado americano e estreou aqui na S10 por ser o produto mais próximo da cultura americana feito no Brasil.

Concebida pelos times de desenvolvimento de produto da GM dos Estados Unidos e do Brasil, a S10 Z71 tem mais de 20 itens de personalização para deixá-la mais atrativa, ainda que o conteúdo deixa a desejar.

A S10 Z71 tem opção das cores Branco Summit, Prata Switchblade, Azul Eclipse e Cinza Topazio.

Chevrolet S10 Z71 – mercado

chevrolet s10 z71 6 1

Por ser baseada na LTZ, falha em oferecer mais pelo preço cobrado, tendo como ausências, por exemplo, o ar condicionado automático.

Também não tem conexão 4G com Wi-Fi, mas pelo menos a projeção sem fio para Android Auto e CarPlay existe.

Tendo detalhes escurecidos em preto brilhante e cinza, faixas decorativas, santantônio personalizado, capota marítima, rodas de liga leve em preto brilhante, rack no teto, estribos e apliques Z71 dentro e fora, fazem do produto um diferencial na linha.

A geometria da suspensão não foi alterada, mas a rigidez foi aumentada para tornar a condução mais precisa, assim como os coxins da cabine receberam alteração para filtrar melhor as vibrações transmitidas pelo chassi e suspensão.

Os pneus de uso misto também reforçam o compromisso off road da Chevrolet S10 Z71, já que agora eles são “All-Terrain”, acrescentando 320 gramas de material emborrachado em cada pneu.

chevrolet s10 z71 2 1

Com o sistema CPA, a S10 Z71 também filtra melhor ruídos e vibrações, sendo bem nítida a sensação na prática.

Equipada com motor Duramax 2.8 CDTI de quatro cilindros e turbo diesel, a S10 aventureira dispõe de 200 cavalos e 51 kgfm, suficientes para um excelente desempenho, mesmo com pneus mais “grossos”.

Sua transmissão automática de seis marchas e mudanças manuais também garante robustez e eficiência na condução, fora o conforto em longas viagens ou no dia a dia.

Montada sobre um chassi de longarinas em U, com suspensão dianteira de duplo braço e traseira com eixo rígido dotado de feixes de molas, a Chevrolet S10 Z71 é muito robusta e confiável, já tendo sido provada.

Tendo carroceria em aço estampado com cabine dupla, a S10 Z71 aproveita sua força para transportar 1.134 kg de carga e rebocar 3.500 kg, além de oferecer 1.061 litros de volume na caçamba.

chevrolet s10 z71 3 1

Com seu conjunto motriz, a Chevrolet S10 Z71 vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com velocidade final limitada em 180 km/h.

Apresentando consumo de 8,3 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, a Chevrolet S10 Z71 pode ter um consumo real na prática, muito melhor, já que os números anunciados são do Inmetro.

Fabricada em São José dos Campos, Vale do Paraíba, a S10 é uma picape que está em sua segunda geração no Brasil e utiliza a plataforma GM 31XX, a mesma da Chevrolet Colorado americana.

Sendo a única localidade onde a S10 internacional é produzida, a Z71 é acompanhada das versões LS, LT, LTZ e High Country, tendo ainda a versão de cabine simples.

chevrolet s10 z71 4 1

Um dos produtos mais importantes da GM, a S10 ganhará nova geração, mas sobre a mesma plataforma 31XX, pois, houve o cancelamento da 32XX, que resultaria em produtos diferentes.

No mercado nacional, a Chevrolet S10 já vendeu 5.561 unidades, perdendo feio para a Toyota Hilux, que emplacou 9.488 unidades no mesmo período e se aproxima perigosamente da Fiat Toro.

Com a Z71, a GM esperava uma boa resposta no mercado, mas a crise e a falta de componentes, prejudicaram muito a montadora em 2021 e ainda ameaçam o ritmo de fabricação no Vale do Paraíba.

Chevrolet S10 Z71 – detalhes

chevrolet s10 z71 7 1

A Chevrolet S10 Z71 tem um visual bem descolado e focado no 4×4, tendo a frente com grade dotada de acabamento preto brilhante, tendo barra e o nome Chevrolet na mesma tonalidade.

A grade inferior tem barras em preto brilhante, além de grelha com elementos hexagonais e logotipo Z71 em vermelho e branco.

Já os faróis duplo possuem assinatura em LED, tendo ainda luzes diurnas e piscas integrados. Abaixo, em molduras isoladas no acabamento do para-choque, ficam os faróis de neblina.

O para-choque em cinza tem bumper central em preto brilhante, o que chama atenção, haja visto que é a parte que mais toca o chão em off road extremo.

Nas laterais, combinando com o para-choque dianteiro, as saias de rodas possuem protetores plásticos de mesmo tom, com protetores na base das portas.

chevrolet s10 z71 8 1

A S10 Z71 tem ainda estribos laterais personalizados com apoios tendo detalhes em vermelho. Faixas decorativas em vermelho e cinza chamam atenção nas portas.

Com maçanetas na cor da carroceria, a Chevrolet S10 Z71 tem retrovisores pretos com repetidores de direção e rebatimento elétrico.

No teto, barras longitudinais se apresentam e logo atrás, sobre a caçamba, um santantônio personalizado com três tubos de aço em grafite com chapas de aço decorativas e nome Chevrolet em elementos vazados nas laterais.

Já na caçamba, existe do lado exterior a sigla Z71 em vermelho e branco com “4×4”, enquanto as lanternas traseiras se projetam sobre o conjunto da tampa da caçamba de carga.

Esta vem com a mesma faixa decorativa na base e logotipia em preto fosco, incluindo a gravata da Chevrolet, a Black Bow Tie.

chevrolet s10 z71 3

Sobre a caçamba está a capota marítima, enquanto o interior da caçamba é reforçado com plásticos pretos resistentes.

O para-choque traseiro tem a mesma cor do frontal, contando com degrau central e apoios de pé nas extremidades, tendo ao centro o suporte da placa com iluminação dupla.

A Chevrolet S10 Z71 tem ainda para-barros e rodas de liga leve aro 18 polegadas em preto-fosco, com pneus All-Terrain 265/60 R18.

Na S10 Z71, uma exclusividade é o escapamento com ponteira dupla em acabamento preto-fosco, conferindo ao produto mais esportividade sem alterar o desempenho.

A picape tem ainda vidro traseiro térmico, vidros verdes e para-brisa degradê, além de limpadores flat blade.

chevrolet s10 z71 1 1

Por dentro, o S10 Z71 tem interior mais simples do que o esperado, já que é baseada na versão LTZ, mas ainda assim tem volante em couro com piloto automático e comandos de mídia e telefonia.

Com assistência elétrica, a direção da S10 tem ajuste da coluna em altura, contando a haste do limpador do para-brisa com comando para o computador de bordo.

O cluster é analógico, porém, muito completo, especialmente o computador de bordo, com carga de bateria, horas de funcionamento do motor como se fosse estacionário, amperímetro, pressão e temperatura do óleo, entre outros.

Os mostradores são grandes e claros, permitindo boa visualização das informações, inclusive de nível de combustível e temperatura da água.

Já os difusores de ar possuem acabamento metalizado, com a multimídia MyLink tendo projeção sem fio para Google Android Auto e Apple CarPlay.

chevrolet s10 z71 6

S10 Z71 interior

Com sistema OnStar a bordo, a Chevrolet S10 Z71 tem assistência 24 horas, rastreamento por GPS, ajuda de concierge e navegação guiada, porém, não há conexão 4G com Wi-Fi nesta versão.

Há câmera de ré e demais funcionalidades próprias dessa multimídia com tela de apenas 5 polegadas. Abaixo, ficam os comandos físicos do ar condicionado, que é manual.

Numa base, ficam os botões do controle eletrônico de descida e desligamento do controle de estabilidade, bem como luz de alerta.

Com duas fontes de 12V, o console do túnel da transmissão tem acabamento em preto brilhante e alavanca de câmbio com pomo prateado.

Logo após fica o botão seletor de tração com 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida. O freio de estacionamento é manual e há dois porta-copos.

chevrolet s10 z71 7

Sob o apoio de braço central em couro, há uma entrada USB para carregamento e conexão. Há uma fonte 12V para o banco traseiro.

Na  Chevrolet S10 Z71, os bancos são revestidos em material premium, tendo a sigla Z71 estampada. O banco do motorista tem ajuste em altura.

No porta-luvas há pouco espaço, enquanto o painel tem dois suportes para porta-copo individual, além de botão de faróis e ajuste de altura dos mesmos, assim como da iluminação do cluster.

As portas possuem revestimento soft na parte central e apliques em preto brilhante, tendo ainda guarnição prateada Z71 decorativa e alto-falantes, além de porta-copos e comandos dos vidros.

Os retrovisores elétricos são ajustados nas portas também. Há travamento elétrico com comando pela chave canivete, que precisa ser inserida no contato para partida, sendo ausente a entrada presencial assim.

badge z71

O sistema de som tem quatro alto-falantes e dois tweeters, enquanto o habitáculo é protegido por alarme.

Há no teto e colunas, alças para facilitar a entrada e conforto a bordo, além de porta-óculos, luzes de leitura e para-sois com espelhos.

O retrovisor interno é dia e noite com botões do OnStar. Já o banco traseiro é inteiriço e rebatível com apoio de cabeça triplo e apoio de braço central com porta-copos.

Com caçamba de 1.061 litros, a Chevrolet S10 Z71 tem luz interna do compartimento e capota marítima, além de travamento físico da tampa.

A Chevrolet S10 Z71 mede 5,361 m de comprimento, 1,874 m de largura, 1,781 m de altura e 3,096 m de entre-eixos, pesando 2.016 kg com tanque de combustível de 76 litros.

Chevrolet S10 Z71 – versões

chevrolet s10 z71 2

  • Chevrolet S10 Z71 2.8 CDTI 4×4 AT

Equipamentos

Chevrolet S10 Z71 2.8 CDTI 4×4 AT – Motor diesel 2.8 e transmissão automática de seis marchas, mais tração 4×4 com reduzida, faróis duplos com assinatura em LED, detalhes em preto brilhante e preto-fosco, faixas decorativas e faróis de neblina.

Overbumper em preto brilhante, estribos laterais exclusivos, saias de rodas protegidas, retrovisores em preto brilhante com repetidores de direção, barras longitudinais no teto, santantônio personalizado, capota marítima e alarme.

Rodas de liga leve aro 18 polegadas em preto fosco, pneus todo-terreno 265/60 R18, para-barros, escape esportivo com ponteira dupla, vidros verdes, vidro traseiro térmico, para-brisa degradê, volante em couro e coluna de direção ajustável em altura.

Direção elétrica, ar condicionado, computador de bordo, multimídia com tela de 5 polegadas, câmera de ré, projeção sem fio para Android Auto e CarPlay, função Eco, sistema OnStar e sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters.

Vidros elétricos com one touch, travamento central elétrico, chave-canivete, retrovisores elétricos, bancos em couro, banco do motorista com ajuste em altura, apoio de braço dianteiro, apoio de braço traseiro com porta-copos e retrovisor interno dia e noite com botões do OnStar.

Piloto automático, sensor crepuscular, controle de descida, controle de estabilidade de trailer, controle de estabilidade, sensor de estacionamento, controle de tração, freios com ABS e EDB, airbag duplo, airbags laterais, airbags de cortina e cintos de segurança de 3 pontos.

S10 Z71 preço

  • Chevrolet S10 Z71 2.8 CDTI 4×4 AT – R$ 280.090

Chevrolet S10 Z71 – motor

chevrolet s10 z71 1

A Chevrolet S10 Z71 tem motor GM Duramax 2.8 CDTI, sendo um turbo diesel de quatro cilindros com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio.

Este tem duplo comando de válvulas com acionamento por correia dentada, bem como quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica direta Common Rail.

Alimentado por uma turbina de geometria variável e com intercooler, o 2.8 CDTI tem EGR, a recirculação dos gases de escape e o SCR, a redução catalítica seletiva através de ARLA32.

Com 2.776 cm³, o motor 2.8 diesel tem 200 cavalos a 3.600 rpm e 51 kgfm a 2.000 rpm.

O propulsor trabalha com transmissão automática de seis marchas com conversor de torque e volante de massa com sistema CPA para reduzir vibrações.

Ela tem opção de mudanças manuais na alavanca de câmbio e função de dupla redução, assim como de manutenção de marcha para retomada.

A tração é nas quatro rodas com diferencial central e diferencial traseiro autoblocante, com seletor de tração com opções 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

O 4×4 pode ser engatado até 100 km/h e o 4×4 com reduzida apenas com o veículo parado.

Já o controle de descida é acionado com o veículo em baixa velocidade, evitando o pedal de freio durante o trajeto.

Desempenho

chevrolet s10 z71 9

  • Chevrolet S10 Z71 2.8 CDTI 4×4 AT – 0 a 100 km/h – 10,1 segundos
  • Chevrolet S10 Z71 2.8 CDTI 4×4 AT – velocidade máxima – 180 km/h

Consumo

  • Chevrolet S10 Z71 2.8 CDTI 4×4 AT – cidade – 8,3 km/l
  • Chevrolet S10 Z71 2.8 CDTI 4×4 AT – estrada – 10,6 km/l

Chevrolet S10 Z71 – fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.