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Chevrolet Spin 2018: preço, fotos, versões, motor, consumo e equipamentos

chevrolet-spin-2018-1 Chevrolet Spin 2018: preço, fotos, versões, motor, consumo e equipamentos

A Chevrolet Spin 2018, modelo líder de vendas no segmento de minivans, acaba de chegar à linha 2018. Vamos aqui entrar em detalhes a respeito do modelo. Mas antes, um pouco de história desta minivan. Nascido em 2012, o monovolume chegou criando polêmica, pois tinha como missão de substituir duas minivans consagradas no mercado brasileiro: Meriva e Zafira. Ambas eram projetos da Opel e tinham legiões de fãs no Brasil.



Criada sobre a plataforma Gamma II da GM, modificada para atuar em mercados emergentes, medindo 4,62 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,68 m de altura e 2,62 m de entre eixos. Derivada do mesmo projeto que deu origem ao Cobalt, a Spin tinha um design controverso, que não agradou muita gente, assim como ocorreu com o sedã compacto um ano antes. Com bom volume interno e porta-malas generoso, apresentava 710 litros no bagageiro, mas apenas 162 litros com sete lugares.

A Chevrolet Spin chegou apenas com motor 1.8 EconoFlex com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades. Com algum tempo, a GM lançou uma versão aventureira batizada de Activ, que apresentava proteções e adesivos decorativos laterais, bem como retrovisores em preto brilhante, rodas de liga leve aro 16 polegadas de desenho exclusivo, estepe fixado na traseira, barras longitudinais no teto, entre outros.

Em 2016, a GM promoveu uma atualização na Chevrolet Spin, mas sem alterações estéticas, o que chamou a atenção, visto que geralmente o visual é o primeiro ponto a ser alterado nesse tipo de upgrade. Ela ganhou mais aços de alta resistência na estrutura da carroceria. Além disso, inovou ao ser o primeiro carro nacional com grade ativa, que possui aletas ajustáveis conforme a velocidade.

O modelo ganhou também defletor de ar sob o para-choque dianteiro e defletores inferiores sob o eixo e para-choque traseiros, a fim de reduzir o arrasto. Até mesmo os rolamentos foram trocados, bem como os pneus passaram a ser de baixa resistência à rolagem e os freios foram otimizados. O motor 1.8 EconoFlex foi atualizado com novos pistões, bielas, anéis, bobinas, alternador e sistema de proteção da bateria e recuperação de energia.

As alterações surtiram efeito na redução do consumo e emissão, dando à Chevrolet Spin continuidade no mercado de forma sustentável, sendo amplamente preferida como táxi, pois tem ótimo espaço interno e porta-malas mais do que suficiente. Mas a minivan manteve a multimídia MyLink da primeira geração, embora tenha recebido o sistema OnStar. Poucos meses depois, surge nova atualização, desta vez trazendo o MyLink 2 com Android Auto e Car Play, bem como outros serviços do OnStar. No modelo 2018, agora vem com o Waze no Android Auto.

Fora do Brasil, a Chevrolet Spin passou a ser feita na Indonésia e parecia ampliar seus horizontes, tendo até registro na China, mas aí devido à proteção contra clonagem. Na Índia, o modelo seria produzido para atender ao mercado local, mas a GM desistiu daquele mercado e o projeto de vende-la por lá se desfez. Não houve planos para chegar na Rússia e ex-repúblicas soviéticas e até agora não foi habilitada para produção na Colômbia, sendo mantida sua produção em São Caetano do Sul-SP.

Chevrolet Spin 2018 – detalhes

Hoje no Brasil, a Nova Spin 2018 acaba sendo uma das pouquíssimas, senão a única opção de modelo de minivan voltada para a família, ou mesmo para o segmento de táxis. Ela vende muito mais que suas poucas concorrentes por conta disso.

Com porte volumoso, a Chevrolet Spin 2018 conta com linha de cintura alta e janelas pequenas, além de capô elevado. Na frente, os faróis simples possuem máscara negra, enquanto a grade é dividida por uma barra e o acabamento é cromado no entorno. A frente é arrendondada e bem aerodinâmica, apesar da altura. O para-choque apresenta faróis de neblina e há um defletor de ar sob o conjunto.

As laterais são bem limpas e as rodas aro 15 polegadas podem ser de aço ou liga leve, mas há opção de 16 polegadas no Activ. Falando desta, proteções laterais, adesivos decorativos, retrovisores em preto brilhante, pneus de baixa resistência à rolagem, estepe fixado em articulação no para-choque traseiro e barras longitudinais no teto. As lanternas são verticais e tem lente escurecida nas versões Advantage e Spin.

Por dentro, o painel é muito semelhante ao do Cobalt antigo, contando com instrumentação análogo-digital, bem como multimídia na parte central, difusores de ar centrais elevados, porta-luvas com iluminação e abertura para cima, bancos com múltiplas reguláveis na segunda fileira, terceira fileira na configuração de sete lugares, tampa sobre o bagageiro, diversos porta-objetos, entre outros.

Destaque para a multimídia MyLink 2 com Google Android Auto (incluindo navegadores Maps e Waze) e Car Play (incluindo Siri), que tem ainda tela de 7 polegadas, rádio AM/FM, Bluetooth com streaming e comandos de voz, conexões USB e auxiliar, além de serviço OnStar.

No pacote Exclusive, um moderno sistema de concierge permite ao condutor receber diversas informações por áudio a bordo ou mesmo orientação por setas para navegação. Um aplicativo de smartphone permite localizar o veículo e até a desbloqueado, acionando a buzina ou acender os faróis. No cofre do motor, o espaço para o 1.8 EconoFlex é muito generoso, facilitando a manutenção.

Chevrolet Spin 2018 – novidades

No entanto, ao contrário do esperado, a Chevrolet Spin 2018 segue sem mudanças no visual e no acabamento interno. O Spin 2018 traz como principal novidade a introdução da nova geração do sistema multimídia MyLink, já disponível para os também compactos Onix, Prisma e Cobalt.

A nova versão do sistema MyLink da Chevrolet Spin agora é compatível com Android Auto, que oferece ao usuário o acesso a aplicativos como o Google Maps e Waze, de navegação de navegação com informações do trânsito em tempo real, e o WhatsApp, de troca de mensagens. Há também o Apple CarPlay, onde o motorista pode acessar apps como Apple Music e o Spotify, ambos de música.

Além disso, o sistema passa a dispor de uma nova tela sensível ao toque de alta resolução com tecnologia multi-touch, similar à de smartphones, que facilita a navegação com os dedos e permite reorganizar os ícones da página inicial, por exemplo. O sistema inclui ainda teclas de avançar e retroceder e botão do volume giratório.

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Chevrolet Spin 2018 – versões

Chevrolet Spin LS 2018
Chevrolet Spin LT 2018
Chevrolet Spin Advantage 2018
Chevrolet Spin LTZ 2018
Chevrolet Spin Activ 2018

Chevrolet Spin 2018 – equipamentos

Chevrolet Spin LS 1.8 manual – De série com motor 1.8 Flex e transmissão manual de seis marchas, mais airbag duplo, freios ABS com EDB, Isofix, alerta de pressão dos pneus, faróis com “máscara negra”, sistema de grade ativa, ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas nas quatro portas e porta-malas, vidros elétricos com função one touch, banco da segunda fileira bipartido e rebatível, preparação para som, indicador de mudanças de marchas, para-choques e maçanetas na cor do carro, rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, pneus 195/65 R15 de baixa resistência à rolagem e alarme.

Chevrolet Spin LT 1.8 manual – Itens da versão LS, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas, barras longitudinais, volante com comandos de mídia e telefonia e multimídia MyLink 2 com Google Android Auto (incluindo navegadores Maps e Waze) e Car Play (incluindo Siri), tela de 7 polegadas, rádio AM/FM, Bluetooth com streaming e comandos de voz, conexões USB e auxiliar, além de serviço OnStar.

Chevrolet Spin LTZ 1.8 manual – Itens da versão LT, mais serviço OnStar – Pacote Exclusive com navegação por setas com comando de voz, além de volante em couro com comandos de mídia, telefonia e controle de cruzeiro, cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para cinco ou sete ocupantes, retrovisores com ajustes elétricos, faróis de neblina, lanterna de neblina, chave canivete com telecomando, detalhes cromados e em preto brilhante no interior, acabamento em dois tons de cinza e marrom, sensor de estacionamento, grade cromada, computador de bordo, bancos com acabamento premium e banco da segunda fileira bipartido e rebatível.

Chevrolet Spin LTZ 1.8 automático – Itens do LTZ manual, mais transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas “Active Select”, bem como piloto automático e alavanca de câmbio com revestimento premium.

Chevrolet Spin Advantage 1.8 automático – Itens do LTZ automático, mais retrovisores externos na cor preta brilhante, lanternas com superfície interna escurecida, rodas de liga leve aro 15 polegadas com acabamento escurecido e serviço OnStar – Pacote Protect.

Chevrolet Spin Activ 1.8 automático – Itens do LTZ automático, mais retrovisores externos na cor preta brilhante, lanternas com superfície interna escurecida, proteção lateral, para-choques pretos com apliques prateados na parte inferior, saias laterais com acabamento prata, estepe traseiro com trava interna anti-furto e comando elétrico de destravamento, rodas de liga leve aro 16 polegadas com design exclusivo da versão Activ, pneus de uso misto 205/60 R16, adesivos laterais e estepe de liga leve aro 16 polegadas com design exclusivo da versão Activ.

Chevrolet Spin 2018 – preço

Chevrolet Spin LS 2018 – R$ 59.990
Chevrolet Spin LT 2018 – R$ 63.590
Chevrolet Spin Advantage 2018 – R$ 68.670
Chevrolet Spin LTZ 2018 – R$ 69.990
Chevrolet Spin Activ 2018 – R$ 73.490

Chevrolet Spin 2018 – motor

Assim como o Cobalt 2018, a Chevrolet Spin 2018 ainda utiliza o velho motor 1.8 EconoFlex GM Família I, que chegou ao Brasil no começo dos anos 80 a bordo do clássico Chevrolet Monza. Mas, diferentemente do sedã compacto “grande”, a minivan nunca utilizou o motor 1.4 GM Família 0, sempre utilizando o propulsor de maior cilindrada.

Este velho propulsor tem quatro cilindros, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio, dotado de comando de válvulas com variador de fase mecânico, bem como duas válvulas por cilindros e tuchos hidráulicos. Há também bobinas independentes e coletor de admissão em plástico, bem como ressonador. Na atualização mais recente, o 1.8 EconoFlex também ganhou modificações para ficar mais eficiente.

Nas alterações, foram introduzidos novos pistões, anéis de vedação, biela, virabrequim reforçado, sistema de lubrificação otimizado, óleo lubrificante de menor viscosidade, alternador com sistema de proteção da bateria para recuperação de energia, velas de melhor qualidade, entre outros. Assim, o 1.8 EconoFlex ficou mais frugal e com melhor resposta ao acelerador.

Dessa forma, o idoso motor passou a entregar 106 cv a 5.200 rpm na gasolina e 111 cv a 5.200 rpm no etanol, bem como 16,8 kgfm a 2.600 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. A força é obtida em rotação bem baixa. Ele vem ainda com injeção eletrônica multiponto e sistema de partida a frio para o uso de etanol.

Também como no caso do Cobalt 2018, o 1.8 EconoFlex na Chevrolet Spin 2018 trabalha com transmissão automática GF6-3 de terceira geração da GM, que traz seis marchas, além de função de dupla redução para retomadas e desacelerações. Ela apresenta uma programação que memoriza a condução do motorista, antecipando ações para reduzir consumo de combustível e ampliar o conforto ao dirigir. Mas não há paddle shifts, pois a opção de trocas manuais sequenciais por meio de um botão presente na alavanca. Outra opção da minivan da GM é a caixa de mudanças manuais de seis velocidades com embreagem de acionamento hidráulico.

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Chevrolet Spin 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Chevrolet Spin MT – 10,6 segundos e 173 km/h
  • Chevrolet Spin AT – 12,4 segundos e 165 km/h

A Chevrolet Spin 2018 tem um desempenho adequado para sua proposta. O antigo propulsor 1.8 EconoFlex assegura boa força em baixas rotações, conseguindo assim também uma boa média de consumo para um carro com peso moderado. O monovolume responde bem no meio urbano, trabalhando geralmente em torno de 2.000 rpm, tanto com câmbio manual quando com automático, ambos com seis marchas.

O motor 1.8 EconoFlex entrega 106 cv a 5.200 rpm na gasolina e 111 cv a 5.200 rpm no etanol, bem como 16,8 kgfm a 2.600 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, respectivamente com gasolina e etanol, tendo um comportamento suave e silencioso. O motor garante poucas trocas de marcha na versão manual, dando mais conforto ao dirigir e respondendo bem em aclives acentuados, ladeiras, saídas de semáforo, entre outros.

No automático, a Chevrolet Spin 2018 tem um comportamento mais suave ao rodar e confortável, oferecendo reduções de marcha adequadas, bem como saídas rápidas sem muitas delongas. A programação voltada para a eficiência energética dá à opção uma boa média de consumo, fazendo 6,9 km/l com álcool e 10,1 km/l com gasolina no meio urbano. Já com transmissão manual, os números são melhores: 8,1 km/l com álcool e 11,8 km/l com gasolina. Note que o consumo com gasolina é bom nos dois casos.

Na estrada, a Chevrolet Spin 2018 manual tem boa performance, garantindo ultrapassagens seguras e subidas de serra sem problemas de falta de força. Mas, para uma condução esportiva, ele falha ao não oferecer potência suficiente, especialmente com gasolina. Assim, ela é feita mais para uma viagem familiar do que para uma performance de esportivo.

No automático, a minivan se dá melhor na estrada pelo conforto, podendo ainda utilizar o piloto automático sem medo de grandes oscilações de rotação decorrentes de inúmeras trocas de marcha. Nesse ambiente, seu consumo é de 8,4 km/l com álcool e 12,0 km/l com gasolina. Mas, no manual, a autonomia é maior graças ao melhor consumo: 9,4 km/l com álcool e 13,7 km/l com gasolina.

No geral, a Chevrolet Spin 2018 tem posição de dirigir elevada e comandos próximos das mãos, exceto retrovisores. Apesar da área envidraçada ser menor do que em outras minivans, ela não limita a visibilidade, tendo ainda câmera de ré, dependendo da versão. Ruim mesmo é a falta de um apoio de braço retrátil para o condutor, já que o banco é bem alto. E isso também atrapalha na hora de acionar o freio de mão.

A direção elétrica é muito leve em manobras e progressiva em condução, enquanto os freios têm atuação mediana. Já a suspensão tem um ajuste mais firme, por conta das proporções da minivan, embora tenha recebido ajustes para ficar mais confortável na última atualização.

A estabilidade é moderada e nas curvas mais fechadas, há pequena tendência de saída de traseira, facilmente corrigível. Um buracos e lombadas, ele sente um pouco, mas sem bater no fim do curso. O espaço geral é muito bom, generoso para bagagens até. Cinco adultos e duas crianças vão bem na versão de 7 lugares. O ar-condicionado é mais potente que em outros Chevrolet para cobrir todo o interior do modelo.

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Chevrolet Spin 2018 – consumo

Cidade

  • Chevrolet Spin MT – 8,1 km/l com álcool e 11,8 km/l com gasolina
  • Chevrolet Spin AT – 6,9 km/l com álcool e 10,1 km/l com gasolina

Estrada

  • Chevrolet Spin MT – 9,4 km/l com álcool e 13,7 km/l com gasolina
  • Chevrolet Spin AT – 8,4 km/l com álcool e 12,0 km/l com gasolina

Chevrolet Spin 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.8

10.000 km

R$ 220

20.000 km

R$ 639

30.000 km

R$ 656

40.000 km

R$ 756

50.000 km

R$ 460

60.000 km

R$ 1.108

Chevrolet Spin 2018 – ficha técnica

Motor

1.8

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1796

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 106 cv @ 5200 rpm / Etanol: 111 cv @ 5200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,8 kgfm @ 2600 rpm / Etanol: 17,7 kgfm @ 2600 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson,independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve aro 15 / 16 polegadas

Pneus

195/65 R15 / 205/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4624

Largura sem retrovisores (mm)

1764

Altura (mm)

1686

Distância entre os eixos (mm)

2620

Capacidades

Porta-malas (litros)

162 (7 lugares) 710 (5 lugares)

Tanque (litros)

53

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

495 (7 lugares) 450 (5 lugares)

Peso em ordem de marcha (kg)

1207 (MT) 1275 (AT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Chevrolet Spin 2018 – fotos

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