Chevrolet Manutenção Matérias NA Minivans

Chevrolet Zafira – Defeitos e problemas

Chevrolet Zafira - Defeitos e problemas

A Chevrolet Zafira foi uma minivan de sete lugares fabricada no Brasil entre 2001 e 2012, tendo tido enorme sucesso por aqui. Sua origem Opel esconde outra coisa: foi projetada pela Porsche. Mas, quais seus defeitos e problemas?


Em 11 anos de produção no Brasil, a Zafira conquistou famílias inteiras e foi um carro bem apreciado por quem precisava utiliza-lo como táxi ou veículo comercial de passageiros, já que seu espaço para sete era bem amplo e racional.

Várias unidades da Chevrolet Zafira receberam kit gás para dar aos proprietários, profissionais ou particulares, mais eficiência nos custos com combustíveis.

Essencialmente a mesma desde 2001, a Zafira teve apenas retoques em uma década. Ainda bem valorizada, ela foi sucedida pela Chevrolet Spin e gerou reclamações de muitos por conta disso.

Ela começou sua carreira com motores GM Família 2.0 8V com 116 cavalos e 2.0 16V de 136 cavalos, passando depois para o 2.0 FlexPower de 121 cavalos, que foi atualizado para 140 cavalos. O câmbio automático de 4 marchas era uma opção.

Com muitas virtudes, o que depõe contra na Chevrolet Zafira, de acordo com os donos? Além dos problemas com cabeçote, eles reclamam de falha estrutural, ruídos internos, vazamentos de água e dificuldade de partida, entre outros.

Chevrolet Zafira – defeitos e problemas

Chevrolet Zafira - Defeitos e problemas

Um dos defeitos e problemas mais graves da Chevrolet Zafira é a trinca da solda entre a coluna B e o teto. Alguns relatos de defeitos e problemas nessa parte do carro, falam que o mesmo só é identificado na vistoria para revenda ou seguro.

Existem depoimentos de donos de Zafira alegando que não podem fazer seguro ou que seu carro é reprovado para revenda, devido a uma folga aberta entre as colunas B e o arco do teto.

Um proprietário chegou a dizer que foi detectada uma folga de 3,5 cm junto ao teto, sendo seu veículo imediatamente reprovado na vistoria. Os clientes buscaram a rede autorizada, mas não conseguiram solução.

Chevrolet Zafira – cabeçote

Chevrolet Zafira - Defeitos e problemas

A Chevrolet Zafira tem um histórico ruim com cabeçote e muitos donos da minivan relatam os defeitos e problemas relacionados com o mesmo.

Alguns dizem ter dificuldade para dar partida no motor 2.0, assim como também relatam que o propulsor produz um ruído elevado e mesmo em relação ao consumo excessivo.

Existem casos de contaminação da água com óleo. Um técnico da assistência autorizada, chegou a relatar ao cliente que vários carros da Chevrolet apresentam o mesmo problema.

Os clientes não falam em travamento do motor ou queima de óleo, indicando que o problema não se ampliou até a data da publicação do depoimento na internet.

Sabe-se que vários modelos da Chevrolet sofreram com problemas comando de válvulas devido ao óleo errado na especificação, assim como pelo sensor de rotação do mesmo e pelo assentamento de válvulas no 2.0 FlexPower atualizado.

Ainda em relação ao cabeçote, alguns donos falam de vazamento de óleo na tampa de válvulas, exigindo a troca da junta. Outros casos envolvendo esse mesmo problema já foram vistos na internet.

No caso do motor, o 2.0 da Zafira tem mais relatos apontando para o sistema de refrigeração, que apresenta vazamentos de água em muitos casos.

Alguns solucionados com troca de mangueira ou válvula termostática, mesmo em carros pouco rodados, como em um com apenas 26.000 km.

Também reclamam dos coxins, que não duram o que deveriam, sendo obrigados a trocar antes de 50.000 km.

Chevrolet Zafira – Barulhos

Chevrolet Zafira - Defeitos e problemas

Na Chevrolet Zafira, barulho interno é um dos defeitos e problemas mais recorrentes.Com muitas partes plásticas, os donos reclamam de ruídos do acabamento e também dos bancos, em especial o da terceira fileira.

Este tem um sistema de rebate o assento para baixo da segunda fileira e tem dono que reclama do ruído produzido por ele durante a condução. Também relatam que os assentos da segunda fileira também contribuem.

Alguns proprietários se queixam ainda do não funcionamento do velocímetro, sendo que nos casos relatados, nenhum havia conseguido encontrar o defeito de imediato, chegando mesmo a trocar sensor de rotação e outros componentes.

Mesmo na assistência técnica, os donos de Zafira com esse defeito não acharam a solução.

A bordo do minivan, outro defeito que também não solucionaram é o do porta-luvas que trava fechado ou simplesmente não trava. Um dos clientes da GM disse que em sua Zafira, a tampa do porta-luvas não fechava direito, gerando transtorno.

Outros casos falam ainda de vazamento de água no interior do carro em decorrência de problemas com o aquecimento, segundo dizem. Alguns relataram defeitos no sistema de ar quente, mas com solução e sem vazamento de líquidos.

Por fim, o alarme é um item que deu dor de cabeça para muitos donos de Zafira, sendo aquele que aciona portas e porta-malas.

Os relatos falam de dificuldades para o travamento das portas ou seu destravamento involuntário. O mesmo em relação ao bagageiro, onde falam da dificuldade em abrir a tampa.

Muitos proprietários reclamam ainda do consumo excessivo de combustível e até de queima de óleo, gerando um consumo alto de lubrificante entre as trocas.

Direção hidráulica com folga na caixa de direção é outro defeito recorrente, tendo vários relatos e até tutoriais de mecânicos na internet.

Recall

Chevrolet Zafira - Defeitos e problemas
Chevrolet Zafira

A Chevrolet Zafira – apesar de a maioria dos relatos mencionar defeitos e problemas – ainda é tida como um bom carro e muitos reclamam que ela tenha saído de linha, criticando a sucessora Spin.

Em seu tempo de mercado, a Zafira foi chamada para recall das pastilhas de freio do modelo feito em 2007, já que poderia haver o desprendimento do material de fricção com eventual perda de eficiência na frenagem.

Dessa forma, o espaço para parar totalmente seria aumento e com possível risco de colisão com vítimas potencialmente fatais tanto no carro como também em veículo de terceiro.

Ela também foi chamada por causa do eixo da caixa do diferencial para o modelo 2005 com transmissão manual. O componente em questão é substituído por outro.

Nesse caso, a quebra do eixo provoca a perda de tração do veículo, colocando em risco motorista, passageiros e terceiros, visto que sem a força do motor, o carro pode simplesmente parar em uma via de grande movimentação.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Mr Tony

    Imagino quando for a vez da Spin o que vão falar. Pra mim um dos maiores retrocessos automotivos de nossa história.

    • Emygdio Carlos

      Assino embaixo.

      A Zafira é um carro sensacional, apesar da mecânica antiquada oferecida no Brasil.

      Na Europa, ainda segue em produção com muita modernidade.

      • El Gato!

        Não só a Zafira.
        Vectra, Astra… antes disso o Ômega, a Suprema… a GM realmente fazia carros muito bons. Grande época.

    • Fernando Piston

      Zafira e Spin não podem ser comparadas, lógico que a Zafira é superior e se estivesse em produção aqui, custaria quase duas Spin’s, isso tem que ser levado em conta.Pra mim o maior defeito da Zafira, Astra e Vectra era o consumo, eram sedentos.

    • Matafuego

      A briga de retrocesso é boa com a Montana

  • Ronaldo Prado

    Tenho uma Zafira Elite 2005 (flex) há 6 anos e é um baita carro, embora tenha muitos problemas.

    A tampa do cabeçote vaza mesmo. E os mecânicos falaram que nem vale a pena mexer porque vai vazar de novo.

    Já tive problema de vazar água do radiador do ar quente dentro do carro. Troquei a peça trincada (bem velha. original do carro) e nunca mais tive problema.

    Quando abastecida com álcool, mesmo com gasolina no tanquinho e mesmo em dias quentes as vezes ela só liga na terceira batida de chave.

    A moldura do painel de instrumentos, difusor do ar condicionado e todas as partes plásticas não apenas trincam como quebram mesmo, que cair pedaço enquanto anda. E as maiores não se acha para comprar. Tem quem restaure, mas passa uns dois anos e quebra de novo.

    Mas o que me incomoda mesmo é o barulho. Tanto a segunda quanto a terceira fileira de bancos faz muito barulho. Parece um ônibus coletivo velho andando de porta aberta em rua esburacada. Em rua de paralelepípedo não consigo nem ouvir o rápido. Passa uma graxa aqui, coloca uma borrachinha alí, mas passa um tempo a escola de samba volta com tudo.

    Fora que é um carro gastão. Andando com pé leve, na gasolina, com muita sorte faço 7 na cidade e 10 na estrada.

  • Valdir Lopes Junior

    Confesso que quando buscava uma minivan fiquei seduzido pela Zafira… no entanto, algumas que olhei estavam todas “bichadas”, andei na Spin e não gostei… acabei pegando uma Livina com meros 20 mil kms. Só alegrias…

  • Fabinho Vaccarezza

    Zafira, Meriva , Astra e Vectra são projetos da Opel e como a GM não é mais dona da Opel ela retirou todos os carros Opel de produção

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email