China Elétricos GM Lançamentos Minivans

China: GM lança microcarro elétrico da Baojun com 305 km de alcance

China: GM lança microcarro elétrico da Baojun com 305 km de alcance

Pequeno, estiloso e elétrico. O Baojun ES300 está sendo lançado no mercado chinês com uma alternativa de mobilidade urbana com preços a partir de 64.800 yuans ou pouco mais de R$ 50 mil.


O pequenino da marca chinesa chega em duas versões chamadas ES300 e ES300 Plus, que garantem autonomia de 305 km no ciclo NEDC, o que dá pouco mais de 200 km na vida real.

China: GM lança microcarro elétrico da Baojun com 305 km de alcance

Feito para as grandes cidades chinesas e, por que não, para metrópoles de todo o mundo, o menor da Baojun mede apenas 2,625 m na primeira versão e 2,894 m na segunda, tendo ainda 1,655 m de largura, 1,595 m de altura e 2,020 m de entre eixos.

Com espaço para quatro pessoas (ES300 Plus), o Baojun ES300 aposta no estilo e eficiência para levar o consumidor chinês a ter um segundo carro para o dia a dia, especialmente após pandemia de Covid-19 (por lá, é claro…).

China: GM lança microcarro elétrico da Baojun com 305 km de alcance

Tendo uma carroceria em dois níveis, o pequenino é interessante visualmente, tendo a parte inferior larga e na cor padrão do carro, com a superior num preto brilhante para se destacar.

Equipado com rodas pequenas, o Baojun tem um raio de giro muito curto e a largura de um ônibus em seu comprimento, por exemplo.

Apesar de ser proibido no Brasil, alguns países permitem que veículos desse porte estacionem em perpendicular nas vagas de rua. O Baojun, pelo menos o ES300, pode ser estacionado dessa forma.

China: GM lança microcarro elétrico da Baojun com 305 km de alcance

Dentro, o ambiente tem visual moderno e prático, com bancos ajustáveis e sem display de multimídia, tendo apenas uma tela que mescla as funções de cluster, entretenimento e navegação. Mesmo tão pequeno, o elétrico tem monitoramento em 360 graus.

Tendo grande área envidraçada, fica difícil não conseguir estacionar o Baojun ES300 nas vagas mais apertadas. Com um motor elétrico de 54 cavalos e 15,3 kgfm, o microcarro da GM pode alcançar 100 km/h, suficiente para as vias de trânsito rápido em cidades grandes, como em São Paulo, por exemplo.

Baojun ES300 e ES300 Plus – Galeria de fotos

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • CanalhaRS

    Impossível um carro de 2,89m ter esse espaço interno. Com certeza a imagem foi manipulada.
    E outra coisa, é tão difícil assim fazer um carro urbano bonito?

    • Eduardo 1981

      O entre-eixos tb não é o mesmo para ambas as versões.

      • CanalhaRS

        Sim, eu falei do entre eixos da versão maior.

        • Eduardo 1981

          Desculpa, mas ñ vi aonde escreveste referente ao entre eixos.

          • CanalhaRS

            Desculpe, eu me expressei mal. Eu falei da versão de 2,89m, de entre eixos maior.

    • Audi/bmw

      Eu achei bonito, teria um fácil…

      • CanalhaRS

        Gosto é gosto né, amigão?
        Eu achei dois caixotes empilhados, kkkkkk…

      • Eric PB

        tbm teria um fácil, ah se tivesse a logo de um bmw, a critica seria bem menor…

    • HENRY ME

      Mini carro prefiro fiat 500

    • Alvarenga

      Realmente olhando fora e dentro parece que os espaços não estão coerentes, por outro lado pode se ver que não tem praticamente porta malas, o encosto do banco traseiro fica quase rente ao vigia. Outro recurso para ganhar espaço interno seria subir a altura do assento em relação ao piso, ou afinar encosto dos bancos, mas pela imagem não parece ser o caso. Bem possivel que a imagem interna tenha sido “generosa”.

      • CanalhaRS

        Sim, pra mim foi manipulada. Se essa foto do interior é real, sem nenhuma manipulação, então os bancos são minúsculos de temanho. Não tem como ele oferecer esse espaço para as pernas com apenas 2,89m.

      • Edson Fernandes

        Mas fica obvio que um carro urbano tem como proposta o espaço interno. Certamente esse deve sofrer com caixa de rodas para alocar pessoas dentro. Deve ser certamente mais um produto 4 lugares(que aqui inventam de ser 5 lugares).

        Obvio que não será espaçoso, mas esqueça porta malas. Esse tipo de carro é aquele de deslocamento e compras simples em mercado. (que talvez vc até utilize os bancos traseiros para tal finalidade, isso falando do modelo maior).

  • Wallison Dos Santos Lemos

    Eu teria fácil um desses. Se chegasse no Brasil com valor próximo a 60 k seria minha opção, com certeza, afinal já possuo outro carro para uso rodoviário. Parece tem bom nível de equipamentos, e com autonomia de 200 km, supre minha necessidade durante de uma a duas semanas.

    • Sem noção

      Exatamente, se chegar aqui a um preço relativamente justo, vai ser um tapa na cara da renault com a frescura em trazer o twizy. Tomara que chegue e venda muito.

    • Eric PB

      seu por 99.900,00

  • Sino Weibo

    Engraçado o NA não quis falar da tecnologia embarcada nesse carro, da empresa Xiaomi. Seria pra não fazer propaganda?

    • Eduardo 1981

      Talvez falta de informação, disponibilizada pelo fabricante mesmo.

      • Sino Weibo

        Não, pq existe esta mesma matéria em outro site e eles citam isso.

        • Edson Fernandes

          Vc cita a “internet of things”?

  • Samuel Almeida

    Os Bancos traseiros servem pra colocar a mochila

  • Edson Fernandes

    Que bizarro ser atrás da coluna de direção qto a freio de mão elétrico, ajuste de retrovisor e outros. Nada ergonomico, sendo que poderiam aproveitar a tela do painel, portas, entre outros.

    Mas está bem caro ainda que seja um eletrico.

  • Muito mais interessante que o smart fortwo elétrico. Possui o mesmo porte, mas o smart não chega a 140km de autonomia no ciclo NEDC.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email