China: Great Wall lançará Fusca clássico com 4 portas e elétrico

China: Great Wall lançará Fusca clássico com 4 portas e elétrico

Quase com um pé no Brasil, a Great Wall Motors tem como marca de carros elétricos a Euler, que também usa a sigla ORA. Seus modelos são bem simpáticos e já rodam na América Latina. Mas, a submarca quer chamar atenção.


No próximo dia 19, no Salão de Xangai (sim, na China a vida continua…), a Euler pretende revelar um novo modelo elétrico e este aposta num design criado nos anos 30, mais precisamente na Alemanha.

China: Great Wall lançará Fusca clássico com 4 portas e elétrico

Com estilo totalmente inspirado no Fusca de Ferdinand Porsche, o novo carro da Euler/ORA lembra muito o Käfer Taxi de 1952, o único da Volkswagen T1 com essa configuração que saiu de fábrica.

Diferente do alemão, o chinês não terá portas traseiras com abertura invertida, conforme indica a imagem no teaser. A ideia da Euler/ORA é que o cliente tenha um ar de nostalgia a bordo do novo modelo, porém, o Fusca nunca foi popular na República Popular…

China: Great Wall lançará Fusca clássico com 4 portas e elétrico

Para muitos aqui, esse modelo da ORA seria muito interessante, realmente. Nos detalhes, o elétrico chinês revela as lanterninhas dos primeiros Fuscas, mas obviamente com iluminação em LED.

Os para-choques “laminados” com batentes estão presentes, assim como os para-lamas marcados, mas não destacados como no original. Frisos cromados no teto descem até a traseira como se fossem cintos de suspensórios.

Com para-brisa reto e teto ovalizado, o Euler traz de volta toda a magia que envolve esse formato singular, inspirado num besouro e que conquistou o mundo. Por dentro, o ORA Fusca tem do original somente cluster circular e volante com aro meia-lua.

China: Great Wall lançará Fusca clássico com 4 portas e elétrico

Difusores de ar circulares, console compacto central, portas com detalhes e maçanetas, todo devidamente cromado e em estilo de um verdadeiro carro de alto luxo. Uma enorme tela de multimídia parece ter no mínimo 12 polegadas.

O novo carro elétrico da Euler também tem um olhar focado no público feminino na China, visto que a própria marca diz ser a “que mais ama as mulheres”. Bom, além disso, pouco se sabe sobre a “mecânica” desse elegante Fusca elétrico.

É aquilo, enquanto a VW ainda pensa no que fazer, alguns tomam a atitude por ela. Aliás, será que o design icônico será contestado judicialmente na China?

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.