China Hyundai Kia Mercado

China: Hyundai e Kia reduzem produção por conta de concorrência e questões diplomáticas

hyundai-elantra-2017-21 China: Hyundai e Kia reduzem produção por conta de concorrência e questões diplomáticas

De acordo com a Reuters, as montadoras Hyundai e Kia reduziram a produção de veículos na China. O motivo é um sentimento anti-coreano que está se verificando no país. Outro motivo é a concorrência com marcas locais, especialmente a Geely.

Com a elevação das vendas de marcas locais, a disputa de mercado se intensificou na China e também nos EUA, já que as vendas de sedãs caíram bastante devido ao aumento dos emplacamentos de SUVs e crossovers. Porém, o maior impacto na queda de 52% nas vendas da Hyundai-Kia no país teria uma origem mais política que comercial.

O governo sul-coreano autorizou a instalação do chamado “escudo antimíssil” por parte dos EUA, cujo objetivo é deter a ameaça nuclear da Coreia do Norte. No entanto, a China não gostou e acredita que essa defesa atinge também o país. Diante disso, um boicote estaria sendo realizado contra empresas sul-coreanas, incluindo os fabricantes de veículos.

O assunto era tratado internamente e por isso não se sabia o motivo para as reduções de ritmo nas fábricas da Hyundai-Kia na China. No mês de março, a Hyundai decidiu parar uma fábrica do dia 24 até esta terça, 4 de abril. A queda foi de 44%, mas a Kia registrou baixa de 68% no período. Para piorar a situação, o grupo verificou queda de 11,2% em março, nos EUA, sendo que a Hyundai caiu 10,4% e a Kia expressivos 15,2%.

[Fonte: Reuters]

 

 

Send this to a friend