Elétricos Ford Montadoras/Fábricas Veículos Comerciais

Chinesa BYD confirma interesse na fábrica da Ford em Taboão

Chinesa BYD confirma interesse na fábrica da Ford em Taboão

A montadora chinesa BYD está oficialmente interessada na fábrica da Ford em Taboão, bairro de São Bernardo do Campo, de acordo com o site Auto Data. Adalberto Maluf, diretor de marketing da empresa, afirmou que o fabricante está em negociações para aquisição da antiga fábrica da Willys Overland do Brasil, que foi comprada pela americana em 1967.


Segundo Maluf, foi o governador João Dória Jr que se aproximou da BYD para oferecer a possibilidade de negócio, que foi repassada para a matriz da montadora na China. Aqui, a filial apenas estuda o mercado e busca alguns setores que sejam de interesse do fabricante asiático.

O objetivo da BYD em Taboão não é produzir automóveis, como acontece na China. O interesse é na fabricação de veículos elétricos comerciais, segmento que a empresa vem focando desde que se estabeleceu em Campinas, interior de São Paulo. Maluf afirma que a operação atual atende a demanda da empresa, mas os planos futuros exigem algo maior.

Chinesa BYD confirma interesse na fábrica da Ford em Taboão

VEJA TAMBÉM:

Então, isso só seria realizado com uma fábrica bem maior, como a fechada recentemente pela Ford no ABC paulista. Por aqui, o foco da BYD é no segmento comercial, no qual acredita ter enorme potencial de crescimento no país e na América Latina. Logística urbana, construção civil, coleta de resíduos e mineração estão na mira da chinesa.

Em Campinas, além de painéis solares, a BYD fabrica chassis de ônibus elétricos para o transporte de passageiros, tendo modelos dos segmentos de micro-ônibus, urbano e articulado, além de rodoviário, algo inédito no mercado. Este último, por exemplo, montado em carroceria de fretamento, tem autonomia de 400 km.

De volta à Taboão, a BYD pode ver seus planos frustrados. O motivo é que, disputando com ela, está outro fabricante chinês, que também vislumbrar a aquisição da histórica fábrica paulista. Desta, ainda não se sabe nada oficialmente, mas a Changan teria boa vantagem, já que é sócia da Ford na China.

[Fonte: Auto Data]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Randy de Lima

    Dependendo da dinheirama, a BYD tem boas chances de comprar a ex fábrica da Ford

  • Tosca16

    Changan se estiver no rolo com a CAOA irá é dividir Jacareí com a Chery, são 150 mil de capacidade anual pra produzir meros 8 mil veículos… E quanto a BYD, desista desta fábrica, é muito espaço fabril pra produzir caminhões elétricos, nicho do nicho.

    • Se ela não resolver e investir na fabricação de chassi pra onibus tbm… Já que tem pretenções de onibus rodoviários para fabricar e tudo mais.. Ai não seria, só pra caminhões..

      • Tosca16

        Ela já monta os chassis numa fábrica perto, na cidade de Campinas.

        • Hum.. é porém por outro lado aumentaria a produção dela e + vagas de empregos.. a longo prazo.
          Ainda mais agora, que ela recebeu proposta de João Doria para comprar fábrica da Ford.

          • Tosca16

            O problema é muito espaço fabril, e possível ociosidade das plantas.

      • omaisbanidodona

        Vc acha que MERCEDES e SCANIA vao querer essa CHINESA no quintal ao lado fazendo fumaça?

        • Wendel Cerutti

          Dando choque na verdade ….

        • E porque não? Se pensarmos de modo geral e sem fanatismo de Mercedes é a melhor, Scania é a melhor e bla bla bla… com + uma fabrica … isso vai gerar empregos e pra quem necessita, vai ser uma mão na roda… Sendo CHINESA ou não.. O fato é que vai gerar + lucro pra BYD e consequentemente + empregos pra região.. Se a BYD pensar dessa forma e o governo IDEM e a população tbm.. sem fanatismo por marca de chassi… Todos saem ganhando.. Pode ser ruim pra MB e Scania? pode possivelmente.. mas, se pensarmos de modo geral… e sendo otimista.. é + empregos.. ainda mais que a BYD recebeu proposta de João Doria, pra comprar a fábrica da Ford..

          • omaisbanidodona

            Nao sabia que Joao Doria fazia “bico” de corretor de imoveis!!!

  • Natán Barreto

    O presidente da BYD na América Latina é o Eduardo Paes. Se ele tiver um bom relacionamento com o Doria pode ser que algo surja

    • omaisbanidodona

      Mais uma vez misturando o publico com o privado.O que o Doria tem haver com isso? a FORD que “se vire” pra vender essa fabrica

      • Janduir

        Não vejo nada de errado um governador (de qual partido for) tentar arrumar empregos pra região…

        • omaisbanidodona

          Arrumar emprego pra regiao?????? se deixou escapar a FORD !!!

        • zekinha71

          Ele está tentando arrumar outra coisa, e é pra ele mesmo, nem deve saber como faz pra chegar no ABC.

  • Mr Tony

    Torcendo pela BYD, que investe na eletrificação.

  • Luis Burro

    Devia ser a JMC aí continuar a fabricar os caminhões nem seria problema já q ela já produz rebadges deles na China!

  • zekinha71

    Se o jestor entrou no meio novamente, esquece, nada de negócio, só se a BYD aceitar pagar a “caixinha” pro doriana.

  • joão eduardo Senedese

    Queria ver a KAMAZ aqui, isso sim..

    • Raimundo A.

      Tá de bom tamanho a Tatra que já sinalizou interesse em por uma planta próximo ao Paraná onde se encontra a parceira DAF.

  • Samluzbh

    Se o sindicato não se intrometer.

  • Rogério R.

    Eu estou achando que possa ser a Shacman, pois recentemente visitei o site global da marca e vi que existe até a opção do idioma português nele. Li recentemente que a Shacman está voltando ao Brasil com a importação de caminhões a gás, talvez isso seja um anúncio de um provável recomeço, quem sabe. Ainda mais que os caminhões já passaram por vários testes de durabilidade aqui realizados pela montadora no início dos anos 2010.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email