China Elétricos Hatches Sedãs SUVs

Chinesa Foxconn revela plataformas elétricas para marcas de carros

Chinesa Foxconn revela plataformas elétricas para marcas de carros

Muitas marcas de carros buscam ter carros elétricos para entrar em um novo filão que se forma com enormes investimentos. Porém, o desenvolvimento é muito caro para a maioria.


Pela primeira vez desde que a China iniciou sua automobilização no começo dos anos 2000, nunca se viu tantas marcas de carros no mundo, especialmente começando do zero, através de startups, algumas das quais financiadas por crowndfunding.

Vendo esse mercado crescendo, alguns sistemistas tradicionais da indústria automobilística mundial entraram na dança com desenvolvimento de plataformas específicas para carros elétricos, como a Magna Steyr, que fechou recentemente com a Fisker.

Chinesa Foxconn revela plataformas elétricas para marcas de carros

Empresas do setor eletrônico, como a Sony, por exemplo, também querem sua parte e até quem produz dispositivos eletrônicos para marcas famosas, como a Apple. Nesse caso, a Foxconn é a responsável pela fabricação do seu iPhone, que vem da China.

A empresa entra no jogo, mas sem querer impor sua marca, seguindo a Magna, por exemplo. Ela apresentou uma plataforma de carro elétrico voltada para marcas de carros ou startups que buscam ter seus produtos plugados.

De acordo com a Foxconn, que também produz dispositivos de multimídia, entre outros, a plataforma pode ser para hatches, SUVs, sedãs, minivans e outras categorias de carroceria, mas tendo entre-eixos variando de 2,75 m a 3,10 m.

Chinesa Foxconn revela plataformas elétricas para marcas de carros

Chamada oficialmente de “EV Open Platform”, a base da Foxconn fora desenvolvida para o “bem comum” e tem baterias de lítio com células de 93, 100 ou 116 kWh.

Pelos números delas, já podemos imaginar que seu foco será em produtos premium e não exatamente em carros mais populares, que normalmente usam células de menor densidade.

Chinesa Foxconn revela plataformas elétricas para marcas de carros

Contudo, o interessante da “EV Open Platform” é a variedade de motores elétricos. Na frente, o propulsor pode dispor de 129, 204 ou 272 cavalos. Atrás, o 204, 272, 326 ou 462 cavalos. Ou seja, os carros elétricos com base Foxconn poderão dispor de 333 até 734 cavalos com tração AWD. Segundo a empresa, a base tem atualização OTA e sistemas Alexa, Android Auto e CarPlay.

[Fonte: Carscoops]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                Quem somos

                O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                Notícias por email