China Mercado Montadoras/Fábricas

Chinesa vende linha de montagem e carros em CKD pela internet

foday-700x316 Chinesa vende linha de montagem e carros em CKD pela internet







Na internet se vende muita coisa, especialmente se for em site de compras chinês. Alguns deles não vendem apenas produtos eletrônicos baratos, mas quase tudo o que se pode imaginar, desde equipamentos para soldagem até uma fábrica inteira, praticamente.

Existem anúncios em sites como Alibaba, Global Sources e Made in China, por exemplo, que vendem quase de tudo, inclusive carros inteiros, geralmente oferecidos a partir de duas unidades dentro de um contêiner até lotes bem grandes.

fabrica-chinesa-700x269 Chinesa vende linha de montagem e carros em CKD pela internet

Mas a importação direta de automóveis através de negociação feita pela internet deixou de ser a única forma de vender veículos chineses em muitos países. Agora, o interessado em criar sua própria marca pode fazê-lo comprando carros em kits CKD e mais, adquirindo também a linha de montagem.

Como o processo de produção em CKD não exige investimento tão grande em comparação com uma planta completa, que inclui linha de pintura, estamparia, entre outros, para muitos empresários de vários países, a importação de carros desmontados é uma solução rápida e barata para acessar o mercado local com produtos nacionalizados.

foday-f22-2-700x510 Chinesa vende linha de montagem e carros em CKD pela internet

A empresa chinesa Chongqing Big Science & Technology não vende apenas os carros desmontados, mas também a linha de montagem, que é mais simples e pode ser montada em galpões já prontos. Com pouco ferramental, a instalação é adequada para baixo volume e exige menos mão de obra e treinamento do que em uma fábrica completa.

A chinesa CBST vende carros associados com a marca Foday, apesar de que em seu site aparecem modelos de outros fabricantes locais, tais como Brilliance e até cópia do MINI Moke inglês. Há também ônibus na lista de produtos que podem ser vendidos em CKD e montados localmente pelo cliente.

foday-landfort-700x525 Chinesa vende linha de montagem e carros em CKD pela internet

No caso de uma picape cabine dupla, por exemplo, a CBST oferece cada unidade com preços de até US$ 17.000 e em quantidades que vão de 10 mensais até 5.000 por trimestre. Um MINI Moke custa até US$ 10.000. Todas as peças e componentes são feitos na China e o cliente recebe regularmente um volume para montagem local.

Já existe empresa com esse processo estabelecida no mercado internacional, como a africana Kantanka, instalada em Gana, por exemplo. Pelo jeito, agora basta ter algum dinheiro e um galpão desocupado para ter uma “fábrica” de automóveis e, o melhor, imprimir nos veículos sua própria marca.

[Fonte: Jalopnik]



  • Rodrigo

    Ah mas aqui no Brasil está cheio de modelos de carros que você compra e termina de montar em casa.
    O famoso carro Lego.

    • Douglas

      O Sonic é assim.
      Já troquei mais de 10 peças em garantia.

      • pedro rt

        entao vc foi um sorteado pq o sonic o unico problema dele e com peças como cabeçote, velas e correia. todo o resto e tranquilo pq compartilha peças com o cobalt e cruze

  • Alvaro Guatura

    Gostei da pickup e do suv das fotos, belos modelos (pelo menos a parte exterior)

    • Cléber_V

      Sem contar que, pelo nome, essa marca está perfeita, totalmente adaptada ao consumidor brasileiro…

      • Pedro Cunha

        Sim, o consumidor brasileiro que já paga rindo quase 70k no (G)Onix actvia, adoraria pagar pra foday! hu3!

  • MMM

    Pelo menos não precisaria vender com a marca Foday.

    • Matthew

      Hahahahaha… essa foi melhor que a Chana.

      • Car Nívorus

        Melhor ainda foi quando um Picasso bateu na Chana. De um lado os curiosos gritavam: GM GM GM e do outro: ford ford ford !!!!

        • Gustavo73

          Kkkkkk

        • Rafael Yashiro

          Cara, só Deus sabe o quanto ri disso.

  • Louis

    Não tem um monte de gente que só critica as montadoras? Que tal vender a própria casa e começar um negócio de montar carros ?

    • Deadlock

      Essa idéia do CKD é interessante, bom para quem tem tempo e pretende gastar menos em um carro. Seria mais interessante se pudesse configurar o carro, com opções de suspensão e motor diferentes. Nos EUA existe uma fábrica de helicópteros que também vende seu produto desmontado e o cliente se encarrega de montá-lo, mas sai pelo preço de um Corvette, se não me engano.

    • leandro

      Quando os carros elétricos se popularizarem não tenha dúvida q vai ter muita gente aderindo a esse CDK. O elétrico tem muito menos peças e manutenção..
      Vai ser igual bicicleta pra montar

    • FrankTesl

      o cartel das montadoras e o governo protecionista iriam destruir iniciativas como essa em segundos com impostos insanos e regulamentos absurods…. ops, já é assim.

  • Yuri Calmon

    Talvez eu compre uma com meu FGTS !!!

  • CanalhaRS

    Pôxa, até que são bonitos esses utilitários das fotos. Já a qualidade, só o papai do céu sabe…

  • Zoran Borut

    Agora o Fanjos já pode montar a tão sonhada fábrica de carros usados para vender aos comentaristas de internet! rsrs

    • Gustavo73

      Pô um carro do Fanjos teria aumentos toda a sexta e véspera de feriados.

      • Rmx

        No anúncio teria a frase ” aumento a consultar” ao invés de preço!
        Sem desconto e muito menos garantia!

  • Mumm Rá

    Se os marketeriros da Hyundai ( além da CAOA ) fossem contratados pela Foday para a criação de um lema ele seria assim : Foday a marca mais FODA do mundo e os carros mais FODAS do mundo

  • Senhora Liberdade

    O governo comunista fez a melhor coisa em “capitalizar” a China, enquanto o resto do mundo esta estagnado por la a novidade floresce

  • Rbs

    A China é um planeta a parte.

  • Nitrous

    Tanto a pick up quanto a SUV são interessantes, na gasolina oferecem um 2.4 da Mitsubishi e no Diesel um 1.9 local. Acho que se colocassem um Cummins na versão Diesel e lancasse com outro nome alem de preço interessante poderia conseguir algumas vendas no Brasil.

  • Redpeak77

    Chinês não pode sentir cheiro de negócios que já vai lá correndo vender…


Send this to friend