China Jaguar Land Rover SUVs

Chinesa Zotye copia Range Rover para fazer mais um clone

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Copiar carros já se tornou uma rotina na China. Marcas locais em busca de chamar atenção do público no mercado interno, fazendo de tudo para ter aquele produto que se pareça com carros de luxo ou de marcas famosas, mas com um preço bem inferior, assim como qualidade, segurança e outras coisas mais.


A Zotye, marca que quer entrar no mercado brasileiro com carros elétricos, fez mais uma e dessa vez copiou nada menos que o Range Rover. A descoberta através de imagens de projeto mostra claramente o mesmo estilo do luxuoso SUV da Land Rover – que já foi copiada no caso envolvendo o Range Rover Evoque e a chinesa Landwind com o X7 – com quase tudo igual.

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Nas imagens projetadas em 3D, o veículo aparece com o nome da Zotye Auto no capô, onde no modelo original está estampado Range Rover. Mas, se apenas fossem essas imagens, tudo bem, mas a realidade é que o carro já existe. Há uma certa confusão em relação a denominação do modelo, pois um Zotye T800 já existe e, da mesma forma que este projeto copiado, também possui elementos estéticos que remetem à Land Rover.


Este último conta com volante em estilo Jaguar, botão de marchas igual ao usado pela JLR e um estilo geral claramente inspirado na Land Rover. Mas, este outro projeto, visto sobre um caminhão plataforma é exatamente igual ao Range Rover. Não há inspiração de estilo, mas um molde praticamente exato do SUV de luxo inglês.

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Fala-se no uso de motores 1.8 Turbo e 2.0 Turbo, mas provavelmente estes serão montados em transversal sobre uma plataforma já usada pela Zotye, podendo ainda ter tração apenas dianteira. Numa imagem do interior, dá para ver que o mesmo volante copiado da Jaguar será usado no SUV, assim como o botão de marchas, que da mesma forma é retrátil.

A Jaguar Land Rover ainda não se manifestou sobre o assunto, mas não deve demorar. Porém, as marcas inglesas terão um pouco mais de trabalho no jurídico dessa vez, pois outra chinesa anda planejando usar o estilo da Jaguar. Nesse caso, a Hanteng já copiou e fabricou um produto com o visual da marca britânica.

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Ou seja, a JLR virou um alvo das marcas chinesas sem expressão. A Zotye, no entanto, é conhecida também por copiar o Porsche Macan, vendido como SR9. Na China, segundo o governo, as marcas que não registram inicialmente suas patentes, não possuem direito sobre as próprias marcas, podendo assim ser copiadas livremente. Só resta fazer pressão dentro e fora do país, como fez a JLR no caso da Landwind, que apenas mudou parte do estilo do X7.

Zotye T800 “Range Rover” e Hangtian “Jaguar” – Galeria de fotos

[Fonte: Car News China]

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  • A China é o GTA Mod´s na vida real rsrsrsrs

    • noticiasehumakaka

      só tem coisas estranhas essas marcas chinesas

  • Dod

    Essas xing-lings me dão nojo.

    • Cosi fan Tutti

      Pq nojo? Pelo menos eles fazem copias, já aqui, nem isso temos a capacidade de fazer.

      • Dod

        Aplaudir essas imundices das marcas chineladas é tarefa para vira-latas.

        • Cosi fan Tutti

          Ah então é melhor aqui ne, que não fábrica nada próprio, nem original nem copia, só vem as multinacionais aqui e montam as porcarias pra 3 mundo. Isso sim é vanguardista, uau!

        • Cosi fan Tutti

          ahaha imundicies? Os kras pelo menos estão investindo mano, melhor que ficar apenas produzindo para as multinacionais carros para o 3º mundo, não acha?

          • noticiasehumakaka

            mano vc não tem moral pra elogiar marca chinesa fica de boa ai kkkk

            • Cosi fan Tutti

              Não sabia que precisava de moral pra elogiar algo, mas que bom que vc me conhece tão bem!!

  • Cosi fan Tutti

    Antes de criticarem, queria ver se alguem não compraria se vendesse aqui estes modelos entre 60 e 100 mil, ainda mais com a motorização proposta, que não é ruim, e em nível de segurança os chineses não estão atrás dos carros brasileiros, aliás, em comparação a 90% dos modelos feitos aqui, estão à frente já.

    • Nicolas_RS

      Copiar qualquer um copia, quero ver ter qualidade e robustez!

      • Cosi fan Tutti

        Serio? Qualquer um fabrica um carro desses ae? Entao pq não temos isso no Brasil? Nem original nem cópia?

        • Nicolas_RS

          Sua comparação é sem pé nem cabeça! No Brasil o buraco é mais embaixo! Governo dificulta TUDO!

          • Cosi fan Tutti

            Isso não existe pq não somos comunistas, a China é e consegue. E outra, se fosse como vc fala, não tínhamos uma Embraer fazendo aviões.

            • Nicolas_RS

              Mano, se informe melhor…Tu passa bem longe dos assunto em relação a politica para falar isso! Mas só para ter uma ideia, demora 6 meses para abrir uma empresa no Brasil, mais de 30% do lucro vai para os impostos! Mais burocracia! contra 8 dias do Chile, o Comunismo da China é para os cidadãos comuns! Que tira privacidade, liberdade de expressão e direitos! Outra coisa, o brasileiro é um comprador burro, não digo isso por ser mal educação, mas pq o brasileiro compra por status, prefere comprar um carro com banco de couro, do que 5 estrelas no NCAP por exemplo!

              • Cosi fan Tutti

                Nada disso q vc fala justifica um pais de 200 milhões de hab não ter uma montadora de carros q seja pra fazer cópias. Pode demora 6 meses, ou ter 70% de imposto, como as multinacionais conseguem então? Como outras empresas conseguiram? Tipo tantas em várias áreas, como a Embraer q citei q ta ae firme e forte.

                • Nicolas_RS

                  A Embraer assim como a maioria das empresas brasileiras surgiu no período militar, um período que era facilmente empregar se comparado aos dias de hoje, hoje existe uma forte concorrência! Estava vendo esses dias atrás que só a VW investiria mais de 10 bilhões de reais! A Embraer é praticamente uma montadora, só fabrica o grosso do avião e softwares, motores, radares, datalink é tudo importado dos EUA, Canada, etc, se a Embraer quiser vender qualquer um dos aviões para algum país, primeira precisara pedir permissão para o governo americano!

                  As montadoras atualmente, já estão consolidadas, recebem do governo grandes “descontos”, como ficar décadas sem pagar impostos! Além de ter com certeza conluio com o governo.

                  • Cosi fan Tutti

                    Vc não respondeu ate agora sobre seu comentario, que qualquer um copia, mas no Brasil não fazemos nem isso, nemo mesmo copia, que dirá originais, e quando faz é uma porcaria muito pior que esses xing-lings, e não vende nada.

                    • Luconces

                      Nesse sentido Brasil é organizado, existe a lei dos Direitos Autorais.

                      No momento que alguém copiar qualquer design de outra empresa, Justiça cai matando em cima.

                      Propriedade Intelectual no Brasil é levada a sério.

                      Não entendo apenas como alguém pode achar uma Cópia algo positivo…

                    • Cosi fan Tutti

                      Blz, nao copiam, mas então kd os originais made in Brasil?

                    • Luconces

                      Os originais Made in Brazil, o nosso (des)governo fez o favor de não manter nenhuma política ou privilégio para as fabricantes brasileiras depois da abertura dos importados décadas atrás.

                      Puma, Bianco, Lobini, Gurgel e outras eram o exemplo da capacidade nacional, hoje poderiam ser referência ou mesmo marcas fortes.

                      Creio que a única que sobreviveu (apesar de ser venvida para a Ford) foi a Troller, apesar de usar componentes de outras empresas.

                    • Cosi fan Tutti

                      Mano, o governo não tem nada com isso, todos estes projetos que vc cita ja nasceram mortos. A Gurgel faliu por falta de projetos que prestassem, frente aos concorrentes estrangeiros, Lobini, aquela porcaria com motor VW do Golf? Puma, Bianco, so servem pra colecionadores, não tem qualidade nem apelo, não ganham mercado. O que falta no Brasil é capacidade tecnica e tecnologica pra fazer carros, pois até mesmo a Rússia e a Índia fazem seus proprios modelos com tecnologia propria ou importada, e tem copias tambem, algo inerente dessa industria.

                    • Luconces

                      Governo não tem nada a ver? Quantos anos você tem?

                      Se o próprio governo não valoriza ou patrocina, faltou com apoio ou algum tipo de proteção para as fábricas brasileiras a ter representantes globais, eu não sei como ele não tem nada a ver com o fim dessas marcas acima.

                      Brasil viveu numa bolha por décadas com as importações fechadas, parou no tempo. Como acontenceu BEM PIOR com Cuba, onde estagnaram de vez.

                      China hoje está onde está pois o Governo de lá OBRIGA montadoras estrangeiras a se juntarem com as marcas nacionais deles para ter troca de tecnologia e aprendizado. Foi assim por décadas, o aprendizado foi enorme pois temos projetos chineses de alto nível.

                      Acreditar que o Governo BR não tem culpa pela falência das nacionais citadas é muita inocência da sua parte.

                      Parque fabril no Brasil não deve em nada para fábricas estrangeiras, vide Mercedes, BMW, Land Rover que são fabricadas no Brasil.

                    • Cosi fan Tutti

                      Mano a China ja tem marcas proprias desde 1948, a mais antiga, FAW, fabrica desde essa epoca e nunca parou de fabricar, mesmo que em pequena escala. Se vc pegar a industria automotiva chinesa, varias marcas são dessa epoca, outras dos anos 80, e a maior parte claro de hoje em dia é apos a abertura, nos anos 90, algumas apos 2000. É totalmente diferente do Brasil que NENHUMA marca vingou, não so por falta de apoio, mas por falta de aptidão mesmo, por não vislumbrar o mercado, não investir no que VENDE. O Brasil tem empresas em outras áreas, e tem ótimos produtos em algumas, não é desculpa. Foi erros mesmo, estratégia, etc..

                    • Luconces

                      China é um país comunista, empurrou carroças por anos da mesma maneira que no Brasil.

                      De novo vou falar aqui, se marcas chinesas vingaram foi pela política da China de haver essa troca de tecnologia.

                      Se no Brasil fosse feito algo parecido era capaz de Gurgel e Puma ainda estarem sendo fabricados.

                      Não ouve APOIO nenhum do governo brasileiro em melhorar o expertise brasileiro em criar veículos próprios.

                    • Cosi fan Tutti

                      Não sei o caso da Puma, mas a Gurgel errou em insistir em algo que não dava certo, exigia proteção de mercado quando o consumidor queria o que tinha la fora, ja tinha acabado a Era Militar e ele insistia na mesma coisa. Ae vieram modelos VW e Fiat e acabaram com a marca. Pegue a história do Gurgel , pesquisa erros dele que vc vai saber pq essa marca desapareceu. Se tem uma marca que sumiu por causa do governo, essa foi a FNM, essa sim, era estatal, poderia hoje estar no nivel de Petrobras e outras, mas o governo vendeu pra Alfa Romeo, na época estatal italiana, e depois quando esta foi vendida à Fiat, ela resolveu fechar a FNM no Brasil. Essa sim, mas as outras, foram erros empresariais, o governo nunca impediu ninguem de fabricar carros ou nada por aqui.

                    • Luconces

                      Nenhuma marca estatal, gerenciada e comandada pelo estado/governo acompanha o desenvolvimento de empresas privadas.

                      Gurgel ainda tinha motores próprios e carros interessantes. Se antigamente o governo tivesse ajudado a empresa como ajuda hoje as montadoras locais abaixando impostos ou não colhendo tributos a história seria outra amigo.

                      Você está debatendo erros do passado e descaso do governo.

                    • Cosi fan Tutti

                      Pelo que ja pesquisei sobre o assunto quando o governo abriu pra Fiat e outras a Gurgel já estava ate bem estabelecida, mas foram sucessivos erros de mercado, com lançamentos errados, na contramão do mercado, que fizeram a marca falir. Ele não percebeu que o mercado estava indo de encontro ao que as marcas novatas estavam oferecendo, indo na contramão. Se o governo tivesse investido nisso, so perderia dinheiro, pois não ia vingar. Agora claro, se o governo tivesse comprado a Gurgel e tirado o dono da direção, e mudado o foco e o rumo da marca, ae pode ser que teria algum futuro. Mas ae seria mais fácil o governo ou alguém criar outra marca.

                    • Luconces

                      Se o governo tivesse comprado a Gurgel, capaz de ter falido antes.

                      Imagina os interesses por trás ao abrirem o mercado para outras marcas…

                      Talvez hoje um exemplo que ilustre é a TAC, que apesar de tentar inovar anda capengando apesar de ser uma empresa mista.

                    • Cosi fan Tutti

                      Não existe um modelo que preste dessa TAC, alias, todas as marcas que são lançadas no Brasil, tirando a Troller, que teve êxito em seu nicho, não vingam pq não fabricam nada real para o mercado, nada que preste ou que realmente atrai o consumidor. Estes dias vi um prototipo que querem lançar um modelo esportivo de 150 mil com motor VW, o carro já nasce natimorto, pq a pessoa vai trocar um VW legitimo pra comprar um modelo de uma marca desconhecida com o mesmo motor?

                    • Cosi fan Tutti

                      Então eu quis dizer se o governo tivesse adquirido a Gurgel com o interesse de ter marca propria, que fizesse frente aos estrangeiros, como os chineses fazem, ae teria de trocar a direção, tirar o Sr. Gurgel, e seus pensamentos ultrapassados, mesmo que ele tinha otimas ideias, adaptou projetos, ele era visionario e ja falava em carro eletrico naquela epoca. Poderiam aproveitar o ferramental e algumas ideias, mas investir em novas, do que estava sendo feito no resto do mundo, ae sim, poderia ter rendido e virado uma marca brasileira, e talvez hoje seria multinacional. So estou citando como poderia ter sido feito, mas não foi..

                    • Cosi fan Tutti

                      Não existe nenhum Mercedes, BMW ou Land Rover fabricados no Brasil, são apenas montados, tudo vem de fora, o ferramental, tudo, é tipo montar Lego, não existe projeto local.

                    • Luconces

                      Independentemente se é CKD ou não, Brasil tem capacidade técnica para fabricar carros.

                    • Cosi fan Tutti

                      E pq não o faz? Só isso que queria entender. Se até avião fazemos, pq nao carros, tratores, barcos, tudo que tem motor?

                    • Luconces

                      Você tem anos de grandes empresas dominando o mercado.

                      O governo não ajuda com abertura de outras marcas ou facilitando a entrada de carros importados, concorrentes diretos de muitos carros montados/fabricados no Brasil.

                      Marcas renomadas ficam longe da burocracia e protocolos brasileiros.

                      Investimento inicial altíssimo, ainda mais pensando em criar algo do zero, com motorização própria e mesmo plataforma própria.

                      Mesmo se conseguir passar por tudo isso, ainda corre o risco do negócio não vingar.

                      Brasil não está preparado hoje para continuar do jeito arcaico que está, imagina para algum empreendedor brasileiro ter que peitar FCA, GM, FORD com um produto que venda no BR e futuramente no mundo.

                    • Cosi fan Tutti

                      “Não entendo apenas como alguém pode achar uma Cópia algo positivo…” Res: Já ouviu falar de um conceito chamado engenharia reversa? Então, primeiro vc copia, aprende a fazer com quem sabe, depois vc fará o seu proprio. A China tem mais de 100 marcas, tem 10 marcas que são mainstream por lá e todas tem portfólio proprio, sem copias hoje em dia. Das outras, apenas algumas poucas copiam, mas ate estas, como a Zotye, já tem projetos proprios. Agora falando sobre copiar, vc sabia que japoneses e coreanos também começaram copiando, inclusive comprando motores de fora?

                    • Luconces

                      Eu entendo e apoio a engenharia reversa, mas aqui você se perde no seu comentário.

                      Uma coisa é engenharia reversa, comprar um produto ou tecnologia e estudar como isso foi feito para então melhorar ou adaptar. Isso eu acho extremamente válido e creio que Japoneses e Coreanos e mesmo os chineses fazem certo nisso. Massificação de tecnologia só tem a beneficiar a todos.

                      Outra coisa é Plágio/Cópia, caso da Zotye. Ela não ganha nada com isso, apenas aumenta a aura de Cópia Barata Chinesa. A empresa não ganha em nada copiando o desenho e identidade visual de outra empresa, não existe benefício nenhum nisso.

                    • Cosi fan Tutti

                      Mano, ganha, na China existe mercado pra isso, vc querendo ou não. É algo inerente daquele país. A empresa ganha sim com economia, pois não precisa investir em time de design e tem um carro chamativo e atraente, o que muitos buscam hoje. Não defendo a Zotye ou outra empresa qualquer que copia, mas isso é inerente da indústria, e por la fazem ate com aval das empresas, pois quando vc entra na China vc é OBRIGADO a trocar tecnologia, liberar patentes, fazer parcerias, mais que normal sairem estas cópias e ninguem la pode falar nada. É algo daquele mercado, e não acho que seja ruim pro consumidor e nem pra industria chinesa, por causa disso eles so vem melhorando ao longo dos anos, já o Brasil… parou no tempo e só vive de projetos de 3º mundo das multinacionais. Da pra saber qual país vai ta melhor daqui uns 20 anos, não é mesmo?

                    • Luconces

                      China hoje está décadas na frente do Brasil. Eu já passei 8 dias em Hong Kong e sei do que estou falando.

                      Repito, nenhuma marca ganha nada COPIANDO identidade visual de outra empresa, no máximo o que vai acontecer é aproximar o chinês que quer ter algum produto similar a um mais caro. O consumidor que compra esse carro não é o mesmo que compra Mercedes, BMW, Jaguar e Tesla lá.

                      Por isso se vendem aqueles kits com logo de Porsche para colocar na cópia. Isso não é bem visto pelo chinês mais entendido.

                      A falta de ação do governo chinês nesse aspecto é o que você comentou, país comunista com várias parceiras forçadas a fim de ter algum retorno intelectual. Eles copiando estão aprendendo também mas denegrindo a imagem da empresa.

                    • Cosi fan Tutti

                      Ja pesquisou os primeiros Hyundai? Toyota? O primeiro Hyundai era um Ford Pinto, inclusive com motor Mitsubishi (que os chineses usam muito). O primeiro Toyota um Chrysler Airflow. Eram cópias. Daqui uns anos a Zotye e outras não vão copiar mais, isso é algo natural da industria, a evolução propria. Como eu queria que o Brasil tivesse alguma marca dessas, mesmo que fizesse cópias (preferiria comprar uma cópia de um Land Rover que um Ecasport ou um Onix Activ pelo mesmo valor).

                    • Luconces

                      O licenciamento é uma saída mais apropriada do que a cópia descarada.

                      Licenciar uma marca ou um produto é a saída ideal para desenvolver uma parceria sem recair sobre o fator plágio. Se pagam Royalties em troca daquele uso específico. E olha que aqui estamos falando de algo que entendo, meu expertise profissional é em licenciamento de marcas.

                      Por mais que possam parecer atratativas, as cópias são um erro. Elas queimam qualquer tentativa da marca se sobressair e trazer um produto original.

                      Por mais feios ou questionáveis que um Onix ou Ecosport sejam, eles tem desenho original.
                      São uma representação visual da Chevrolet e Ford. Você pode tirar o logo que sabe de qual empresa aquele produto pertence.

                      Copiando e Plagiando, isso não acontece e ainda prejudica a imagem da Zotye por exemplo.

                    • Cosi fan Tutti

                      Acabei de olhar aqui, o Hyundai era licenciado mas o Toyota não! A Toyota copiou na cara dura, depois copiou o modelo Ford de produção, e o aperfeiçoou é claro, copiou até alguns Chevrolet. Bom, parece que seu argumento caiu por terra, se a maior montadora do planeta no momento começou copiando, os chineses estão indo no caminho certo!

                    • Luconces

                      Cara, vou perguntar de novo. Quantos anos você tem?

                      Meu argumento não caiu por terra, procura se informar melhor bixo. Qual era a política no Japão quando eles copiaram outras empresas? Quantas vezes fizeram isso? COPIAR uma empresa é uma coisa que aconteceu em todas as empresas, não somente nas japonesas e coreanos. Ford e GM também o fizeram.

                      O ponto é quando parar com a cópia, até que momento vale a pena continuar copiando descaradamente a concorrência? Para os chineses parece um ciclo vergonhoso que é eterno.

                      Se os chineses têm décadas copiando outras empresas e ainda hoje o fazem, tem algo errado não?

                      Ou ao seu ver, eles ainda estão no começo do seu desenvolvimento?

                    • Cosi fan Tutti

                      Mano apenas algumas chinesas fazem cópias, pq lá tem muitas marcas. Se tem mercado pq não. Sabe quando vai parar? Quando o governo chines quiser, e começar a cobrar patentes, direitos autorais etc.. Se pra eles até o momento nao teve problema, é uma questão local. Eu não tenho nada com isso, se estão ganhando, porque não? Pior pra mim são empresas multionacionais que se aproveitam de legislações ruins como a nossa pra oferecer carroças superfaturadas e lucrar muito, matando muita gente com seus carros inseguros (eu ja vi acidentes com alguns, onde a pessoa literalmente, perdeu a cabeça, por falta de itens básico de segurança, o carro no caso era um Prisma). Vc devia criticar isso, e não as cópias chinesas.

                    • Luconces

                      Você está entrando em outro ponto.

                      Estamos falando de Plágio Chinês. Algo que você parece adorar, do que um design original feito no Brasil.

                    • Cosi fan Tutti

                      Sim como disse antes, compraria mil vezes esse modelo da Zotye, ou aquela copia do Macan, ou ate mesmo aquele LandWind X7, copia do Evoque, do que um Ecasport ou o Kicks com motor de enceradeira, um Onix ou Ka ZERO estrelas no crash-test. Olha o interior desse modelo da Zotye, olha a motorização! Em nível de segurança, devem ta no nível dos daqui ou até melhores, se baseiam em projetos globais de marcas top. Imagina um modelo desses aqui entre 50 e 100 mil (costumam custar por ae na China)???

                    • Luconces

                      Você deve ser daqueles que usa iFone ou Nique Xókis.

                      Tá certinho!

                    • Cosi fan Tutti

                      Não, eu uso um celular chinês de uma marca chamada Leeco LeTV, líder mundial em baterias, um celular ótimo por sinal pelo qual paguei 1/3 do que pagaria em qualquer modelo semelhante por aqui, mesmo vindo importado e sendo taxado!

                    • Luconces

                      Como fica a mão de obra nesses casos? A fabricante participa de algum órgão que não usa mão de obra infantil ou considerada escrava?

                      É fácil produzir tendo isso.

                      Recomendo você juntar um dinheiro e ir conhecer como funcionam as coisas por lá.

                    • Cosi fan Tutti

                      Aaha vc esta preocupadíssimo com trabalho escravo, estou vendo, vc já foi em Goiás ou no nordeste nas carvoarias ver como é? O corte de mandioca no norte do Brasil? Estes , se fabricam dessa forma pelo menos fazem algo técnico, o que foi responsável pelo crescimento exponencial da China nos últimos tempos, a renda media dos chineses já ultrapassou a nossa! Brasileiro que finge que preocupa com trabalho escravo kkk então tu não compra Nike, Iphones, tantas multinacionais envolvidas nestes escandalos. Aqui tu não compra nada que envolva madeira, carvão, mandioca, laranja ou cana de açúcar (foram acusados pelos eua na OMC de usar trabalho escravo no plantio destes também). Vc nem pode abastecer teu carro com etanol.

                    • Cosi fan Tutti

                      A Toyota começou copiando e hoje é a maior do mundo, cheque-mate!

                    • Nicolas_RS

                      Não respondi? Mas resumindo, em SC se não me engano, tinha um grupo de “fundo de garagem” que copiava carros de Luxo como a Ferrari, na verdade fazia por cima de carros existentes! Pelo que me lembro o recomendado era Pegout 308, procurei aqui e não achei, mas se achar eu posto aqui.

                    • Cosi fan Tutti

                      Existem as copias de porsches antigos tambem, por aquela marca tal de Chamonix, mas como são antigos me parece que não tem problema de patentes.

              • Lareiro

                Só uma correção. Não se demora 6 meses para abrir uma empresa no Brasil. Isso leva poucos dias ou semanas. Em compensação, para fechar uma empresa, é uma dor de cabeça…

                • Nicolas_RS

                  Errado! Para tirar CNPJ ou MEI é rápido, mas para abrir um negocio mesmo de um “nível” superior é demorado!

    • Lareiro

      Eu sou um vira-lata, eu sou um vira-lata!

      • Nicolas_RS

        O que tem a ver com o assunto? Que discurso de pessoa frouxa, qualquer coisa agora que coloque o Brasil para baixo é “Vira Lata”.

        • Lareiro

          Que direito você acha que tem para vir agredir qualquer um?

      • Cosi fan Tutti

        Não é vira-latismo amigo, apenas eu fico bobo de brasileiros criticarem os chineses, sendo que aqui não se produz nada melhor, nem copia nem original, aqui é tudo de fora.

    • Lareiro

      Vc acha que no Brasil só se fabrica Onix e Mobi? Olha o tanto de carro de categoria superior que se fabrica aqui e veja a qualidade deles. O que peca é no acabamento e itens de conforto, pois em segurança muitos oferecem o que existe no exterior.
      Você pode defender a China e isso é louvável, mas justificar isso menosprezando o que temos aqui, acaba desmerecendo seu próprio argumento.

      • Nicolas_RS

        Ele está falando de uma empresa BRASILEIRA! Sim oferece muitas coisas, mas tem que ter dinheiro, maioria dos carros brasileiros vem só o que a lei determina, como 2 airbas, freio ABS, etc, mas isso não significa ser seguro! Outro exemplo é o POLO que itens como ESP são opcionais! Os 10 carros mais vendidos no Brasil em 2017 carecia e continua na segurança, acabamento, motorização.

      • Cosi fan Tutti

        Não se fabrica, apenas monta. BMW, Jaguar-Land Rover etc.. só trazem ferramental aqui e montam, agora produtos produzidos aqui, só os que vc citou msm.

        • Lareiro

          Não são só os que eu citei não, há vários outros carros mundiais produzidos aqui também, a exemplo de Polo, Civic e Corolla. Outro exemplo é o Kicks, que se não me engano, foi projetado aqui e hoje e acho que será vendido nos EUA também. Ou seja, não somos somente uma linha de montagem com equipamentos importados. O Brasil também tem centros de design e engenharia que há décadas produz coisas novas para o Brasil e para o mundo.
          Agora, se você quis dizer que a China avançou a saltos enormes comparados com o Brasil e hoje não só produz carros de marcas estrangeiras mas também possui várias marcas nacionais produzindo coisas boas por lá… aí eu calo a minha boca pois os caras estão sabendo fazer acontecer. Claro que tem muita coisa estranha, a exemplo desse carro-cópia da matéria, mas pelo menos eles fazem.
          Aqui, o máximo que tivemos deve ter sido a Gurgel e a Troller.

          • Cosi fan Tutti

            Desculpa te decepcionar mas o Kicks com motor de enceradeira não é um projeto da Nissan local. Tanto que ele veio inicialmente apenas importado. A versão para os EUA além de não ir daqui é bem mais equipada que a nossa e claro, custa bem menos, ainda assim não deve vender nada por lá pq eles gostam de motores potentes em carros grandes.

  • Maycon Farias

    Não podemos negar que está bonito. Vai ser um sucesso por lá.

  • Frente de Toyota Land Cruiser, traseira de Lincoln Navigator, interior de Jaguar e laterais de Range Rover Vogue. Que coisa tenebrosa… Nem de graça.

    • Cosi fan Tutti

      Melhor mesmo é um ECA Sport com estepe na traseira por 100 mil? Parabéns kkk

      • Quem falou em EcoSport?

        • Cosi fan Tutti

          Apenas fiz comparação com um dos projetos locais.

          • Luconces

            Ecosporto é um projeto que nasceu no Brasil, foi exportado para Europa e agora nos EUA/Canadá.

            Agora essa cópia Chinesa…

            • Cosi fan Tutti

              Vc esta dizendo que o modelo vendido no Brasil é o MESMO vendido na Europa, Eua e Canada? kkk serio?

              • Luconces

                Não, onde você leu isso no meu comentário?

                Estou falando de projeto. Europa e EUA têm normas e protocolos mais rígidos.

                É só comparar os itens e motorizações dos modelos vendidos lá com os daqui.

                De qualquer maneira, é algo muito positivo para os profissionais brasileiros envolvidos na concepção do projeto do Eco e mesmo do Ka.

                • Cosi fan Tutti

                  Eco e Ka são duas porcarias sobre rodas, Ka ganhou ZERO no crash test mesmo tendo multiplos dispositivos de segurança, Eco tem péssima aerodinamica. São carros pra 3º mundo e em países desenvolvidos são carros de entrada/nicho. Veja as listas do Reino Unido, o EcoSport não faz nem cocegas no Nissan Qashqai, atual lider em Suvs por lá e no top 10 faz um bom tempo.

                  • Luconces

                    E onde entra a Cópia Chinesa na Europa e EUA/Canadá?

                    Segmentação e precificação diferente de produtos não é novidade para nenhum brasileiro. Inocência sua achar que um carro top no Brasil vai ser top fora do Brasil.

                    E daria até para fazer uma regra, qualquer modelo de entrada lá é tratado como premium no Brasil com exceção dos compactos.

                    A própria Nissan que você citou serve de exemplo do que comentei sobre precificação e segmentação, o March/Micra sempre foi um carro bem aceito na Europa e Canadá. Mas patina no Brasil, tendo vários brasileiros com preconceito da marca.

                    São realidades e estratégias de mercado diferente.

                    • Cosi fan Tutti

                      Na Europa em alguns países entram, inclusive tem representação na Itália, estavam enviando umas cópias e começou a dar problema com a Fiat (era cópia de um Panda) e tem aquele cópia do Spark tamém kkk mas no leste da europa os chineses vendem bem e estão estabelecidos. Agora EUA é outra história, mas eles vão entrar lá sim com carros proprios de propulsão elétrica, que já estão sendo desenvolvidos na China especialmente para aquele mercado.

                    • Luconces

                      Eu quero ver quando a Cópia Chinesa entrar de vez nesses mercados.

                      Nesse sentido estamos bem a frente do que a China.

                      No dia que um Americano comprar uma Cópia Chinesa, vai chover canivete.

                    • Cosi fan Tutti

                      Americano não vai comprar cópia chinesa, americano vai comprar original chinês, e elétrico ainda!

                    • Luconces

                      Estou focando na cópia chinesa pois foi o foco e ponto inicial dessa conversa.

                      Americano não vai comprar nunca um:

                      Landwind X7,
                      Zotye SR9,
                      Lifan 320,
                      Shuanghuan SCEO,
                      Geely Beauty Leopard,
                      Shuanghuan Auto Noble,
                      Yogomo S325,
                      Dojo Pioneer,
                      Yogomo 330,
                      Geely Merrie 300,
                      Changan X70A ,
                      Weikerui V7.

                      Apenas o cara que acha que está levando um produto decente quando na verdade está sendo feito de besta.

                    • Cosi fan Tutti

                      Todas as marcas citadas já produzem ótimos produtos proprios. Mas vc não citou as marcas que já estão preparadas pra entrar em solo americano com produtos ORIGINAIS, como a GAC (que esteve algumas vzs no salão de Detroit), a BAIC, a Chang’an, a GWM Haval (líder em Suvs na China e que fez proposta pela Jeep, do grupo FCA), a SAIC, a BYD (líder em veículos elétricos baratos, e ônibos, inclusive vende por aqui, eu mesmo já vi um). Como eu já disse, os chineses começaram copiando mas já tem know-how e vários modelos proprios com estilo e tecnologia feitos por eles, inclusive motores, e já estão preparados pra entrar em vários mercados, apenas estão aguardando pq vendem bem na China e estão em penetração em mercados mais rentáveis com menos concorrência pesada como é Eua e Europa. Mas já já entram, aliás umas 3 marcas chinesas de elétricos apresentaram projetos para os Eua, e apareceu inclusive aqui no NA. Aguarde…

                    • Luconces

                      Você insiste em mudar de assunto. É incrível!

                      Tudo começou pois você mesmo jogou o Eco na parada e saiu o assunto do Eco ser oferecido fora do Brasil. Enquanto as cópias chinesas ficam por lá agradando o consumidor que acha que está ganhando algo andando em um projeto chupinhado de outra marca.

                      Já disse e volto a dizer, existem projetos chineses de alto nível mas não é o foco dessa conversa.

                    • Cosi fan Tutti

                      Não, eu falei da Eco apenas como ex. de projeto local, não citei o fato dele ser vendido fora, pq não faz diferença, primeiro pq nem é o mesmo modelo daqui, é bem melhorado. Eu citei ele e o Ka como projetos ruins da Ford local, mas tem N outros exemplos, apenas comparando com o que os chineses fazem. Entenda, essas copias são apenas um nicho pra atender uma demanda. As próprias marcas que copiam também fazem modelos próprios. E outra, vender no primeiro mundo não é simbolo de que seja bom, alias não quer dizer nada, o VW Fox foi vendido na Europa e foi um fracasso, mesmo sendo de uma marca mainstream como a VW era um porcaria pra eles por ser brasileiro, cheio de defeitos (o próprio Top Gear avaliou). O mesmo com o VW Golf de antiga geração que ia para o Canada daqui pra ser carro de entrada, outro fracasso.

                    • Cosi fan Tutti

                      Vc fala como se os produtos “brasileiros” que entram nesse mercado fossem genuinamente brasileiros, de marcas locais kkk Não são amigo, não compare algo que não existe, são carros feitos no Brasil por empresas multinacionais, e seguem os protocolos destas empresas, e para as pessoas que compram nem sabem que o projeto foi desenvolvido aqui, e quando ficam sabendo, o projeto mica (como foi com o VW Fox na Europa).

                    • Luconces

                      Cara, deixa de ser louco.

                      Eu não falei que são carros legítimos brasileiros, mas a equipe sim. O projeto foi tocado no Brasil, pela equipe brasileira, com mão de obra brasileira. Até um tempo atrás ficou batendo na tecla que o Brasil não tem capacidade para nada. Precisa rever seus conceitos.

                      Meu ponto é e continua o mesmo, quando uma Cópia Chinesa vai ser vendida na Europa ou América do Norte. Nunca.

                      Mas um projeto tocado no Brasil chegou sim na Europa e América do Norte.

                    • Cosi fan Tutti

                      Nesse mesmo molde citado por vc existem vários chineses que são vendidos na Europa e America do Norte. Sabia que a Volvo e chinesa? Entao, a partir de agora seus modelos em sua estão vindo do pais asiático, feito por chineses, que inclusive são DONOS. Copias chinesas realmente não irão chegar lá, pq são exclusivas da China e enfrentariam varios processos, agora o que vc citou os chineses já fazem, tanto nas multinacionais como a Buick que vende modelos chineses nos EUA, quanto nas marcas que eles vem comprando (como a empresa de taxi londrino, que também é da China ha um tempo já e 100% eletrica.). Esse tipo de coisa não é exclusivo do Brasil. Alias aqui no NA mesmo já publicaram que o novo Focus vira da China agora, ou seja, virou projeto global da marca.

                    • Cosi fan Tutti

                      Em nenhum momento eu disse que cópias precisariam entrar em países desenvolvidos pra ser legitimados, isso é com vc. Eu apenas disse que os brasileiros criticam sem razão, por não fabricar nada, e mesmo os modelos citados por vc não são brasileiros genuínos, e sim modelos feitos pelas multinacionais em solo brasileiro, e vc nem sabe se a
                      engenharia aplicada é toda brasileira, já que tudo vem de fora, e inclusive vários funcionários que trabalham nestas marcas, isso quando não fazem aqui e mandam pra fora pra ser aperfeiçoado.

                    • Luconces

                      Ahan, tá certinho. As cópias chinesas são o suprassumo de um projeto automotivo realmente bem feito.

                      Nada como andar em um carro copiado tentando se passar por algo que nunca será.

                      Plágio e cópia é a saída!

                      Por mais modelos copiados descaradamente em solo brasileiro e estrangeiro!

                    • Cosi fan Tutti

                      Mano, quando eu disse isso? Primeiro que nenhuma copia fica totalmente igual ao original. Muita gente pontuou mesmo que esse ae ta mais uma mistura de Toyota Land Cruiser com Land Rover. Nem o Macan deles ficou igual. A copia do Evoque da Landwind tem várias diferenças. Entao são inspiracoes, não cópias. Eu apenas comentei do fato destes modelos tem bom visual e essa aparência premium, interior bom, motorizacao condizente e custa la 1/3 dos “originais”, projetos mais caros vamos dizer assim. Eu compraria, mas é opinião minha vc não precisa aceitar. Vai comprar Onix que é uma cópia descarada do Gol e para de reclamar de clone chinês.

    • Lareiro

      Isso que eu achei. O design frontal está mais para Land Cruiser do que Land Rover.

  • Erivelton Freitas

    Eu processava!

    • Cosi fan Tutti

      Processa e perde a concessão e os acordos na China. Adianta? Não.

  • Lareiro

    Sinceramente, não acho que adianta processar ou reclamar muito. Um Land Rover ou a origem da cópia custa muito mais do que essas cópias, logo, só os ricos podem pagar, e rico não compraria essas cópias fajutas nunca.

    • Cosi fan Tutti

      Eu duvido muito se venderia pouco se fosse lançado aqui abaixo de 80 mil nessa configuração mostrada.

      • Lareiro

        Concordo, mas quis dizer que, para quem pode pagar ou almeja um Land Rover, ver carros-cópia nas ruas não diminuiria a imagem de status e privilégio de uma LR.

  • Mauro Banqueiro

    Acertar isso num poste para ver o que acontece….

  • Louis

    Isso queima a imagem da marca, pelo menos pra mim. Desenho parecido é uma coisa, cópia descarada é outra coisa, ridículo. Eu teria vergonha de andar em uma cópia dessas…

    • Cosi fan Tutti

      Vergonha tu tens de ter de nao ter grana nem pra comprar um desses ae kkk mas se viesse na faixa dos 60 a 80 mil, venderia igual água aqui, como deve vender bem la pelo preço, e o powertrain não é ruim, ninguem liga se é cópia!

      • Louis

        Prefiro andar com um carro básico popular, do que em uma cópia pirata.

        • Cosi fan Tutti

          Uau, parabens! Assim que se mantem nosso mercado como está, já os chineses vem evoluindo de copias para carros originais, assim como foram os coreanos, japoneses, etc.. Muito inteligente sua percepção, por isso o Brasil JAMAIS vai sair do limbo que está, pois a população aceita e pensa pequeno, e gosta das porcarias que tem aqui!

          • Louis

            Porcaria é cópia descarada de qualidade duvidosa, patentes deveriam ser respeitadas. Se você gosta de porcaria falsificada, vai lá no camelódromo comprar uns Nike, Tommy, Rolex, tudo de altíssima qualidade KKKKKK Qualidade galantida.

            • Cosi fan Tutti

              Mano, os chineses aprenderam e já fazem coisas muito melhores, tem muito produto chines ae dando banho em produtos ocidentais, e os chineses ajudam a baratear os custos também. Vc tem um esteriótipo da China tipico de brasileiro que nao entende nada e não se atualiza, bom, pra eles isso é ótimo, o Brasil não ser como a Índia que é um grande concorrente pra China em termos tecnológicos. Brasil e Rússia ficam na lanterninha, quer dizer,a Rússia ainda investe pesado em tecnologia militar..

              • Louis

                Pelo contrário, admiro os produtos chineses de qualidade, tanto é que a foto do meu avatar é do Chery eQ1, e tenho um celular chinês de qualidade marca Xiomi. O que não concordo é com falsificação de desenho, se uma marca não respeita patente vai respeitar seu consumidor ?

                • Cosi fan Tutti

                  Na China não existe lei de patentes e toda marca que entra lá ACEITA entregar seus projetos , know-how e esses plágios. Pq brasileiro não entende isso? Os chineses não se importam, eles não se adequam aos estrangeiros como aqui, os de fora que tem de se adequar a eles, senão estao fora. Quem não quer perder o gigante mercado asiático fica e aceita e faz inclusive parcerias.

  • Adriano Cardoso

    Chinês joga muito Gta por isso eles copiam tanto os carros famosos

  • Johne Edder

    Ok, isso é palhaçada. Hora da Land Rover criar colhões e destruir essa empresa.

    • Cosi fan Tutti

      NA China a única coisa que acontece se a Land Rover tentar algo é eles darem tchau e bon voyage, não precisamos de vc!

  • Unknown

    Caramba! Virou monopólio a discussão de dois leitores nesta matéria? Nem contei, mas a primeira página inteira só tem comentários do italiano e do gaúcho! rsrs

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