Chiron a 417 km/h: Alemanha decide não multar tcheco

bugatti chiron 1

Lembra de Radim Passer? Ele é um bilionário tcheco que tem apenas quatro carros, mas todos de alto luxo e performance. Contudo, o queridinho dele é o Bugatti Chiron.


Passer seria mais um dos super ricos a ter um Chiron e talvez poucos acabariam ligando para isso, mas ao chegar a 417 km/h numa Autobahn, o tcheco abalou as estruturas germânicas.

Com passos bem dados e conhecendo a lei alemã, Passer acelerou seu Bugatti Chiron num trecho da A2 sem limite de velocidade. Antes, ele havia chegado a 414 km/h.

Amplamente documento em vídeo a bordo e também por câmeras posicionadas por ele ao longo da estrada, Passer logrou 417 km/h com o bólido da Alsácia sem nenhum problema.

Por registrar o feito, que rapidamente gerou 11 milhões de visualizações no YouTube, Passer foi citado por autoridades alemãs por dirigir em velocidade muito elevada na via pública do país.

bugatti chiron 2

O ato de Passer foi condenado como inconsequente, dada a brutal diferença entre o Chiron e outros carros na mesma via, que no vídeo estava bem vazia, por sinal.

Ainda assim, existiam alguns carros na pista, mas Passer e seu Chiron não encontraram obstáculos para alcançar a marca e até o carro ficou por um bom tempo em altíssima velocidade.

A questão é que legalmente o trecho não tem limite e em tese, pode-se alcançar a velocidade que for possível ali, sem restrições legais.

Foi isso o que entendeu no final as autoridades ao decidirem não multar Passer por dirigir de tal forma na A2.

O “dirigir” é porque o Bugatti Chiron permite tal coisa, uma vez que foi projetado para alcançar essa velocidade como um carro comum e não um bólido de competição.

bugatti chiron 3

Desde que foram construídas nos anos 30, a rede conhecida como Autobahn tem trechos sem limite de velocidades e registros de velocidades bem elevadas sempre foram feitos e muitos registrados em vídeo.

Como na Alemanha a regra é clara e não se observou uma direção perigosa, com atitudes de Passer que colocassem ele e outros condutores em risco, caso de um tráfego intenso ou ultrapassagens perigosas, autoridades cumpriram a lei.

Na decisão, foi observado ainda que Passer tomou todas as precauções necessárias, inclusive monitorando o tráfego à frente.

Sendo assim, esse Chiron está livre de autuação e a Autobahn continua sendo o nirvana da alta velocidade.

[Fonte: Auto Plus]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.