Citroen Fiat Hatches

Citroën C3 1.4 x Fiat Punto 1.4: Quem ganha?

citroen-c3-1.4-x-fiat-punto-1.4-quem-ganha Citroën C3 1.4 x Fiat Punto 1.4: Quem ganha?







A Citröen aposta no custo x benefício do C3 para aumentar suas vendas, pelo outro lado a Fiat não se esforça tanto para fazer do Punto um carro bem vendido.(Foto acima ilustrativa).

citroen-c3-1.4-x-fiat-punto-1.4-quem-ganha-1 Citroën C3 1.4 x Fiat Punto 1.4: Quem ganha?

De acordo com a Fenabrave, o Punto vendeu 32.597 unidades de Janeiro à Setembro. Já o C3 vendeu 27.404 no mesmo período. Sendo que a diferença de preços entre eles é de R$42.490 para o C3 1.4 GLX e R$44.280 para o Punto 1.4 ELX.

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Os dois carros são bem diferentes visualmente, sendo que o C3 tem apelo mais para um pequeno carro de luxo, enquanto o Punto foca na esportividade de suas linhas.

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Essas duas versões tem motores 1.4 litros com 8 válvulas. O Citröen tem 80/82cv(gasolina/álcool) contra 85/86cv do Fiat, respectivamente. Em torque, o francês ganha por pouco, com 12,6kgfm contra 12,4/12,5kgfm(gasolina/álcool).

Andando, o C3 é mais suave, enquanto o Punto precisa de mais aceleração para mover-se. Ou seja, um mais traquilo e outro mais bravo no modo de dirigir.

No interior, ambos proporcionam bom espaço e conforto. O C3 tem um teto mais alto e passa a sensação de maior espaço que o Punto. O painel do C3 é digital. Bonito e chamativo, apresenta bem seus números.

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Já o do Punto é analógico. O Punto parece bem mais refinado no acabamento, ao contrário do C3 que passa mais essa impressão de fora, mas por dentro apresenta plásticos que parecem de baixo custo. Até a Citröen entrou nessa.

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Em termos de itens de conforto e segurança, o Citröen parte na frente por já possuir vários itens de série, tendo apenas duplo airbag, sensor de estacionamento, rodas aro 15 de alumínio ou aço e rádio com CD e comando no volante.

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Já o Fiat tem menos itens e uma longa lista de opcionais. O preço dele pode passar facilmente dos 50 mil reais, enquanto o C3 chega aos 47 mil reais.

Seja qual for a escolha entre C3 e Punto, o comprador não irá se arrepender, pois cada um tem seu apelo individual. Boa compra para quem desejar um dos modelos!

Fonte: iCarros.



  • Polara

    “Andando, o C3 é mais suave, enquanto o Punto precisa de mais aceleração para mover-se. Ou seja, um mais traquilo e outro mais bravo no modo de dirigir” acho que o correto seria, pra andar a mesma coisa tem que esgoelar mais o punto porque pesa mais

  • luiz_2008

    O Punto é caro e tem poucos itens “importantes” de série
    Mas o C3 é feio e sem sal. Mesmo com preço menor e um suposto bom custoxbenefício, ele não consegue desbancar o Punto

  • Giovanni

    O Punto é mais pesado, mas também mais seguro. Dos hatchs compactos à venda no Brasil, é o mais “reforçado” mesmo na versão básica, mas ainda oferece como opcionais até 6 air-bags (que outro hatch nessa categoria tem isso?). O problema é que mesmo sendo um ótimo carro, a Fiat não se esforça pra vendê-lo (colocando um motor 1.4 16v no básico por exemplo), por já estar dentro das expectativas. Quando as vendas começarem a cair, aí podem apostar que vem motor de 100 cv ou mais pro básico, motor 1.9 16v pro top de linha, etc. Infelizmente é assim que as coisas funcionam no Brasil, por isso eu não compraria um Punto hoje, mas creio que dentro de algum tempo (quando os novos motores chegarem e a concorrência apertar) ele vá se tornar uma bela opção (a exemplo do que ocorreu com o Corsa, que levou anos pra ganhar bom custo x benefício).

  • DarK_FlooD

    Ah, escolheria nenhum.. C3 porque acho feio, e Punto porque não confio na ‘FIET’ :assob:

  • gewucheng

    Bom hatch premium,eu ficaria com o POLO HATCH sem pensar muito.
    Até o novo GOL 1.6 .Fox é feio demais.

  • Luigi

    Eu uma vez quase comprei um C3, fiz até teste drive e tudo.

    Mas o espaço do banco traseiro achei ridículo, até fiquei com a impressão de erro de projeto.

  • elvisol

    Que isso cara, O POLO HATCH te entrega 10x mais prazer ao dirigir que estes dois. Façam um teste no C3 no Punto e no Polo e ai sim vcs tiraram suas próprias conclusões. Além de bem acabado e Lindo é um CARRÃO…

  • rlaranjo

    C3 foi eleito o carro preferido dos viados. É carro de mulher.

  • fr_amaral

    Ia de punto…

  • O polo não serve de comparação, é uma categoria abaixo.

  • amx

    [Comentario #106314 sera citado aqui]

    Não, não, não… :nanao: São todos compactos premium!

  • Robinho

    Quem é melhor tecnicamente eu não sei, e não posso opniar, mas só sei de uma coisa o Punto é muito feio, a frente parece aqueles caminhãos FNM antigos…acho ridicula…

  • xande1998

    [Comentario #106314 sera citado aqui]

    categoria abaixo??.. :bate: :bate:

  • rdish

    Acho que o Polo é ‘menos carro’ que os dois ai. Apenas acho.

  • O fato dele ser mais caro para mim não faz o carro subir de categoria.
    Se voces acham que o Polo é premium por causa do preço, a Fiat poderia mudar o Palio de categoria apenas subindo seu preço. O Polo é inferior ao Punto, não só em acabamento mas em tamanho

  • Angel

    O Punto tem o mesmo entre-eixos do Golf (251 cm), no comprimento o Golf é menos que um palmo maior que punto(420 X 403 cm), já o C3 é do mesmo comprimento do palio exatos (385 cm). O Punto é um carro bem maior, praticamento um medio.

  • Angel

    Esqueci de falar do Polo: entre-eixos 246 cm e compriemnto 391 cm.

  • alfredo_araujo

    [Comentario #106320 sera citado aqui]

    O Polo “aparenta” ser menos carro!! Pq C3 e Punto tem linhas mais modernas… porém entre em um e dirija.. ai vc verá q se trata de um carro infinitamente superior…
    Por 44 mil reais vc leva um Polo 1.6 com trio elétrico e AC…

    Sobre o C3, ja foi dito aki… é um carro do segmento de Gol, Palio, 206 e Corsa, só q a Citroen da status e preço de compacto premium a um compacto q deveria ser popular!!

  • alfredo_araujo

    [Comentario #106321 sera citado aqui]

    Nossa!!!

    Meu amigo, vc conseguil falar 3 besteiras em uma so frase!!!!

    O Polo é maior q o Punto… equipado fica mais barato, alem de ter motor 1.6… e o acabamento dele é infinitamente melhor q o do Punto!!

    Ja fiz teste drive nos 2 e tenho a cotação deles com trio eletrico e AC… o Polo 1.6 ficou 200 reais mais barato q o Punto 1.4

  • MKQF

    Concordo sobre o 1.4 não andar bem..
    Pelo peso e tal.. vc nao consegue dar aquela “Acelerada”..
    Só que quem compra um carro desses.. quer economia.. mas pelo desenho do carro.. somada a pegada do volante.. .vai querer acelera-lo.. ai quebra a bicicleta..

    Hoje eu tenho um Punto Sporting.. Acho que ele anda bem…

    A proposito.. Ao Moderador do Blog(Acho que chama-se EBER) porque não faz um comparativo entre os PSEUDO Esportivos? (Vectra GT, Punto Sporting, Golf GT, Polo Sportline)..

    Bem… o 1.8 anda bem mais..

    Acho que o C3 tem uns itens legais.. como a direção eletrica..
    Mas acho o design muito feio.. parece carro de mulher.. (Desculpa ai quem tenha um)..

  • luciano cwb

    Polo C 3.92m A 1.46m L 1.65m
    Palio C 3.84m A 1.43m L 1.64m
    Punto C 4.03m A 1.55m L 1.67m

    Portanto o Polo está mais para Palio que para Punto. Se o Palio custasse mais caro poderia ser concorrente direto do Polo

  • lucianorj

    [Comentario #106325 sera citado aqui]
    Tenho que concordar com o meu xará… o punto, o c3 e o Polo só são vendidos como “premium” pq as montadoras conseguiram convencer os consumidores sobre a existência desta nova categoria. Objetivamente (seja, por motorização, ou espaço interno)não há razão para que o punto não custasse a mesma coisa que um palio “novo” ou que o fox custasse o mesmo que um novo gol (aliás neste caso os modelos não apenas usam a mesma plataforma, como a própria volks destaca que o modelo mais barato utiliza processo mais moderno em sua montagem). Alguém pode querer comparar o acabamento interno, mas isto é uma opção da montadora, bastando um “depenamento” nos chamados “premium” ( que no caso do C3 e do punto seria um tanto difícil). Na comparação entre os três, bem o polo é de se desconfiar, pq um hacth feito pela volks consegue ser o menos vendido da categoria? é pra desconfiar… o punto que já foi um sucesso de vendas não resistiu e agora já vende menos que o C3, e parece que está começando a encalhar nas concessionárias. Resta o C3, bom a citroen é conhecida mundialmente pela falta de confiabilidade de seus carros, mas neste caso o custo benefício cfala mais alto e eu levaria este último. (ano passado vi C3 1.6 com abs por 41900,00! aí fica difícil me convencer a pagar mais pra ter menos!)

  • Anderson Puff

    C3, Punto e Polo são todos compactos premium, portanto estão na mesma categoria, acho que também devem ser inclussos como competidores outros compactos só que em versões mais tops já que tem o mesmo preço como CrossFox, Fox Extreme, Fiesta TOP, Sandero TOP, Peugeot 207 TOP. Embora nenhum destes tenham um design comparavel….

    Hoje eu ficaria com o PUNTO, embora goste muito do C3, já o Polo seria a ultima opção pois aquele interior de plastico da volks não rola

  • huahuahua

    [Comentario #106321 sera citado aqui]

    Mesmo o Punto sendo maior, o espaço interno é o mesmo e a mala é um pouco maior… num acredito que tô respondendo para um infeliz desses… venda o seu Uno 94 e pare de avaliar carros pelos valores de revistas…

    [Comentario #106327 sera citado aqui]

    outro motorista de Uno…

    Sério, eu não entendo… antes do Punto chegar, as revistas consideravam o Polo o melhor compacto nacional, pela qualidade do interior e da construção, e achavam o C3 um carro carinho, bem acabado, mas que perdia para o Polo na direção e no espaço interno, que aparenta ser menor… Depois da chegada do Punto começaram as reclamações: ah… o Polo é caro… ah… o Polo é feio… ah… o interior do Polo é RIDÍCULO… ah.. Palio concorre com Polo…

    Esse povo é panaca demais de acreditar em impressões de revistas sem ao menos ter entrado num dos carros desses…

    Criança, entre num Polo e veja a qualidade do interior… esse carro não compete com Palio :hauhau:

  • huahuahua

    tá, vocês estão achando que os 3 mil compradores de Polos a cada mês estão comprando ele porque desconhecem a coisa maravilhosa chamada de Punto e o C3 super completão?

  • macarrone

    Bom, falando em carro com bastante kilometragem, posso dizer que o meu Palio ELX 1.3 flex 2005 tá com 170 mil km com jeitinho de zero…o carro é bem resistente. Tenho um Punto Sporting com 21 mil, peguei em fevereiro, e por enquanto tá normal…. :drinkk:

  • MKQF

    Engraçado.. mas na revista que tenho aki..

    O Punto ta vendendo mais que o C3 e o Polo..

    Vamos nos ater a fatos..

    Eu acho o Polo Bonito.. o que mata nele é o preço .. a VOLKS cobra até pelo Estepe..ahuhuahua

    Ele completo fica muito caro..

  • alessandro_170

    Acho o punto muito bonito…

    Já já o Polo, é bom, sei disso, pois andei em um mais antigo e era muito bom. É uma pena que é feio demais…

    O C3 nem se fala. Kra, é feio de doer… parece ser muito delicado…

    Compraria um Punto mas somente se fosse com motor 1.8

    Desses ai, não compraria nem 1, em pleno juízo. Ou compraria Polo 1,6 sem sal mesmo, mas bom, ou então compraria um Punto HLX 1.8.

    :tong:

  • speedboy

    [Comentario #106437 sera citado aqui]

    tambem concordo com esta afirmação.

    Prefiro muito mais morar na minha nação com dignidade do que ir ser Garçon ou estivador para poder comprar coisas surpefluas lá fora.

    Meu pai sempre morou no Brasil e minha mãe tambem.

    Hoje moramos em um bairro legal, temos carros legais em casa sem ninguem aqui precisar carregar peso, apenas estudando.

    Todo brasileiro deveria ser assim, e não se conformar em ir fazer serviços que os gringos não querem mais fazer por lá….

  • vagner

    [Comentario #106333 sera citado aqui]

    PUNTO 3404 3276 4072 4244 3819 3610 4096 3355 3132
    C3 2878 1855 2766 3470 3240 3359 3846 3053 3437
    POLO 1838 1906 1717 1692 1937 1922 1780 1229 1455
    onde o polo vende 3 mil????
    vamos se informar primeiro,naum acredite em todo que sites e revistas escreve, eles podem ganhar alguma coisa com estas informações erradas……

  • Thiago07

    [Comentario #106326 sera citado aqui]

    Só uma duvida MKQF num outro comentario sobre a nova Ford Ranger você falou:“Por isso que eu com meus 13 anos estudo mt pra poder comprar carro bons, msm que caros, é o que pretendo”
    Agora já ta falando que tem um punto sporting
    :assob:

  • D.Lobo

    É engraçado ver essa galera dizer que o interior do Polo é todo de plástico, o Punto tem o painel revestido em couro é?? e ele tem pelo menos os encaixes milimétricos do Polo??e ainda mais o espaço dele é tão mais generoso assim que o do Polo??Se querem criticar o Polo, critiquem o preço que realmente poderia ser melhor(o do Punto também não é lá essas coisas)e talvez o design(mas isso é questão de gosto)agora falar que ele tá mais pra palio foi forçado, coisa de gente sem noção que não entende nada de carro e entra no blog só pra falar merda

  • gabrielhpantoja

    [Comentario #106353 sera citado aqui]

    Pois é… ser fieteiro é ser lunático… comprar Linea ao invés de Vectra, Palio ao invés de Polo … parece coisa de Reversal Russa: “Na União Soviética, VOCÊ engana a Fiat!”

  • D.Lobo

    [Comentario #106350 sera citado aqui]
    Kra ainda bem que vc comentou pois eu pensei a mesma coisa só que não tinha certeza, o kra acaba de dizer em um comentário de uma matéria recente que tem 13 anos e agora tem a coragem de, um ou dois dias depois, dizer que já tem um Punto :hauhau: :hauhau:
    Tem cada um que aparece por aqui :bate: :bate: :bate:

  • macarrone

    Dois carros muito bons….modernos e design bacana!…tem gente que prefere o gol, claro!!! :craz:….eu prefiro o Punto!!! Dá-lhe FIAT!!!!!!! :banana:

  • Angel

    O punto vende uma media de 3.800 carros mensais, o C3 de 3.000 mensais e o polo hath media de 1.400 mensais.

  • dusponda

    Conheço muito bem o Punto com 1.4 e C3 com 1.4 também, ambos modelos 2008. Já andei 3000 km direto com ambos.

    Posso dizer que no conjunto cambio/motor quem ganha é o C3. O câmbio do C3 é muito mais agradável.

    Quanto a acabamento eles ficam empatados, ambos tem alguns pontos fracos bem chatos. O C3 tem algumas peças meio moles e parece que vão se soltar a qualquer momento. Abaixo do painel tem uma parte que não é revestida, e quando o passageiro entra no carro, lembra carros antigos com a estrutura exposta. O Punto possui muita rebarba no acabamento e não possui encaixe preciso em alguns lugares, assim como entre a lataria e revestimento da porta.

    Palio e agora descobri que Punto, possuem um problema ridículo no encaixe do banco traseiro. Com 2500 km ambos começam a fazer barulho. E é um barulho irritante “um grilo maluco” que em qualquer buraquinho faz barulho. Pior no Punto que é um carro de uma categoria superior, muito mais caro e com o mesmo dispositivo que dá problema há anos!

    Porta-malas do C3 é mais fundo e realmente muito melhor!

    Custo x beneficio? C3 ganha disparado, pois pesquisei bastante e vc consegue C3 com air bag pelo mesmo preço de um Punto “bateu morreu” e ainda sem regulagem elétrica do retrovisor.

    Eu prefiro o Punto por paixão mesmo. Mas fico super chateado ao ver o carinho e cuidado que existe na Europa e o descaso que é aqui no Brasil. Um carro muito inferior em acabamento. O que a FIAT está fazendo pelo Linea aqui é padrão na Europa e qualquer Punto lá tem tal cuidado.

    Sobre o Polo, realmente ele faz parte da disputa. Infelizmente ele sai muito mais caro com air bag + trio elétrico, porém é um carro que a VW tem um cuidado especial desde a solda do carro até o encaixe das peças. Sim, tem muito plastico, mas atente para como as peças são muito bem montadas e o conjunto motor 1.6/câmbio é ótimo!!!

  • jnr_ferrari

    :batman: Fala sério, :tong: Não curto esses comparativos de apenas 2 carros de uma categoria que abrange muitos outros modelos que são expressivamente competitivos. mas a minha opinião é que o Punto certemante leva a melhor, é um carro atual, moderno, cheio de tecnologia, apesar do seu design não ser um atrativo para mim, ele é mais bonitinho que o C3, aparenta ser mais espaçoso…
    Creio que o C3 não é páreo para o Punto (por enquanto)… o C3 precisa ser remodelado para poder competir de igual para igual… !! :lips: :lips:

  • Giovanni

    O Polo tá bem mais pra Palio do que pra Punto… O Polo com poucas semanas de uso já está batendo tudo dentro, uma escola de samba. Também é menor, tem piores bancos e painel feinho, feinho. Externamente tem aparência de carro velho, anos 90. Só fanboy da Volks pra comprar um Polo hoje em dia :down:

  • dusponda

    [Comentario #106386 sera citado aqui]

    Você tem um Polo!? Conheço 3 pessoas próximas e possuem Polos novos e nunca ouvi tal reclamação.

    Polo para Palio? Bom. Então espero que você não tenha um Polo!

  • peterson

    fui iludido agora é tarde = fiat punto capincho esse carinho é um palio alongado está um nivel abaixo do polo :zzz: :zzz:

  • elvisol

    [Comentario #106386 sera citado aqui]

    Se o Gol já estupraa o Palio, eu nem vou falar do Polo pois ele disputa com o Punto e segunda várias revistas ganha os comparativos. Anda quase tanto que o 1.8 da Fiat bebendo menos que o 1.4.

    Preceisa falar mais alguma coisa. Fora o velocimetro em azul que humilha os laranjadinhos da Fiat. Se o Polo não vende mais que o Punto.

    Quem compra Polo tem a opção do Sedan e do Hatch. Muitos compradores deixam de levar o Hatch e pagar 2k a mais e levar o Sedan. Junte as vendas dos 2 e verá qual é o Lugar do Punto… :rayban: :rayban:

  • gabriel.audi

    [Comentario #106322 sera citado aqui]

    ''Quase'' um medio???? :nanao: e so o tamanho pq o polo alem de ser menor (como dizem) tem o acabamento ''quase'' de um medio

  • Filipe Augustus

    [Comentario #106321 sera citado aqui]

    Oq acontece é que o Punto é um projeto um pouco mais moderno,por isso seja um pouco maior!!!Mais Punto,POLO e C3 é tudo a msm categoria!!!!
    Pois se o Punto fosse médio,não teria que existir o STILO,POLO/Golf e C3/C4!!!

    [Comentario #106322 sera citado aqui]

    (praticamente + não é)
    Espere a próxima geração do POLO que tbm vai crescer e ser QUASE Golf!!!!
    E o Bravo e o Golf 6 vem aí maiores e mais caros,aí esses dois Punto e POLO vão ter o seus papeis mais claros na cabeça do consumidor!!!!!

  • speedboy

    Caros amigos,

    estamos discutindo mais ou menos este assunto no forum do Corsa clube.

    Quem quiser dar uma lida por lá… http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=43690

    Olha, para mim não existe esta de compacto premium.

    O custo de fabricação de certas peças para a fabrica é igual em alguns modelos.

    Alguem me diga que o forro de porta do C3 custa mais do que o do Palio, ou Corsa… O C3 tem painel digital… sabiam que é mais barato ser digital do que ter um velocimetro analógico ? Por isto o celta tinha marcador de combustivel digital. Era mais barato. O Polo parece ser bem acabado quando zero.

    Alguem ai tem um com mais de 50000 km ? Pois é amigos. aquele carrinho bonito e bem acabado se transforma em uma escola de samba que só quem já teve um pode dizer. É um carro tosco depois de velho. Para mim bom acabamento é o carro continuar montado depois de alguns mil km rodados.

    Quem tem um corsa C sabe o que qualidade de construção. O carro pode ter uma aparencia que leva a crer na falta de requinte. Mas depois de 50000 km rodados, me diga quem é superior ? Ele continuará como novo, como zero km, mesmo que o dono o maltrate pra caramba. Assim como o Classic resiste muito mais do que um Gol GIV e Um celta muito mais do que um Uno. Isso para mim é qualidade de construção.

    Quero ver com vão estar os Puntos daqui ha 2 anos. Vão estar como todos os fiats….com os bancos afundados e cheio de mal contatos.

    o C3 nem se fala.

    Carro frances só zero… depois nem a concessionária quer comprar de volta por um preço justo pois é problema na certa.

    O problema todo esta na educação das pessoas.

    A fabrica lança um carro e fala ” MEU CARRO È COMPACTO PREMIUM” e ai o cara compra achando que é melhor do que o viznho que tem um compacto normal.

    Por isso que o Polo tem aquele desempenho Pifio de vendas… quem teve um adora, mas pelo preço dele compraria um carro médio de verdade não um carrinho pequeno.

    A GM depois que reposicionou o corsa tem vendido muito mais. Querer fazer um carro ser o que não complica as coisas.

    Estou esperando os resultados de venda do Linea.

    Ontem fomos a uma loja Fiat ver um… Um “basico” 1.9 com kit essence custa 64990.

    Depois passamos na frente da Honda. Os caras tinham 100 Civics em estoque com uma placa grandona lá em cima dizendo… “NEW CIVIC 67150”

    Quem vai comprar um Punto sedan com um entre eixos grande ai inves de comprar um civic?

  • JDFortuna

    Quase a comparação que eu queria. Achava melhor testassem HLX vs Exclusive 16v.

  • hugoalves.rj

    [Comentario #106350 sera citado aqui]

    Quem falou que tem 13 anos foi o Fla95. O MKQF apenas citou o comentário do Fla95. É só observarem o comentário 22 e o 29

  • JDFortuna

    Compacto Premium são os veículos “requintados” que ficam entre pequenos (city cars) e os médios (small family cars) Sendo nossos pequenos nada “mini” como vendem lá fora. Ainda bem.
    Então, Polo Comfortline, Punto HLX, 207 XS e C3 Exclusive. Outras versões que não levam os equipamentos estes carregam, “carros não-médios equipados”, são cotados como pequenos premium.

    Não precisa levar nada a ferro e fogo. Só são premium pq são pequenos com equipamentos de carro “maior”. :blink:

  • speedboy

    [Comentario #106424 sera citado aqui]

    Seu Palio veio premiado porque temos aqui em casa um 2007 fire Celebration. Fez agora 40000. Ele ja quebrou a embreagem, já quebrou o alternador. O Volante começou a descascar. Ja teve que fazer chaparia quando ele fez a revisão de carroceria no inicio do ano. Fora que o carro bate tudo por dentro. Os pneus duraram 30000 km

    Temos tambem um Corsa 2005 com 47000 rodados. Parece um carro novo. Não bate, não treme, não tem peças soltas e nem tem pontos de ferrugem. A embreagem é original ainda e até os pneus dele ainda são originais. O Step nunca foi ao chão…

  • MKQF

    [Comentario #106421 sera citado aqui]

    Vlw Hugo..

    Acho que eles nao entenderam mesmo..

    [Comentario #106357 sera citado aqui]

    Nao tenho 13 anos.. tenho 30..

    Apenas comentei a frase.. aonde o garato fala que prefere estudar, trabalhar e comprar seu carro aki no Brasil do que ir pro exterior..

    Vamos interpretar o texto :)

    hehehe

  • speedboy

    [Comentario #106426 sera citado aqui]

    Não concordo com essa denominação.

    Para mim os carros são medidos pelos seus entre-eixos.

    Se ele é mais requintado ou não devia ser apanas um plus para o consumidor decidir ou não entre um modelo outro como era antigamente.

    O cara queria um carro pelado comprava um Gol Cl. O cara queria um Gol equipado comprava um GL. O cara queria um esportivo, comprava um GTS. E pronto.

    Agora as fabricas na ansia de vender mais ficam criando nichos e mais nichos…

    Compacto premium ? Aquele painel lateral do C3 me dá novo… E o do Fox? Premium ?

    Se for assim o Uno Celebration tambem é Premium. Tem espaço interno, Vidro elétrico, Direçao Hidraulica, Ar, Trava, Rodas de liga leve, e econometro ! rsrs

    Para mim não existe Premium. Isso é invenção de montadora para pegar aquele cliente que comprava médios usados e agora compra um zero pequeno que leva para casa achando que é um carro médio.

    Depois o cara se arrepende e lota o mercado de usados com carrinhos baratos e bem equipados que custaram uma furtuna.

    Vide os preços nos jornais de hoje em salvador

    Polo 2005 Completo 25000
    C3 completo 2005 32000 (preço de loja… Va la com o seu para ver quanto pagam… 24 mil)
    Corsa Premium 2006 1.8 29000

    OU seja… carros que em 2 anos de uso perderam quase 50% do seu valor…

    Sabe porque ? Quem compra carro pequeno não tem dinheiro para fazer manutenção em carro médio. Do que adianta um carro pequeno todo cheio de coisas tecnologicas se depois o cara não vai manter?

    Melhor termos carros médios baratos e carros pequenos baratos e pronto.

    O cara quer um carrinho melhor Compra um Astra, ou Compra um Golf, ou um Brava…

  • vini_dambroso

    [Comentario #106386 sera citado aqui]

    Lá vem o fanchildren da Fiat falar dos carros “sem sal”, não se preocupe eu não vou almoçar o carro, senão prefiro carro doce!!!
    Cara como é que vc sabe q o Polo bate, vc já teve um???

    o pessoal quer comparar um punto 1.4 com polo 1.6, a qualidade de acabamento do polo é muito superior a esses dois ai!!! tem mais motor e tudo, não é um plástico rígido como o punto….
    o punto lerdo é caro, até o gol 1.6 entrada ganha dele até no preço apesar de o interior ser um pouco pior… então imagina o que um polo não faz
    já a joaninha compacta da citroen é só um carrinho popular disfarçado com acessórios caros pra tirar dinheiro de bobo!!!

    aí vc tem razão giovanni, entre C3 e Punto, prefiro muito mais um Punto!!! mas entre os três sou muito mais o Polo, apesar da VW exagerar no preço aqui no Sul!
    :cool:

  • Lamb0

    espaço do banco traseiro ruim é o do Punto.. mto apertado..

  • LUCIANOBAHIA

    Nenhum ganha…os dois veículos são mais caros do que realmente valem, e não estou tendo por base comparativa os preços praticados no exterior. Se pensarmos bem, é possível concluir que com mais R$7 mil compra-se um Mégane Expression 1.6 16v com Air Bag e ABS, direção elétrica maravilhosa e excelente suspensão, além do entre-eixos maior e mais uma série de valiosos itens.

    O ponto crucial reside no grande jogo de preços que a indústria nacional pratica, com um marketing de posicionamento bastante inteligente (pra eles, claro!!!. Por que isso acontece?

    O consumidor médio brasileiro não consegue, num primeiro momento, distinguir vantagens competitivas num veículo, ele compra com base no “valor” ou mesmo na parcela, quando é financiado, ele não identifica a real formação de preço de um bem durável.

    Quando compra um Fiat Punto por R$45.000 compra o sonho do visual arrojado e moderno em detrimento da escolha racional que não o levaria a um veículo montado sobre uma plataforma antiga e com um motor fraco.

    Se pensarmos que um Focus 1.6 sai para ele por R$41.000, por que leva o Punto? Status, Modernidade, Preferências pessoais…no fim das contas…apenas símbolos de uma cultura atrasada que não preza pelo melhor mas sim pelo mais novo, pela “exclusividade”.

    Não que o Punto não seja bom, agradável, muito bonito, por sinal, entretanto o brasileiro não deveria aceitar o bem pelo preço que é cobrado, pois não vale no fim das contas pagar mais de R$10 mil por um Punto com relação a um Palio e nem menos de R$7 mil com relação a um Mégane Expression, por exemplo.

    Para o C3 repita-se o que falei para o Punto, com o agravante de ser um carro com menos confiabilidade, um esteriótipo que os franceses carregam e que, infelizmente, pesa no bolso.

  • MKQF

    [Comentario #106455 sera citado aqui]

    Piora mais quanto se tem SKYDOME.. a altura diminui..

    Eu penso o seguinte.. Punto, Palio, Polo, C3 é tudo carro pra 4 pessoas.. 5 é só pra distancias de 10, 20km… mais que isso já avacalha.. sem falar no porta-malas..

    Como só ando sozinho.. e as vezes com algum carona.. só meu computador que vai la atrás..

  • JDFortuna

    Se Uno tivesse bom acabamento (pq nem acabamento tem, é péssimo), motor de 12kg de torque, ar digital, freios ABS, direção com assistência elétrica, sensor de chuva, de luz e etc. SERIA compacto premium SIM SENHOR. É lógico! De qualquer forma, eu só considero compactos premium o Polo Comfortline, 207 XS e C3 Exclusive.

  • cleyton

    Vai depender muito do que os modelos oferecem em suas versões básicas e o preço das versões.

  • Surtado

    [Comentario #106386 sera citado aqui]

    Lá vem ele de novo falando m****

    Sério cara, esse seu ódio à VW já tá fazendo vc passar por mané…

    Ninguém segura essa figura! Do jeito que a galera fala aqui dá até pra achar que o Punto é melhor q o Stilo!

    Acabamento do Polo é ruim? Pode até ser, mas olha esse do Punto na foto! Parece que colaram o painel de outro carro ali! Ninguém percebeu que até o controle da exaustão é manual?? E o farol de parábola simples, é de nível superior???

    E que papo é esse de “carro XXXX tem muito plástico”? Qual desses carros aí não usa plástico no painel?

  • Surtado

    Aliás, engraçado notar como o Punto vem caindo em vendas enquanto o 207 sobe rapidamente:

    Em setembro a Fenabrave informou que o Punto vendeu 3100 unidades contra 2900 do 207 (valores arredondados).

    Alguém aí sabe qual dos dois 1.4 anda mais? Pq tinham me dito que o 1.4 do 206 não era tão manco.

  • Thiago07

    [Comentario #106431 sera citado aqui]

    É verdade você citou aquela frase, mas no seu comentario não dava pra perceber. Tá esclarecido :cool: mas ta bom deu pa gente rir um pouco :teeth:desculpa ai

  • superleo

    Já tive oportunidade de dirigir Punto (1.4) e Polo. Achei o VW mais prazeroso, gostoso mesmo de guiar; não cansa! O Punto é um dos melhores Fiat’s de todos os tempos neste aspecto: suspensão firme, direção bastante direta e boa posição para o motorista. Mas não supera o Polo. Essa é a minha opinião, sem torcer pra lado nenhum porque nenhuma fábrica vai pagar minhas contas.

    Em relação ao motor do Punto ELX, não entendo porque a Fiat não aproveita o 1.4 16V que veio para o Linea, utilizando-o aspirado. Quanto renderia? Uns 95cv/99cv com gasolina e álcool respectivamente?

  • vagner

    [Comentario #106427 sera citado aqui]

    so pra lembrar,os pneus são fabricados pela goodyaer, não pela fiat….

  • MKQF

    [Comentario #106541 sera citado aqui]

    Tranquilo…

    Também acho que o Punto merecia um motor melhor..

    mas pra muitos… o 1.4 ta baum.. :)

  • evandro17

    Eu adoro essa quebração de pau! HAHAHAHAHAHAHAHA

    Mas entre os três, eu sei que todos têm qualidades e seu apelo pessoal, mas na minha opinião própria, eu sou mais o Punto, depois o Polo e por último o C3.

    Se a Citroen fosse esperta, tirava ar e o escambal do C3 e vendia ele por 30k para concorrer com Palio, Gol e companhia. Ia vender bastante… Mais que as 3 mil unidades que vende hoje. Mas a Citroen insiste em querer ser marca premium.

  • martto

    axo que ue vou desistir de olhar comentarios de brasileiros facilmente persuadidos por sites e revistas… sem ter um minimo de senso critico. se existisse um dicionário automotivo ele definiria palio e polo da seguinte forma:

    Palio = Carro popular da fiat; carro com interior menos requintado (ou melhor sem requinte); carro que sempre perde para o Gol;

    Polo: Carro não tão popular da volks; carro requintado; carro vendido em todo o mundo;

    Até quando irá perdurar a ilusão desses pobres mortais que acham que palio é melhor que Polo ???
    :bate: :bate: :bate:

  • Lamb0

    [Comentario #106479 sera citado aqui]

    Era justamente do Punto com Teto que eu falava mesmo…. Passou de 1,70m ja deve pegar.. Acho que é por ai..

  • Luis.J.R.

    Sei não?Com o preço do c3 e punto juntava mais grana e comprava um hatch medio! :assob:

  • Lamb0

    [Comentario #106610 sera citado aqui]

    Mas pq a altura diminue do punto normal pro com teto mesmo eim :??:

  • luiz_2008

    Post com um Fiat no meio é post polêmico!
    Por que será que a Fiat desperta tanta paixão e ódio?
    Tive um Polo e o achava razoável. Tenho um Punto e gosto dele, embora haja falhas de acabamento nos plásticos do painel e portas (mas o meu Polo também os tinha…).
    Ano que vem pretendo comprar um médio. Vou esperar o lançamento do Bravo e Golf VI, que, na minha opinião, serão os melhores da categoria

  • fabriciod

    Minha opnião:

    1º Punto (mas o 1.8 de preferência)
    2º Polo
    3º C3

    Mas o q eu eu não entendo eh pq a fenabrave classifica o Punto como médio (se fosse pelas dimensões então o Sandero tb deveria ser médio e não compacto)

    Alguem sabe explicar??

  • marcelolynx

    Sei lá entre esses dois carros não fico com nenhum, só se o Punto for o sporting ou esperar o T-Jet rsss e outra esse carrinhu da Citroen alem de feio que doi não é médio nem aqui nem na China! isso ai tem que brigar com palio, Uno, Fiesta isso sim!

    Sobre o Polo, pra mim é mais carro que esses dois ai, sou Fieteiro mais o Polo é um bom carro e sem falar que com esse valor do Punto 1.4 vc leva o Polo 1.6, motor 1.4 ainda é muito fraco 1.0 então não existe (só no Brasil).

  • marcelolynx

    Punto 1.4 x Polo 1.6 = Polo

    C3 1.4 x Punto 1.4 = Punto

    Polo 1.6 x C3 1.4 = Polo

    Punto 1.8 x Polo 1.6 = Punto

  • Gustavo J.

    Eu acho que a maioria aqui deve ter um sedã de luxo alemão na garagem, num é possível, num tem nada que sirva!

    Os dois carros são bons, acontece que cada um tem suas limitações. Eu não fico com o Citroën pq o Punto querendo ou não tem um acabamento infinitamente melhor. Até pq eu ando dentro do carro e não fora, design é questão de gosto.

    Num sei quem falou que é uma insanidade comprar um Linea ao invés de um Vectra. Eu aposto que esse cidadão não viu o Linea ao vivo, muito menos entrou ou dirigiu o carro pra falar uma insanidade dessas.

  • SpectroBR

    [Comentario #106356 sera citado aqui]

    UAhuHAuHAuhAUhUAhuAHuHAuHAuHAuHAuHAuHAuHAuAHuHAuAHuHAuHauhUAuhA :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • Leacs

    Galera o post eh sobre o Punto eo C3.
    Vem um mete o Polo na comparacao,vem outro mete o Palio e compania…,depois comparam se eh ou nao compacto premium.
    Pelo amor de Deus.
    sao todos compactos com mais ou menos acessorios.so isso.
    Vamos nos ater a comparacao entre os dois do post.,por que a bem da verdade compactos premium sao Volvo c30,BMW serie 1,mercedes c …
    VALEU…

  • huahuahua

    ô Giovanni… quer um pouco de Aji-sal? eu sei que não há nenhum carro da Volks nas fotos, mas vai saber… andaste reclamando tanto da falta de sal dos carros da VW (só para os outros leitores entenderem o porquê da minha oferta)

    Somando o Polo hatch e sedã eles ultrapassam os outros dois, chegando a mais de 4300 unidades vendidas ao mês, injustiça, mas então tá: vocês acham que os 1455 compradores do Polo nesse mês de Agosto desconhecem a maravilha sobre rodas chamada de Punto e o C3 super completão?

    peeeelo menos o Polo tem a desculpa de ser premium por causa da qualidade da construção (soldas e cortes a laser, materiais internos de de melhor qualidade, melhor crash-test da VWBR,…)

  • huahuahua

    [Comentario #106667 sera citado aqui]

    :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

    Atenção leitores: ignorem os comentários do Giovanni. Ele é um fiateiro fanático que, em praticmente todos os posts tenta detonar a VW, mas acaba desmascarado por alguém…. ele já falou que o Golf copia o Stilo, que só fanático “fanboy” da VW compra Polo, que o Tipo foi um grande sucesso… apenas ignorem…. ele não sabe o que fala… o papai dele deve ter comprado um “Novo” Palio “2008”, e desde então ele acha que todos os carros da Fiat são superiores a qualquer veículo já fabricado no Brasil :hauhau:

  • MKQF

    [Comentario #106685 sera citado aqui]

    Vc chama as pessoas de FIATEIRO.. mas defende Volks com unhas e dentes.. Vc deveria andar em mais carros de outras marcas.. em vez só do seu carro volks…

    Já ta na hora de crescer.. e não se ater a uma marca.. e sim ao que é melhor.. e o que mais te agrada..

    Pela 4R desse mes.. o Punto e o C3 venderam muito mais que Polo. O Polo tem um pessimo CustoXBeneficio.. já que vem somente com o Ar e DH de serie.. o Resto é tudo opcional e muito caro. Vide O POLO GT por mais de R$50.000 sem sequer ABS e AIRBAG.

    O Polo tem o melhor Crashtes da VWBR.. mas vai concorrer com quem? GOL? GOLF 4,5… é mais que justo que ele ganhe. .já que é o mais atual junto ao Novo Gol..

    E comparado aos concorrentes? É o melhor Crash Test?

    Quanto a definição de Premium.. acredito que seja pelo Acabamento e Itens de Serie.. Não pelo tamanho..

    Hoje tenho FIAT(Punto Sporting), tive Volks e GM.. sendo Um pick LX(Na epoca.. eu achava a mais bonita).. UM TIPO(Deu muito problema..).. UM TEMPRA 8V(Nunca tive problemas), um Marea(Nunca tive problemas, mas vendi com medo de ter).. Dois Vectras(1995 e 1999.. sendo o 1995 teve problemas).. Dois Golfs(1995 e 2003.. Problema no Freio, Motor e Ar do 1995)…

    Se amanha .. o carro que eu achar mais bonito vai ser um Honda..(Eu quis comprar um .. mas a Honda pisou na bola comigo.. agio de R$6000) .. ta… honda nao… Hiunday(se é que escreve assim).. vou comprar um.. pq compro o que me agrada.. e nao o que leio em revista.. ou pq sou fanboy..

    Esse forum.. me lembra aqueles meninos.. que ficam discutindo sobre qual o video-game melhor…

    Vamo melhorar o nivel pessoal.. aqui a maioria é adulto.. e tem o seu dinheiro..nao precisa disso..

  • huahuahua

    nuossa MKQF, você já teve 9 carros em toda a sua vida! parabéns! eu já tive mais de 20! só não tive carros da Citroën (nem tenho vontade). Legal né…

    Dirijo um Toyota… mas fui muito feliz na mão da VW…

    Criança, eu fico por aqui falando “os carros da VW são os melhores” ou “o polo é O grande carro”, “Fox é um carro maravilhoso”,? já tive todos eles (Golf antigo), seja comprado ou por locadora, assim como carros da linha Palio (você não acompanha meus comentários…), e elogio eles, acho bons carros, e falo da dirigibilidade maravilhosa do Polo (perde para o Golf), do espaço interno razoável do Fox, desculpado pela dirigibilidade, do Golf, vendido a mais de 10 anos e ainda é bom… chore pra VW por esses 2 Golfs que você teve problema, vai ver eles te ouvem, junto com os que elogiam…

    Como era aquela frase mesmo? “mas defende Volks com unhas e dentes”… Sério? elogiar uma empresa que me fez feliz é defendê-la com unhas e dentes? claro, tem sempre um palhaço que nunca nem entrou num carro e já chega detonando, esses a gente precisa dar um tapa na cabeça pra ver se acorda…

    :hauhau: :hauhau:

  • huahuahua

    Diga lá, MKQF: qual a sensação de ser deixado para trás, no seu Capivara “Mamãe quero ser esportivo”, por um Polo 1.6?

  • MKQF

    [Comentario #106798 sera citado aqui]

    Cara.. se eu fosse piloto.. ou algum irresponsavel que gosta de ficar competindo.. colocando a vida de horas pessoas em risco.. só pra ver quem tem a genitalia maior.. eu ameacaria pensar no assumo… mas mesmo assim.. O POLO nao anda mais que o 1.8..

    Se quissesse correr..Compraria um Subaru ou C30 T5… nao sao 120cv que fazem um carro desse esportivo..

    Vejo.. que alem boçal de ficar retrucando toda resposta.. falando Volks isso.. volks aki.. nao sabe ler…

    Eu coloquei justamente os carros.. para mostrar que não tenho a cabeça fechada como a sua.. ou como outros imaturos aki do blog.. que compro o carro que me agrada..
    Faço testes.. vejo o Custo x Beneficio… Vc fala mau do Punto.. Mas nunca dirigiu… Fala mau do Linea.. mas nunca dirigiu..

    É uma criança sem ter o que fazer.. que fica no falando abrobrinhas.. aonde poderia estar conversando que nem homem..

  • huahuahua

    :hauhau:

    Eu retruco, e você ainda lê, MKQF…. :hauhau: :hauhau:

    A Quatro Patas e o UOL Carros discordam com o fato de que o Capivara 1.8 anda mais que o Polo, então…

    Você não deve ter observado mas o papo é entre eu e os fiateiros de plantão, portanto não se meta (e pare de ficar lendo comentários de uma reportagem já passada e vá trabalhar, seja alguma coisa na vida!)

  • huahuahua

    “É uma criança sem ter o que fazer.. que fica no falando abrobrinhas.. aonde poderia estar conversando que nem homem..” :hauhau: :hauhau::hauhau::hauhau::hauhau::hauhau:

    Então, pelo visto, você também é?? acorde para a vida!

  • huahuahua

    Me diga, MKQF, qual a sensação que você sente quando puxa discussão com um velho que passa o tempo livre expressando suas opiniões sobre os carros em geral, defendendo uns e reclamando de outros? deve ser muito boa, você não para, perde seu tempo livre lendo meus comentários numa notícia abandonada…

    Eu disse alguma mentira sobre a VW, ou ao menos fiquei enchendo o saco? como alguns aqui: ah… Fiat é isso, aquilo… aquela reportagem DA CHINA, alguém vinha logo: mas o Fiat….

    vá pra praia!

  • MKQF

    [Comentario #107086 sera citado aqui]

    Tenho que tentar melhorar esse blog..

    Na minha cidade nao tem praia.. só um rio poluido..
    :P

    Estou sem serviço ontem e hoje…

    Logo.. podemos continuar a discussão..

    Aonde paramos?

  • bento_rj

    [Comentario #106306 sera citado aqui]

    Essa coisa de carro de mulher é engraçada: eu acho o peugeot 206 muito mais feminino (e menor) que o C3. Li estes dias que 60% dos compradores do foxcross são mulheres… ele é carro de mulher por isso também? Eu acho o pálio carro para mulher… pequenino, arredondado, mas ai, basta colocar umas rodinhas aro 14 e o povo acha que está bom.
    A verdade é que o povo gosta é de batedeira quadrada mesmo.

  • Sérgio Paschoal

    Independente de qualquer coisa, posso dizer que ficaria com o C3 por vários motivos:

    1) Tecnologia: Painel digital e não analógico como os seus concorrentes, direção elétrica que possibilidade maior segurança e mais economia.

    2) Segurança: Dos 3, o C3 é o que apresenta o menor valor de seguro, é menos roubado, etc.

    Motivos das vendas do Punto e do Polo: Quantas concessionarias FIAT ou Volks existem no Brasil contra as miseros 65 da Citroen? Quantas prefeituras e partições publicas continuam comprando Volks e Fiat? Acho que o comparativo de vendas deveria ser feito de acordo com o consumidor comum, o consumidor pessoa fisica e não juridica.

    São vários os motivos que nos faz pensar que a Volks ou a Fiat são as campeãs de vendas no mercado brasileiro, gostaria de acompanhar as vendas para pessoas fisicas, esses sim me interessam, neste caso não existe ‘comissão’ para o gerente de compras de alguma prefeitura, imaginem: “De acordo com a Fenabrave, o Punto vendeu 32.597 unidades de Janeiro à Setembro. Já o C3 vendeu 27.404 no mesmo período.” Muitos desses gerentes de vendas de prefeituras ‘ganham’ uma barbatela para compras de produtos da Fiat como ‘brinde’.

    Eu nunca ví no Brasil nenhuma prefeitura ou órgão público utilizar nenhum carro Citroen, e mesmo assim o C3 chegou em uma pequena diferença nas vendas contra o Punto.

    ESPERO QUE ALGUÉM ME MOSTRE ALGUM COMPARATIVO ENTRE AS MARCAS QUE MOSTRE APENAS A COMPRA DAS PESSOAS FÍSICAS, EU ESTOU AQUI PARA COMPRAR UM CARRO PARA A MINHA FAMILIA E NÃO PARA GASTAR VERBA PÚBLICA DE UM OBA-OBA DE ALGUMA PREFEITURA OU ÓRGÃO PÚBLICO.

  • Feh

    Li alguns comentarios postados, resolvi fazer o meu^^

    1º Tenho um polo 08/09 que hoje tá com 68 mil rodados aproximadamente. (Ou seja sei o que to falando).

    2º Polo é compacto premium aliais foi o primeiro da catecoria no Brasil (entro no mercado em 2002).

    3º Apesar de ser um pouco mais caro que seus concorrentes vem com rodas aro 15′, motor 1.6 e de série so falta air bag e abs.

    4º apesar de ter apenas aproximadamente 100 cv anda igual varios 1.8 e é economico igual varios 1.4 existentes no mercado hoje.

    Caros leitores o Polo é o tipo de carro que só quem dirige sabe o que vou falar, quem o veh não da nada por ele, mas ele é um carrão otimia dirigibilidade, anda facil, economico não quebra não faz barulho interno, responde muito alem das expectativas.

    5º esse modelo do polo está em mercado desde de 2007 já saiu modelo novo na Europa que em meados de 2011 deve estar no Brasil se ele modelo ultrapassado já é superior aos concorrentes imagina o novo^^
    Punto sem comentarios vai ser mais um modelo da Firt que vai sair de linha^^

    Abraços

  • Lilibeth

    Gente, gostaria que alguém me ajudasse. Já enviei até e-mail para a Fiat e até agora ninguém me deu uma explicação lógica sobre o assunto.
    Tive um Siena 1.3 ELX 16v, troquei por um Punto 1.4 Flex, desde o início senti muita diferença nas arrancadas, nas subidas, ou seja no desempenho em geral. Foi alegado que o carro era novo etc. Entrei em um site como este e alguém me respondeu que a carroceria era muito leve e o motor pesado(?!?) e tinha pouca potência. Este mês minha filha comprou um C3 1.4 Flex. ÓTIMO! Realmente um carro bem feminino, macio, boa aceleração, bom de subida etc…. Então aí vai a pergunta que não quer calar.
    Pq. o Punto é tão lento e pesado já que a ´´configuração´´ é praticamente a mesma? Ficaria grata por um retorno a minha dúvida e deixar claro que não entendo de potência de carro, mas dirigir e sentir qdo. um carro é melhor do que o outro, sei bem. O meu Siena (ainda está na família) é bem melhor e mais ´´valente´´ do que meu Punto.
    Desde já agradeço.


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