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Citroën C3 e Aircross finalmente ganham opção automática de seis marchas

citroen-c3-aircross-eat6-NA-1 Citroën C3 e Aircross finalmente ganham opção automática de seis marchas

A PSA Mercosul finalmente adicionou ao lineup de opções dos modelos Citroën C3 e Aircross a transmissão automática com seis marchas, denominada EAT6, fundamental para melhor performance e economia de combustível. Ela substitui a velha caixa, que só tinha quatro velocidades.



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Com preços a partir de R$ 58.540 e R$ 67.990, respectivamente para C3 e Aircross, o novo câmbio automático possui um novo gerenciamento eletrônico e hidráulico, permitindo trocas de marchas mais rápidas e suaves, reduzindo as perdas nas mudanças. O conversor de torque possui inércia reduzida. A nova caixa da japonesa Aisin traz ainda opção de mudanças manuais de forma sequencial, bem como os modos de condução Drive (com até 7% de economia), Sport e Eco, este com até 5% de redução no consumo urbano. A prioridade da Citroën foi focar no conforto.

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Mais marchas significa que o motor 1.6 16V StartFlex – agora com até 118 cv a 5.750 rpm e 16,0 kgfm a 4.750 rpm, quando abastecido com etanol – possa girar em rotações mais baixas, graças também à sexta mais longa, garantindo mais conforto e também redução no consumo, que de forma geral gera uma economia 7% melhor em relação ao antigo conjunto.

Com mais de 350 mil vendidos, o C3 continua oferecendo a versão manual de cinco marchas para o motor 1.6, bem como a opção 1.2 PureTech com até 90 cv e 13 kgfm. Já o Aircross perde o motor 1.5 8V, tendo agora somente 1.6 16V. Não houve mudanças estéticas, exceto a cor Dark Carmin. A multimídia com tela de 7 polegadas e Car Play está disponível em toda a linha 2018 da Citroën.

Citroën C3 e Aircross AT6 2018 – Preços

  • C3 Attraction EAT6 – R$ 58.540
  • C3 Tendance EAT6 – R$ 61.940
  • C3 Exclusive EAT6 – R$ 65.490
  • Aircross Live EAT6 – R$ 67.990
  • Aircross Shine EAT6 – R$ 76.400
  • C3 Attraction EAT6 – R$ 41.990 (PCD)
  • Aircross Feel EAT6 – R$ 51.990 (PCD)

Citroën C3 e Aircross AT6 2018 – Galeria de fotos

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  • Renan Batista

    È sério que o mesmo C3 que há 2 anos atrás custava 39.990,00 agora ta quase 60 mil? Aonde vamos parar?

    • Robert Dniro

      Esse C3 que você relacionou não seria a versão de entrada?

    • Hoje essa versão está 48.490 (apesar de que na época esse mais em conta era 1.5 e hoje é um 1.2, mas o 1.2 é mais econômico).

      • Vinicius Vasques

        O C3 de entrada de verdade é o C3 St@art que sai por 43k com o Puretech 1.2. O Aircross St@art sai por 53k com o 1.5 antigo.

      • Ricardo Blume

        Aqui na minha cidade um C3 desses perde uns 15% do valor fácil em dois anos, dois anos e meio e ai passa a ficar interessante.

    • Lyn

      Esse preço era de promoção não, oficialmente acho que o C3 não custava isso.

    • Mr. On The Road 77

      Ainda tem a versão Start que é vendida apenas na internet e que custa 43/44 mil Reais. Se considerar a inflação do período, acho que ficou é mais barato…

  • Victor Hugo

    Espero que não demorem em colocar nos peugeots. Poderiam também incluir o esp

    • Dudu Pimentel

      208 / 2008 com motor 1.6 16V já tem essa opção de câmbio, bem como o 408 Griffe THP e 3008.

      • Gustavo73

        208 e 2008 ainda estão sendo oferecidos com o AL8(4 marchas).

        • Pois é. Já ia comentar. Não há disponibilidade de 208 e 2008 com câmbio de 6 marchas ainda não. Claro que vai acontecer, mas ainda não aconteceu, se é que me entendem… rs.

          • carroair30

            A PSA dando seus “ultimos suspiros” aqui na terra do carnaval….!!!

            • PSA não sai do Brasil nunca mais. E o motivo é simples: a marca tem relação muito antiga e próspera com nossos “hermanos” argentinos, com vendas muito expressivas por lá. Portanto, em termos de América do Sul, não há qualquer motivo para que as francesas abandonem a região. O Brasil caiu como uma luva para compor produção e vendas com a Argentina e outros países do Mercosul. A adoção de melhorias na linha, como a adoção do câmbio de 6 marchas para a linha compacta, é um sinal claro no sentido da manutenção da marca no nosso mercado.

        • Marcos

          Só uma correção: “AL8”, esse T ai faz parecer que é 8 marchas, mas é esse cambio ai mesmo que ainda é oferecido nos 2 Peugeot.

          • Gustavo73

            Corrigido, apesar de ter colocado entre parenteses o número de marchas.
            Obrigado

          • Daniel

            Mas o nome da caixa é AT8 mesmo!
            Na atualização da AL4 ela ganhou lockup em todas as marchas e algum espertão lá achou que parecia que tinha 8 velocidades na caixa.
            (E, sim, tirando quando ela está dando tranco, a impressão numa aceleração bem linear é que vc passou por 8 marchas)

          • Leonardo Teixeira

            O nome é AT8 mesmo, evolução do AL4

        • Dudu Pimentel

          Sério mesmo? Que sacanagem da PSA com consumidor…o motor no 2008, o Griffe THP é o mais caro e é manual e o motor 1.6 16V, que tem opção de câmbio automático, ele tem 4 marchas…isso é coisa de modelos dos anos 70 e 80, quando era novidade, mas faz tempo. Sei que a plataforma não é compatível com o câmbio automático de 6 marchas dos 308 e 408, mas entaum, oq falta para trocar a plataforma? Estão marcando bobeira!

  • KevinGR

    FINALMENTE!!!!!!!!

  • Luiz Fabri

    Bizarro! Depois falavam que não cabia… Mancada terem mantido a porcaria do AL4 por tanto tempo. O novo C3 e o 208 já deveriam ter vindo com o AT6

    • João Martini

      Agora é o EAT6, ele é menor.

    • Leonel

      Assim como o 2008, que nem na versão THP veio…

    • Tom Costa

      Esse AT6 não é o mesmo do c4 lounge. É outra especificação, bem menor.

      • Andre L W

        Na verdade, é outra especificação (em relação ao torque suportado), mas o tamanho é aproximado ao modelo Aisin AT6 usado atualmente pelo C4L/408/308 (mais compacto e que substituiu na linha 2015/16 o modelo Aisin AT6 anterior, esse sim maior em tamanho)

        • Tom Costa

          Tive um C4 Lounge 13-14, e certa vez dei uma olhadinha, aquele câmbio era bem grande pra caber em um compacto PSA.

          Em todo caso, esse motor 1.6 gosta de beber(tive um C3 também), no trânsito pesado de Belém era menos de 6km/l com gasolina garantido.
          Agora no regime de contenção de despesa estou com um novo Ka 1.0 15-15 que está fazendo 8km/l nessa beleza de trânsito Belenense, onde você usa o capô do carro pra fazer comida na chapa.

          • O motor 1.6 até que é econômico quando acoplado a uma caixa manual. O problema está mesmo no velho câmbio de 4 marchas.

            • Luiz Fabri

              Sim, tive um 206 SW Feline Aut que fazia 8.5km/l andando de boas…

          • Andre L W

            Sim, o AT6 antigo usado até “2015 mais ou menos” era da geração anterior da Aisin. Tenho um 408THP 2013 (é o mesmo AT6 do seu C4L). Desde a linha 2015/2016 foi usado o modelo novo/compacto (que possui a tecla “econ” ou algo do gênero). Ainda não consegui tempo pra pesquisar, só lembro q esse “novo” AT6 Aisin surgiu há alguns anos, e era declarado mais compacto que o antigo, além de ter umas 2 ou 3 versões (pra uso conforme o torque máximo que suporta – por isso acredito que sejam versões diferentes do mesmo AT6 usadas pela PSA nos 1.6 aspirado e 1.6 turbo). O novo AT8 (8 marchas) Aisin também é compacto, mas não sei se possui mesmo tamanho aproximado dos AT6 compactos ou do antigo AT6.
            Quanto ao motor, nunca tive PSA 1.6 aspirado, então não posso dizer muito…

          • Marcos

            Rapaz, dirijo um 206 1.6 2007 e ele faz uma média de 10 km/l.
            Edit: é manual MT5.

          • Renato Dias

            Não, esse motor não gosta de beber, a não ser que você goste de pisar.
            No manual, faz 10/11 Km/l na cidade e 14/15 na estrada. Tá ruim? Tive um 208 1.6

      • Luiz Fabri

        O problema é esse. O AL4 era minúsculo pelo tanto de coisa que fazia. E com isso ele facilmente dava pau. O conversor de torque do 206 que eu tinha foi inteiro pro saco, os tres parafusos de fixação trincados, a cinta do freio interno fritada..

    • oscar.fr

      Esse câmbio é novo, estreou, nesse motor 1.6, recentemente no Peugeot 301, que não temos no Brasil

  • Lucas086

    Novidade boa, principalmente para a Air Cross, que é bem espaçosa e um ótimo carro. Um C3 com motor 1.6, ar digital, teto quase solar, o mesmo preço de um onix, sem falar que o C3 não aparenta os quase 6 anos de mercado.

    • Mas é um carro muito beberrão, quando testamos aqui no NA achamos isso, tanto C3 Picasso quanto Aircross. A média com etanol na cidade foi de 5 km/l.

      • Lucas086

        Era justamente o cambio, ou não? Meu irmão que tem direito a isenção do ipi/icms, ficou em duvida entre o 208 allure at4 e o onix activ… pegou o onix pq não podia esperar mais pelo at6 do 208, mas nos testes que ele fez, a media era sempre 8,5 km/l em aracaju, transito, sinal… achei justo, certo que o onix faz mais que 10, impressionante também, mas a diferença entre os carros é gritante.

      • Ericson Lorenzetti Düsmann

        Oi?? Vocês estão jogando contra algum carro aqui? “””Mas é um carro muito beberrão””” Quando feita a comparação de um C3 ter passado muito melhor pelo tempo do que um Onix?

        Minha resposta para vocês é: Prefiro gastar alguns reais a mais de gasolina, do que bater e morrer de ONIX ZERO STAR!

        • Ninguém está falando de C3 nem de Onix aqui, estamos falando de Aircross.

        • Ernesto

          Agora não se pode dizer sobre o consumo de um carro? É isso mesmo?

      • Bruno@BRN.CS

        No automático? Jessus
        Opa desculpe, vi que já responderam abaixo.

    • Leonel

      Não é por nada, mas Aircross bem espaçosa? Eu achei pequena…

      • Lucas086

        Eu achei espaçosa sim, e nesse preço, concorre com hb20x, crossfox…

        • Leonel

          Entendi. Bom, com o novo câmbio AT6, provavelmente eu prefira ela que os concorrentes, porque eu sei que com o câmbio AT4 bebia mais que muito 2.0 antigo…

        • Duh

          Sem tirar que possui o melhor acabamento na categoria.

          • Lucas086

            Isso mermo, air cross para familia, agora com esse câmbio, bem melhor que hb20, cross fox…

            • carroair30

              Sera que nao vai ter AIRCROSS manual????

              • Lucas086

                Vai, só com motor 1.6.

  • Leonel

    Quase R$80 mil esse Aircross…como pagamos caro tudo aqui nesse país.
    Sobre o AT6, antes tarde do que nunca. Aguardo eles no 208 e, principalmente, 2008 (inclusive na versão THP). No mais, poderiam ter adicionado ESP, controle de tração e hill assistant né dona PSA…?

    • Lyn

      Conhecendo a PSA acho que esse cambio automatico só vai equipar o 1.6 aspirado e o turbo vai continuar com opção somente manual.

      • Leonel

        Duvido nada…

    • Aristeu Junior

      Isso pq tem UNO Sporting burrologic sendo vendido na css por 65k!

      • Leonel

        Da FIAT cobrar isso, não digo nada, mas e de quem paga? rss

  • Luiz Fernando

    Finalmente né dona PSA!

  • Marcio Mendes

    O mal da Citroen e Peugeot é a alta rejeição no mercado de usados. Daqui há 1 ano vc poderá compra-lo pela metade do preço!

    • Duh

      Como queria encontrar um 208 sofrendo desse mal.

      • Davi Millan

        Pois é, se alguém encontrar pela metade do preço e não for de “PT” me avisem que quero comprar. Até porque um Peugeot 208 desvaloriza menos que um Uno.

  • Anderson Trajano

    Antes tarde do que nunca. É certo que os carros da PSA sofrem um certo preconceito por parte dos brasileiros (por culpa da própria fabricante), mas degrau a degrau eles vem tentando recuperar a nossa confiança.
    Sobre o carro, minha esposa teve um 2014 1.5 Tendance, o qual ficamos 3 anos. Vendi por algo próximo a tabela e não tivemos problemas. Na minha opnião os preços estão alinhados com o mercado, porém, vejo o C3 bem a frente dos seus concorrentes. Talvez o que jogue contra é o diminuto número de Concessionários. Mas acho os futuros interessados num compacto entre 50k e 60k, devem dar uma chance a esse Frances, nem que seja apenas por alguns minutos num Test Drive.

  • Louis

    Seria interessante um 1.2 puretech CVT, ficaria muito econômico.

    • oscar.fr

      Acho que ficaria muito fraco um automático com apenas 90 cv.

      • Davi Millan

        Também acho, seria como o Picanto com cambio automático. Mas quanto mais opções melhor e se tiver público pra isso, ok. Mas eu queria mesmo o EB2DTS (110 ou o 130) com o EAT6… Quem sabe no Peugeot 308 importado possa vir.

  • Retrato do Papai

    esse motor até pouco tempo atrás não tinha 122cv e 16,4kgfm? tá que nem 1.8 F1 da chevrolet que perde rendimento com o tempo hahaha

    • Andre L W

      Perdeu números de potência e torque com álcool, mas ganhou (torque) com gasolina, além de 80% deste já estar em rotações mais baixas (li isso em outro site) – complementando: algumas informações estão nas fotos acima.

  • Filipe

    Antes tarde do que nunca. Mas se continuar com a mesma atitude no Brasil (com pós venda “porco” e preço de revenda lá embaixo), não vai adiantar praticamente nada em termos de vendas.

  • ocampi

    Não é possível, a Citroen não pode ter carros bons. Isso é golpe !!!

  • Elfo Safadão.

    Esse aircross parece bem melhor que a spacecross…

  • Lyn

    Quero ver o preço do argo 1.3 dualogic amanha. hehe

  • RKK

    Finalmente chegou o EAT6 à família de entrada da Citroen ! Aleluia ! A Peugeot (208 e 2008) aguarda ansiosamente ! Fica agora só faltando o ESP/ESC mais difundido na linha de entrada e barras de proteção nas portas. E finalmente também o motor 1.5 8v foi aposentado.

  • Jackson

    Dona VW acorde… É a única que não está renovando seus câmbios… O mesmo IMerda permanece na linha 2018…

  • Silvio

    “Com mais de 350 mil vendidos, o C3 continua oferecendo a versão manual de cinco marchas para o motor 1.6, bem como a opção 1.2 PureTech com até 90 cv e 13 kgfm.”
    Da última vez que olhei o catálogo do C3, não havia combinação do motor 1.6 com câmbio manual. Olhei agora de novo, e continua não existindo. O que, aliás, é uma pena.

  • Cristiano Moreira

    Eu tenho um C3 automático tendance 2014/2015. Na época fiquei em dúvida justamente por causa do cambio de 4 marchas. Olhei onix e hb20 tb. Como estava saindo de um 207, descartei o 208, pq tive dor de cabeça DEMAIS com o 207.
    Apesar de saber que são do mesmo grupo, quando fiz o test drive no c3, não queria nem mais olhar por onix e hb20. A direção, o volante e o banco são extremamente confortáveis, macios. Me encaixei perfeitamente no carro apesar de eu ser bem alto. o hb20 eh muito apertado, o banco do onix é estranho, fica sempre meio alto, por mais que eu regule a altura, posição de dirigir (pra mim) meio desconfortável. Graças a Deus zero problemas em 3 anos com o carro, só alegria. nenhum grilo, barulho, nada…parece que saiu ontem da concessionária. Motor responde muito bem, o para-brisa zenith é uma maravilha, bem melhor que teto-solar normal. o único porem, realmente, é o consumo. Aliviando o pé, faz na cidade uma media de 7. mas fora esse “detalhe” não tenho nada a reclamar do carro.
    Paguei 52.000,00 na epoca. Aumentou APENAS 10.000,00 em 3 anos!!!! :(((

  • Bruno@BRN.CS

    Esse motor não tinha 122 pocotós no álcool não?

  • Ju

    Quando o Noticias Automotivas vai testar mesmo o AirCross com o AT6? tenho interesse no carro…

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