Citroen Hatches

Citroen C3 “novo”: primeiras impressões

citroen-novo-c3-oficial

Mudanças no meio do ciclo de vida de um carro. Isso é a coisa mais comum no mundo automotivo. Só que existem mudanças e mudanças. Em alguns modelos elas fazem com que ele se rejuvenesça completamente, já em outros, os resultados não são tão do jeito que a montadora esperava.

Vimos a pouco tempo o lançamento do Novo C3, com preços a partir de 39.990 reais. Mudanças bem pequenas aconteceram no modelo, que apenas recebeu uma pincelada na frente e suspensão recalibrada. O resto é pequeno demais para ser relevante.

Mas o que se pode dizer do carrinho, agora que está rejuvenescido?? A Auto Esporte deu a chamada “primeira volta” nele, e vamos resumir aqui o que foi analisado e concluído.

citroen-novo-c3-oficial

O que você nota de cara no novo C3 é a grade diferente e o parachoque redesenhado. A suspensão mudada você só vai perceber quando andar nele, talvez nem mesmo note. E o câmbio automático que era bastante aguardado ficou para outubro. Será o mesmo conjunto usado no Peugeot 307, ou seja, câmbio sequencial de quatro marchas.

No interior, você nota que a manopla de câmbio é a mesma do Peugeot 207, ou melhor, 206,25. O ar-condicionado virou digital. E só. Mais nada. A Citroen diz que não mexeu muito no visual do C3 porque 96% dos proprietários do carro estão satisfeitos com o jeito que as coisas são. Interessante essas pesquisas de montadora. Dá a entender que se eles perguntassem para os proprietários se eles queriam um C3 europeu ou o Peugeot 207 verdadeiro, que eles diriam que não, tá tudo uma beleza do jeito que está. Aff.

Se anteriormente todo mundo reclamava da suspensão, achando ela barulhenta e macia, agora ela está com esses problemas supostamente resolvidos. Pois a suspensão do C3 tinha sido projetada pelo pessoal da França, e eles não tem a mínima idéia de como a suspensão de um carro tem de ser diferente para andar nessa selva de pedra que é o Brasil. Pedra rachada, pedra furada, tem pra todos os gostos.

citroen-novo-c3-oficial

A dependência da Citroen brasileira era grande do pessoal da matriz, mas agora existe uma equipe de 600 engenheiros trabalhando nos projetos brasileiros da empresa. Puxa, 600 engenheiros?? Isso nos lembra das piadinhas dos 150 engenheiros da Peugeot. Será que não daria pra mandar uns 500 desses embora, e consequentemente reduzir os preços do C3 em uns 3.000 reais por unidade?? Seria uma boa!

A suspensão do C3 novo ficou melhor pois foi mudada a capacidade elástica das molas, aumentando a curva interna de amortecimento, tirando os ruídos da suspensão e dando mais conforto ao guiar. E a mudança foi boa também na parte da segurança, deixando o C3 mais esperto nas curvas e em situações de emergência.

O repórter da Auto Esporte notou que a suspensão do C3 ficou mesmo mais silenciosa e firme, principalmente ao passar em buracos. A direção elétrica também ajuda bastante no conforto, e o motor 1.6 é forte o suficiente para levar o C3 com rapidez para qualquer lado. Ele fica apenas devendo em rotações baixas, entregando um desempenho fraco.

citroen-novo-c3-oficial

O Citroen C3 tem alguns mimos para o comprador, ou melhor, para a compradora, já que muitas mulheres gostam do modelo: se você entra em um lugar muito escuro ou se os limpadores de parabrisa são acionados de forma contínua, os faróis se acendem. Ele também tem sensor de chuva no parabrisa.

E se a Citroen lançou a dois anos o C3 Musique, com itens como entrada para USB e iPod, porque esse modelo novo já não vem com isso??

Com relação ao preço, o C3 sofreu uma muito bem-vinda redução de preço. Só esperamos que não seja como os preços da Fiat, que reduzem hoje e sobem ainda mais amanhã.

[Fonte: Auto Esporte]





  • LFSP2

    Eu acredito que essa pesquisa da Citroen possa ser verdadeira, do jeito que brasileiro é burro capaz de preferir uma gambiarra mal-feita a um carro de aparência original
    Agora que o preço melhorou, isso é indiscutível

  • LF_pitico

    Acharia melhor q nem tivessem mexido no C3 e q deixassem o 206 como sempre foi…

  • JoaoV27

    ah. mesmo sendo meio “feminino”, é um bom carro.
    Continua sendo! :tongue: :tongue:

  • luiz_2008

    essa pesquisa é fajuta! foram perguntar justamente pros compradores do C3! óbvio que se eles compraram o C3, é porque gostam do modelo e o aprovam. tinham que ter feito a pesquisa com o público em geral

  • antoniokings

    Querendo ou não, a cada ano que passo a Peugeot-Citroen avança mais no mercado. É flagrante que o acabamento dos seus carros é melhor que a maioria dos outros. Logo vão chegar perto dos 10% do mercado. Aqui no Rio, vemos muitos carros de origem francesa. Peugeot, Citroen e também da Renault.

  • alessandro_170

    Ah, se existisse um gol GV com tudo isso e por esse mesmo preço…

    Dava para pensar seriamente na compra de um…

  • zingen

    Se 150 engenheiros brasileiros fizeram o que fizeram com 206,5, imagina o que 600 não vão fazer com o coitado do C-3!
    O volante do GL é da Peugeot, os espelhos são da Peugeot, os piscas laterias são da Peugeot, o motor é da Peugeot, as alavancas de comando são da Peugeot. Cada vez ele vira mais Peugeot com preço de Citroen. E agora estão economizando tinta na grade dianteira. Nem no Exclusive ela é mais pintada. Antes TODOS tinham a grade pintada!

  • Renato_

    CARRO DE MENINA!!

    Sou mais o Punto, e depois o Polo!

    O preço baixou justamente por causa do Punto! Quem vende mais pode se dar ao luxo de colocar um preço maior, tal qual fez a Honda com o Civic por mt tempo. :hauhau:

  • erom

    [Comentario #100926 sera citado aqui]

    Esse pessoal que gosta de carro peludo…não sei, não!

  • Gustavo Miranda

    [Comentario #100938 sera citado aqui]

    Muito feminino e muito delicado, eu, sinceramente, andando em um desses me sentiria com se tivesse andando em um Cecizinha, com cestina na frente e franjinhas no guidon. Pena que só carros feios ofereçam tantos recursos interessantes ao seu dono…
    Sou mais o Punto, Corsa ou 206. Mas estou realemente ansioso para ver o novo Honda City nas ruas!

  • Guilherme Guimaraes

    Eu gostaria que a Citroen daqui tivesse feito a mesma reestilização do C3 europeu!! Muito melhor!

  • Luigi

    Quando fui adquirir um novo carro fiz teste drive em vários.
    Claro que por fora dá pra comparar um Polo por exemplo com um C3, ou um Corsa epor ai vai.
    Mas por dentro o C3 era bem mais acabado…
    Só não fiquei com um por causa do espaço traseiro, achei muito pequeno. E isso sim deveria ser resolvido.

  • Raphael

    Primeira im^pressão do “novo” Citroën C3: A Citroën tah querendo passar a perna no povo!

  • Orivaldo

    “E se a Citroen lançou a dois anos o C3 Musique, com itens como entrada para USB e iPod, porque esse modelo novo já não vem com isso??”

    Será que eles pensam que ainda não usamos iPod?
    Essa é uma das razões que vou esperar um próximo lançamento. O que ficou devendo? Entrada USB e para o iPod, Bluetooth, e viva voz no play, em fim um Musique.

  • Golzin 1.0

    até acho que pode ser mesmo verdade que um proprietario de determinado automovel informe que esta contente com o carro do jeito que esta, porque se falar que não, vai saber a BURRADA que o fabricante pode fazer, rs :green:

    qto ao c3, nao achei que ficou ruim nao, mas pra mim, continua sendo um carro apenas para mulher. Pelo menos a alteração ficou proporcional e não mudaram o nome do carro. :assob:

  • Claudio

    1-Eu ja pessoalmente em detalhes um carro desses, e o que vi foi um acabamento péssimo e de má qualidade, até selo com nome da empresa com a trema na letra errada,pintura com falta de cuidado e plásticos tão ruins como os nossos, ou seja, baixar o preço só o trouxe para a realidade do que ele vale e olha la!
    2-Todo mundo mete o pau no painel do Fox, mas quando o carro é de montadoras novas por aqui como deste modelo ai ninguém fala nada!Estranho não, dois pesos duas medidas!

  • Claudio

    C3 e Civic tem painel minusculo e redículo como o do Fox, ja que é pra comparar!

  • Giovanni

    Não sei de onde o povo tira essa história de “carro de mulher” e “carro de homem”. Vejo mais homem dirigindo C3 do que mulher, então realmente tem algo errado com o que comentam por aqui. Pelo que custa o C3 entrega mais do que qualquer concorrente. Lógico que fica devendo em alguns pontos: o espaço traseiro é ruim, não tem o conforto de um Punto, o motor é 1.4 e o modelo já tem alguns anos de mercado. Mas bota no bolso todos os outros modelos abaixo dos 40 mil, sem dúvida. Só não vende mais porque brasileiro é machista e vem com esse papinho de “não compro carro de mulher”. Ah Brasil-sil-sil!! :banana:

  • fl4v10r04l

    [Comentario #100957 sera citado aqui]

    o problema é que o painel do C3, por ser digital, não exige um telescopio para leitura!

    o do fox traz comandos analogicos (o conta giros é uma piada) e consegue ser ainda menor!

  • HENRIQUE

    “Será que não daria para mandar uns 500 desses embora”
    Totalmente desnecessário esse seu comentário, hein Éber?? E se fosse vc um desses 500 engenheiros?? E mesmo se Citroën demitisse todo esse pessoal, vc acha mesmo que o preço carro reduziria?? Acho que não, hein… :down:

  • V8

    só o que mudou no carro foi a grade e o cromadinho,acho que foram essas duas coisas que estragaram o carro!

  • Luis.J.R.

    Eu acho que esse carro, mudou pouca coisa?E continua caro! :humpf:

  • Fuad Hueb

    Possuo um C3 glx 2005/2005 a gasolina com freio a disco e ABS nas quatro rodas.Na versão 2009 esses itens de segurança não são oferecidos em qualquer dos modelos do C3.Será que fizeram um “downgrade” no veículo para poder reduzir o custo?



Send this to friend