Citroen Hatches Preços

Citroën C3 tem gama de versões reduzida e mudanças nos preços

Citroën C3 tem gama de versões reduzida e mudanças nos preços

O Citroën C3 teve sua gama de versões reduzida no Brasil. O hatch estiloso da marca parisiense perder as opções Origin, Tendance e Exclusive, ficando somente as Attraction, Urban Trail e Série Especial 100 anos.


Antes, a Origin partia de R$ 50.990, enquanto a Tendance saía por R$ 58.590. No caso da Exclusive, o preço era de R$ 60.990. Já a Attraction 1.2 tinha preço sugerido de R$ 53.990, mas agora parte de R$ 55.090, alta de R$ 1.100.

Porém, a Attraction 1.6 automática caiu de R$ 64.490 para R$ 64.090, uma redução de R$ 400. Já a Urban Trail 1.6 automática ficou bem mais cara, passando de R$ 65.990 para R$ 71.090, alta de R$ 5.100, ocupando o lugar que era da Exclusive, só que com menos equipamentos.

Por fim, a Série Especial 100 Anos 1.6 automática custa nada menos que R$ 71.990. Ela foi lançada em junho e mantém seu preço de lançamento. Com as mudanças, o C3 fica mais caro e mais enxuto, o que indica uma redução no interesse pelo hatch compacto.


De janeiro a agosto, o C3 vendeu somente 2.346 unidades, sendo que no mês passado, foram emplacados apenas 192 exemplares. Para efeito de comparação, o Ford Fiesta – que já saiu de cena há alguns meses – acumula 2.898 vendidos no mesmo período.

Citroën C3 tem gama de versões reduzida e mudanças nos preços
Citroën C3 Urban Trail

Em sua categoria, o Citroën C3 está em último e entre os hatches pequenos, ele só ganha do subcompacto QQ em vendas. Sem atualização como na Europa, o hatch francês ficou esquecido, mesmo com a Série Especial 100 Anos. A PSA já disse que não trará o modelo novo, visto no velho continente e em países vizinhos, como o Chile, por exemplo.

Mas, se as vendas do C3 estão ruins, às do Aircross estão piores. Nos primeiros oito meses do ano, o monovolume em forma de crossover vendeu apenas 2.160 unidades, com 203 saindo das lojas em agosto. Ele também reflete a não substituição pelo C3 Aircross europeu.

Para a marca, o que sobra de bom é o desempenho do C4 Cactus, que já vendeu 10.342 unidades em 2019, ficando este em 11º entre os SUVs. Acima do apagado Lancer e abaixo do Cerato, o C4 Lounge vendeu 1.325 carros este ano, mas está em nono no segmento de sedãs médios. Espera-se que a futura renovação da Citroën, com base na plataforma CMP, traga novidades interessantes para o mercado.

Agradecimentos ao Cleidson Vinhas.

Citroën C3 tem gama de versões reduzida e mudanças nos preços
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Piston head

    #Facepalm

  • Robson

    Tá vendendo pouco? Vamos enxugar versões e aumentar o preço da maioria delas, é genial, sacrebleu

    Vim editar o comentário porque pouco depois que fiz, lembrei daquele episodio do Top Gear contando a história da Peugeot e simulando uma reunião para discutir como eles poderiam piorar os carros

    • Verdades sobre o mercado

      Até 2 anos atrás era possível comprar um C3 por R$ 42.990,00 com faturamento direto de fábrica para PF, um boa opção à época, considerando o excelente motor 1.2, o acabamento e os equipamentos oferecidos à época.

      • Robson

        Que vendessem hoje por 45.990,00 valeria muito mais a pena do que comprar boa parte dos concorrentes 1.0 até porque é tão bom quanto qualquer um deles. Não dá realmente pra entender a opção de tentar vender mais pelado e mais caro algo que já está com vendas baixas, faria muito mais sentido intensificar a venda com faturamento direto como 2 anos atrás.

        • oscar.fr

          “Tão bom quanto qualquer um deles”, o C3, atualizado ou não, é muito melhor que Ka, HB20 ou Onix.

          • Robson

            Eu não posso opinar sobre todos porque só dirigi o C3 (que era alugado) e o HB20, e sinceramente, em termos leigos e no que importa para a grande maioria do publico que compra carro e que não tem nada de autoentusiasta, não tem um muito melhor que o outro assim não.

          • Não é. C3 é ultrapassado, fraco e ruim de acabamento, assim como dirigibilidade.

            • leomix leo

              Fraco não é, pode não ter a Dirigibilidade de um KA ou Punto, mais ele não é fraco não, versão 1.6 anda muito bem…
              Já o acabamento eu concordo, o de minha irmã com 40k rodados já é cheio de grilos, mais aqui na Bahia não temos pavimento, um tio veio de são Paulo com um Verona velho e não batia nada, parecia carro novo.

          • Fabão Rocky

            Cara, acho o C3 um carro bem legal! Bonito, estiloso, acabamento primoroso e akele pára-brisa é top! E pelo preço q custa, vale mto mais a pena q Ka, HB20 e Onix. O problema é que brasileiro tem preconceito c/ carro francês.

            • Calferr

              Vc já teve um? Eu já. Se a empresa perdeu mercado sistematicamente ano após ano, porque será? Pergunte pra quem já teve. Agora, eu pessoalmente, até torço para que a empresa se recupere, e melhore seu sistema de qualidade, pois o mais difícil eles fazem, que é um projeto de carro bonito, tecnológico e com (ao contrário do que dizem aqui) bom preço pelo que oferece. Mas entendo que a PSA tem um longo caminho para recuperar a confiança do consumidor.

            • Gran RS 78

              Acabamento primoroso onde? Nem veludo nas portas ou nos apoios possuem, sem contar a qualidade baixa dos plásticos, que riscam com uma facilidade incrível e dos inúmeros barulhos internos que ele possui.

              • Jorge Castro

                me fala um que tem esse veludo

                • Gran RS 78

                  Hb20, Polo, Onix, Ka, Argo, ou seja, praticamente todos os concorrente dele possuem isso.

          • Calferr

            Mas não mesmo, nem em sonho um Citroen se compara com Hyundai, GM ou Ford.

          • Gran RS 78

            Já tive um C3 1.6 16v automático e nunca mais quero um novamente. Carro que não transmite confiança nenhuma, com muitos barulhos internos e tbm nos amortecedores traseiros, que pareciam que estavam soltos ao passar por buracos ou remendos no asfalto, fora a luz da injeção que teimava em acender, até que um dia quase fiquei na estrada, pois quando a luz acendeu, o carro começou a perder força do nada. Fui na concessionária, e falaram que não tinha qualquer problema com o carro. Depois disso vendi, e prometi para mim mesmo que nunca mais teria outro Citroen na minha garagem.

      • 4lex5andro

        No Brasil, parece que há um certo consenso nessa impressão: carro germânico>>>norte-americano>>>japonês e sul-coreano>>>italiano e francês>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>chinês.

        • Al

          Talvez um pouco diferente: japonês (por que pagam muito mais caro num Corolla menos equipado que a concorrência?) > germânico > coreano (os melhores do mundo…) > norte-americano > italiano >>>>>>>> francês >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> chinês.

  • Racer

    Tá morto…só falta enterrar.

    • Danilo

      pra piorar deixaram no sol pra feder, pq ooo mal gosto essas pinturas ai no carro. Cromado com preto e branco. Nao sabem o que querem e colocaram pouquinho de cada. Ficou beem ruimzim.

    • Claudio

      O último que sair apague a luz e deixe a chave na padaria.

  • Alaor

    A PSA no Brasil é aquele jovem millenial perdido, sem perspectiva e sem interesse na vida.

    • Danilo

      melhor descrição, impossivel!!!

  • TchauQueridos

    Essa é a realidade! PSA cada dia dando tiro no próprio pé.
    Atualizam os modelos e demoram séculos para lançar no Brasil.
    E A PSA achando que com aquela ação barata e mal feita de marketing iria mudar alguma coisa. RIP…

    • Al

      Tem coisa que a punição chega com o tempo… Ficaram anos insistindo naquele câmbio AL4 de fraco desempenho, muitos problemas.
      Também demoraram a resolver problemas crônicos de seus carros, como a junta do cabeçote do motor 1.4 que queimava e ainda tem uma suspensão relativamente frágil nos seus carros de entrada (parece que já foi pior).

      Então, a fama ruim pega e depois fica difícil pra desfazer, mesmo tendo corrigido boa parte dos problemas, como o caso da junta, ter trocado o AL4 por um belo AT6 japonês da Aisin e ter trocado o apenas mediano 2.0 pelo excelente 1.6 THP.

      Tal coisa, se até a Ford se queimou no mercado por insistir no Powershift, imagina o que sofrerão os franceses, já vítimas de preconceito, se derem mancada.

  • A Citroen se esforça para não vender. Vão manter mais um carro defasado por anos (apesar do bom motor).

    • Fabão Rocky

      N considero o C3 um carro defasado. Defasado só pq saiu de linha lá fora? A linha Fiat e VW está mais defasada. Pra que mais defasado do q Gol, Saveiro, Voyage, Strada dos anos 90, Uno, Grand Siena, Doblô?

      • Alaor

        A concorrência dele oferece uma série de equipamentos que o C3 não oferece. Isso é defasagem, não é difícil resolver, mas a PSA claramente não tem interesse algum.

      • Gran RS 78

        Olhe para os novos modelos como Argo, Polo, Novo Hb20 e novo Onix para ver o quanto que o C3 está defasado.

        • Fabão Rocky

          Tem pessoas q acham um carro defasado só pq foi lançado carros novos ou reestilizações meia boca. Msm assim o C3 não é defasado.

          • Gran RS 78

            Como não?, Ele é defasado sim, pois foi lançado em 2012, e se não fosse defasado, porque ele mudou de geração na Europa à dois anos atrás? Deixa eu te fazer uma pergunta: Pelo jeito vc é dono de um C3, certo?

        • Al

          O C3 faz frente a todos esses. Usado, depois da boa depreciação que um francês seminovo sofre, nem se fala!

          A única exceção é que não conseguiria entender por que alguém daria 70 mil num C3 e não num Polo 200TSI.

          • Gran RS 78

            O C3 não faz frente a nenhum desses concorrentes, ainda mais se comparar com um Polo ou mesmo um Argo.

  • Edson Fernandes

    Nossa acabaram com o C3.

    Sem duvida o visual “aventureiro” agradam as pessoas. Mas para isso colocar um super preço? Além forçar a pessoa só a adquirir a versão de entrada automatica se quiser entrar no PCD né? Acho uma senhora burrice.

    Tirando isso, não vejo que efeito de mercado isso pode ser positivo. Eu escolheria outros produtos que de cara são melhor equipado qdo colocados ao mesmo preço. Exemplo de apenas um deles é o proprio 208 para ficar “na casa” da PSA.

  • Piston head

    Pensa num carro super-escrotinho…

  • Lucas Silva

    Me desculpem, mas a Citroen/PSA não trazer a nova geração do C3 é burrice, o atual ja deu o que tinha que dá, e com a nova geração do 208 (que provavelmente vai ser mais cara) o grupo vai precisar de hatch hatch pra atuar numa gama de preços mais baixa, o 208 atual já ta ficando velho também, e na faixa de preço dos 40/60K , o C3 seria uma ótima opção (além de ser uma que é mais única em comparação ao outros veículos).

  • Edgar

    Ainda não entendi a PSA fazer uma P*** Fábrica em Porto Real pra não investir em nada de novidade… Se a Citroen (a qual acredito ter mais chance de sucesso por aqui) lançasse os novos C1 e C3 por aqui poderia até esta entre os mais vendidos…

  • Raul Mafra

    Po já tem há 2 anos o mod novo na europa, não sei porque ainda nao trouxeram pra ca, esse visual desde 2013 já cansou

    • Fanjos

      Digamos que o modelo novo seria mais ou menos o C4 Cactus, que de C4 não tem nada, já que é feito na plataforma do C3.
      Então tecnicamente falando já temos um novo C3, capado e caro sendo vendido como se fosse “””SUV”””

      • Fabão Rocky

        O problema é que o povo criou uma cegueira por Suv, q qualquer carrinho alto c/ formas quadradas já é um Suv. E p/ “ostentar” o nome Suv na garagem, os acéfalos correm p/ comprar. O C3 tem um design até bonito, mas akele C4 Cactus achei o cúmulo da feiúra.

        • Edgar

          Não, o povo gosta de SUV, mas a sua maioria não tem o poder de compra… Vide o Onix ser o carro mais vendido (versões mais baratas)… Os novos C1 e C3 dariam uma vida nova a Citroen aqui no Brasil, e até ajudaria mais nas vendas de seus carros maiores… Ops, seu carro maior, já que parece que os Picassos foram embora…

          • Fabão Rocky

            Eu particularmente detesto Suv, assim como existem mtas outras pessoas q tbm n gostam.

  • Airplane

    Poxa, havia me esquecido deste carro !
    Fiquei surpreso por ainda ser vendido no Brasil.

  • oscar.fr

    Infelizmente, é um carro que os consumidores não dão valor, tudo bem que não está alinhado com o modelo europeu, mas falta apenas o interesse da Citroën, pois é um carro muito superior aos celebrados Ka, HB20 e Onix. Acho inclusive engraçado comentários aqui que tratam o C3 como um dinossauro e se esquecem de ver a grama do vizinho. O que resta é esperar que uma próxima geração venha. A atual europeia já deveria ter vindo, já que continua a ser feita na plataforma do atual modelo brasileiro.

    • Cleidson

      Ka desde 2014 tem ESP, assistente de partida em rampa e controle de tração como opcional. Ka desde 2018 e HB20 desde 2016 tem airbags laterais como opcional. O Kwid tem airbags laterais de série. O C3 pode ter sido bom carro quando foi lançado, mas hoje está defasado sim e necessita de um substituto.

      • Calferr

        Lembrando que originalmente o C3 não concorria com Onix, HB20 e cia. e sim com Polo, Fiesta e o irmão 308.

      • David Diniz

        Ford KA só tem ESP+TC nas versões Titanium, SEL(só sedan) e Freestyle(só Hatch 1,0 e 1,5) nas demais não tem.

        • Cleidson

          Mas tem versões disponíveis. O C3 não tem ESP+TC ou airbags laterais disponíveis em NENHUMA versão.

    • Dizer que C3 é superior aos demais é um descalabro. C3 não oferece equipamentos mínimos no mercado, presentes até no subcompacto Kwid, tem acabamento inferior e uma dirigibilidade terrível. Ka e HB20 são superiores em dirigibilidade, acabamento, equipamentos, e etc.

    • Fabão Rocky

      Vdd. Tbm não considero o C3 um carro defasado. Defasado só pq saiu de linha lá fora? A linha Fiat e VW está mais defasada. Pra que mais defasado do q Gol, Saveiro, Voyage, Strada dos anos 90, Uno, Grand Siena, Doblô?

    • Retrato do Papai

      é tão superior que não tem nem barras de proteção laterais, olha o tamanho da porqueira

    • David Diniz

      Onde que o C3 é melhor que o Ka e demais concorrentes?

  • Valmir

    Só tá valendo a pena pra quem quer um usadinho barato, bem equipado e com visual descolado.
    Vou esperar mais um ano e pegar um exclusive AT6 usado pelo preço de um Kwid 0KM.

    • Gran RS 78

      Boa sorte, pois eu tbm pensava como vc, e acabei comprando um C3 tendance 2015 automático muito conservado e com somente 40 mil Km. Só tive dor de cabeça, e me livrei dele em apenas seis meses, e prometi para mim mesmo que Citroen nunca mais na minha vida!

      • Valmir

        Hoje passei pela frente de uma Revenda Citroen de SSA. Fechada. O prédio vazio, só o esqueleto. Era Citroen e JAC no mesmo prédio. Acho que agora não tem mas revenda em Salvador.

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    A linha da Citroen tirando o Cactus, tá cheio de bolor e mofo, o problema de ter um produto velho e obsoleto diante da concorrência é esse, perder apelo e vendas, o próprio Fiesta citado na matéria sofreu do mesmo mal.

  • David Diniz

    Ou seja: Quem comprar um Citroen está entregue a sorte…

  • LL

    Será que é impossivel fazer versões basicas desse carro R$46.990,00 e aut R$49.990,00…certamente multiplicaria as vendas e duvido que não teria lucro!!!

  • Gustavo

    Que pena que a Citröen fez isso… C3 era um baita carro.

  • Calferr

    Citroen (assim como a Peugeot) de mal a pior em Pindorama. Acho que os caras tem que definir se vale ou não a pena continuar no mercado nacional. Se vale, vamos então chacoalhar esta linha que está bem defasada, e o consumidor de carro zero, gosta de novidade, está aí o Cactus para não deixar mentir.

  • CanalhaRS

    Citroen em breve terá apenas o C4 Cactus para vender…uma vergonha…abandonou o Brasil.

  • Faheina

    Inda resiste?

  • Geraldo Xavier

    Até hj é um dos mais belos hatch de entrada. Acabamento acima da média da categoria
    Pena ser psa

  • FREDRED

    N.A, vejam o site da Peugeot, o 208 gt teve redução de preço, o Allure e Active Pack 1.2 também saíram da cena, agora só tem o active 1.2, active Pack 1.6 at, griffe 1.6 at e o gt.
    São mudanças pela nova geração que já roda na Europa (c3) e o futuro 208.

  • Walter Silva

    Eu já tive Peugeot e achei o produto e o atendimento excelentes. Mas vamos olhar a coisa toda do ponto de vista empresarial. Uma pausa para pensar… E minha conclusão: que dia um executivo “macho” ( o termo aqui é força de expressão e não pretende sexismo) na PSA baterá a mão na mesa e dirá: desculpe fãs de PUGs e Citroens. Foi um prazer! Mas estamos trazendo a Opel para o Brasil!”?

    • CARLOS WAGNER BUFON

      Fato.
      Saudades eternas dos carros da Opel.
      Falou tudo.

  • Foonoslew

    Todos os carros poderiam oferecer a opção de colocar um parabrisa desses… A experiência de visão é muito boa …. Acho melhor que teto solar ou panorâmico.

  • Zé Mundico

    Quando uma montadora faz isso com um modelo é porque o fim está próximo e o velório já foi encomendado. Apesar de ser um carrinho razoável, a montadora não mostra mais interesse em atualizá-lo e trata de ir limpando os modelos e reduzindo opções. Mesma coisa vai acontecendo com o Aircross, que já chegou na meia idade e não vai durar muito.
    Acho que até 2020 os dois vão embora de vez e a Citroen fica reduzida ao Cactus, Lounge e o Jumpy para levar a quentinha do vigia da fábrica.

  • Ducar Carros

    Não falta muito para a Chery passar a Peugeot, e, em seguida, a Citroen.

    Aliás, a CAOA + Chery já passou a Citroen, se considerarmos também os carros que ela fabrica sob a marca Hyundai (Ix35 e Tucson).

  • Leonardo C.

    Perdeu entre tantas coisas o para-brisa Zenith, que era o item mais legal do carro, que realmente o diferenciava. Uma pena, é um carrinho bem legal, tive um por quase 3 anos e rodei 60.000 km com ele, bem confortável e de manutenção barata, por incrível que pareça.

  • zekinha71

    A PSA aqui vai sobreviver só de 208 e 2008 e alguns 3008. Triste fim, mas própria empresa resolveu se matar.

  • 4lex5andro

    Pelo jeito, a planta de Porto Real deverá fazer só Peugeot daqui pra frente.

    Sobretudo agora com a aquisição da Opel, não surpreenderia se as linhas Citroen passassem a ser somente de fabricação argentina, isso, se continuarem sendo trazidas pra o BR.

  • Eduardo Zacchi

    Citroen já foi uma marca de carros espetaculares, mas hoje faz carros Nutella total!!! Tivemos um C3 Tendance 1.5 em casa (minha esposa) e apesar de parecer ter bom acabamento, os plásticos riscavam facilmente, a transmissão não consegui “ler” o motor e o escalonamento até a 3ª marcha era horrível.
    Era econômico, porém nem se compara aos modelos que temos hoje no mercado. Infelizmente a Citroen, a nível global vai ter que suar muito pra recuperar o prestígio de “outrora”…

  • Oliver Villalobos

    É inacreditável a falta de inteligência das montadoras no Brasil. Os carros que tem a PSA na america latina e nao tras para o Brasil é enorme. E tenho certeza que ajudaria as marcas da PSA se firmar. Pena que eles não darem valor ao mercado nacional e trazer toda a gama. Além de nao trazerem a Opel para o Brasil… que roubaria uma galera apaixonada pelos saudosos Astra e Zafira.

  • Ramiro Oliveira

    Já tive um 2013. Bom carro, porém com data de validade certa, quando chega 03 anos após a garantia venda imediatamente pois é consertando uma coisa e quebrando outra e olha que nem era tão rodado assim cerca de 53k rodados. Esse negócio de adaptado ao Brasil é conversa fiada nada disso, ele está muito bem adaptado o problema é que coisas simples quebram mesmo sem nenhuma explicação e te deixa na mão… tem coisa mais desagradável para o dono quando isso ocorre, mesmo com toda manutenção em dia? Vá entender.

  • Julio

    Esta conta de vender pouco e aumentar o preço só as montadoras compreendem, por que nós leigos acho que não sabemos de nada de mercado automotivo.
    Acredito que a Citroen quer acabar com o C3 de vez depois destas mudanças.

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