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Citroën C3L mistura crossover com sedã no mercado chinês

Citroën C3L mistura crossover com sedã no mercado chinês

O Citroën C3 anda por caminhos bem estranhos no mercado mundial. O nome, atribuído ao hatch compacto francês, está relacionado com sua mais recente geração na Europa, ainda com plataforma PF1, assim como o antigo no Brasil e um crossover na China.


Isso tudo sem contar as variantes com sobrenome, como o Aircross antigo no Brasil e os novos na Europa e China (versão longa). Neste último caso, o C3 conta com os modelos C3 XR (crossover) e C3 Aircross (SUV), mas agora tem uma nova (e estranha) opção, o C3L.

Citroën C3L mistura crossover com sedã no mercado chinês

Trata-se de um sedã compacto baseado no C3 XR, gerando assim um três volumes com cara de utilitário esportivo. Já visto nos vazamentos “oficiais” do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o C3L é feito pela Dongfeng-PSA e tem um porte maior que o irmão C-Elysée.

O Citroën C3L mede 4,505 m de comprimento, 1,748 m de largura, 1,513 m de altura e 2,655 m de entre eixos, sendo essa a base do C3 XR e do C3 Aircross chinês. Não se sabe sobre o volume do porta-malas, mas pelo porte do carro, não deve ser pequeno.

Citroën C3L mistura crossover com sedã no mercado chinês

Com tamanho acima de VW Virtus, Chevrolet Onix Plus e Nissan Versa, o Citroën C3L até que poderia ser uma opção no Brasil, mas seu “DNA” de crossover o torna um carro muito diferente para o gosto de muita gente por aqui. Propostas de sedãs aventureiros no Brasil, não passaram de car show.

Tendo um visual bem expressivo, com faróis duplo envolvidos por cromados que formam o duplo chevron junto ao capô e para-choque com molduras laterais destacadas, o C3L tem saias de rodas emolduradas e suspensão para nem o Renault Logan CVT botar defeito.

Citroën C3L mistura crossover com sedã no mercado chinês

Exclusivo da China, onde parte de 110.000 yuans (R$ 85.513, um preço “bem brasileiro”) o C3L tem aquilo que se espera dos próximos da Citroën no Brasil, o motor Puretech 1.2 Turbo de 114 cavalos e 19,3 kgfm, devidamente equipado com câmbio automático de seis marchas.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Aristeu Junior

    Aqui também temos um Crossover Sedan: LOGAN

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    É a soma do C-Elysée + Cactus + Covid 19 = C3L.

  • Mesquita17

    Ótima solução para os governos estaduais e municipais! Pagamos a por@#$% do IPVA e IPTU e depois compramos “sedans aventureiros” para rodar nas ruas e avenidas off roads com circuitos mistos entre buracos, terra e algo parecido com asfalto.

  • Fabão Rocky

    Tétrico!

  • Tosca16

    Eu gostei da proposta, aliando a maior altura em relação ao solo sem ir necessariamente ao crossover (SUV). Não sei como seria o marketing pensando em outros mercados, mas creio que seria interessante veicular que junta o melhor da esportividade com a resistência dos crossovers.

    • Andre Baracho

      Também não acho a ideia ruim. Já viajou pelo Brasil afora e sentiu o drama em ter que se espremer para livrar as partes baixas do carro dos calombos do asfalto provocado pelos caminhões com excesso de peso? As vezes nem consegue, e o carro paga o pato. Carro alto tem suas vantagens sim.

      • Pablo Henrique

        Eu também gosto. No começo achei meio estranha a ideia, mas hoje eu acho válida. Eu tenho um sedan e é o tipo de carroceria que eu acho mais bonita

      • Dod.

        O pessoal gosta de falar mal dos “altinhos” mas eles são a melhor opção para a malha viária péssima que tem no Brasil. Anos atrás eu tinha um Honda Fit que era ótimo exceto pelo fato raspar até em tampinha de garrafa solta no chão. Qualquer lombada fora do padrão ou valeta maior ele raspava, não adiantava parar, passar com cuidado, era estressante demais. Troquei por um Idea Adventure e desde então não quero saber de carro lambe-chão nunca mais, a altura de rodagem é fator decisivo pra eu escolher um carro.

        • CARLOS WAGNER BUFON

          Tive um Fit 1.5 vtec da primeira geraçao e o carro era formidável em todos os aspectos, minha unica reclamação era a mesma que a sua, raspava em tudo que é lugar.

          • E porque nenhum de vcs 2 tentaram pegar a versão do Fit Twist? Tinha uma altura maior relativa ao solo, pelo que foi comentado na época que era vendido.. no lugar dele, a Honda fez o W-RV..

        • Guilherme Batista

          A questão é que a maioria desses SUVs vendidos no Brasil não tem realmente uma boa altura em relação ao solo ou são realmente altos.
          Você diz que pegou um Idea Adventure, que no caso é mais alto até mesmo que Duster, HR-V, Renegade e etc e com praticamente a mesma altura do solo.
          Mas se comparar com carros como, Ka Trail, Kwid, HB20X e até mesmo o Argo Trekking, estes carros tem altura do solo menor.
          Acho que só o Duster e algumas versões mais caras do Renegade que são mais altas.

          Enfim, muitos desses SUVs só tem 1cm ou 2cm de altura livre a mais do que um carro comum o que pra mim, não faz sentido algum pagar tão a mais por esses veículos.

  • Rafael Straus

    Que gambiarra medonha

  • Cromo

    Vi agora no google, o Logan tem 1570 mm de altura, 57 mm mais alto que este “crossover-sedã”. E realmente ele tem muito mais cara de sedã mesmo. Talvez a próxima geração tenha mais jeito e altura de “crossover-sedã”.

  • th!nk.t4nk

    Lada Laika do mundo moderno! Combinaria com o Brasil também, infelizmente!

  • Edu

    Se eu comprasse daria uma rebaixada.

  • Benny Blanco

    Horrível

  • PEDAORM

    Trizarro

  • CanalhaRS

    Nem sei o que dizer….kkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  • Saraiva

    Já que o asfalto não melhora…
    Sobem-se os carros.
    Fortaleza-CE cada dia pior e depois de um inverno que nem acabou ainda….

  • delvane sousa

    Gosto dessa proposta. Não pelo design, mas por ser adequado a péssima condições das nossas vias. Mas e pouco provável que apareça por aqui!

  • Jean Caunetto

    mais feio que encochar a mãe na pia

  • Dod.

    A ideia é válida mas a execução ficou bizarra. O coronga deve ter sido criado dentro do ar condicionado dessa desgraça!

  • Bruno Silva

    Aberração, pode ficar China mesmo. Quando será q as montadoras vão entender que sedan + altura não combinam?? Os sedãs mais belos são baixos, vide nova Série 3, S60 novo etc.

    • Jackson

      Nem todo mundo compra um carro só pelo desenho agradável. Muitos compram para suprir suas necessidades do dia a dia. Eu tenho um UP que todo mundo fala que é uma caixinha, carrinho de criança, bate-bate, caixa de fósforo, bota ortopédica (mesmo apelido do Uno quando lançado) entretanto quando comprei buscava economia e fazendo 18,797 em média no ciclo cidade/estrada, ele supriu minha necessidade.

  • Avigan Favipiravir

    Tem no BR?

  • Alvarenga

    Até que ficou bom! Gosto de carro com boa altura em relação ao solo e bons angulos de ataque e saida. Principalmente sedans que tem projeções longas alem dos eixos. Quem ja dirigiu carro baixinho por ruas e estradas cheias de lombadas e valetas entende o que estou dizendo. E sedan não precisa ser necessariamente ruim neste quesito. Cito como exemplo o antigo Azera vendido aqui por volta de 2009, que era um sedan enorme e no entanto possuia bons angulos de entrada e saida sem ser perder um bom aspecto de linha inferior.

  • 😎.

    Feio mas útil .

  • Debraido

    Por não uma sw? Faria muito mais sentido. Seria muitíssimo interessante.

    • Saraiva

      Talvez por ficar realmente já mais próximo dos suvs

  • Saymon Erickson

    Gostei da ideia.

  • Eskarmory .

    Horroroso!!!!

  • Marcelo Martins

    Eu gostei !! entre eixos generoso, bom porte, suspensão alta, design legal, a lateral é a parte que mais gostei principalmente a porta traseira, se vier para cá com certeza teria interesse !!

  • Feio, mas funcional. Faltam carros assim por essas bandas.

  • Me parece exatamente o c-elysee com um facelift edtanho. A lateral é a mesma.

  • Anderson Trajano

    Aqui eu acho que não funcionaria, ainda mais sendo um PSA. Eu vi ao vivo o tal do Logan com câmbio CVT, é simplesmente medonho. A Renault pegou o mesmo carro com câmbio manual, colocou umas molduras nas caixas de roda, subiram o carro e colocaram pra vender. Conclusão, fica parecendo carro de brinquedo com aquelas rodas pequenas e uma suspensão desproporcional.

  • Ubaldir

    Não ficou ruim nas fotos. Não sei ao vivo.

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