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Citroën C4 Cactus 2018 surge na Europa com visual atualizado e suspensão hidráulica

citroen-c4-cactus-2018-5 Citroën C4 Cactus 2018 surge na Europa com visual atualizado e suspensão hidráulica

Já visto em flagrante, o Citroën C4 Cactus 2018 agora finalmente dá as caras no mercado europeu. O misto de hatch e crossover surge com visual atualizado, agora mais próximo do C4 Picasso e dos novos C3 e C3 Aircross europeus. Nas mudanças, o modelo recebeu indicadores de direção e luzes diurnas em LED posicionados juntos a uma estreita grade com duplo chevron devidamente cromada.



Com isso, o conjunto ótico principal manteve-se isolado mais abaixo, com os projetores de dupla parábola. O para-choque também foi completamente redesenhado e agora possui um corpo inferior anexado com material Airbump, que permite riscos e pequenas batidas sem se deformar. Aliás, o Citroën C4 Cactus 2018 agora tem essa proteção na base das portas também, diferente do modelo anterior.

citroen-c4-cactus-2018-6 Citroën C4 Cactus 2018 surge na Europa com visual atualizado e suspensão hidráulica

Essa alteração deixou o Citroën C4 Cactus 2018 com um visual mais limpo. Na traseira, outra grande modificação foi a introdução de lanternas duplas em LED com efeito 3D, muito parecidas com as do C4 Picasso. Bipartidas pela tampa do bagageiro, elas dão ao crossover um aspecto mais sofisticado, bem diferente do anterior, muito simples. O para-choque também possui Airbumps assim como o dianteiro. O teto tem opção de vidro panorâmico e os retrovisores apresentam repetidores de direção. A Citroën também usa e abusa de tons alegres e mesclas biton bem chamativas.

Por dentro, o Citroën C4 Cactus 2018 manteve o mesmo estilo controverso – para alguns – mas com novos materiais e tonalidades, totalizando quatro tons internos, especialmente nas novas “poltronas” Advanced Comfort, que possuem espuma 15 mm mais alta e densidade que se molda melhor ao corpo.

citroen-c4-cactus-2018-10 Citroën C4 Cactus 2018 surge na Europa com visual atualizado e suspensão hidráulica

Deve-se lembrar que o modelo é o único que porta airbag do passageiro sobre o para-brisa, criando assim um espaço maior para o porta-luvas. As telas são digitais para instrumentação e entretenimento (com Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink), bem como navegação 3D com dados de tráfego. Mas, todo esse “lounge” criado pela marca parisiense agora está mais confortável e isso não vem só dos novos bancos largos. Ela também introduziu vidros acústicos (incluindo o para-brisa) e maior isolamento no cofre e também no assoalho, bem como vedação dupla nas portas.

A principal novidade do Citroën C4 Cactus 2018, no entanto, está sob a carroceria. O crossover passa a adotar a tecnologia PHC (Progressive Hydraulic Cushion), uma tecnologia com mais de 20 patentes registradas pela Citroën, que envolve a incorporação de amortecedores hidráulicos progressivos que filtram a maioria das irregularidades do solo, atuando diretamente no controle dinâmico do veículo, sendo considerado pela imprensa europeia como um “tapete mágico”. Essa tecnologia foi testada no modelo anterior e surpreendeu os jornalistas europeus.

citroen-c4-cactus-2018-11 Citroën C4 Cactus 2018 surge na Europa com visual atualizado e suspensão hidráulica

Mas não para por aí. O Citroën C4 Cactus 2018 também recebeu dois novos motores, sendo o Puretech Turbo 1.2 de 130 cv com câmbio manual de seis marchas e o diesel 1.5 BlueHDi, que entrega 120 cv. Além destes, permaneceram os Puretech 1.2 de 82 cv e 110 cv, na versão Turbo. O crossover passa a adotar frenagem automática de emergência, alerta de fadiga, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de placas, alerta de mudança de faixa e comandos de voz adicionais.

Já visto em testes no Brasil, espera-se que o Citroën C4 Cactus desembarque por aqui já atualizado e de preferência com as tecnologias do Advanced Comfort apresentadas na Europa. Aliás, provavelmente a construção da carroceria passou a adotar um sistema de colagem das chapas de aço, que permite assim criar uma estrutura mais rígida e leve.

Citroën C4 Cactus 2018 – Galeria de fotos

  • lheu

    janelas com basculantes? me senti no monza de 1985… ha quanto tempo não via isso

    • Bruno Gomes

      É comum na Europa essa configuração.

      • th!nk.t4nk

        Ninguém senta no banco de trás mesmo. Aqui na Europa o povo anda praticamente apenas sozinho, ou no máximo em 2 num carro. Quem tem família opta por aquelas peruas enormes, aí sim o conforto atrás é bem decente.

    • zekinha71

      Vc nunca viu o up! europeu então.

      • th!nk.t4nk

        É o carro mais usado pra entrega de pizza. Totalmente inútil o banco traseiro. Creio que nunca na vida vi alguém sentado atrás num Up na Europa 🙂 Já no Brasil é o “carro da família”, logo a coisa muda totalmente de figura.

        • Jurandir Filho

          O UP europeu é menor, é um verdadeiro city car, aqui na Brasólia é difrente, carro pequeno serve pra tudo, trabalhar, viajar, carregar tralha…

    • Jad Bal Ja

      Tbm achei ridículo num carro desse tamanho. Sim na Europa tem outros modelos com janelas basculantes, mas em geral são sub-compactos, onde o tamanho das portas não permitiu a instalação da maquina do vidro. E mesmo assim, só por que é “comum” na Europa nós temos que gostar?

      • DiMais

        as portas do up brasileiro e europeu tem as mesmas dimensões e ainda assim na Europa a VW manteve o vidro basculante.. e o C4 apesar do nome é baseado nos projetos de carros compactos da PSA, mais próximo do C3 do que do C4, por exemplo.

      • th!nk.t4nk

        Cara, o brasileiro nao “precisa gostar”, pois esse carro é exclusivo do mercado europeu. Aliás, o C4 Cactus tá beeem mais pra “carrinho” na Europa mesmo. Quando você chega na concessionária, já te jogam um desconto monstro, levando ele ao patamar de Polo, Fiesta e companhia (onde o povo anda praticamente sempre sozinho no carro).

    • Jurandir Filho

      Fica tranquilo que na versão mercosul virá com janelas “normais”

      • DiMais

        e perder itens de segurança em prol disso, como de costume.
        Europeus tem mais recursos de segurança e algumas vezes perdem em itens menos importantes (como rodas de liga leve e pneus de medidas menores, por exemplo)

        • Jurandir Filho

          Chuto que virá completo, 6 airbags e a sopa de letrinhas ESP, etc… O resto é perfumaria (estacionar sozinho, start/stop…)

    • No_Name

      A Citroen tem fixação por vidros que não abrem atrás. Lembra do DS4?

    • Natanael Garcia

      Ouvi umas teorias de que por conta do inverno eles não se preocupavam tanto com as janelas pois os carros se mantem em sua maioria fechados. Alguem ai pra confirmar ou contar melhor essa historia ? rsrsr Só vi alguem comentando algo assim mas nao entendi bem.

      • RVM

        é o mesmo argumento do não abrir o tanque por dentro da peugeot… na europa não tem isso… e nós ficamos sem

        • th!nk.t4nk

          Em praticamente todos os carros na Europa o tanque está sempre aberto, logo nao faz sentido ter “abertura interna” (pra abrir o que já tá aberto?). É um conceito alienígena pra esses caras. Alarme também nao existe (apenas como opcional em alguns pouquíssimos modelos).

      • dallebu

        Pelos comentários que leio em sites Italianos, o pessoal de lá acha uma economia porca essas janelas basculantes, inclusive sobre esse novo C4 cactus a opinião é que os vidros traseiros basculantes são abomináveis.

        • th!nk.t4nk

          Italia = um “meio Brasil”. É um país bem mais pobre que o resto da UE, logo quem compra esses compactos coloca a família toda nele, e aí o vidro traseiro basculante torna-se um problema. Dos Alpes pra cima ninguém tá nem aí com a existência de banco traseiro em carrinho.

      • Gomes

        Bom, aqui no Brasil até os vidros com levantamento manual falam mal, mas na pratica, em média deve se abrir 1 vez por ano….

  • Ricardo

    E dá-lhe mais SUV!

    • Hoffmann

      Para a choradeira dos haters!

      • th!nk.t4nk

        Ahm… Sem querer ser chato, mas vocês nunca viram um C4 Cactus ao vivo né? É um hatch normal, apenas com 2 dedos a mais na suspensão. Nao tem absolutamente nada de SUV. Tem hatch brasileiro mais alto que ele.

    • Jurandir Filho

      Montadoras não são entidades filantrópicas, tem que oferecer o que tá vendendo, infelizmente…

      • Ricardo

        Está mais para lavagem cerebral do que demanda!

        • Mr. Pennybags

          Se gostar de carro e gostar de dirigir for hater pode me chamar assim a vontade! rs

        • Jurandir Filho

          lavagem cerebral global, diga-se de passagem

          • Ricardo

            Sim, a humanidade é uma praga! Hehe

    • renanfelipe

      Mas a Citroen chama o carro de Hatchback. Diferente de outras…

      • Ricardo

        Hoje em dia essas nomenclaturas viraram uma bagunça, para mim hatch é hatch e assim por diante, perua, sedam, coupê, monovolume, van, pickup e SUV.

        • renanfelipe

          Sim, mas digo q as marcas tem usado a fama dos SUV pra nomear qqr carro mais alto de SUV, como GLA, Kwid…
          Neste caso, é um Hatch mais alto, mas a Citroen sempre chamou de Hatch mesmo.

          • Ricardo

            Vejo um SUV nesse carro! Para mim qualquer carro mais elevado, suspensão alta, pneus grandes, carroceria média ou grande e teto alto, é SUV.

  • Vitor C

    Esse carro é muito legal e um sucesso de crítica, ele apresenta um ótimo custo benefício e tecnologias em dia com a concorrência, além da suspensão que é um show. Ele tem potencial por aqui, o aircross já chegou a vender muito bem, a citroen acertando na estratégia pode ocorrer o mesmo com o c4.

    • Luciano RC

      Se a Citroen acertar no carro, nos equipamentos e no preço, ele pode vender muito bem.

    • João Cagnoni

      O pior carro da Citroen (Aircross) foi aquele que mais vendeu por aqui. Estranho, não?

      • Carlos

        João, o Aircross vendeu tanto assim? Aqui no Sul eu vejo muitos, mas acho que não chegou nem perto do C3 normal. E ja andei de carona por 3 vezes na versao Aircross mesmo, e achei muito bom. Vc quer dizer pior no sentido dele ser mais pesado e consequentemente mais fraco e beberrão que o C3 Picasso “normal”, ou pelo lado estético mesmo?

        • João Cagnoni

          É um carro caro, as versões topo já chegaram a custar quase o mesmo preço do C4 Lounge THP (e o Aircross tem um 1.6 aspirado) e não vejo muita diferença dele para o C3, como você mesmo disse é mais fraco e beberrão. Foi o pior carro que a Citroen já fez.

          • Vini

            Aqui em casa tivemos 2 c3 desta última geração (tendance e exclusive). Qse compramos um aircross 2014 top… pra quem curte o estilo, o carro é muito bom sim. Usa mesmo motor do c3, então é mais lento, claro, mas nada de ruim, o suficiente para uso urbano. Hoje pegamos um fit da penúltimo geração… saudades do c3 exclusive hahaha

          • DiMais

            se o problema é preço, temos que ver isso em todas as marcas!
            um exemplo clássico é poder levar um Civic Sport pelo mesmo preço de um HR-V EX, com grandes diferenças de plataforma, conforto e acabamento.

            • João Cagnoni

              Sim, todos estão caros. O Civic pra mim é o pior exemplo, 110k em um carro 2.0 com banco de couro.

  • Hoffmann

    Achei menos feio que o antigo com aqueles Air Vimos exagerados no meio das portas.

    • George

      Mas agora eu achei que perdeu a função. Você viu que ele ainda está lá, só que mais embaixo e para dentro… rsrs

      • DiMais

        se não me falha a memória o presidente da Citroën disse que nessa geração os airbumps seriam configuráveis de acordo com cada mercado, no caso do Brasil é uma hipótese nem existir.. ou se vier, será como esse modelo apresentado hoje, já que o anterior teve um índice elevado de rejeição.

  • Duh

    Muito bonito, só não curti a traseira.

  • TT 230

    Ou seja, erraram feio, literalmente, quando colocaram aquele tapetão de borracha tomando a lateral do carro.

    Melhorou muito! Joguem o THP e comecem a vender.

  • Draga

    Acho interessante vidros basculantes na janela traseira e nao me importaria de ter o carro assim – menos coisa p dar problema hehehe

    • Luciano RC

      Prefiro que nem tenha o comando de abertura como no DS4. Odeio quem anda atrás e fica abrindo os vidros e eu com o ar ligado.

    • DiMais

      eu gosto de carro 2 portas porque raramente o banco de trás é ocupado (no meu caso) mas essas opções praticamente não existem mais.

  • Valber Santana Coelho

    Ficou visualmente mais agradável agora. Acho que aqui seria uma boa opção de compra.

  • marc west

    Sempre gostei do visual dele. Agora ficou mais convencional, mas continua interessante.

  • renanfelipe

    ISSO é um redesenho bem feito.
    Identidade atualizada com sucesso.
    https://www.youtube.com/watch?v=nADGBsYLkPc&t=0s

  • Jorge Osório Cortese Magalhães

    Deu vontade de ter um!

  • oscar.fr

    Excelente reestilizaçao, a Citroën acertou em cheio dessa vez!

  • REDDINGTON

    A traseira lembra uma cara triste rs rs

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Gostava mais do anterior. Será que não oferecem mais o banco dianteiro interiço?

  • DiMais

    melhoraram e muito os airbumps, tanto no desenho quanto na função.. só a traseira parece que ficou por último e não deu tempo de caprichar, mas é uma bela evolução do modelo original.
    no Brasil vamos ganhar vidros traseiros que descem normalmente e perder essa suspensão ‘mágica’, meu palpite.

  • Natán Barreto

    Esses carros da Citröen parecem todos iguais. E essa traseira é literalmente triste

    • zekinha71

      Se Citroen parecem todos iguais, como ficam então os VW, Audi, MB, Ford?

  • Dreidecker

    O visual melhorou, até porque não tinha como piorar.
    Só o painel que continua estranho.

  • Clodoaldo Santos

    Belo carro… Pena que não tenho grana… Pois quem tem grana compra o que gosta e não se preocupa com revenda

  • Jeff_ A_N

    Mais um sonho de consumo que não veremos por aqui…..resta sentar e chorar

    • Valber Santana Coelho

      Vai chegar aqui no ano que vem segundos as “fontes” no BR.

    • Jurandir Filho

      Virá sim

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