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Citroën C4 Cactus chega no segundo semestre de 2018

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O Citroën C4 Cactus em breve estará rodando por ruas e estradas brasileiras. O crossover chega no segundo semestre de 2018. A marca francesa divulgou algumas imagens do modelo que, pelo jeito, não apresenta alterações na estética frontal, mas revela o que já era esperado aqui no Brasil: portas traseiras com janelas de abertura vertical.


O item é importante, visto que o consumidor brasileiro não está mais acostumado com janelas basculantes, visto que a tendência de mercado dos carros com duas portas caiu por terra há muito tempo. Além disso, portas traseiras com esse tipo de janela não são de costume dos compradores nacionais, embora seja aceitável em mercados mais orientados com a Europa. Tanto é que o Volkswagen up! nacional teve o projeto alterado também nesse aspecto.

Fora isso, o Citroën C4 Cactus se apresenta da mesma forma que no mercado europeu, onde surgiu em 2014, sendo feito atualmente apenas em Madrid, Espanha. Em seu segundo visual, após reestilização recente, o crossover apresenta conjunto ótico duplo localizado no mesmo corpo do para-choque, enquanto repetidores de direção e luzes diurnas, ambos em LED, ficam em separado na parte superior. Uma estreita grade com o duplo chevron se apresenta na parte superior.

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O protetor frontal ainda agrega uma grade centralizada e outra inferior, onde os faróis de neblina possuem molduras em cor contrastante, bem como pequenas entradas de ar se revelam nas laterais. O Citroën C4 Cactus terá Airbumps no Brasil, sendo esses fixados na base das portas, em tamanho menor que no modelo anterior, cuja superfície abrangia quase toda a lateral do veículo. Por aqui, retrovisores, teto, molduras dos faróis de neblina e uma das molduras dos Airbumps terão contraste em relação à pintura.

As lanternas duplas são de LED e cortadas pela tampa do porta-malas. O para-choque envolvente não teve alteração. Nota-se na exclusividade que as maçanetas são pretas e que a moldura das portas traseiras permite um vidro menor, que deve baixar até a base da janela. No teto, barras longitudinais estilizadas. Não se sabe se ganhará teto panorâmico por aqui. Suspensão elevada e saias de rodas protegidas ajudam a reforçar a proposta aventureira do Citroën C4 Cactus. As rodas de liga leve tem desenho esportivo e aro 17 polegadas.

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O interior do modelo brasileiro – que será feito em Porto Real-RJ – não foi revelado, mas acredita-se que terá cluster digital. A multimídia com Android Auto e Car Play será outro item importante. Em relação ao interior, existe a chance de manutenção do estilo francês, que possui bancos largos e confortáveis, bem como padronagem bem exclusiva e atraente.

Dois pontos importantes ainda não conferidos são a mecânica e o Citroën Advanced Comfort. No primeiro caso, o motor pode ser tanto o 1.6 EC5M de até 118 cavalos e/ou o 1.6 THP Flex com até 173 cavalos. Mas, o que se espera mesmo é o Puretech 1.2 Turbo Flex com 110 ou 130 cavalos na gasolina. O câmbio automático de seis marchas é quase obrigatório. No segundo caso, são desejáveis os batentes hidráulicos progressivos, isolamento acústico ampliado e bancos de densidade exclusiva, o que ainda não foi confirmado.

 

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  • Vitor C

    Gostei de ver a adoção do 1.6 turbo, se contar com o at6 será uns dos melhores conjuntos da categoria.
    Ver que o estilo europeu também foi adotado aqui é legal .

    • FREDRED

      Tive o prazer de rodar por mais de 700 km com o 408 thp, motor valente e equilibrado, modo eco realmente economiza, fiz ótimos 7.5 no etanol na cidade com ar ligado o tempo todo e trânsito.

      Na estrada Civics e Corollas? ! Só via eles pelo retrovisor.

      • Marcelo MF

        Tb tenho um 408 e estou muito satisfeito !!!! carro gostoso de dirigir, grande, macio, ótimo espaço interno e porta malas, AT6 e o THP é fora de série !!!

      • Eduardo Alves

        eu tinha um e no transito pesado fazia 6,5 a 7,5 na gasolina. ( mas nao tinha esse modo eco).

        • FREDRED

          Carro ótimo para 4 adultos grandes, a porta traseira parece de Fusca (quase abre negativo) ótimo para famílias com crianças ou cadeirantes, porta malas gigante, só vi pontos positivos, adorei o carro, mas não é meu perfil de carro, mas para familias grandes é super recomendado.

          Pergunta para quem tem o 408 thp. Valor de seguro?

          • Eduardo Alves

            Cara, o meu foi 3500, na epoca a fipe era 45. Coloquei cobertura dos farois e parabrisas. Era um bom carro, mas tive azar com esse motor thp. Pela demora de peças , e ccs porca, eu larguei mão.

  • FREDRED

    Puretech 1.2 turbo? Acho que a PSA nunca vai trazer esse motor na bananalandia

    • Fabrício Sanches

      Por que não?!

      • Gomes

        Porque a homologação de motor para atender as normas locais são caras e demoradas e, como não tem volume alto, o ROI do negócio não rola. Por isso usam o 1.6 THP 165cv em todos os carros, com a única diferença que os produtos do Mercosul são Flex com 173cv, mas nem o torque muda, para não ter que fazer ajustes na caixa. Uma questão de custo/benefício haja vista que tem bom equilíbrio entre potência, consumo e durabilidade. Se mudar pouca coisa que seja, além do custo do projeto, tem mudanças de peças de reposição, treinamento, etc. O mesmo se forem lançar o 1.2 Puretech….

        • Jurandir Filho

          Sei não, se fosse assim não lançariam o 1.2 aspirado, que é o mesmo motor só que com turbo…

          • Gomes

            Mas nesse caso era uma necessidade, porque o motor 1.5 já não atendia mais as normas de emissões e eles precisam substituir. Nesse caso, o 1.6 THP não tem problema.

  • Mayck Colares

    Se já tem o 1.6 aspirado e o 1.6 thp na linha aqui infelizmente acho muito difícil trazerem o 1.2 turbo. Uma pena.

  • Mayck Colares

    Estão perdendo muito de não trazer o novo C3 aircross que é muito mais alto que esse, ele tem 1,63 de altura e largura e comprimento bem parecidos. Passaria melhor a imagem de crossover. Esse cactus tem 1,48 de altura, mais baixo que os compactos nacionais.

    • Almir

      concordo…vi ele na Europa e não tem altura e tamanho de concorrente do HRV, Kicks e Creta.
      É bonito mas aparenta ser mais um carro sedan do que um SUV.

      • vitinho’

        Não acredito que tenha a mesma altura do europeu, visto que os carros sofrem uma tropicalização para o Brasil, também não deve ser nada tão alto assim.

        • Almir

          espero que ele seja mais alto que o europeu, pq tenho interesse no C4 Cactus.

          • Amilton Marcondes Junior

            maravilha amigo, em agosto já temos a pre venda do carro. Se voce for de SC asera um prazer te atender!

      • Fabrício Sanches

        Sedan?!

        • Almir

          digo em altura, ele era muito baixinho pra ser um SUV, ele tem a mesma altura do C4 Lounge.

      • Vitor C

        Esse tipo de carroceria está em alta e sendo bastante cogitado pelas marcas hoje, meio que é uma proposta de hatch misturado com suv.
        Cactus, focus activ, gla, bmw x2, lancer que está por vir, Mazda cx3 e outros já adotam esse estilo.

      • Unknown

        Em questão de porte, acredito que fique muito próximo do Kicks e do 2008.

  • Alexandre TRE

    Passo

  • Jurandir Filho

    O interior não foi divulgado, mas o cluster deverá ser o do novo C4 lounge, já que o cactus europeu já o usa

    • Edson Fernandes

      Só que o C4 Cactus usa uma variante com duas cores (se não considerar o preto do fundo), talvez seja piorado.

    • CanalhaRS

      O Cactus europeu não usa o mesmo painel do C4 Lounge.
      Ao que parece, o nosso usará.

      • Jurandir Filho

        bem parecido, só muda a cor, dê uma olhada https://www.youtube.com/watch?v=_LwuohHQrcI , se isso não for quase idêntico…

        • CanalhaRS

          Não consigo postar imagens aqui, para mostrar as diferenças.
          Mas não são nem parecidos. Pesquise por imagens do interior dos dois modelos e compare.

          • Jurandir Filho

            As telas são as mesmas, não tô falando do console inteiro, você não tá vendo o painel do modelo anterior???

    • Não deixa de ser bom. Brasileiro gosta de uma certa sobriedade.

  • Leonel

    Parece bem interessante este carro, aguardemos!
    Em relação a motorização, este 1.2 THP seria excelente por aqui, hein?

    Fora que poderia equipar 208, C3, 2008 e cia…

  • Gran RS 78

    Esse carro tem tudo para alavancar as vendas da Citroen no Brasil, tudo vai depender do preço e da motorização que a marca irá vender por aqui.

  • Eng Turbo

    O C3 AirCross já não tem modelo 18/18, somente 17/17 e 17/18. Tudo indica que será descontinuado e substituído por esse

    • Rafael Koch

      Deus te ouça! Tenho uma bomba dessas 13/14 e já faz alguns meses que tento me desfazer dele. Até conseguiria, por metade da tabela ou menos ainda.

    • Jurandir Filho

      Acho que não, é mais barato, devem tirar a versão top e deixar só o de entrada

  • Piston head

    Lá vem o Snorlax

  • PEDAORM

    Engracado que tiveram que botar no nome SUV C4 Cactus na placa, se não o consumidor não consegue nem entender que se trata de um pseudo suv

  • Júnior Nascimento

    Se tiver preço aceitável vai ser um sucesso.

  • Mauricio Cavalcanti

    O 1.2 Turbo tem que vir para não fazer como a Renault que lançou o Captur com 2.0 aspirado e cansado, junto com um câmbio automático de 4 marchas….um carro fadado ao fracasso. Tem que chegar arrebentando, mostrando que investe e respeita o brasileiro. Colocar o 1.6 aspirado e cansado é matar o carro logo de início. Vai beber muito, andar pouco e vender menos ainda, corroborando a ideia de que carro francês não vende e tem péssima revenda. Falando nisso o C3, AirCross, 208 e 2008 já mereciam o 1.2T por aqui….os franceses precisam ser mais ágeis para ganhar mercado e aos poucos acabar de vez com a má impressão que colou nos carros de 10 anos atrás.

  • Marcus Vinicius

    Com esse nome chega para espetar a concorrência !

  • Hiran Gallo

    Andei com ele na Europa mês passado.. Beberrão.. Rodei pouco mais de 1.000 km e foram dois tanques..

  • Cardoso (não aquele)

    Na Europa ele é para ser um carro barato que entrega bastante conforto pelo preço. Estou curioso para ver quanto vai custar por aqui.

    • Gomes

      Até Golf na Europa é assim….não precisamos esperar lançar para começarmos a falar que carro no Brasil é caro.

    • Jurandir Filho

      Acho que por ser novidade, deva vir um pouco mais caro que o irmão 2008, não deve fugir da faixa de 75 até 90 mil, dependendo da versão…

  • Adriano Cardoso

    O aspecto desse carro é muito frágil, parece que em pouco tempo ele irá se desmanchar .

    • Marcelo MF

      Só vendo algumas fotos conseguiu tirar essa conclusão ?? sem conhecer de perto o produto ??? Que aspectos são tão frágeis que vc observou ?

      • Allan Barcos Taveira

        Ele deve ter realizado uma análise estrutural e de montagem do carro, no pensamento dele…

        • Marcelo MF

          Rsrsrs… acho que sim !!

      • Jurandir Filho

        kkk é cada um

  • Mauro Banqueiro

    As cherokee e toro introduziram essa frontal que no início parecia estranha mas agora está ficando quase obrigatória.

    • Raphael Pereira

      na verdade quem se inspirou foi a FCA

      • Superleggera

        Exato, C4 Picasso chegou um pouco antes da Cherokee…
        Outro que seguiu a cartilha foi o Hyundai Kona

  • Erivelton Freitas

    Esse carro é um dos que eu estou mais esperando para esse ano. Lindo, interessante, com aquele ar ‘premium’, embora saiba que será mais barato que o C4 Lounge. Além do mais, esse teto contrastando com a pintura me faz pensar que a Citroën trará várias opções de customização, e se esse belo tom de verde vier junto, será um grande acerto da marca para o Brasil.

  • Rubens

    Terá teto solar ?
    Alguém sabe a altura do solo deste, para comparação dos “SUVs” e volume porta – malas ?

  • Freaky Boss

    Tem gente elogiando o motor THP e de fato é bom, mas eu reconstruo a frase: os motores turbo são excelentes (com raras exceções). Quem tem não quer trocar por um aspirado nunca mais (meu caso).
    Ou seja, esse carro já vem com powertrain aprovado.

    • Marcelo MF

      Tenho um 408 THP e é o meu primeiro carro turbo e como vc não volto mais para um aspirado !!!

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