*Destaque Citroen Lançamentos Sedãs Test Drive

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir

O Citroën C4 Lounge 2019 desembarca da Argentina com atualização visual, segurança ampliada e conectividade estendida com preços a partir de R$ 69.990 se considerarmos a versão de entrada Live, dedicada exclusivamente aos clientes PCD e venda direta para frotistas. Para o grande público, ficam as versões Feel (R$ 93.920) e Shine (R$ 102.790).


Nesse facelift de quase uma geração inteira, já que o sedã médio da Citroën chegou ao mercado em 2013, o C4 Lounge adota um layout de inspiração chinesa, modificado levemente para atender as necessidades locais. A proposta agora uma opção bem completa e com excelente desempenho para portadores de deficiência, bem como para frotas e locadoras.

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir

Já as outras opções começam R$ 23.930 acima da Live, agregando alguns equipamentos adicionais na Feel e, por fim, um conteúdo mais completo na Shine, que não se intimidou em passar a barreira dos R$ 100 mil. Mantendo a mesma mecânica, a Citroën focou as atenções no visual externo e interno, entregando agora um conjunto ótico full LED, LEDs diurnos, lanternas em LED com efeito 3D, novos para-choques e rodas aros 16 e 17 polegadas.


Por dentro, o destaque fica para o painel digital e a multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque com climatização e navegador, além de Android Auto, Car Play e MirrorScreen. O painel foi reformulado e agora apresenta botão de partida do lado esquerdo, além de bancos em couro e de quatro a seis airbags para proteção dos ocupantes.

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir

Citroën C4 Lounge 2019 – Impressões gerais

O Citroën C4 Lounge 2019 ficou mais bonito. O modelo agora traz um conjunto ótico mais sofisticado, complexo visualmente, mas com diodos emissores de luz nos DRL´s. Os projetores full LED ampliaram a capacidade de iluminação e dão maior segurança durante a condução noturna. O para-choque equilibrou o conjunto frontal, que ostenta também o grande chevron duplo cromado.

As rodas de liga leve aro 17 polegadas também são interessantes visualmente, em especial da versão Shine, diamantadas. Na traseira, as lanternas com efeito 3D e iluminação por feixes de LED também caíram bem na atualização. O para-choque com chanfro expõe um vistoso escape duplo, que reflete bem a performance que o C4 Lounge oferece desde sempre. As maçanetas com frisos cromados e o teto solar ampliam a sofisticação, assim como os espelhos externos com rebatimento elétrico.

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir

Por dentro, o conjunto frontal ficou bom. O botão de partida do lado esquerdo do cluster dá um ar exclusivo ao sedã, que agora apresenta um display digital monocromático com adição do Eco Coaching, que é um econômetro que se ilumina quando a eficiência no consumo cai. O layout é moderno, bem ao estilo Citroën de não ser tradicional e não tem configurações avançadas como nas telas vistas em outros carros. Aparentemente, pelo tamanho compacto, pode vir a equipar o C4 Cactus e outros modelos da marca no futuro.

O volante é conservador, mas porta bem seus comandos de mídia e telefonia, além de controlador e limitador de velocidade. Na nova multimídia, a tela de 7 polegadas reserva um sistema intuitivo, fácil de operar. Tem navegador GPS com mapas em 3D, comandos de voz, Android Auto com Waze e Maps, Car Play e o MirrorScreen para espelhamento de alguns celulares. A câmera de ré tem linhas marcadoras e o ar-condicionado dual zone é controlável pelo display.

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir

 

Pena que o Citroën C4 Lounge 2019 tenha apenas uma entrada USB, mas vem com duas tomadas de 12V… Há um espaço abaixo dos comandos físicos. Essa área até a alavanca de câmbio poderia ser revista, pois pareceu abandonada em termos ergonômicos. Já o porta-luvas é generoso e de fácil acesso. Entre os bancos, porta-copos e um apoio ajustável com pequeno espaço embaixo. O acabamento é bom, tendo a parte superior do painel em material soft touch, mas nas portas é rígido.

Os bancos em couro são confortáveis e seguram bem o corpo. Atrás, bom espaço para pernas e altura adequada, além de apoio de braço central com suporte para copos. Dois difusores de ar ajudam a conter o calor de forma mais rápida atrás. No teto, as luzes são comuns, mas há teto solar elétrico na versão Shine, oferecida para teste no evento. Com 4,62 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos, o Citroën C4 Lounge 2019 mantém os razoáveis 450 litros.

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir

Citroën C4 Lounge 2019 – Impressões ao dirigir

Buenos Aires, Argentina – Equipado com o bom motor Prince (BMW-PSA) 1.6 THP Flex dotado de turbocompressor twin-scroll e injeção direta de combustível, o Citroën C4 Lounge 2019 oferece 166 cavalos na gasolina e 173 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm. Com eles, o sedã é muito ágil e entrega uma boa performance.

São 24,5 kgfm a 1.400 rpm, sendo que 15,9 kgfm já estão presentes em 1.000 rpm, por exemplo. Combinado com um câmbio automático de seis marchas, o Citroën C4 Lounge 2019 vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e tem máxima de 215 km/h. O propulsor responde bem ao acelerador, de forma rápida e sem vacilos. Ele garante também retomadas como de se esperar em um carro com estas características.

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir

Rodando a 110 km/h, ele se mantém em 2.000 rpm, gerando conforto e um bom consumo, fazendo 15,3 km/l na estrada e 13 km/l na cidade, levando quatro pessoas. Porém, o carro de teste usa a gasolina pura da Argentina, que é mais eficiente nesse caso em relação à brasileira, que tem 27% de etanol, apesar de poluir menos. No modo Sport, o motor fica bem cheio, aumentando a rotação em 500 rpm e não se intimida em manter 5.000 rpm nas acelerações e retomadas. É aí que o Citroën C4 Lounge 2019 mostra sua força, oferecendo um desempenho de carro esportivo.

As mudanças manuais são limitadas e feitas apenas pela alavanca de câmbio. Bem que poderia dispor de paddle shifts… No Eco Drive, apesar da proposta de frugalidade, o 1.6 THP Flex fica pronto em tempo integral para uma eventual necessidade de performance, bastante pressionar mais o pé e ele atende rapidamente. As mudanças são rápidas e pouco perceptíveis.

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir

Na cidade, o modelo roda macio com as rodas de liga leve aro 17 polegadas e pneus 225/45 R17, filtrando de forma razoável certos defeitos do asfalto. Na estrada, muito conforto e equilíbrio, contando ainda com controles de tração e estabilidade. O nível de ruído é bom, mas a direção eletro-hidráulica poderia ser mais leve e precisa, infelizmente é uma herança da plataforma PF2. Ainda assim, no geral, o handling atende ao esperado. Os freios são fortes e garantem confiança, enquanto nas curvas e desvios rápidos, o conjunto tem bom equilíbrio dinâmico.

De forma geral, o Citroën C4 Lounge 2019 mantém a boa condução já conhecida, oferecendo conforto ao dirigir, boa ergonomia e espaço interno suficiente para satisfazer os exigentes, apesar do porta-malas ser um dos menores do mercado. O novo conteúdo visual externo e interno, aliado ao pacote de conexão e áudio (Arkamys com seis alto-falantes), torna o sedã da marca francesa mais atraente.

Citroën C4 Lounge 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Citroën. 

 

Citroën C4 Lounge 2019: Impressões ao dirigir
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email