_Destaque _Featured Citroen Minivans Test Drive

Citroën C4 Picasso 2018: Impressões ao dirigir

citroen-c4-picasso-impressões-NA-2 Citroën C4 Picasso 2018: Impressões ao dirigir

Além da dupla C3/Aircross 2018, a Citroën exibiu para a imprensa especializada os C4 Picasso e Grand C4 Picasso 2018. As minivans francesas chegam atualizadas em seu visual exterior, bem como um novo layout da instrumentação e um pacote de segurança, que inclui diversos sistemas ativos.



Por fora, o estilo inovador da Citroën se mantém com os LEDs diurnos e repetidores de direção separados do conjunto ótico principal, com seus faróis bi-xênon direcionais. Molduras cromadas envolventes no para-choque também chamam atenção. Na traseira, as estilosas lanternas de LED com efeito 3D ficaram ainda mais exclusivas e impressionantes. As novas rodas de liga leve deixam o conjunto mais harmonioso.

No interior, o ambiente convida para entrar e ficar por um bom tempo. O acabamento é muito bom, empregando materiais macios no painel e portas, ambos com texturas diferenciadas. Ao contrário de outras marcas, a Citroën não explora um exagero na mescla de tonalidades e nem revestimentos.

citroen-c4-picasso-impressões-NA-4 Citroën C4 Picasso 2018: Impressões ao dirigir

Ou seja, nada de muitos cromados, Black Piano ou itens imitando alumínio. A praticidade a bordo é sim, explorada ao máximo, assim como as comodidades. Os bancos dianteiros possuem função massagem, além de aquecimento e ajuste elétrico com duas memórias (motorista), mas o assento do passageiro conta com apoio de pernas elétrico. Simplesmente um luxo não visto em carros que custam quatro ou cinco vezes mais. O console entre os bancos dianteiros pode ser retirado e há muitos porta-copos e objetos.

Na segunda fileira, mesa retrátil com luz de LED para refeições ou trabalho, além de ajuste modular do assento, que lembra o sistema ULTRa Seat da Honda. Mas, no Grand C4 Picasso, o ajuste da terceira fileira – embutida no assoalho – é limitado e os encostos são bem verticais. O espaço também é bem limitado. Já o habitáculo de forma geral é espaçoso e bem iluminado, contando com teto panorâmico.

citroen-c4-picasso-impressões-NA-1 Citroën C4 Picasso 2018: Impressões ao dirigir

Mas, na linha 2018, o cluster digital com tela de 12 polegadas tem apenas um estilo de instrumentação, o que não agradou, já que o anterior apresentava três belos displays que, definitivamente, tornavam a dupla da Citroën exclusiva nesse aspecto. O conjunto é bastante funcional e dá ao motorista a opção de escolher o que deseja ser apresentado de forma individual. O design também permite visualizar as novas funcionalidades de segurança.

Falando nela, a segurança foi bem focada na linha 2018 dos C4 Picasso e Grand C4 Picasso 2018, pena que de forma opcional, o que eleva os preços até altos R$ 167.400, no segundo modelo. Reconhecimento de placas, alerta de ponto cego ativo, aleta de tráfego lateral, alerta de colisão e invasão de faixa com correção, faróis com facho automático e alerta de fadiga foram adicionados. Há também Park Assist e monitoramento em 360 graus, com suas câmeras acessíveis de forma individual se necessário.

citroen-c4-picasso-impressões-NA-5 Citroën C4 Picasso 2018: Impressões ao dirigir

Impressões ao dirigir

Não houve mudanças na mecânica, continuando o bom conjunto 1.6 THP de 165 cv e 24,5 kgfm com transmissão automática Aisin de seis velocidades. As minivans poderiam ter recebido uma caixa de oito velocidades da marca japonesa, mas ainda assim, o equipamento atual não deixa a desejar de forma alguma. O monovolume tem Start&Stop e uma plataforma modular EMP2 muito leve e rígida.

Rodando no C4 Picasso 2018, nós observamos os novos sistemas de segurança em ação, especialmente o alerta de invasão de faixa. No novo display central, a imagem do carro entre as faixas indica sua atuação, embora possa ser retirada em prol de outras informações. O sistema não dispara um alarme sonoro, mas sutilmente corrige a direção, evitando uma saída involuntária do veículo de sua faixa de rolamento.

Dá para manter o veículo em retas sem as mãos ao volante, mas o sensor de fadiga em poucos segundos avisa para o condutor prestar atenção. Não, o Citroën C4 Picasso não possui um sistema de condução semiautônoma. Essa função é apenas para evitar distração, então não se recomenda usa-lo como um Pilot Assist da Volvo, por exemplo.

citroen-c4-picasso-impressões-NA-3-1 Citroën C4 Picasso 2018: Impressões ao dirigir

O alerta de ponto cego ativo também corrige a direção se estiver paralelamente muito próximos de outro veículo durante a condução. Só não conseguimos ativar o alerta de colisão, bem menos sensível que o da Chevrolet, por exemplo. Com tudo isso, bem que o controle de cruzeiro poderia ser adaptativo e dotado de frenagem automática de emergência, o que é uma pena, dado o pacote de tecnologia embarcada no C4 Picasso e no maior Grand C4 Picasso.

No mais, a minivan da Citroën é bem gostosa de dirigir. A dirigibilidade é excelente, tendo direção muito leve e direta, dando uma sensação melhor de controle e leveza do conjunto. O ajuste da suspensão é apenas adequado ao terrível piso das estradas brasileiras, mesmo as duplicadas… O conjunto de freios é muito eficiente, sendo bem superior ao da dupla nacional, apresentada no evento, que até parecia carecer desse item para efeito de comparação.

citroen-c4-picasso-impressões-NA-3 Citroën C4 Picasso 2018: Impressões ao dirigir

O propulsor 1.6 THP sempre está disposto a entregar sua boa performance, enquanto o câmbio reproduz aquilo que os próximos donos de C3 e Aircross AT6 2018 conhecerão no dia a dia. O C4 Picasso tem um rodar macio e silencioso, cruzando a estrada a 110 km/h em 2.200 rpm.

Com esse conjunto, nem é necessário modos como Sport ou Eco, dado o equilíbrio apresentado. Sem dúvida, a minivan mostra que o Citroën Advanced Comfort está no caminho certo, agora só falta chegar aos modelos mais acessíveis no Brasil, o que deve acontecer a partir do C4 Cactus que, inclusive, estará no Salão de Buenos Aires.

Evento a convite da Citroën. 

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend