*Destaque Citroen Crossovers Mercado Montadoras/Fábricas

Citroën confirma produção do C4 Cactus em Porto Real-RJ

citroen c4 cactus 2018 5 - Citroën confirma produção do C4 Cactus em Porto Real-RJ

Em Genebra, Linda Jackson, CEO da Citroën, anunciou alguns dos planos da marca parisiense para o mercado mundial. Para nós, o mais interessante é a confirmação oficial da produção do crossover C4 Cactus em Porto Real-RJ, onde atualmente são feitos os modelos C3 e Aircross, bem como os primos Peugeot 208 e 2008.


Todos feitos sobre a plataforma PF1, o portfólio da PSA ganhará um reforço importante no mercado nacional e na região, onde a empresa obteve crescimento de 14% na Citroën, que não lançou nenhum carro novo, exceto a chegada do comercial leve Jumpy, montado em CKD no Uruguai. No entanto, a atualização de C3 e Aircross em termos de transmissão, ajudou nesse sentido.

citroen c4 cactus 2018 6 - Citroën confirma produção do C4 Cactus em Porto Real-RJ

Com chegada no segundo semestre de 2018, o Citroën C4 Cactus será exportado para Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia, com o qual o Brasil assinou um tratado comercial. O modelo é muito importante para a marca, que assim poderá colocar um produto mais focado no segmento de utilitários esportivos, mesmo que o produto não tenha o mesmo apelo que o europeu Novo C3 Aircross, lançado recentemente.


Por ora, ainda não se sabe se a motorização será composta pelo motor 1.6 16V StartFlex de até 118 cavalos, recentemente atualizado, ou se o Puretech Turbo 1.2 com 110 ou 130 cavalos será finalmente usado no Brasil. No mais, o câmbio automático EAT6 de seis marchas, feito pela Aisin, deve fazer parte do pacote de opções, que poderia ainda incluir o propulsor 1.6 THP Flex de até 173 cv, uma vez que não existe uma opção acima do C4 Cactus no lineup brasileiro.

citroen c4 cactus 2018 10 - Citroën confirma produção do C4 Cactus em Porto Real-RJ

Além do C4 Cactus, a Citroën prepara o lançamento do C4 Lounge 2019, que já foi apresentado aos argentinos e que nos próximos dias será também apresentado para a imprensa brasileira. A partir do próximo ano, a PSA começa a produzir carros com a plataforma modular CMP, que estreia ainda este ano a bordo do Peugeot 208 na Europa.

Fora a América Latina, a Citroën anunciou ainda a produção do comercial leve Jumpy na Rússia, pois a marca cresceu 33% por lá no ano passado. O modelo será feito em Kaluga, que fica a 180 km de Moscou. Além disso, a empresa também anunciou que pretende produzir o Novo C3 no Irã, país do Oriente Médio onde as marcas francesas têm grande representatividade. A produção será feita na fábrica da PSA-Saipa, em Kashan. O país tem 80 milhões de habitantes e seu mercado automotivo deve fechar 2018 com 1,5 milhão de veículos vendidos.

Citroën C4 Cactus 2018 – Galeria de fotos

 

COMPARTILHAR:
  • Stranger

    Finalmente a Citröen está acordando.

    • th!nk.t4nk

      Só que não. O C4 Cactus vende muito menos do que o antigo C4 “normal” na Europa, tanto é que decidiram que ele não terá continuidade. Em outras palavras, vão desovar esse monstrinho no Brasil pra amortizar as perdas.

      • Thiago Maia

        Na verdade irão se fundir

        Apenas mantiveram o c4 em linha, mas o plano era a substituição

        A Citroen não atuará mais com um hatch convencional, isso ficará para Peugeot e Opel. O C4 cactus apenas foi ajustado para isso (diminuiu as esquisitices)

        O Cactus pode ficar sendo chamado apenas de c4, mas quem vai dançar é o c4 atual

        Por isso falo, seria mais lógico que lançassem o c3 aircross

        • th!nk.t4nk

          Sim. Eles exageraram nas esquisitices, e o mercado respondeu. Coisa de 10-15 anos atrás o C4 vendia 150-200 mil unidades/mês na Europa. Já o C4 Cactus vendeu ano passado 56 mil. Eu nao vejo esse “novo” (reestilizado) recuperando terreno a curto prazo, creio que seria melhor oferecerem um hatch inédito, feito do zero, e deixar a linha Cactus só pro C3.

          • JOSE DO EGITO

            Vem ai mais um CAMPEAO de “AUDIENCIA” mas é no site RECLAME AQUI !!!! ieé ……

            • Jurandir Filho

              Mais um hater…

          • Stranger

            Acredito que se trouxessem o “Novo” C3 e o C3 Aircross, aí até que reanimaria.

      • Jurandir Filho

        Europeu gosta mais de hatch, segmento que infelizmente morreu no Brasil, nada mais lógico a PSA vender aqui o que o mercado quer, ou seja, SUVs

  • Pedro Evandro Montini

    Eita, bundinha sem graça!

  • Thiago Maia

    Um centímetro e meio.maior que o C3 aircross. Na Europa é quase.o mesmo preço, um pouco mais caro

    Talvez devesse mesmo fazer o C3 aircross em vez do Cactus

    • Mayck Colares

      Fui pesquisar e o novo C3 Aircross é mais alto e mais largo que o cactos, além de ter um design mais bonito tanto externo quanto internamente. Não acredito que a Citroen vá dormir no ponto assim.

      • Thiago Maia

        medidasdecoches

        Esse é um bom site pra pesquisar os modelos vendidos na Europa

        só não tem aqueles vendidos exclusivamente nos EUA

      • Luciano RC

        Pelo que parece… vem tanto o C4 Cactus como o C3 Aircross.

  • Robert Dniro

    Ainda bem que tiraram aquela aberração de airbumps, nem na europa foi bem aceito aquilo.

    • T1000

      Não acho aberração, acho fundamental no Brasil onde as pessoas são mal educadas, não podem ver um carro novo parado do lado e sentam a porta nele, passam raspando com sacolas, raspam os rebites da calça jeans, etc etc.

      • Isso é bem verdade.

      • Robert Dniro

        Então é fácil resolver isso, vendam o airbump como opcional, e a minoria ficará satisfeita.

      • Stranger

        Útil, sua proposta é interessante, mas é inegável que fica esquisito.

  • Kevin Gabriel Wommer

    Se vai ser o mais vendidos da categoria eu não sei, mas se fizerem uma comparação com os concorrentes o painel dele é o mais feio sem dúvida!!!

    • Jurandir Filho

      Mais feio do que o do tracker não tem, aquele painel de moto não combina nem com o onix

  • José Castro Neto

    Lanternas traseiras estão lembrando demais o estilo que VW adora no momento em Jetta, Amarok
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/f/citroen-c4-cactus-2018-6.jpg

  • Eduardo T. Küll

    Oena que não vamos ter o novo C3 por aqui.

    • th!nk.t4nk

      Esse sim é interessante. Tem um porte bom e é bem personalizável. Uma das combinaçoes do novo C3 que mais vejo nas ruas é o branco perolizado com teto e colunas vermelhas. O carrinho vende bem, ficou muito legal.

  • T1000

    Cadê os borrachoes nas portas! Isto não é um cactus!

  • Eu acho bem legal esse Cactus novo (depois de terem tirado os borrachões laterais). Bem diferente da mesmice dos SUVs concorrentes.

    • Bruno Alessandri

      Tb gosto, um design clean, mas com personalidade. Precisa vir com bom custo beneficio pra ganhar mercado, pq a marca anda em baixa.

      • Ricardo Blume

        Custo benefício amigo? Não tropece nas próprias palavras por que ainda estamos no Brasil.

        • Bruno Alessandri

          Sim, em relação aos seus concorrentes. Precisar oferecer mais e cobrar menos pra ter sucesso, pois a marca não tem moral aqui pra agir como VW, Honda ou Toyota.

          • Jurandir Filho

            a versão top deve custar o que custa o HR-V básico, mas a maioria do brasileiro prefere pagar (muito) mais caro só por causa do H estampado na grade…

    • th!nk.t4nk

      O C4 Cactus nao é um SUV nao. É um hatch bem normal e baixinho (é 1 cm mais baixo que o C4 normal, pra você ter ideia). A única coisa de “crossover” nele são os adereços de plástico.

      • Jurandir Filho

        Se até o kwid pode ser vendido como SUV kkk, não vejo pq a Citroen não possa, pelo menos porte este tem

        • th!nk.t4nk

          Pode ser :) Mas enfim, vejo com frequência o C4 Cactus na rua e é um carrinho super apagado, baixo e sem nada que lembre um SUV além dessas molduras plásticas nas caixas de roda. Nessas fotos aí de cima ele aparente ser bem mais bonitão, mas na prática passa longe de chamar alguma atenção.

          • Jurandir Filho

            Eu particularmente prefiro os crossovers do que os Suvs, a dirigibilidade é bem melhor, discordo quando fala que não vai chamar atenção, acredito que irá sim, tanto pela “exclusividade”, quanto pelo desenho, diferente dos Compass, renegades, HR-vs que já saturam nossas avenidas

  • Lucas Alves

    Não estou acreditando que a Citroen vai lançar este carro aqui, ele é exótico demais para o gosto do povo tupiniquim, bem aos moldes do Nissan Juke.

  • Henry

    Acho design antiror melhor,mais ousado,.mais citroen. Não entendo pq não atualizar a linha C3 em vez lançar este C4

    • TT 230

      Pq um C3 é vendido por 50 mil e o C4 Cactus será por 80 mil.

  • rodrigosr

    Tem personalidade, mas é muito feio, por dentro e por fora

  • Ricardo Blume

    Gostei do design. Sem aqueles Airbumps então… Vamos ver como o povo aceita o lançamento e para com esse mimimi quanto a marca.

    • Luciano RC

      A aceitação vai depender do preço, equipamentos e das concessionárias.

      • Ricardo Blume

        Essa é a questão. Temos bons exemplos de Citroen (e até Peugeot) que não decolam. Bons carros mas com o fantasma do preconceito rondando sempre.

        • Luciano RC

          Não é preconceito. A Rede PSA é ruim mesmo.

  • CanalhaRS

    Muito esquisito esse carro, não apostaria minhas fichas nele.

  • André Luiz

    Parece que estamos de volta a 1990 com a Citroen anunciando o XM.

    • Luciano RC

      Quem dera ele tivesse a suspensão do XM e toda sua inovação.

  • Mayck Colares

    O problema é que esse cactus passa a imagem de suv mas tem 1,48m de altura, muito mais baixo que seus concorrentes, tem apenas 4,17 m de cumprimento muito menor. Ideal seria a Citroen trazer o novo C3 Aircross que é bem mais alto e mais largo, além do design mais bonito.

  • Darlon Anacleto

    Painel, frente e especialmente os bancos, lindos demais. Mas essa traseira é de matar. Parece que vai chorar a qualquer momento de tão tristonha…

    • Luciano RC

      Gostei dos bancos e do painel. Confesso que fiquei curioso pra ver a versão Automática… saber se o cambio vai pra coluna.

      • Darlon Anacleto

        Li em algum lugar que o painel terá desenho mais convencional por aqui, aí imagino que a alavanca deve ficar onde está mesmo. Sabe como brasileiro é convencional. Parece que haveria, ainda, alguma mudança na traseira, algo apontado em pesquisas. Tomara.

        • Luciano RC

          Ainda prefiro o cambio na coluna igual o C4 Picasso, abrindo espaço para porta-trecos ou porta-copos. Ou quem sabe, um banco inteiro.

          • Cláudio Moisés

            Sério que você gosta daquela alavanca no volante? Até cogitei uma vez comprar um C4 Picasso, mas desisti quando vi aquilo!

            • Luciano RC

              Quando que você usa o cambio de um carro automático? Só pra sair e quando para. Pra que ela ficar ocupando espaço? Melhor que fique num lugar discreto, simples e pronto. Coloca em D e esquece… aquilo é uma minivan que não tem qualquer proposta esportiva.
              Acho perfeito o cambio na coluna e com uma alavanca pequena e discreta. Hoje, o interior da linha C4 Picasso é o mais perfeito dentro do meu ponto de vista.

          • Ernesto

            Um banco inteiro na frente eu acho que ficaria bem estranho. Mas concordo se for para melhorar o espaço para porta-trecos/porta-copos.

        • Jurandir Filho

          Vidros traseiros “convencionais” vai ter, já que o europeu é basculante

    • REDDINGTON

      Cara kkkkkkkkkk

    • Louis

      Meio veio a mesma coisa na mente, parece que está chorando KKKKK

  • Bruno Figueiredo

    O vidro traseiro ser “fixo” me faz lembrar aqueles carros de 2 portas da decada de 90…

    • Luciano RC

      Aqui ele vai abaixar.

  • Hoffmann

    Estive recentemente em Buenos Aires e lá tem bastante C4 Cactus. Ele é bem baixo, é como se fosse um hatch compacto esticado, me pareceu, inclusive, ter menos porte de crossover que o Peugeot 2008 (eu tenho um e acho ele uma versão maior do 208, bem distante de ser um simulacro de jipe, apesar da altura de rodagem maior).

    • th!nk.t4nk

      Acho o 2008 um conceito bacana. É um hatch compacto mais espaçoso, mas sem tentar parecer “jipão” como o Ecosport. Meio que uma evolução das minivans e peruas compactas, com um toque de crossover.

      • Luciano RC

        Acho o 2008 uma SW Cross. Bem interessante… muito bonito.

  • Sem os “bumps” fica um carro normal, um SUV mais esportivo, mais de acordo com o gosto do pessoal. Pode dar certo.

  • Raphael Pereira

    O legal é ver que ate o Irã tera o novo C3 e o Brasil nem um face lift do atual.

  • Mauro Banqueiro

    A Citroën consegue fazer carros que ninguém irá copiar…

  • Mr Tony

    Podiam lançar com um porta-malas maior. Não vai competir com o 2008?

  • Erivelton Freitas

    Só vem seu lindão!

  • Adriano Lius II

    Pra mim todos os cactus tinham espinhos. ;

  • Lennes

    Interior Horrível !

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email