Antigos Citroen Clássicos Europa Mercado

Citroën diz que não haverá retorno do icônico 2CV

Citroën diz que não haverá retorno do icônico 2CV

Aos 100 anos, a Citroën não quer trazer o passado de volta. A marca parisiense tem no 2CV um ícone que revolucionou em sua época e gerou 3,86 milhões de exemplares e um total de 8,83 milhões de veículos baseados em sua arquitetura singular. A ideia de um retorno do clássico gera rumores há bastante tempo, mas essa não é a intenção da empresa.


Linda Jackson, presidente da Citroën, disse que não haverá um novo modelo para resgatar a imagem do 2CV, tal como fez Fiat e MINI com seus modelos 500 e Cooper. Ela disse ao site Top Gear: “Frequentemente revisitamos o passado. Eu não vou produzir um novo 2CV. Isso teve seu tempo, estava certo, mas é sobre descobrir o próximo projeto que será correto para o cliente ”.

Trazer um produto como o 2CV significaria colocar as finanças em risco por causa do baixo potencial de vendas. Fiat e MINI estão sempre brigando para manter os números aceitáveis para seus pequenos inspirados nos modelos clássicos. Jackson disse: “O que eu não quero fazer é se tornar um fabricante que produz retro”. A VW aparentemente desistiu do desejo de fazer um novo Beetle.

Citroën diz que não haverá retorno do icônico 2CV


Ainda assim, uma releitura do Citroën E-Méhari foi desenvolvida em parceria com a Bolloré e de fato é um produto retrô, mas antenado com o panorama atual dos automóveis, que é a eletrificação. Fiat 500e e MINI Copper E buscam esse caminho como forma de se sustentar no futuro.

Para uma marca que tem em seu DNA a inovação, a ideia de um retorno do 2CV se torna incoerente: “Eu acho que você precisa estar continuamente pensando de forma inovadora. Se você voltar ao que você fez antes? Ok, ele foi bem sucedido , em seguida , mas acho que as pessoas querem novidade”. Linda Jackson conclui: “As pessoas querem algo diferente”. Então, por ora, rumores sobre um futuro 2CV caem por terra… 

[Fonte: Top Gear via Auto Evolution]

Citroën diz que não haverá retorno do icônico 2CV
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Domenico Monteleone

    Ta aí um carro que era bem pior que o Fusca

    • David Diniz

      Você dirigiu o carro ou está especulando?

  • Zé Mundico

    Concordo com a moça, esse papo de saudosismo só existe na sessão da tarde e no baile das viúvas. Para a frente é que se anda.

  • Luciano

    Eu sempre vi o C3 de primeira geração como uma “homenagem” ao 2CV.

  • Guilherme Martins

    Pra mim o antigo C3 já era… Só que não com um mkt é preço de “retro” tipo… ele era (c3) o que o 2cv foi, o carro de entrada da marca.

  • Airplane

    Graças a Deus que não retornará …

  • Cromo

    Essa Linda Jackson falou um monte de besteiras sobre o retorno do 2CV, a única coisa q interessa é se vai ter retorno financeiro. Acho q se eles fossem ruins Mini e 500 teriam desaparecido, só o Fusca q foi embora, mas teve 2 gerações. Talvez todos eles erraram ao entrar em segmento premium, abandonando suas origens. Esses carros tem + sentido pra quem viveu naqueles tempos, qto + o tempo passa menos sentido eles fazem, pois as pessoas vão morrendo. Pelo menos a Citroen deveria fazer um protótipo e testar a reação do público, pelo menos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email