Citroen DS4 – conheça seus problemas

Lançado em 2013, o Citroen DS4 foi um hatch médio premium da marca francesa que foi vendido até 2017. Com poucas vendas, o modelo chegou com preço em torno de R$ 100 mil, sendo um intermediário entre DS3 e DS5.

Baseado no Citroen C4 europeu, o Citroen DS4 era um carro com desenho bem esportivo e atraente, tendo quatro portas e com maçanetas embutidas nas portas traseiras.

O DS4 foi vendido em três versões ao longo do tempo e todas elas eram equipadas com motor 1.6 THP a gasolina, que entregava 165 cavalos a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm.

A transmissão era sempre automática de seis marchas com modos Inverno e Sport, além de tração dianteira. Sofisticado para a época, o Citroen DS4 reunia um bom conjunto.

Contudo, como qualquer produto, sofreu com alguns defeitos e problemas, entre eles, crônicos oriundos da PSA, apontados pelos donos. A corrente de comando do THP, vazamento de óleo na tampa de válvulas, bomba de alta, coxins do motor, entre outros.

Tensor da corrente de comando

Citroen DS4 Brasil 21

Parte dos proprietários do Citroen DS4 (confira também Citroen DS5 – defeitos e problemas) reclamam de defeitos e problemas no motor 1.6 THP. São conhecidos os problemas relacionados com esse propulsor da linha Prince e o hatch de luxo não escapa das dores de cabeça.

Um dos problemas mais recorrentes é o desgaste excessivo do tensor da corrente de comando de válvulas do THP. Isso cria uma folga no conjunto, gerando enorme ruído e exigindo a substituição do kit.

Alguns donos relatam que a PSA abriu uma ordem de serviço para as redes Citroen e Peugeot, a fim de executar a troca do kit da corrente de comando, sem custo. No entanto, nem todos os proprietários conseguiram obter essa correção, o que gerou alguns registros em sites de reclamação na internet.

Vazamento na tampa de válvulas

Além do defeito no tensor da corrente, o THP do DS4 também apresentou vazamento na tampa de válvulas do motor, sendo necessária a substituição da mesma. A junta da tampa de cabeçote em alguns carros apresentou vazamento, exigindo sua substituição junto com a tampa.

Outro problema recorrente apontado pelos proprietários é a chamada “bomba de alta” ou bomba de combustível de alta pressão, que apresenta falhas em rotações elevadas, acompanhadas de falhas, redução da potência e engasgos.

Geralmente um alerta no painel indica problemas na bomba de alta, reforçando a necessidade de parada para manutenção corretiva.

O tubo de admissão do motor THP também é outro item mencionado, que pode folgar e até quebrar, podendo gerar detritos que eventualmente são aspirados pela turbina, podendo quebra-la.

O motor THP da DS4 ainda pode apresentar defeito nos coxins, com relatos de rompimento dos mesmos ainda na garantia. Com o esforço do conjunto motriz, os batentes pensados para a Europa não resistem por muito tempo aqui.

Existem ainda relatos de problemas com o sistema de refrigeração, como a válvula termostática, o que pode gerar superaquecimento do propulsor.

Com transmissão automática de seis marchas, o DS4 não sofreu tanto com os defeitos de câmbio, uma vez que os problemas mais graves da PSA se concentravam mais na caixa automática AL4, que equipou os modelos nacionais.

Suspensão dura pouco

Citroen DS4 Brasil 23

Alguns donos de Citroen DS4 reclamam que a suspensão não dura o suficiente como um carro manual.

Buchas de balança e batentes dos amortecedores, assim como pivôs e as famosas bieletas.

O sistema de direção também é outro componente que alguns reclamam de defeitos.

O mesmo em relação aos barulhos do conjunto frontal, muitos deles associados com as torres de amortecedores.

Estas geram um barulho enorme a cada freada do veículo, devido ao movimento das torres, que ficam folga.

Existem casos em que todo o conjunto de suspensão e direção foi atualizado ainda na garantia ou mesmo antes de 50.000 km.

Barulhos internos

Citroen DS4

Alguns donos de Citroen DS4 se queixam de barulhos internos, mas não especificaram os detalhes.

O hatch da marca premium da PSA é bastante elogiado no acabamento e montagem das guarnições.

Naturalmente, com isso, os maiores ruídos eram gerados pelo conjunto de suspensão dianteira.

Alguns reclamaram ainda de problemas no compressor do ar condicionado.

Não existe recall listado para o Citroen DS4, embora ordens de serviço relativas aos problemas crônicos do motor, por exemplo, existam.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X