Citroen Hatches Mercado Segredos-Flagras

Citroën não trará versão hatch do novo C4 ao Brasil

citroen c4 hatch

Apesar de ter sido vista rodando em testes no território brasileiro, a versão hatch da nova geração do C4 não deverá ser lançada pela Citroën no mercado brasileiro. O modelo está disponível na Europa há três anos. Portanto, a atual geração do Citroën C4 hatch continuará sendo vendida por aqui sem grandes mudanças, apenas com novas versões de acabamento, diminuição de preço e provavelmente algumas novidades no visual e no interior.

Uma das justificativas seria o sucesso do 308 no mercado brasileiro, já que Peugeot e Citroën pertencem ao mesmo grupo e ambos os modelos são produzidos na fábrica argentina de Palomar e, como a marca do leão está em crise, é natural que a complementaridade nas gamas seja ampliada. No acumulado do ano, o Peugeot 308 vendeu pouco mais de 10 mil exemplares, enquanto o Citroën C4 registrou apenas 3.743 unidades em nosso mercado.

peugeot 308 thp

Por outro lado, a Citroën já se mostra eficiente no segmento de sedãs médios. Desde seu lançamento, há três meses, o C4 Lounge já garantiu 2.467 unidades vendidas, enquanto o 408 obteve apenas 4.335 modelos emplacados de janeiro a novembro. Ou seja, as vendas de ambas as marcas no segmento dos médios estão “equilibradas”: sucesso para a Peugeot nos hatches médios e sucesso para a Citroën nos sedãs médios.

Além disso, a Citroën deverá passar o ano de 2015 sem nenhum lançamento importante. Um novo modelo da marca é esperado apenas para 2016, provavelmente a nova geração do C4 Picasso.

[Fonte: UOL Carros]





  • Jose

    É sério isso? Era o lançamento que eu mais estava esperando… P$%# Citroen!

    • andy_irons

      problema é que já chegaria desatualizado perante golf VII e Focus, a venda seria mediana igual ou pior que 308 pois iria dividir os clientes e o gasto para adaptação não valeria a pena. O que a PSA deveria fazer é trazer o novo 308, e mante-lo junto com o antigo, tornando o antigo um médio de entrada da PSA na versão active com motor 1.6 e 2.0 manual e allure com motor THP manual e automático, enquanto a feline e griffe seriam o novo 308 nas versões top com o motor THP.

      • Edson Roberto

        Tudo depende. SE a Citroen colocasse nesse modelo o cambio de 6 marchas mantendo as atuais versões, eu seria um potencial comprador do modelo Exclusive desse. De cara iria canibalizar quem? o proprio 308.

        Eu acho um erro da Citroen. Se lançou um produto no mercado, que continue com seu posterior. Quem perde em todos os sentidos é a marca. Alias, tenho 2 produtos da marca, o que me dá mais certeza com as cabeçadas dela, que não vale a pena se manter com carros da marca.

        • JPaulo10

          Aqui perto, C4 1.6 GLX a R$ 45 mil. Preço atraente.
          Mas o motor é o 1.6 antigo (110-113cv.). Nem o novo 1.6 (sem tanquinho) ela colocou.
          Soa-me "fim-de-feira".

      • Ricardo

        Acertou na mosa, Andy.

    • Predadordemarea

      Cara, você acredita que eu li em outro site confiável, que o novo i30 a partir do ano que vem(2014) vai tirar de linha o motor 1.6 16v flex e substitui-lo pelo motor 1.8 16v de 150cv e 18.1 de torque?
      E quem pagou caro pelo i30 com motor 1.6 16v flex?
      Que falta de consideração da Hyundai !

      • MarcosBittencourt

        Falta de consideraçao é se ela não tirasse esse subdimensionado motor do i30. O correto é: Finalmente a Hyundai tem consideração com o consumidor.
        E outra, bem feito quem comprou.

      • sbacana

        quem comprou é que não tem consideração com o mercado.

    • É sério sim. Se ela trouxer o C4 Hatch não poderá mais vender o DS4 por 99k, afinal é praticamente o mesmo carro.

  • TurboXan

    Eu sempre ouvi pessoas falando.. não compre Citroen, Não compre Peugeot..

    Falando sobre o carro que tenho(DS3) só tenho alegrias, economico, bem acabado, anda bem e etc. O preço, é alto, mas está ligado mais ao mercado e etc.. nem vou entrar nesses meritos..

    Mas se alguem me perguntasse: Compra outro? Eu diria nunca!

    Quando fui comprar, em todas as Citroens havia agio de pelo menos 10% em toda linha DS!!! Isso porque os carros não vendem lá essas coisas(Vide o DS3 que até hoje é encontrado e vendido como 2012/2013).

    Segundo, a propria marca não valoriza seus carros. Surgiu uma necessidade, e tenho que trocar meu DS3 por um carro maior. Tentei comprar um DS5 0km… ofereceram R$51000 no meu carro(Cheverny Contagem – MG), depois tentei trocar num DS4 semi-novo(Que está a miseros 6 meses pra vender e nada!), ofereceram R$50.000 no meu carro.

    Isso porque é está com meros 8000km! rs

    Agora, se falarmos de seminovos, com a desvalorizao.. é um excelente negocio!

    • junoba

      Meu avó tentou comprar um aircross na cheverny em ipatinga – MG e foi só enrolação, mentiras e ainda estavam cobrando pela grade frontal e não tinha alarme em um carro de 54 mil !!!!!!

    • Amigo, o Ds3 é show? Poderia fazer uma Materia aqui sobre as suas impressões…
      No Webmotors ja é possivel encontrar Ds3 2013, com o unico opcional que tem (Bancos em Couro) por R$ 60.000,00.
      Vale a pena?

      • TurboXan

        Luciano… tem varias coisas que analisar.. principalmente o estado do carro.
        Por R$60k eu acho um bom negocio, pelo carro em si. Com muita segurança, bom motor e etc. Mas tem que ver a precedencia.

        Eu prefiro banco de tecido!.. acho mais esportivo.

      • i_like_clutch

        Pessoal falando do preço do DS3, na Citroën Passion aqui de Serra/ES eles estão vendendo o DS3 0km na faixa de 70 mil…por telefone falam o mesmo preço de tabela, mas indo lá a história foi outra…

    • Cristiano_RJ

      R$ 51 mil em um DS3 com apenas 8.000 km? Dureza…

      A propósito, por quanto e quando você comprou o seu?

      PS. A PSA é notória por meter a faca em ágio nos seus modelos recém lançados, e quando passa o efeito novidade, começam os descontos. Isso somado à baixa valorização que elas mesmas dão aos usados dos seus clientes, só desencorajam a fidelização à marca.

      • Edson Roberto

        O curioso é…. o mercado inteiro já se ligou nessa tatica. Será que não é o momento de rever essa estratégia para ter produtos valorizados e melhorar a imagem da marca perante o consumidor?

        Eu dono de 2 Citroen, não cogitaria na troca, um novo Citroen. Só para exemplo. Não tem nada a ver com desvalorização no meu caso, tem relação aos rivais que oferecem mais por menos, além de tudo colocar a favor os rivais.

        • Cristiano_RJ

          Então, não sou profissional de marketing, e por isso me pergunto: onde é que esse pessoal anda com a cabeça? Será que não perceberam que para se firmar no mercado e adquirir uma posição de destaque não bastam bons produtos? É necessário investir em serviços de pós-venda de qualidade e construção da imagem da marca? Não essa imagem de pseudo-premium que eles querem nos fazer engolir através de preços elevados. A imagem que fideliza o cliente é de marca transparente, confiável e que respeita o consumidor; marca que se importa com a satisfação do cliente não só na hora da compra, mas também ao longo da convivência com o automóvel e também na hora de revendê-lo? Enfim, cada um é que sabe de si…

          • Off. A css que eu comprei o carro não oferece serviço de leva e trás. Além disso, o Golf ainda não tá no site da VW Premium e a css não sabe se ele faz parte desse grupo. Eu vou levar o carro na próxima vez em outra css (fui ver um barulhinho no vidro elétrico).

        • JPaulo10

          Edson, você e o Cristiano dão a receita que a Honda e Toyota seguem.
          Depois, chamam os donos dessas japonesas de fanboy ou "covardes".

          Por que as outras montadoras não seguem também essa receita de fidelização? Repito: por que não seguem?

          Meu irmão tinha um Corolla 2011 e a Toyota o chamou para conversar. Pagou a mais pelo usado dele, para que ele comprasse um zero, com desconto.
          Pergunte ao meu irmão se ele pensa em sair da Toyota.

          • Elton

            Meu irmão teve 2 Corollas, ambos 0km, vendeu por ter outras prioridades, e o que ele mais elogiava é o pós venda, tratamento nas CSS, e assim quer puder vai comprar outro Toyota. Minha irmã tem um Honda e o mesmo elogio, ambos querem continuar ou voltar para essas marcas.

      • TurboXan

        Cristiano.. paguei R$70k em março de 2013…

        Acabei de receber a ligação de um vendendor da Citroen.. Me oferece um DS4 e DS5 com R$5000 de agio em ambos!

        • Cristiano_RJ

          Menos mal. Pelo menos você pagou bem abaixo do preço de tabela (R$ 80 mil), que é um absurdo pelo o que o carro entrega. Essa desvalorização de uns R$ 20 mil em um carro dessa faixa de preço não é tão absurda assim não, principalmente porque você não está vendendo para particular e sim entregando na concessionária. O problema é que você está vendendo com apenas 9 meses de uso. Aí acaba perdendo mesmo. Agora, ágio no DS4 e no DS5? Pula fora! Com o preço de tabela já não são bons negócios! Deveriam, ambos, custar de R$ 10 a R$ 15 mil a menos. A Citroën é sempre assim. Parece que não se toca.

        • Guinho_

          Olá TurboXan, aqui em Recife, uma das concessionárias Citroen, estava vendendo o DS4 por R$91.900… negociando baixava ainda mais. Abraços

    • ViperRR_Kimble

      Putz que chato isso; minha mãe vendeu o Fluence Dynamique dela semana passada e o pessoal da Honda não pagou quase nada no carro dela também.

      Por outro lado, eu estou com problemas em achar um DS3 seminovo 'inteiro'; ja fui ver cinco e TODOS sem exceção estavam maquiados: alguns estavam com batidas na frente/ lateral consertadas porcamente, um estava com um grilo fortíssimo (parecia um barulho de um carro que passou a milhão em uma lombada e quebrou tudo) e o outro tinha EXATAMENTE 10.000km e sem revisões carimbadas porque 'o dono tinha um mecânico de confiança', hehehe.

      Tentei ver um 0km, mas estavam pedindo entre 3 e 5k de ágio.

      • TurboXan

        Viper…

        Eu estou vendendo meu DS3… branco e está com 9000km. Sem nenhum detalhe.. vai pra revisão na proxima semana.
        Estava pedindo R$66.000, abaixei pra R$63990 já abatendno o IPVA 2014.

        Meu carro não tem detalhe e só roda na podium, tem interior carbon, rodas pretas e cambio com detalhe preto.
        Se interessar.. Estou em BH.

        • TurboXan… por que vender o seu Ds3 tão novo?
          Provavelmente voce pagou 79mil nele… ou 83Mil com couro..
          Ele ainda é um carro atual.. com um excelente motor… e só tem 9mil km.
          Poderia fazer uma materia aqui contando sua experiencia com ele.. e suas impressões.

          • TurboXan

            Luciano.. Estou vendendo pq preciso de um carro maior(gravidez da namorada).. simplesmente por isso..
            Paguei R$70.000 no carro.

            Se não fosse por isso, não venderia.. pois acho ele lindo.

            • meyerbro

              O preço de tabela era R$79 mil pelo que me lembro… Como conseguiu pagar tão pouco por ele?

            • Julio Batista

              Amigo, cuidado. O filho nem nasceu e você já está correndo para abrir mão dos seus sonhos pessoais (individuais). Eu sei que família é família, mas o prazer nas recompensas pessoais não pode desaparecer assim de uma hora para outra.

        • ViperRR_Kimble

          Muito obrigado pela oferta amigo; se você estivesse em SP definitivamente poderiamos conversar, mas em BH fica um pouco complicado para mim.

          Se você estiver interessado em procurar o DS4 aqui em SP, o melhor preço que consegui pelo DS3 até agora foi na Citroen Trianon da Lapa (me ofereceram por 66k 12/13 0km), então talvez eles consigam um DS4 a um preço bacana para você também; o nome do cara que me atendeu era Valter ou algo assim…

          Abraços

          • TurboXan

            Obrigado Viper..
            Vendendo meu carro, vou pegar varias opções.. mas não sei se vou realmente de Citroen de novo.

            Se vc é solteiro, ou vai comprar pra trabalhar… vai por mim.. vai ficar muito satisfeito..

      • Rnortec

        Tem um na minha cidade de Cuiaba com 7mil KM sai por uns 60mil… .http://www.usadofacil.com.br/v2009/detalhes.asp?cod=435632

    • TurboXan, as versões DS da Citroen apresentam outros carros… A começar pelo motor que é o mesmo utilizado pela BMW na Série 1! As versões THP da Peugeot e da Citroen também usam esse propulsor! É uma pena que a parceria BMW/Peugeot/Citroen acabou, por isso acredito que a Peugeot e a Citroen devem usar esses motores por um bom tempo…

      Desvalorização do veículo é um coisa com que eu geralmente não me preocupo, pois costumo ficar um bom tempo com eles (até no máximo 150mil km)! Acredito que o que mais pesa na compra do carro é a sua manutenção (gasolina, peças, etc.). Carro, para nós consumidores, não é negócio e sim um bem normal como uma roupa que desgasta durante o tempo. E da mesma forma que a roupa, devemos comprar algo que tenha um material bom para que dure mais tempo! ;)

      • TurboXan

        Opa Leandro..
        Realmente a linha DS é de muita qualidade.
        Tudo no carro é bom.. o Motor BMW, Pneus vindo da Alemanha(Michelin), plastico bom e etc.
        O motor inclusive permite o aumento de potencia sem esforços.

        Eu concordo que carro não é investimento e perder dinheiro na minha situação é garantia. Mas vamos pensar no mercado.

        Quem em plena consciencia, iria entregar um carro com 20% de depreciação e comprar um 0km pagando 10% de agio? Que tem gente que faz isso, eu sei que tem… mas eu não.. valorizo meu dinheiro..

        Eu só estou trocando por motivos de força maior, pra uma cidade igual BH aonde não tem espaço, o DS3 é excelente!

    • zemarreta

      Cara eu tive um 206 modelo 2001, e eu mesmo dizia, não compre PUG, não compre Citroen. Mas…
      Em 2011 aluguei um 3008 e rodei mais de 400km com ele. Resultado, comprei um e estou com ele até hoje, e falo pra quem quiser que o carro é excelente e muito melhor que os outros do segmento.
      Acho que o problema da PUG estava ligada à má qualidade desses primeiros 206 vendidos por aqui.

    • Elthon

      Espere seu carro apresentar qualquer tipo de problema mecânico e principalmente elétrico e prepare-se para desejar a morte.

  • LenonSlater

    PUG 308 vendendo bem ? Acredita nisso que é bacana (y)

    • Maycon102

      kkkkk mas ainda existe um carro pior que ele… começa com B

    • _oliveira

      Tem 8% do mercado.. com um décimo (ou menos) do número de concessionárias que a Fiat. E o Punto, lider, tem 30%.
      Você tem que pensar no custo da Peugeot para manter sua estrutura e o lucro que ela tem em comparação com a estrutura e lucro da Fiat. Não é o número de carros vendidos que importa.
      Se eu faço investimento para vender mil carros e vendo mil, eu estou vendendo bem. Mesmo que na mesma categoria outro venda 50 mil.

      • Pera… comparação entre 308 e Punto. É sério?

        • filipelimaoliveira

          também não entendi essa…

        • A Fenabrave classifica o Punto como hatch médio, vai entender!!!

        • estrutura fisica x volume de vendas. para os 2 q nao entederam…o punto abraça muito mercado mas a fiat tem q ser um monstro no pais…a peugeot com 1/10 da fiat num carro 15mil mais caro rouba 8% no mercado…isso q ele nao comparou com o bravo q ainda segue seu fracasso…

        • Cristiano_RJ

          Ele deve acreditar na FENABRAVE.

      • PedroTelles

        Você deve estar confundindo com o 208, se não seu comentário não terá lógica.

      • ???

        Em que planeta o compacto Punto compete com o médio 308?

        308 vende +ou-. Não é um fracasso, nem um sucesso. No mercado de Hatchs médios (bem menor que sedans médios, é uma venda satisfatória).

      • mgbalbo

        A lógica foi boa, só faltou acertar a categoria e o carro em questão.

        • _oliveira

          O fato do Punto estar distante em matéria de "ser carro" do 308 só reforça a lógica. Pois, com um carro muito mais caro e com muito menos concessionárias, a Peugeot consegue uma porcentagem de mercado por número de concessionárias muito maior do que a Fiat.
          Se não considerarmos o Punto, a comparação seria com o Cruze ou Focus com 15% do mercado cada. Tanto a Chevrolet quanto a Ford ainda tem muitas vezes mais concessionárias que a Peugeot.
          De acordo com a Fenabrave Punto e 308 estão na categoria de Hatches médio, por isso foi comparado com o Punto.

          • Cristiano_RJ

            Colega, esqueça a FENABRAVE. Ela classificava o Focus Sedã como compacto e o Fusion como médio. Coloca o Picanto, o Soul, o Fit, o Mercedes Classe A e o Mercedes Classe B tudo no mesmo segmento: monovolumes! Diz que o C3 Picasso também é um monovolume, mas o Aircross é um SUV. Enfim, é tanta bobagem, que até o Punto é classificado como hatch médio.

            • andy_irons

              Cristiano, você não entendeu o que ele está dizendo, ele não está se baseando por fenabrave. O que ele está dizendo é que o 308 vende mais em proporção que a maioria dos hatch médios e até de carros de categoria inferior (punto) que deveriam vender mais por ser mais baratos e ter uma capacidade de produção e venda muito maior. Para você entender melhor um exemplo: A Peugeot vende 800 carros em suas 80 lojas – 10 carros por loja / A ford vende 1.500 carros em suas 300 lojas – 5 carros por loja. Para o aproveitamento da ford ser igual o da peugeot, ela deveria vender 10 carros por loja. Mesmo ela vendendo mais em quantidade, ela está vendendo menos em proporção.

              • Cristiano_RJ

                Minha resposta se referia ao que ele postou: "De acordo com a Fenabrave Punto e 308 estão na categoria de Hatches médio, por isso foi comparado com o Punto."

      • thiagoroots

        Caraca não tinha pensado nisso , mas faz todo sentido…

    • mgbalbo

      Bem se comparado com o C4, ambos do grupo PSA. Tá na matéria.

  • Landrutt

    Estão dizendo que o C4 hatch sai de linha em breve. Estão desovando geral o modelo e a nova série especial Competition está saíndo a R$45.990, as outras possuem descontos bem gordos. E segundo vazou, a ordem é para, caso o consumidor pergunte se vai sair de linha, negar veementemente e dizer apenas que o modelo passará por pequenas mudanças em 2014. Fonte: um site de "auto segredos".
    Considero uma ótima compra, desde que com descontos. Pelo preço de um compacto premium intermediário (C3 Tendance, 208 Active Pack, Punto Essence ou New Fiesta SE manual), o comprador leva um hatch médio com acabamento ótimo, completo e com mais conforto que qualquer compacto.

    • Edson Roberto

      Eu só estou esperando aqueles dois donos me dizerem onde compraram o C4 Hatch Exclusive com pack xenon por R$52000….. porque nesse preço eu compraria um mesmo sabendo do tipo de cambio que esse carrega….

      • JPaulo10

        Serve a Citroen Montmartre?
        Av. Sumaré, 1500

        • Edson Roberto

          Mas é essa que tem C4 hatch automatico Exclusive com 6 air bags e ESP por R$52000? Se for essa, eu compro. Porque Citroen para comprar, eu tenho várias perto de onde moro.

          • JPaulo10

            Edson, me enganei.
            A vendedora falou que nenhuma ccs vai fazer preço menor do que o anunciado no site da Citroen (R$ 56.990), porque no valor já está considerado o bônus que a montadora oferta.
            A vantagem que a Montmartre pode dar é não cobrar frete e pintura metálica caso o pagamento seja à vista.
            Se interessar,
            Tatiana Silva – tel. 96466-7472

  • RafaPinheiro

    Ate que enfim usaram a cabeça. Não acredito que o c4 fará falta ate por que ele provavelmente será descontinuado na Europa por causa da nova politica da PSA.

  • Adriano

    Tenho um 308 vai fazer 2 anos e não gastei nada! O carro tem 3 anos de garantia!

    • MM_

      Se vc não gastou nada não tem mais a garantia pq não fez as revisões.

      • mgbalbo

        E é movido a energia solar também…

        • Cristiano_RJ

          E deve ter adquirido em algum sorteio natalino de shopping center. rsrsrsrs…

          • Edson Roberto

            Oleo para que? Carro roda sem ele….rs

  • FelipeLange

    Que absurdo! Então o C4 vai ser candidato a um novo jurássico, se continuar com a mesma cara e carroceria por vários anos…

    • Cristiano_RJ

      Vários anos é bondade sua. Acho mais fácil ele se tornar defunto mesmo. Peça de museu. Sair de linha.

      • Edson Roberto

        E sem direito a compradores. Se a Citroen ao menos colocasse o cambio de 6 marchas nele….

    • Novo? Pra mim ele já é…

    • Ronaldo

      Jurássico, mas Jurássico mesmo é o Tucson… A CAOA comprou as prensas sucateadas da fábrica coreana, que ninguém mais queria em todo o mundo, e passou a produzir aqui o Dinossauro vivo da Hyundai.

  • malatha

    Depois reclamam da perda de vendas. Se ficar com este negócio de oferecer carro velho, o público dos hatch médios, que é mais exigente em tecnologia e novidades, vai migrar para outras montadoras e, para voltar, vai ser bem difícil.
    Citroem, para min, significa carros com design diferenciado e com algo a mais que as outras.
    Está ficando igual às montadoras tradicionais, sem ser tradicional. Vai perder, o pouco terreno conquistado.

    • Edson Roberto

      O que seria o algo a mais? Pois a Citroen na minha opinião (e dono de 2 modelos) está cada vez tornando seus produtos mais simples. Não existe mais a concepção de suspensões do passado, está perdendo itens de série (considerando a comparação C4 / C4 Pallas vs C4 Lounge) e por fim não está agregando mais aos produtos.

      E ainda, é ridiculo que os carros compactos da PSA não recebam um cambio de 6 marchas pq o cambio não cabe no cofre do motor. Quer dizer, uma GM consegue fazer isso mas a PSA não? Tudo isso só me dá a certeza de numa possivel troca futura não continuar na Citroen.

  • Adriano

    Não sei onde um 308 é ruim!

    • Pedro_Rocha

      Câmbio automático de 4 marchas. A THP resolve o problema do câmbio (AT6) mas oferece apenas AB4. São falhas grosseiras como essa que mancham a imagem da Peugeot.

      • O meu THP tem AB6.

      • Edson Roberto

        Pedro, mas hoje em dia, todos os 308 tem cambio automatico de 6 marchas.

      • ThiagoFW

        Tá sabendo DEMAIS!!!

    • Pedreira

      Jeremy Clarkson, do Top Gear, coloca o 308 entre os finalistas na lista feita pelo programa para eleger o "Pior Carro do Mundo". O 308 não ganhou, mas fez "bonito"… E sabe como é, dizem que o Jeremy entende um pouquinho de carro… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Roberval

    Também não sei onde um 308 é ruim, acabamento e tecnologia a altura de qualquer hatch médio, se for o thp então se torna superior a qualquer concorrente direto no mercado, a exceção do novo golf que até agora parece ser superior a todos os outros, mesmo por que não é feito no Brasil, e isso já uma grande vantagem pro carro e pro consumidor.

    • Cristiano_RJ

      O 308 THP é um bom carro, sem dúvida. Para quem busca custo-benefício, talvez seja o melhor do segmento. Mas tecnicamente não só está atrás do Golf, como também do Focus. E ele tem outro inconveniente muito chato mesmo: a mania de raspar o "queixo" no asfalto.

      • MarcosBittencourt

        Aquela rebarba no parachoque veio de herança do 307. Não sei pq não tiram aquilo, parece que o carro fica raspando toda hora.

  • Brunocarro1998

    O 308 é bom, mas não é páreo para Golf e Focus. O Novo 308 que poderia balançar o segmento, mas já deu para perceber que nem tão cedo vai ser lançado, do jeito que a Peugeot é lerda, burra e sempre atrasada, vai continuar com belos micos de mercado. O 308 só vende alguma coisa hoje porque custa menos de 50mil, preço de banana perto dos outros médios.

    • andy_irons

      na verdade a versão THP é quase imbatível em custo benefício. nem todo mundo vai querer pagar 20 mil a mais para ter uma carro um pouco melhor que o 308 THP.

      • Brunocarro1998

        Custo é uma coisa, benefício é outra. Benefício para muitos, é apenas equipamentos. Para mim, é acabamento e montagem primorosa, suspensão bem acertada (se possível multilink), design moderno e global, pós-venda no mínimo respeitável, desvalorização na média.

        • Edson Roberto

          Custo…. podemos dizer que o 308 tem positivamente falando. Acabamento e montagem tbm. Suspensão… é o que eu sempre digo: Brasileiro GOSTA de suspensão que alia conforto. Mas os jornalistas "técnicos" insistem que brasileiro gosta mesmo de suspensão esportiva (para mim, tudo que é duro, para os jornalistas é esportivo, pois o 308 antes do ultimo ajuste qualquer solavanco se sentia), design moderno e global… totalmente subjetivo…. pos-venda respeitavel…. bem…. conheço uma pessoa que está penando com um Golf de R$115000 e uma pessoa que esta penando com um Honda Civic EXR por problemas eletronicos…. e se olhar o historico da Honda, ela seria impecavel nesse aspecto.

          A desvalorização em minha opinião vai de encontro ao preço do carro. As pessoas compram um carro de R$50000 e esperam que ele se venda por R$48000 enquanto um de R$60000 se vende por R$51000. Tem que ser racional nesse caso.

          Eu acho que o 308 é competitivo, só acho que as versões de maiores vendagens dele que não agregam sempre o custo x beneficio para se dizer a frente dos concorrentes. Se ainda existisse o 2.0 Feline com o pacote de segurança esperado, ele teria melhores vendagens. O probleam é que a PSA quer agregar apenas para as versões de topo os itens que qualquer comprador espera do carro, o que considero um erro.

          • mrguilhermesosa

            Ótimo comentário. Gostaria de saber qual o motivo que esse seu conhecido esta penando com o golf dele. Estou interessado em comprar um, mas estou com medo do câmbio DSG e o manual tem um pedal de embreagem muito duro que cansa, principalmente eu que tenho um problema no meu joelho esquerdo.

            Agradeciria muito se respondesse.

      • Cristiano_RJ

        Concordo que o custo-benefício do 308 THP é difícil de ser igualado. Porém, não vejo tantos assim pelas ruas. Aliás, acho que até hoje só devo ter visto uns dois, no máximo! Acho que quem sustenta mesmo as vendas do 308 são as versões mais baratas.

        • Edson Roberto

          Em SP já se encontra com relativa facilidade. E digo mais: É o que mais vejo por aqui.

          Entretanto, para esse produto se firmar de vez, se houvesse uma versão por volta dos R$62000 Feline com o motor 2.0 completinha e o THP por R$66900 sendo o atual, venderia mais.

        • zeuslinux

          O problema do motor THP é que ele é importado e por isso a PSA parece não ter muita vontade em vender muitos carros com esse motor, já que teria uma margem reduzida de lucro.

          É uma pena, mas a PSA não parece ter muita vontade em crescer em vendas no Brasil e agora, com a crise européia, não tem muito dinheiro para investir em tecnologia e novos produtos.

          Eu acho uma tremenda frescura de francês manter a linha DS como se fosse uma marca premium. A linha DS é que deveria ser a linha normal da Citroen !

    • Formiga

      Mesmo o novo 308 ainda fica abaixo do Golf, por exemplo a suspensão traseira não é independente.

  • MM_

    Péssima estratégia da PSA. Vendendo 308 que já foi substituído na Europa e vendendo C4 antigo.

    Enquanto isso Golf, Cruze e Focus deitam e rolam. Depois povo ainda fala em preconceito…

    *** E antes que digam, eu tive um C4 hatch quando ele estava alinhado com seus concorrentes.

  • xrs250

    Parece que eles resolveram adotar a famosa "medida compensatória".

  • Oba_

    Azar nosso porque na verdade o novo 308 recém-lançado é baseado no C4 atualmente vendido na Europa e não o 308 vendido aqui.

  • Assim fica difícil defender os franceses… (oitava vez)

    • braZuca

      kkkkkkkkkkkk vai perder as contas dudu!

  • GUiGoBH

    Peugeot 308 esta vendendo bem, mas com a chegada do novo Focus e do novo Golf.. Duvido que isso continue…

  • rcremasco

    O alto escalão da Citroen deve ter um motivo muito bom pra não trazer o C4 hatch… =/

    • Cristiano_RJ

      Ia dar muito trabalho fazer um carro melhor que o Golf? Pior, não iriam conseguir e iriam pagar o maior mico se o carro continuasse vendendo mal?

      • rcremasco

        Sinceramente acho que iria dar um up nas vendas da Citroen caso o custo-benefício do novo C4 hatch fosse interessante. Mas pelo jeito querem manter (e estão satisfeitos) as vendas do C4 atual.

        • Cristiano_RJ

          Cara, sabe o que ia acontecer? O mesmo que todo lançamento da Citroën: lançavam o novo C4. Carro bacana, moderno, coisa e tal. Você iria na css e… BOMBA! uns R$ 5 mil ou mais de ágio. Nada de negociação. As vendas seriam fracas. O efeito novidade passaria. O ágio desapareceria, mas aí já seria tarde demais. Os descontos viriam em seguida e: voilà! O novo C4 trilharia o mesmo caminho do velho C4.

          PS. Quando o C4 hatch foi lançado no Brasil em 2009 eu pensei seriamente em comprar um 1.6. Só que as duas css que fui pediam R$ 57 mil por ele. R$ 57 mil!!!! Em 2009!!!!! Coloque em valor atual e veja o absurdo. Ainda mais porque o preço de tabela era de R$ 53 mil. Agora, estão vendendo por menos de R$ 50 mil o mesmo carro. E quem comprou na época deve estar morrendo de raiva.

          • Edson Roberto

            Eu penso que a pessoa que compra um Citroen sabendo da estrategia da marca, mesmo assim querendo o produto, não tem que passar raiva, tem que entender a politica bizarra da empresa que só reforça a desvalorização dos seus modelos.

            Com o C3 novo, até que os preços não estão lá embaixo, mas certamente dos demais, pode-se esperar que essa estrategia burra não dará certo. Quem diria a propria VW que, no final, concede descontos generosos em sua linha que por muitas vezes se torna um negocio muito interessante. Eu vi outro dia mesmo, a versão Trend do Fox 1.6 "completa" por R$35000. Eu compraria ele em vista de muitos outros modelos por exemplo.

            O unico carro que apesar de ter a sua média de vendas no esperado que é o Jetta poderia ser ainda melhor se a VW fosse agressiva com esse produto.

      • Novo 308 tá aí..quer dizer, tá lá… rs

  • _William

    Sei lá hein, a concorrência nesse segmento tá pesada, com Golf vindo super recheado, o focus veio bem recheado também, tem o Cruze um pouco atrás dois dois citados aí, não creio que a Citroën fosse rechear esse C4 com tudo que ela pode, ou com tudo que ele deveria ter,a Citroën não é uma marca agressiva, é extremamente passiva e acomodada, nunca dá maiores sinais que quer crescer e abocanhar uma fatia maior do mercado…. então tenho certeza que iria micar, e mesmo quem esta lamentando não iria comprar esse carro… Só acho.

    • Edson Roberto

      Oi???? Deixa eu entender…. o Focus recheado e o Cruze atrás???? Pelo menos onde vivo e vejo os preços, eu vejo um mundo de itens que o Cruze possui que o Focus só nas versões acima de R$69000 oferta.

      Pode ser que para alguns segurança fique atrás na prioridade de suspensão, mas pelo menos considerando o Cruze LT, eu optaria por ele a frente dos Focus S e SE com a maior facilidade do mundo!

      O Focus só começa a ter "recheio" a partir de R$73000. (hatch) Por enquanto não é tão bom assim não.

  • PedroTelles

    Esse é o ruim de termos 2 irmãs no mesmo mercado. Quem perde é o consumidor.

  • quanto comentario besta…e mais…N/A, nao diga bobagens…ninguem tras um carro d uma plataforma nova e poe a venda só o sedã e fica com hatch velho…muito menos descontinua um linha C assim do nada…o carro sera lançado a sua epoca…o C4 é o carro chefe da citroen e eles vao ficar olhando a concorrencia tomar mercado sedo q eles tem carros com tecnologia superior a dos outros…aaaaaaa para vai…parece q a galera q escreve aqui sabe muito d mercado e pouco d mercado…ainda mais com carros comuns como esse…ou vcs tb achavam q a toyota mudaria o corolla no mundo menos aqui??? ou a honda com o civic???…quanta groselha…

    • Edson Roberto

      O problema é: Considerando que já existe o hatch e o sedan é vendido no mercado, porque não sincronizam o lançamento de ambos??? Uma estrategia besta da Citroen.

      Além disso, o carro chefe da marca é o C3….

  • Vinicastro

    Eu acho que estão certos.

    Se as vendas estão ditando que a Citroen se dá melhor com sedans, e a PUG com hatchs… então que a PSA se foque nisso. E que coloque excelentes opções em cada segmento.

    Quem sabe assim, com cada uma mais focada em cada nicho consigam melhorar as deficiências existentes e consigam que seus modelos sejam REAIS concorrentes de peso..

    Atualmente com essas vendas minguadas e dispersas não acho que efetivamente as 2 marcas contribuam muito com a competitividade no nosso mercado.

  • laguiar

    A PSA come mortadela e arrota caviar… quando se passa em qualquer css do grupo, eles te esnobam como se vendessem 20 mil carros cada um por dia, falam lorotas inacreditáveis e sempre a primeira oferta de valor é absurda… por isso estão quebrados e pedindo esmola no mundo inteiro pra não fecharem as portas… deveriam mandar todo o alto escalão embora e contratar alguém que tenha experiência em marca de volume, porque eles estão uma infinidade de distância de serem premium para agirem como tais.

  • Bruno Alves

    C4 Hatch top de linha ta custando R$ 66.580,00. Um absurdo.

  • Wellington Myph13

    Já que não vão trazer, que ao menos tragam versão TOP a Preço dos concorrentes intermediários, mas claro com alterações:
    1) Cambio AT6
    2) Motor 2.0 e 1.6 THP
    3) Central Multimídia Touch 7" com GPS
    4) 6AB, ESP, TCS, HLA em todas as versões
    5) Bancos de Couro
    6) Luzes Diurnas de LED
    7) Ar Digital de Duas Zonas
    8) Faróis Xenon
    9) Painel digital com opção de mudar de cor, ou o novo painel do C4 Lounge se fosse possível adaptar…

    2.0 Manual – 60990,00
    2.0 AT6 – 64990,00
    1.6 THP AT6 – 71990,00

    Opcional
    Teto Solar – 4000,00

    Acredito que desse jeito pode ainda continuar vendendo bem…
    Os preços podiam ser menores, mas acho que assim estão dentro da realidade nossa…
    308 THP vem com tudo isso mas com painel mais sem graça, mas um design muito melhor e custa 75990 o mesmo que coloquei com opcional de teto solar, mas acho que entre os dois, eu realmente consideraria o C4 se el mudasse o interior mesmo… o 308 não me agrada no interior, só exterior.

    • mrguilhermesosa

      Eles já fizeram isso trazendo o DS4.

    • braZuca

      Vai sonhando!

      • Wellington Myph13

        Eu sei…. Ainda bem que por enquanto não pagamos por isso, mas quem sabe alguém acha interessante a ideia e faz né?

    • Edson Roberto

      Olha…. qual o motivo de optar por um C4 tendo o 308? Pelo menos em SP e RJ, se encontra o 308 THP por volta dos R$69990. Não veria motivos para equipar o C4 com tal.

      Agora, se a Citroen equipar com cambio de 6 marchas o C4 hatch e manter a versão exclusive pelo atual preço, ela tem apelo. Ela completa custa R$66000, o que considerando os itens de série, seria chamativo.

      • Wellington Myph13

        Eu gosto mais do interior do C4 do que do 308. (Mesmo o Interior antigo, já do C4 Lounge muito mais agradável que os dois juntos…)
        O exterior do 308 mata a pau o C4.
        O mais certo mesmo seria colocar o C4 mais barato mesmo que o 308, coisa de 3mil, mas eu mantenho que deveria ter THP e opcional de Teto Solar, pra "Adequar" ao mercado por mais uns 3 anos que seja… Além do painel também que como disse, se adaptar um C4 Lounge ali dentro fica show…

    • 4mil teto solar???????

      • Wellington Myph13

        Teto Solar Jetta – 3002,00
        Teto Solar Golf – 4500,00
        Teto Solar Fiat Skywin – 2954,00
        Teto Solar Fiat Skydome – 4198,00

        Sei lá… talvez 3000,00 então :)

  • Vatttt

    O C4 atual pra mim é show, e é uma ótima noticia saber que ele pode continuar em nosso mercado por mais tempo. Só gostaria que a Citroen pudesse trazer o mesmo nível de acabamento da versão de lançamento em 2009 com a bancada mais confortável e saídas de ar traseiras, além de mecanica mais moderna e por o parachoque dianteiro das ultimas versões que lançaram na Europa e um teto solar de verdade e não aquele webasto ridículo da versão solaris. Quem sabe a versão recém lançada na china não bata por aqui! O mercado paralelo e o pós venda agradecem.

  • Bom, se o C4 novo nao vem, por 46.000 com 50% e 36x sem juros (sem juros MESMO), eu levaria o C4 antigo.

  • LuccasVillela

    Eu prefiro esse C4 atual, muito mais arrojado e bacana… Coloca o 1.6 Flexstart nele e mantém, trocando aquele rádio TENSO sem USB nem nada… Eu já tive um e adorava :/ Saudades eternas, rss.

  • Pedro_Lourenco

    Sucesso? Vamos à uma comparação de promoção recente:
    Focus…50% de entrada e o restante em prestações sem juros: ESGOTADO
    Pug 308…60% de entrada e o restante em prestações sem juros: SOBRANDO NAS LOJAS

  • Freaky_Boss

    1. Com esse saldão de feira do C4 hatch novo e com a aposentadoria do modelo em solos brasileiros, quem tem c4 usado na mão se &%&$ !!! Vai valer menos que Siena usado, apesar de ser um bom carro.

    Vcs acham que um dono desses carros volta a ter citroen um dia na vida????

    2. Depois a citroen reclama que não vende no BRasil: primeiro é o câmbio bizarro AT4 que ficou por aqui queimando o filme dela por VÁRIOS ANOS (e até hoje queima!). Agora essas políticas.

    3. Eu até pensei no C4 lounge para meu próximo carro. Agora estou desistindo, numa boa…. Quem disse que ele não vai ser o próximo a ser micado PELA PRÓPRIA CITROEN!?!?!?

    • zeuslinux

      Outro dia fui para o trabalho sem carro e peguei carona com um colega que tem um C4 hatch seminovo, comprado usado com baixa kilometragem (cerca de 10 mil km).

      Eu até gosto do visual externo e do visual interno do carro nas versões top, mas achei que depenam bastante o interior nas versões básicas. Parecia outro carro o do meu amigo. Não gostei também dos ruídos internos do carro.

      A PSA precisa repensar se vale a pena mesmo ter 2 marcas irmãs no Brasil e na maioria dos países. Deveria escolher uma marca apenas e se concentrar nela com mais concessionárias, melhor pós-venda, preços com melhor custo-benefício e valorização dos usados da marca. Do contrário, vai para o buraco em pouco tempo.

  • zemarreta

    Como assim nova geração do c4 picasso? Ele não acabou de mudar? Vai mudar de novo daqui a 3 anos???

  • Rnortec

    Estao vendendo c4 42990 na minha cidade

  • HumbertoRR

    Contrariando alguns, mas foi o que aconteceu comigo. Possuo um c4 hatch há 3 anos, até o momento nenhum problema. Cogitei a troca por um DS4 em BH. Nas 2 concessionárias que fui pegariam meu carro somente por 1mil abaixo da Fipe. Fiquei satisfeito com a proposta, mas agora com a possibilidade do atual c4 hatch continuar no mercado pretendo atrasar a troca.

  • rdcotta

    não acho que seja verdade esta noticia, tanto que não esta vindo mas as versões 13/14 nem muito menos as 14/14 do citroen C4. não se encontra novos carros. apenas 13/13.

  • San

    Pq não traz entao o novo 308 hatch é muito bonito e poderia disputar com o golf pois ele se parece dimais. é muito bonito.

  • Marcos

    Tenho Citroen a 5 anos, tive 2 c3 que comprei zero km e agora comprei um c4 hatch 2010 exclusive 2.0 automático. Simplesmente fantástico, nem comparação com focus e golf ( carros que também já tive), falam do cambio desse carro?? Acho que falam muito sem realmente saber o que dizem…Mesmo que descontinuar pretendo ficar muitos anos com essa máquina , compraria outro com certeza, melhor custo benefício impossível .



Send this to friend