Citroen Crossovers India

Citroën prepara SUV compacto na Índia que pode chegar ao Brasil

Citroën prepara SUV compacto na Índia que pode chegar ao Brasil

A PSA decidiu focar no mercado indiano com a marca parisiense Citroën. Parte da nova estratégia global, a retirada da Peugeot em prol de sua irmã possibilitará ao grupo francês ter novas oportunidades neste importante mercado e uma delas é estar dentro do segmento abaixo de 4,00 m.


Nesse caso, a ideia é ter um SUV compacto dentro dessa categoria, conforme revelado pela revista inglesa Autocar Índia. O novo projeto é baseado no C3 e deverá surgir por volta de 2021. A estratégia é torna-lo global, sendo exportado ou produzido em outras regiões, sendo que a América Latina aparece como alvo prioritário.

A plataforma não será a mesma do C3 atual, ou seja, a PF1 está descartada. Então, qual seria? A PSA tem no momento a CMP, desenvolvida em parceria com a Dongfeng e que sustentará todos os carros compactos do grupo francês, assim como do fabricante chinês. Segundo a publicação, será uma base “feita sob medida para a Índia”.

Esta pode ser a CMP encurtada, o que beneficiaria também o desenvolvido em um sucessor para o Citroën C1 na Europa, ainda preso ao Toyota Aygo. Embora o baixo custo seja a primeira ordem do dia na Índia, os projetos mais recentes nessa categoria já estão de acordo com padrões rígidos globais, tendo como exemplos Honda WR-V, Ford EcoSport e o mais recente Hyundai Venue.


Citroën prepara SUV compacto na Índia que pode chegar ao Brasil

Por isso, uma modular CMP menor seria ideal para se obter um produto específico para a Europa ou mesmo o próprio projeto indiano, a exemplo do já citado crossover coreano. O projeto da Citroën terá até 95% de índice de nacionalização e terá motores Puretech 1.2 com 82 ou 110 cavalos (turbo), além de um diesel 1.5 BlueHDi com algo em torno de 100 cavalos.

Espera-se por uma caixa manual de seis marchas e uma opção automática mais adiante. E aqui? Se o projeto for de fato globalizado, o Brasil seria um destino importante para um novo crossover da Citroën, que colocaria um fim ao Aircross e até preencheria até o espaço do C3, eliminado assim o hatch. A produção brasileira seria desejável igualmente.

No mundo, a Citroën tem uma gama interessante de utilitários esportivos, a começar pelo C3 Aircross europeu (fotos), que ainda dispõe de uma versão longa na China. Lá, a marca francesa ainda desfila com o C3 XR, outro crossover compacto feito sobre a PF1. Isso sem contar o C4 Cactus, que é vendido na Europa e no Brasil, onde o Aircross ainda resiste.

[Fonte: Autocar Índia]

 

Citroën prepara SUV compacto na Índia que pode chegar ao Brasil
Nota média 4.4 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    O C3 Aircross já é minúsculo. Pra que fazer algo ainda menor? Mas aí me lembro do sucesso do Kwid, ugh… Parece que o futuro é dos micro-SUVs.

    • Aguiar Romero

      Estilo os K-cars japoneses

    • Jr

      Você já viu como os carros indianos são minúsculos, carro grande ou médio lá não tem vez, é nixo

      • Deadlock

        Os indianos são baixos (pelo menos eram, até um conservador assumir o governo e fazer o país crescer absurdamente). Eu queria, para andar na cidade, um Kei car, que é a coisa mais prática que existe, já que vc dificilmente anda com muita bagagem ou com muita gente no dia a dia.

        • th!nk.t4nk

          Tem bastante indiano aqui na Europa. Os homens têm na faixa de 1,60 m de altura, alguns 1,70 m, mas dificilmente passam disso. Tem a ver com o fato de que muitos não comem carne durante a infância e adolescência (por motivos religiosos), e não apenas com a pobreza em si.

        • Cromo

          Pra mim 2 lugares, como no Smart (mas sem seu preço) está de ótimo tamanho. Dá vontade de encurtar um Up, o que tornaria o design deste VW equilibrado, ficaria muito mais bonito q o original.

    • Edson Fernandes

      Pera… se é para ter um carro minusculo mais caro que um C3, melhor nem trazer. Aí se torna exagero.

  • Domenico Monteleone

    Se é o projetado para o nada exigente mercado indiano, não podemos esperar muita coisa

    • Jr

      A única exigência que o mercado indiano faz é que o carro seja minúsculo

  • Baetatrip

    …. Vi esse carro n materia no Amazon Prime (Grand Tour) aquele 3 caras famosos!
    Esse carrinho enfrentou bem o caminho de terra e pedregulhos apesar nao tem 4×4…. Tem modos de terra, neve etc e encarou…. Fiquei supreso com a agilidade desse carro!

    • O Jeremy Clarckson (antigo apresentador do Top Gear) fez um relato legal sobre ele na 4 Rodas de uns meses atrás. Foi até bem elogioso. E olha que para arrancar elogios daquele cara é um parto.
      Deu mais ou menos essa informação que você repassou, do bom comportamento do carrinho no off-road leve.

      • Baetatrip

        Isso…… Até to ansioso p/ a 4 temporada…… !

  • Natán Barreto

    O Aircross atual tem um preço competitivo e deveria vender melhor. Melhor que os compactos de entrada pelo preço equivalente

  • Paulo

    Não dá pra entender a Citroen, C4 Cactus já foi um mico, querendo vender como Suv sem ter tamanho para isso e agora querem fazer outro Suv compacto que acho improvável ser maior que o Cactus também.

    • Jr

      Ta louco, o c4 cactos é o maior sucesso da PSA no Brasil é muito tempo, foi um carro que deu certo e caiu no gosto, olhas as vendas da PSA esse ano em comparação aos outros, e isso tudo graças ao C4, você sabia que existe fila de esperar de mais de um mês para compradores receberem o seu C4 porque a fabrica não ta dando conta de entregar, a PSA calculou mal o possível sucesso do carro no mercado e a demanda foi muito maior do que a expectativa mais otimista da própria PSA

      • Paulo

        Calma aí, que tabela que está vendo? Em maio C4 Cactus vendeu 1.484 unidades, perdeu até do Captur com 1.841. Será mesmo que a fábrica não tem capacidade de atender a demanda?

    • Erasmo Artur

      Para a realidade da citroen o c4 cactus vende bem.

      Mais de mil unidades mensais numa marca que tem poucas css está de bom tamanho.

      • Paulo

        Nisso eu concordo, mas creio que a Citroen queira um volume bem maior de vendas…

  • Ricardo Blume

    Meu medo é que peguem a fórmula do Kwid, acrescentem air bags laterais e algumas barras nas laterais e pronto, pode vir para o Brasil.

  • Gerson Orlando Oliveira

    Espero sinceramente que este modelo venha para o Brasil rapidinho. Gosto muito dos carros citroen e peugeot.

  • Samluzbh

    Daqui uns poucos anos essa DongFeng vai fornecer plataformas pra mais da metade dos fabricantes, prestem atenção.

  • Filipe Casagrande

    Esse carro tinha sido apresentado em 2016 como o novo C3. Pode pesquisar no Google, fiquei até impressionado ao saber que não veio ainda pro Brasil. Gostei muito do design

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email