Citroën Xsara – Defeitos e Problemas

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O Citroën Xsara foi o antecessor do C4 e trazia desempenho, design diferenciado e diversos opcionais.

Hoje custa menos de R$ 20.000,00 e pode ser uma opção de compra para quem não liga para o ano do carro e procura um modelo confortável e equipado.

Se você está pensando em comprar um, fique de olho nos pontos que vamos abordar no texto de hoje.

O modelo chegou ao Brasil em 1998 e teve vida curta, saindo de linha em 2003, com menos de 30.000 unidade vendidas.

Em sua vida, teve algumas opções de motor, sendo a 2.0 VTS a mais potente e memorável, com 167 cv e 20 kgfm de torque, tinha o 0 a 100 na casa d0s 8 s e velocidade máxima de 225 km/h.

A versão 1.8 é mais mansa, com 112 cv e 16 kgfm de torque, tem um 0 a 100 km/h em 11s e velocidade máxima de 195 km/h.

Já na época tinha volante com botões para controlar o rádio, que contava com CD-Player, tinha ainda airbags, ar-condicionado, vidros, retrovisores e travas elétricos, ABS e direção hidráulica completavam a lista.

Mesmo tendo todos esses opcionais e ótimo desempenho, o carro vendeu pouco.

Abaixo vamos listar os principais problemas do modelo:

Suspensão com defeitos recorrentes

É bem comum encontrar um Xsara com defeitos em buchas ou amortecedores, os culpados são variados.

As primeiras culpadas são nossas ruas em péssimas condições, bem diferente do que foi projetado para ele rodar lá na França.

A baixa qualidade das peças de reposição e os donos negligentes também são culpados de grande parte dos problemas.

Peças de reposição podem dar dor de cabeça

As peças originais são, ou caras ou difíceis de encontrar, então muitos recorrem para peças paralelas.

O problema é que as peças paralelas, muitas vezes são de baixa qualidade ou até falsificadas, principalmente quando compradas na internet.

Em alguns componentes não dá pra economizar, então se prepare para gastar um dinheiro considerável quando for fazer uma revisão mais completa no seu exemplar.

Peças de acabamento estão ficando escassas

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As peças de acabamento interno e externo estão ficando difíceis de encontrar e a grande maioria só se encontra usada.

Procure unidades que estejam com todas elas em dia.

Vazamentos de óleo

São comuns alguns vazamentos de óleo no motor, podem não significar um problema grave, mas as vezes sai caro para arrumar.

Olhe atentamente para o cofre do motor e procure por manchas de óleo.

Problemas no arrefecimento

São comuns unidades que a válvula termostática foi removida para mascarar problemas ou simplesmente por mesquinharia do dono, que não quis comprar uma nova.

Fique atento ao comportamento do ponteiro de temperatura e a ventoinha do carro, ela não deve ficar ligada o tempo todo (a não ser que o ar-condicionado esteja ligado).

A temperatura deve chegar ao meio do marcador rapidamente, se demorar muito para esquentar, suspeite fortemente da ausência da termostática, o que é um forte indicio de dono desleixado.

Câmbio automático AL4

Unidades com câmbio automático de 4 marchas com o código AL4 tem relatos de problemas crônicos na caixa e marchas.

Os defeitos são caracterizados por trancos nas arrancadas e nas trocas de marcha e, em alguns casos, parada completa do veículo.

O reparo costuma passar dos R$ 4.000,00, sendo esse câmbio um dos mais conhecidos por problemas, junto do PowerShift da Ford e DSG7 da VW.

Fique atento pois nem todos os anos e modelos do Xsara automático saíram com esse câmbio.

Revenda complicada

Por conta da fama da marca e de alguns relatos negativos do carro, a revenda dele é difícil.

Sem contar que é um carro que caminha para seus 30 anos de uso, então são poucos compradores que encaram o desafio.

Conclusão

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O Xsara foi um modelo entregou quase tudo que deveria, desempenho, sofisticação e bom acabamento, e poderia ser uma ótima opção, se não fosse a má fama e as peças de reposição sumindo do mercado.

Se gosta do modelo e pretende adquirir um de qualquer forma, fique de olho nas peças de acabamento, elas devem estar o mais conservadas possível.

Atenção especial ao câmbio automático de 4 velocidades e aos componentes da suspensão.

Unidades com custo muito abaixo do mercado devem ser avaliadas com ainda mais cuidado, para seu sonho não se transformar em um pesadelo.

Existem opções com desempenho similar, porém com menos riscos no longo prazo, basta procurar no mercado.

De qualquer forma ele é um bom carro, seu maior problema talvez tenha sido vender pouco e carregar a má fama da montadora francesa.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.