Civic 2008: o japonês que fez muito sucesso

civic 2008 6

O Honda Civic 2008 estava no início da vida da oitava geração, aquela que ficou conhecida como New Civic.

Disponível nas versões LX, LXS, EXS e Si, o sedã da Honda tinha dois extremos. A versão LX tinha uma oferta direcionada aos clientes PCD, mais simples.

Do outro lado, contudo, o Civic Si aliou a jovialidade natural do novo carro com a esportividade gerada pela tecnologia VTEC, com seu motor 2.0 de 192 cavalos.

Leia também sobre o Civic 2023.

Honda Civic 2008 – versões

  • Honda Civic LXS 1.8 MT
  • Honda Civic LXS 1.8 AT
  • Honda Civic EXS 1.8 AT
  • Honda Civic Si 2.0 MT

Equipamentos

Honda Civic LXS 1.8 MT – Motor 1.8 e câmbio manual de cinco marchas, mais ar condicionado, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, chave canivete com telecomando, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/55 R16, freio a disco nas quatro rodas, freios com ABS e EBD, vidros verdes, desembaçador traseiro, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque de combustível, abertura interna do bocal do tanquinho do sistema flex, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, cintos de 3 pontos para todos, sistema de áudio com CD/MP3, alarme, retrovisores externos com ajustes elétricos, retrovisor interno dia e noite, luzes de leitura, fonte 12V, descansa-braços dianteiros com portas CD´s, entre outros.

Honda Civic LXS 1.8 AT – Itens acima, mais transmissão automática de cinco marchas.

Honda Civic EXS 1.8 AT – Itens da versão LXS, mais rodas de liga leve exclusivas, faróis de neblina, ar condicionado automático digital, porta-copos no descansa-braço traseiro, volante em couro com comandos de mídia e controle de cruzeiro, sistema de som com disqueteira para seis CD´s, retrovisores com piscas integrados, paddle shifts, computador de bordo, espelhos iluminados nos para-sois e bancos e portas em couro.

Honda Civic Si 2.0 MT – Motor 2.0 e câmbio manual de seis marchas, incluindo itens das versões LXS e EXS, bem como rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 215/45 R17, grade dianteira exclusiva, aerofólio, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, direção elétrica integrada, bancos esportivos em tecido, acabamento interno preto, painel com dispositivos e instrumentos em vermelho, alavanca esportiva e pedais de alumínio.

Honda Civic 2008 – preços

  • Honda Civic LXS 1.8 MT – R$ 59.990
  • Honda Civic LXS 1.8 AT – R$ 64.990
  • Honda Civic EXS 1.8 AT – R$ 85.235
  • Honda Civic Si 2.0 MT – R$ 99.500

Honda Civic 2008 – motor

O Honda Civic 2008 empregou dois motores, sendo um 1.8 i-VTEC para as versões LXS e EXS, enquanto a esportiva Si, empregava um 2.0 i-VTEC preparado.

Com injeção eletrônica multiponto e sistema de partida a freio com reservatório para gasolina, o 1.8 i-VTEC tinha taxa de compressão de 9,9:1 e seus 1.799 cm3 garantiam 138 cavalos na gasolina e 140 cavalos no etanol, quando na versão flex.

Preparado para andar rápido, o 2.0 i-VTEC DOHC, como vinha marcado nas laterais, tinha 192 cavalos a incríveis 7.800 rpm, enquanto o torque ocorria em elevados 6.100 rpm. Além disso, trazia uma caixa manual de seis marchas devidamente preparado para a performance, assim como sua embreagem de acionamento hidráulico.

Desempenho

O Honda Civic 2008 era um carro com um bom desempenho, chegando a 200 km/h e com aceleração próxima dos 10 segundos no manual e em menos de 12 segundos no automático.

Contudo, o Civic Si 2.0 era mais “insano”, indo de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e com 215 km/h de final. Com sua pegada totalmente esportiva e um câmbio manual de seis marchas, o sedã da Honda era realmente um carro bom.

  • Honda Civic 1.8 MT – 10,3 segundos e 202 km/h
  • Honda Civic 1.8 AT – 11,9 segundos e 200 km/h
  • Honda Civic 2.0 MT – 7,9 segundos e 215 km/h

Consumo

No consumo, o Honda Civic 2008 era um carro com bom resultado a versão puro gasolina, mas com a flex, o nível reduziu naturalmente. Os números abaixo refletem bem o bom comportamento do sedã.

Ainda assim, ele conseguia fazer 10 km/l de álcool na estrada e 9,5 km/l com o mesmo, mas na versão automática. Mesmo o Civic Si 2.0 tinha um bom consumo, sendo um carro abastecido apenas com gasolina.

  • Honda Civic 1.8 MT – 7,1/10,0 km/l e 9,0/13,0 km/l
  • Honda Civic 1.8 AT – 6,8/9,5 km/l e 8,5/12,0 km/l
  • Honda Civic 2.0 MT – 8,0 km/l e 13,1 km/l

Honda Civic 2008 – manutenção e revisão

Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total
1.8 R$ 353,15 R$ 573,71 R$ 584,15 R$ 1.307,16 R$ 584,15 R$ 1.659,71 R$ 4.708,88

Civic 2008 – ficha técnica

Motor 1.8 2.0
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1799 1998
Válvulas 16 16
Taxa de compressão 9,9:1 11:1
Injeção eletrônica Indireta Flex Indireta Flex
Potência máxima 138/140 cv a 6.300 rpm (gasolina/etanol) 192 cv a 7.800 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 17,5/17,7 kgfm a 4.300 rpm (gasolina/etanol) 19,2 kgfm a 6.100 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas ou automática de 5 marchas Manual de 6 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Multilink Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve, aro 16 polegadas Liga leve, aro 17 polegadas
Pneus 205/55 R16 215/45 R17
Dimensões
Comprimento (mm) 4.489 4.489
Largura (mm) 1.752 1.752
Altura (mm) 1.450 1.450
Entre eixos (mm) 2.700 2.700
Capacidades
Porta-malas (L) 340 340
Tanque de combustível (L) 50 50
Carga (Kg) 400 400
Peso em ordem de marcha (Kg) 1230 (MT) 1267 (AT) 1322
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,29 0,29

Civic 2008 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X