Esportivos Hatches Linha 2018/2019 Matérias NA Mercedes Benz

Classe A 2018/2019: preço, versões, fotos, equipamentos, detalhes

O Classe A 2018/2019 é o segundo carro mais vendido pela Mercedes-Benz na Europa, com mais de 120.000 unidades por ano. Ele sempre foi sinônimo de tecnologia e esportividade na linha da marca alemã.

Classe A 2018/2019: preço, versões, fotos, equipamentos, detalhes


Apesar disso, sua fama só foi a mesma aqui no Brasil quando as últimas gerações chegaram. Antes disso, quando era produzido em Juiz de Fora (MG), a aceitação dos brasileiros ao monovolume não era nada boa.

Mas, depois de virar hatch e apresentar o que há de mais novo nas inovações da Mercedes, a história mudou.

E isso promete continuar, pois a nova e quarta geração do Classe A já foi apresentada na Europa, durante o Salão de Genebra, no último mês de março.


As novidades incluem a atual identidade visual da marca, novos equipamentos e uma nova linha de motores, mais eficiente e mais potente, incluindo uma opção diesel de 118 cv.

O que realmente virá para o Brasil ainda é incerto, mas o lançamento do Classe A 2018/2019 renovado deve ocorrer no segundo semestre de 2018 ou no início de 2019.

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – detalhes

Classe A 2018/2019: preço, versões, fotos, equipamentos, detalhes

A versão atual do Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 chegou ao mercado brasileiro no início de 2016, com o objetivo de renovar o próprio modelo e também continuar a fazer isso pela marca.

Não há como negar que o Classe A foi o principal responsável por expandir as vendas da marca por aqui, pois é mais acessível e tem forte apelo com clientes mais jovens.

Essa renovação começou com detalhes externos, necessários após alguns anos com o mesmo visual (a atual geração foi lançada em 2012). Apresentada no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2015, o Classe A 2018/2019 tem linhas modernas e marcantes, compondo um visual chamativo e esportivo.

A frente do Classe A 2018/2019 conta com para-choque em formato de arco e com a nova grade do tipo diamante, além de faróis em LED de longo alcance.

A parte inferior do para-choque dianteiro tem ampla abertura central para entrada de ar, além de outras duas menores nas extremidades.

A lateral do Classe A 2018/2019 tem um estilo cupê com teto levemente curvado, vinco que começa na altura dos faróis, passa um pouco abaixo das maçanetas e volta no meio das portas em direção à roda dianteira.

Todas as janelas são características de modelos cupê, o que ressalta o lado esportivo do modelo alemão, e os espelhos retrovisores tem repetidores de seta. As rodas podem ser de 17, 18 ou 19 polegadas, dependendo da versão.

A traseira também foi modificada, dando ao atual Classe A 2018/2019 um novo design nas lanternas de LED e escape com saída dupla, sendo que o vidro traseiro continua estreito, compondo bem o visual externo.

Apenas a parte inferior do para-choque traseiro que é de plástico preto.

Já no interior, o Classe A 2018/2019 mostra algumas de suas principais qualidades, com materiais de excelente qualidade e sempre muito refinados.

O painel de instrumentos tem formato tubular, e a tela de oito polegadas é padrão para o sistema de entretenimento, com novas funções e mais intuitiva, além de contar com integração Apple CarPlay e Android Auto.

Além disso, a iluminação do ambiente tem 12 opções de cores diferentes. As molduras são em metal cromado fosco, e estão presentes no volante, nas saídas de ar, no console central, nas portas e nos botões.

Outro item destacado pela marca em relação ao Classe A 2018/2019 são seus assentos em formato concha, que tem uma área maior para os ombros e ajuste de profundidade (motorista).

Os assentos variam em cada versão, sendo esportivos e com estofamento Artico preto (com detalhes verdes ou vermelhos) na versão A 200. Já as opções mais caras A 250 e A45 tem ainda microfibra Dinamica na parte central dos assentos.

As almofadas, aliás, tem ajuste de profundidade de até 60 mm, o que melhora a ergonomia.

A segurança continua sendo um item prioritário, e o Classe A 2018/2019 conta com diversos pontos positivos nesse quesito. Com 5 estrelas no crash test do EURO NCAP, o modelo conta com estrutura reforçada e 7 airbags (dianteiros, laterais, de janela e de joelho para o motorista).

Outros itens que reforçam a segurança dos passageiros do Classe A 2018/2019 são os freios ABR – ADAPTIVE BRAKE (gerencia 10 sistemas ligados aos freios, que atuam de forma autônoma em situações de emergência), controle de distância DISTRONIC (que controla a distância do veículo à frente, podendo ser usado entre 30 km/h e 200 km/h), novo sistema ESP (para a versão AMG A 45 4MATIC) e o ATTENTION ASSIST (que monitora sinais de cansaço do condutor).

A linha de motores também foi atualizada, dando ao Classe A 2018/2019 a condição de um dos compactos esportivos mais rápidos do mundo em sua versão A 45 4MATIC. Nessa configuração, o propulsor 2.0 turbo entrega 381 cv e 48,4 kgfm de torque, o que o leva de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos.

As outras versões tem motores 1.6 turbo de 156 cv ou 2.0 turbo de 211 cv, sempre com câmbio automático de sete marchas.

Além disso, o Classe A 2018/2019 também tem o ECO Display renovado, ajudando a melhorar o modo de condução.

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – novidades

Classe A 2018/2019: preço, versões, fotos, equipamentos, detalhes

Teremos grandes novidades na linha do Classe A quando sua nova geração for lançada por aqui, entre o final desse ano e o início do próximo. Mas o Classe A 2018/2019 já trouxe algumas inovações, presentes na linha desde o ano passado.

Entre elas podemos destacar as novidades tecnológicas, como o sistema DYNAMIC SELECT. Ele permite ao condutor escolher em detalhes as características desejadas, optando entre as opções Comfort, Sport, Eco e Individual.

Elas alteram vários pontos diferentes, como motor, transmissão, suspensão, direção e outros, dando ao Classe A 2018/2019 um rodar mais confortável ou mais esportivo.

O PARKTRONIC é outro sistema interessante do Classe A 2018/2019, possibilitando ao carro estacionar de forma autônoma (em vagas paralelas ou perpendiculares). Ele utiliza doze sensores ultrassônicos (6 em cada para-choque), sendo que dois deles tem maior alcance, sendo utilizados para procurar vagas disponíveis.

Se ele for utilizado numa vaga paralela, o sistema também faz o carro sair dela automaticamente.

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – versões

  • Mercedes-Benz Classe A 200 Flex Fuel 2018
  • Mercedes-Benz Classe A 250 SPORT 2018
  • Mercedes-Benz Classe A 45 AMG 4MATIC 2018

Cores disponíveis: Verde Elbaíta, Preto Cosmos, Prata Polar, Cinza Montanha, Azul Cavansite e Marrom Oriente (metálicas); Vermelho Jupiter, Branco Cirrus e Preto Noite (sólidas).

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – equipamentos

Mercedes-Benz Classe A 200 ff 2018 – motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de sete velocidades.

ITENS DE SÉRIE: ECO Start/Stop, TIREFIT, DYNAMIC SELECT, Adaptive brake lights, Pacote Style, Pacote anti-furto (551, 882), Pneus de verão, Pneus run-flat, Tapetes de veludo, Soleiras das portas dianteiras iluminadas, Pacote de conforto dos assentos, Pacote de iluminação e visibilidade (U25, 345, 543), Pacote de integração para smartphones, Integração Apple CarPlay para smartphones, Integração Android Auto para smartphones, Câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, Acabamento do volante em couro, Airbags dianteiros para motorista e passageiro, Airbags laterais dianteiros para motorista e passageiro, Airbags laterais de janela, Airbag para os joelhos do motorista, Sensor de chuva, Teto solar elétrico panorâmico, Volante com shift paddles, Câmbio automático 7G-DCT, Controle de Cruzeiro com limitador de velocidade, Volante multifuncional de 3 raios com 12 botões, Monitoramento da pressão dos pneus, Suspensão comfort, Audio 20 CD, Acabamento do teto em tecido, ATTENTION ASSIST, Quebra sol com espelho iluminado, Alarme anti-furto, Ar-condicionado automático THERMATIC, Faróis full LED, Rodas de liga leve de 17″ com 5 raios duplos, CD player, Sensor interno de presença, Função de partida KEYLESS-GO, Bancos esportivos, Conectividade via Bluetooth para celular e players de mídia, Freio de estacionamento elétrico, Freios adaptive brake (ABR): Controle eletrônico de estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Sistema anti-bloqueio dos freios (ABS), Controle de tração na aceleração (ASR), Tração eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de freio (BAS), Assistente de partida na subida (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Brake drying e função HOLD, Soleira das portas com logomarca “Mercedes-Benz”, Suporte Isofix

Revestimento dos bancos ARTICO/TECIDO: Preto (detalhes verdes ou vermelhos).

Mercedes-Benz Classe A 250 SPORT 2018 – motor 2.0 turbo de 211 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de sete velocidades.

ITENS DE SÉRIE: ECO Start/Stop, TIREFIT, DYNAMIC SELECT, Adaptive brake lights, Pacote de espelhos (249, 500), Pacote anti-furto (551, 882), Pacote Sport, Ajustes elétricos de 4 vias para lombar, Soleiras das portas dianteiras iluminadas, Pacote de conforto dos assentos, Pacote de iluminação e visibilidade (U25, 345, 543), Pacote de integração para smartphones, Integração Apple CarPlay para smartphones, Integração Android Auto para smartphones, Câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, Assistente Ativo de Estacionamento com PARKTRONIC, Ajustes elétricos de altura, inclinação, suporte para costas e deslocamento longitudinal para bancos dianteiros, Banco do passageiro com ajustes elétricos e memória, Espelhos retrovisores antiofuscantes, Banco do motorista com ajustes elétricos e memória, Acabamento do volante em couro, Airbags dianteiros para motorista e passageiro, Airbags laterais dianteiros para motorista e passageiro, Airbags laterais de janela, Airbag para os joelhos do motorista, Sensor de chuva, Teto solar elétrico panorâmico, Volante com shift paddles, Câmbio automático 7G-DCT, Controle de Cruzeiro com limitador de velocidade, Volante multifuncional de 3 raios com 12 botões, Monitoramento da pressão dos pneus, Suspensão esportiva, Grade frontal diamante cromada, Retrovisores externos rebatíveis eletricamente, Acabamento do teto em tecido, Audio 20 CD com GPS Garmin MAP PILOT, ATTENTION ASSIST, Quebra sol com espelho iluminado, Alarme anti-furto, Ar-condicionado automático THERMOTRONIC de 2 zonas, Farol alto adaptativo, Faróis full LED, Rodas AMG de liga leve de 18″ com 5 raios duplos, Kit visual AMG, Alargamento da caixa de roda para rodas AMG, CD player, Audio 20 com tela de 8″, Sensor interno de presença, Função de partida KEYLESS-GO, Pacote AMG Line, Conectividade com players de mídia e aparelhos celulares via Bluetooth, entrada USB e auxiliar, Freios adaptive brake (ABR): Controle eletrônico de estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Sistema anti-bloqueio dos freios (ABS), Controle de tração na aceleração (ASR), Tração eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de freio (BAS), Assistente de partida na subida (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Brake drying e função HOLD, Soleira das portas com logomarca “Mercedes-Benz”, Suporte Isofix.

Revestimento dos bancos ARTICO/microfibra DINAMICA: Preto.

Mercedes-Benz Classe A 45 AMG 4MATIC 2018 – motor 2.0 turbo de 381 cv e 48,4 kgfm de torque, com câmbio automático de sete velocidades.

ITENS DE SÉRIE: Acabamento do teto em tecido, Adaptive brake lights, Airbag para os joelhos do motorista, Airbags dianteiros para motorista e passageiro, Airbags laterais de janela, Airbags laterais dianteiros para motorista e passageiro, Ajustes elétricos de 4 vias para lombar, Alargamento da caixa de roda para rodas AMG, Alarme anti-furto, AMG DYNAMIC SELECT, Ar-condicionado automático THERMOTRONIC, Assistente Ativo de Estacionamento com PARKTRONIC, ATTENTION ASSIST, Audio 20 CD com GPS Garmin MAP PILOT, Audio 20 com tela de 8″, Banco do motorista com ajustes elétricos e memória, Banco do passageiro com ajustes elétricos e memória, Bancos esportivos, Câmbio AMG SPEEDSHIFT DCT 7-speed, Câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, CD player, Cintos de segurança vermelhos, Computador de bordo, Conectividade via Bluetooth para celular e players de mídia, Controle de Distância DISTRONIC, ECO Start/Stop, Espelhos retrovisores antiofuscantes, Faróis full LED, Farol alto adaptativo, Freio de estacionamento elétrico, Freios adaptive brake (ABR): Controle eletrônico de estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Sistema anti-bloqueio dos freios (ABS), Controle de tração na aceleração (ASR), Tração eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de freio (BAS), Assistente de partida na subida (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Brake drying e função HOLD, Freios AMG com pinças vermelhas, Função de partida KEYLESS-GO, Integração Android Auto para smartphones, Integração Apple CarPlay para smartphones, Kit visual AMG, Monitoramento da pressão dos pneus, P54 Pacote anti-furto (551,882), Pacote AMG Night, Pacote de conforto dos assentos, Pacote de espelhos (249,500), Pacote de iluminação e visibilidade (U25,345,543), Pacote de integração para smartphones, Quebra sol com espelho iluminado, Retrovisores externos rebatíveis eletricamente, Rodas AMG de liga leve de 19″ com raios múltiplos, Sensor de chuva, Sensor interno de presença, Sistema de escape esportivo, Soleira das portas com logomarca “AMG”, Soleiras das portas dianteiras iluminadas, Suporte Isofix, Suspensão esportiva, Tapetes AMG, Teto solar elétrico panorâmico, TIREFIT, Volante AMG, Performance em couro Nappa e DINAMICA.

Revestimento dos bancos ARTICO/microfibra DINAMICA: Preto.

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – preço

  • Mercedes-Benz Classe A 200 Flex Fuel 2018 – R$ 149.900
  • Mercedes-Benz Classe A 250 SPORT 2018 – R$ 204.900
  • Mercedes-Benz Classe A 45 AMG 4MATIC 2018 – R$ 309.900

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – motor

Classe A 2018/2019: preço, versões, fotos, equipamentos, detalhes

A linha de motores do Classe A 2018/2019 é composta de opções que são sempre turbo alimentadas e com 4 cilindros. Ou seja, são propulsores que seguem a tendência atual do downsizing, oferecendo potência, baixo consumo e menores índices de emissão de poluentes.

Além disso, os motores do Classe A 2018/2019 tem injeção direta de combustível de alta pressão, o que permite um melhor rendimento do motor e uma combustão quase completa.

Os propulsores também tem comando variável de válvulas, com melhor taxa de compressão do motor e consumo de combustível mais baixo (o sistema ECO Start/Stop também auxilia diretamente nisso).

Outras melhorias implementadas pela marca nos motores do Classe A 2018/2019 foram a redução de peso, menor atrito interno das peças móveis do motor e a reconfiguração dos sistemas de direção e ar-condicionado, fazendo com que estes utilizem menos energia do motor.

A transmissão automática em todas as versões é a 7G-DCT, o que significa que é automática e de sete velocidades, além de ter dupla embreagem. A tecnologia colocada pela marca na transmissão do Classe A 2018/2019 permite ao sistema ter duas sub-transmissões, fazendo com que uma tracione as rodas e a outra pré-seleciona a marcha seguinte.

Mas no modo kickdown (que ocorre quando o acelerador é acionado até o fim), o sistema reduz até 3 marchas, o que permite melhores retomadas.

Como citado acima, os modelos disponíveis atualmente usam diferentes configurações dos motores quatro cilindros turbo. A versão de entrada A 200 ff (única com motor flex, por isso a sigla “ff”, de Flex Fuel) tem propulsor 1.6 de 156 cv e 25,5 kgfm de torque, enquanto a intermediária A 250 SPORT aparece com um motor de 2,0 litros, com 211 cv e 35,7 kgfm de torque.

Finalmente, a opção mais cara e esportiva A 45 AMG 4MATIC vem com o mesmo motor 2.0 turbo, mas entregando 381 cv e 48,4 kgfm de torque.

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – desempenho

O desempenho do Classe A 2018/2019 é interessante desde a versão mais barata, que tem o motor menos potente da linha. Seus 156 cv levam o hatch aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos, acelerando até atingir a velocidade máxima de 224 km/h.

Quando o comprador opta pela versão A 250 SPORT, que em termos de desempenho é a que apresenta o melhor custo-benefício, a aceleração de 0-100 km/h cai para 6,3 segundos, com máxima de 240 km/h.

Mas o ápice da diversão ao volante chega sentando ao volante do A 45 AMG 4MATIC, um dos hatches mais rápidos do mundo. Seus números comprovam isso: 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e máxima de 250 km/h (limitada).

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – consumo

As inovações no conjunto mecânico usado pelo Classe A 2018/2019 permitem um consumo de combustível bastante aceitável. O modelo A 200 ff, que representa a maior parte das vendas, tem um consumo divulgado pela marca de 7,2 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol, e 10,5 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com gasolina.

A versão intermediária do Classe A, que só roda com gasolina, faz 9,7 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, enquanto a top de linha esportiva tem médias de 9,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – manutenção e revisão

O plano de revisões periódicas da Mercedes-Benz para o Classe A 2018/2019 envolve paradas a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.

As revisões são divididas nas categorias Assyst A (óleo do motor, elemento filtro de óleo do motor, check-up com code) e Assyst B (óleo do motor, elemento filtro de óleo do motor, fluido de freio, filtro de ar-condicionado, elemento filtro de ar do motor, check-up com code).

A garantia oferecida pela marca é de 2 anos, sem limite de quilometragem e com Mercedes Service (assistência 24 horas) incluído. Já as peças tem garantia de 12 meses.

Os valores sempre incluem mão de obra e, se contarmos o valor das revisões até os 50.000 km, teremos um valor total de R$ 7.250.

Veja a tabela de revisões do Mercedes-Benz Classe A 2018/2019:

  • 10.000 km (Assyst A) – R$ 1.090
  • 20.000 km (Assyst B) – R$ 1.990
  • 30.000 km (Assyst A) – R$ 1.090
  • 40.000 km (Assyst B) – R$ 1.990
  • 50.000 km (Assyst A) – R$ 1.090

Mercedes-Benz Classe A 200 Flex Fuel 2018 – ficha técnica

Motor

1.6

Tipo

Dianteiro, Transversal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.595

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

156 cv a 5.300 rpm

Torque Máximo

25,5 kgfm a 1.200 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 7 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Suporte de mola + espigão

Traseira

Multi-link

Rodas e Pneus

Rodas

16 polegadas

Pneus

205/55 R 16 91V

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.292

Largura (mm)

1.780

Altura (mm)

1.433

Distância entre os eixos (mm)

2.699

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

n/d

Tanque (litros)

50

Capacidade do porta-malas (litros)

341

Peso bruto total (kg)

1.370

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,27

Mercedes-Benz Classe A 250 SPORT 2018 – ficha técnica

Motor

2.0

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.991

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,8:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

211 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

35,7 kgfm a 1.200 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 7 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Suporte de mola + espigão

Traseira

Multi-link

Rodas e Pneus

Rodas

17 polegadas

Pneus

225/45 R 17 91 V

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.292

Largura (mm)

1.780

Altura (mm)

1.438

Distância entre os eixos (mm)

2.699

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

n/d

Tanque (litros)

50

Capacidade do porta-malas (litros)

341

Peso bruto total (kg)

1.465

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,31

Mercedes-Benz Classe A 45 AMG 4MATIC 2018 – ficha técnica

Motor

2.0

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.991

Válvulas

16

Taxa de compressão

8,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

381 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

48,4 kgfm a 2.250 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 7 velocidades

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira e traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Suporte de mola + espigão

Traseira

Trailing link

Rodas e Pneus

Rodas

18 polegadas

Pneus

235/40 R 18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.292

Largura (mm)

1.780

Altura (mm)

1.420

Distância entre os eixos (mm)

2.699

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

n/d

Tanque (litros)

56

Capacidade do porta-malas (litros)

341

Peso bruto total (kg)

1.555

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

Mercedes-Benz Classe A 2018/2019 – fotos

Classe A 2018/2019: preço, versões, fotos, equipamentos, detalhes
Nota média 4.5 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email