Governamental/Legal

CNH agora terá formato de cartão eletrônico e terá outras funções no futuro

cnh-cartão-chip-1 CNH agora terá formato de cartão eletrônico e terá outras funções no futuro

A Carteira Nacional de Habilitação mudará em breve. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) apresentou um novo formato para o documento que autoriza a condução de veículos automotores. A partir de 1 de janeiro de 2019, ela passará a ser um cartão plástico como os de bancos, incluindo um chip com todos os dados do condutor.



O objetivo é ampliar o acesso aos dados do motorista e ao mesmo tempo reduzir as fraudes. Além disso, o Contran também quer que o documento tenha suas funções ampliadas futuramente, tais como a possibilidade de dar acesso a estacionamentos, pagamento de pedágios e até mesmo acesso ao transporte público como se fosse um cartão-transporte comum. Segundo o Ministério das Cidades, a intenção também é de aumentar a durabilidade da CNH e promover uma integração com os países do Mercosul.

Além disso, a CNH-cartão também permitirá que o uso como documento de identidade como um RG e também facilitará a fiscalização por agentes de trânsito, que poderão consultar rapidamente os dados do condutor. A possibilidade de identificação digital por meio do novo documento também está sendo avaliada, mas todas as funcionalidades adicionais que poderão ser acrescentadas no cartão eletrônico só estarão disponíveis mediante convênios e acordos prévios, que deverão ser realizados futuramente.

cnh-cartão-chip-2 CNH agora terá formato de cartão eletrônico e terá outras funções no futuro

No entanto, a mudança na CNH é um passo para o chamado documento universal, onde todos os dados e documentos do cidadão, bem como funções bancárias, incluindo pagamento de tarifas e tributos, seriam integradas em um único dispositivo eletrônico, reduzindo enormemente a quantidade de documentos e cartões que o cidadão precisa portar hoje em dia.

Os Detrans de todo o país terão um ano para se adaptar à novidade. Além disso, quem já porta a CNH em papel não precisará fazer a mudança agora, apenas na renovação de habilitação, que ocorre a cada cinco anos. No entanto, o Contran não divulgou se haverá acréscimo na obtenção ou renovação da nova carteira de habilitação. Sabe-se, porém, que cada Detran deverá definir o custo quando o cartão foi introduzido em sua jurisdição.

Nos últimos anos, a CNH passou por diversas mudanças. Só este ano, ela ganhou três novidades. A primeira foi um alteração no visual do documento que, para reduzir fraudes e facilitar a fiscalização, ganhou um novo layout com grafismos diferenciados e holografia nas imagens da carteira. Pouco tempo depois, passou a dispor de QR Code para facilitar o acesso aos dados do condutor pelo agente de trânsito. Então, posteriormente, surgiu a versão digital, que poderá ser acessada pelo smartphone como um aplicativo e que começará a funcionar em fevereiro próximo.

 

 

  • Lucia C.

    Horrível, até no Paint faria uma mais bonita

    • AugustoSeide

      Não tem que ser bonita, tem que ser funcional.

      • Lucia C.

        Muito difícil conciliar?

  • kleber peters

    Alguém entendeu o que significam aquelas categorias todas? Quem tem AE hoje, vai precisar ser ACDE?

    • Pedro Henrique

      provávelmente vai vir marcado atrás em cada uma delas como ta no exemplo ali acima, onde tem tanto em A como em B1
      que tem data de emissão, data de validade e observações
      fica a questão agora se cada categoria terá uma validade diferente???

      • Alexandre Volpi

        Pelo que entendi parecem subcategorias… Os que tem “1” após a letra devem indicar uma restrição ma categoria (como ciclomotor, tonelagem ou número de passageiros). No resto, parece que haverá algum tipo de habilitação para tracionar reboques (BE, CE, DE)…

        • th!nk.t4nk

          Parece idêntico ao sistema europeu. É isso mesmo, tem sub-classes pra reboques.

          • Pedro Henrique

            então, na frente tem uma data de validade da carteira também, mas se tem na frente e ela é única não precisaria daquela tabela inteira atrás, e se a validade for dif por categoria não precisa daquela data na frente pois você teria de consultar atrás de qualquer maneira…

  • Danilo

    nusss 4000mil anos depois…. antes tarde do que nunca!
    acaba com aquele RG ridiculo e cpf…. vincular tudo em uma coisa só, por exemplo carta de motorista.

    na parte de traz eh igual a carta alemã

    • ObservadorCWB

      Só que no Brasil vc ainda pode fazer um RG em cada estado….será o mesmo com a CNH ?? Falta muita seriedade neste país ainda.

      • José Barbosa

        A CNH é emitida por estado, com base num banco de dados nacional.

  • Lukoh

    A criação de um documento único enfrenta um problema que ainda não resolveram.

    É que pelo Código de Trânsito brasileiro a autoridade tem o poder de reter a CNH em algumas situações (infrações, acúmulo de pontos, condenação criminal)…. e por outro lado é proibido reter o documento de identificação civil de qualquer cidadão.

    Por isso que a CNH ainda segue separada.

    • IPZ.4

      Talvez bastasse “desativar/desligar” a permissão de direção daquele cartão único, em vez de reter. Desligaria esse atributo até que a treta administrativa fosse resolvida.

      • Adriano Lius II

        concordo, pq acredito que toda parada para fiscalização, os agentes não vão apenas olhar visualmente, e sim consultar eletronicamente , oq poucos fazem hj em dia. Se a carta estiver suspensa, ou bloqueada, de nada adiantará a pessoa estar portando ela… que será lavrado a infração

  • Samluzbh

    O governo quer o Documento Único, onde se juntaria tudo, seria um Cadastro Único, “CU”, quando um guarda te parar é só dar o “CU” pra ele que ta de boa!

    • Fabão Rocky

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Já vi essa piada em algum lugar!!!

    • Adriano Lius II

      Pior é o Garda pedir: me dê o seu ‘ CU” . kkkkkkkkkkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend