Gadgets Governamental/Legal Segurança Trânsito

CNH digital é aprovada pelo Contran e começa a funcionar em fevereiro

cnh-qr-code-1 CNH digital é aprovada pelo Contran e começa a funcionar em fevereiro

Em 2018, o motorista brasileiro terá uma nova CNH. Na verdade, até o nome muda, passando a ser chamada de CNH-e. Trata-se de uma versão digitalizada do documento que autoriza o cidadão à dirigir veículos automotores no país. Aprovada nessa terça (25) pelo Contran, a carteira virtual estará disponível a partir de fevereiro.



A CNH-e poderá ser apresentada pelo condutor em seu smartphone e terá certificados de segurança para comprovar a autenticidade. O documento poderá ser comprovado pelos agentes através de certificado do emissor ou QR Code. Neste último caso, a leitura permitirá ao agente buscar todas as informações e possíveis restrições do condutor.

Mesmo com a CNH-e, a carteira tradicional continua sendo impressa. O documento já recebeu QR Code para leitura de dados em maio e continuará assim após a entrada em vigor da versão digital. Mas, para ter acesso ao virtual, o processo é um pouco complicado. O condutor interessado precisa acessar o site do Portal de Serviço do Detran e confirmar o e-mail através de certificado digital. O acesso tem de ser feito por equipamento que permita a certificação ou no balcão do Denatran com seu e-mail.

A partir daí, um link será enviado para o e-mail cadastrado e deve-se fazer o login no aparelho móvel desejado. Então, será pedido um PIN, que deve ser criado para acessar a CNH-e no smartphone. Todo o acesso é feito mediante esse PIN. No caso de perda ou roubo do celular, o condutor deve – se achar necessário bloquear o acesso – entrar no Portal de Serviço do Denatran com certificado digital e pedir o bloqueio.

[Fonte: G1]

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend