Gadgets Governamental/Legal Segurança Trânsito

CNH digital é aprovada pelo Contran e começa a funcionar em fevereiro

cnh-qr-code-1 CNH digital é aprovada pelo Contran e começa a funcionar em fevereiro

Em 2018, o motorista brasileiro terá uma nova CNH. Na verdade, até o nome muda, passando a ser chamada de CNH-e. Trata-se de uma versão digitalizada do documento que autoriza o cidadão à dirigir veículos automotores no país. Aprovada nessa terça (25) pelo Contran, a carteira virtual estará disponível a partir de fevereiro.



A CNH-e poderá ser apresentada pelo condutor em seu smartphone e terá certificados de segurança para comprovar a autenticidade. O documento poderá ser comprovado pelos agentes através de certificado do emissor ou QR Code. Neste último caso, a leitura permitirá ao agente buscar todas as informações e possíveis restrições do condutor.

Mesmo com a CNH-e, a carteira tradicional continua sendo impressa. O documento já recebeu QR Code para leitura de dados em maio e continuará assim após a entrada em vigor da versão digital. Mas, para ter acesso ao virtual, o processo é um pouco complicado. O condutor interessado precisa acessar o site do Portal de Serviço do Detran e confirmar o e-mail através de certificado digital. O acesso tem de ser feito por equipamento que permita a certificação ou no balcão do Denatran com seu e-mail.

A partir daí, um link será enviado para o e-mail cadastrado e deve-se fazer o login no aparelho móvel desejado. Então, será pedido um PIN, que deve ser criado para acessar a CNH-e no smartphone. Todo o acesso é feito mediante esse PIN. No caso de perda ou roubo do celular, o condutor deve – se achar necessário bloquear o acesso – entrar no Portal de Serviço do Denatran com certificado digital e pedir o bloqueio.

[Fonte: G1]

 

COMPARTILHAR:
  • Silvio

    O uso dessa CNHe dispensa o porte da impressa? Imagina na blitz: “Sr. Policial, tenho carteira mas a bateria do meu telefone acabou” E aí? Como faz?

    • Vinícius

      Ou a pessoa anda sempre com o celular carregado ou carrega a impressa por precaução. Aí você pergunta: então pra quê eu vou tirar esta digital? É mais uma opção, cabe a cada um julgar se é conveniente para si ou não.

    • Eduardo

      Melhor usar a impressa junto né. Se acabar a bateria do teu celular problema é teu. Na verdade é uma chance que se tem de, se esquecer a CNH em algum lugar ou perdê-la, poder ainda dirigir antes de chegar a 2ª via. Bela iniciativa.

    • ViniciusVS

      Não faz né… Algum documento tem que apresentar seja impresso ou digital.

    • Aristeu Junior

      Ele vai te dar um powerbank pra vc carregar o seu celular e poder mostrar pra ele sua habilitação…

    • edgar__rj

      Carregador veicular… Power Bank…

    • Marcio C

      Deixa ela no carro… sai somente com a do celular, abs.

  • Zé Mundico

    A ideia é boa, mas fico pensando onde vamos parar com isso. Acho muita coisa confiada a um aparelho eletrônico e ás companhias telefônicas e produtores de aplicativos.
    Qualquer empresa hoje tem acesso aos seus dados bancários, endereços, identidade, informações sobre parentes, dados de saúde, fotos pessoais, locais onde anda, compras realizadas, situação cadastral, viagens, dívidas, gastos pessoais, etc, etc …
    E essas informações são repassadas para terceiros e podem até ser usadas para outros fins….

    • Vinícius

      É uma tendência ser tudo digital, claro, tem muitos inconvenientes, mas nossa vida será cada vez mais digital…

    • Lucia C.

      Se você tem medo do mundo digital deveria ter escrito esse comentário em uma carta e enviado para o endereço do na.

      • Zé Mundico

        Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O fato de algo ser mais prático não quer dizer que seja mais seguro. Basta ver os milhares de golpes e fraudes digitais que vemos atualmente, quase todos originados do uso indevido de informações digitais por terceiros mal intencionados.

        • Dario Lemos

          Há pessoas que se importam em preservarem suas vidas pessoais ao máximo possível e há aquelas que querem que suas vidas sejam um “livro aberto”, sem restrições. Cada um escolhe o que é melhor para si. Em relação a este post, continuarei a usar a versão impressa da cnh até onde for possível.

        • Alfredo Araujo

          FOI UMA PIADA CARA !!! Pelo amor !!!

      • Marcel

        Esse comentário foi engraçado, convenhamos… kkk

      • João Paulo

        boa.. kkkkkkkkkk

    • Pedro Henrique

      a internet das coisas só vai crescer daqui pra frente…
      é a tendencia, uma certa revolução digital, quem é mais velho e cresceu no analógico obvio que vai se sentir um pouco incomodado, mas pras novas gerações isso é normal

  • Fernando Damiani

    acho muito valido, por algumas vezes esqueci minha carteira dentro da bolsa da minha mulher…passando algum tempo sem cnh nem nada, hj ando com uma foto da cnh para em um caso desse tentar pela boa vontade do policial/guarda.

  • Nicolas97

    Com 20 pontos, suspensão automática.

    • heliofig

      Mais fácil pro Detran controlar… sem falar no custo do certificado digital.

  • V12 for life

    Não é tão complicado, mas se vou continuar com a impressa que também uso como documento de identificação e por isso não sai da minha carteira, essa opção virtual é inútil.

  • oloko

    Eu acho que isso aí não ajuda em nada na real, ajudaria se não precisasse mais carregar a cnh em formato algum, só pegando o cpf do condutor e o policial ou quem for faz a verificação por computador, agora isso só é outra maneira de carregar a cnh…

  • António Lopes

    Teremos que comprar um certificado digital. Legal. Mais um custo pro do brasileiro. Acho que o Brasil vai ter que começar a exportar vaselina, pois o estoque neste país já acabou!!!

    • Zé Mundico

      Segundo a matéria, é opcional.

  • Lyn

    Seria mais interessante se tornasse a versão impressa facultativa mas se ela continua obrigatoria a unica situação que eu vejo utilidade seria caso eu fosse assaltado e tivesse um smartphone sobrando em casa e assim não teria que ficar tão desesperado correndo atras de 2 via

  • Schlatter70

    Quem quiser vai ter todo esse trabalho e pagar por isso para eles te fiscalizarem melhor. Anotado.

  • HashTag

    Não tem almoço grátis. “confirmar o e-mail através de certificado digital” provavelmente exigirá e-CPF para fazer o cadastro. Um lobbyzinho básico da Certisign e do Serasa? Será?

    • Edson Fernandes

      Não faz sentido. Se for assim ninguem terá ela digital.

      • HashTag

        Pois é. Mas que tipo de certificado eles vão fornecer, já que, em caso de perda do celular você terá que se identificar através do mesmo para bloquear? Será uma chave em formato de arquivo? Eles vão absorver esse custo da geração da chave criptografada? A saber…

        • Esquilo Tranquilo

          Só imagino um cenário onde aumentará o preço da renovação de CNH e virá imbutido o custo da geração de um certificado pessoal, que talvez será gerado por um link ou acesso ao portal do órgão responsável… Só supondo, é claro.

        • Edson Fernandes

          Boa pergunta.

          Mas se a ideia é lhe fornecer lhe obrigando a um e-CPF, temos um problema. Porque é bem possível criar proteções como os bancos fazem em seus aplicativos para evitar qualquer tipo de problema. Nem que o proprio Detran tenha que lhe fornecer uma chave especifica com sua identificação.

  • Claudio Jose Marceneiro Rj

    Para se tirar uma habilitação é necessário que a pessoa seja imputável logo vão criar habilitação para podermos nos locomover como pedestres ou como ciclistas. Outra coisa absurda é ter que fazer curso em CFC Centro de Formação de Condutores logo vamos ter que levar nossos bebes para aprender a andar em um CFC Centro de Formação de Caminhantes. Isso é um absurdo se para ter uma habilitação é necessário ser imputável logo seria apenas necessário fazer exames físico, mental, de legislação de transito e exame pratico. Como é feito em alguns países desenvolvidos mas vale lembrar que estamos no BRASIL esse pais repleto de corruptos e ladrões que inventam que tem que fazer aulas de direção veicular em simuladores sendo que no simulador as vias são todas certinhas muito diferente das vias que circulamos. isso é uma covardia alem de uma grande roubalheira desse nosso sistema politico.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email