*Destaque Governamental/Legal Tecnologia Trânsito

CNH digital passa a valer para motoristas de São Paulo

cnh-qr-code-1 CNH digital passa a valer para motoristas de São Paulo

Com certo atraso em relação à data prevista inicialmente, a CNH digital acaba de ser anunciada para os motoristas do estado de São Paulo. A novidade, conhecida também como “CNH-e”, poderá ser acessada por meio de um smartphone e apresenta o mesmo valor jurídico da versão impressa. Ou seja, caso você esqueça a carteira em casa e seja parado por um agente de trânsito, basta acessar o celular e apresentar o documento à autoridade.



A boa notícia é que o formato digital da Carteira Nacional de Habilitação não terá custo algum para quem possui a habilitação convencional com o QR-Code, item que passou a estampar o verso do documento em maio de 2017. Aliás, pelo menos é o que diz o Denatran, embora os Detrans possam cobrar separadamente. Porém, é necessário que a certeira esteja dentro da validade e sem qualquer tipo de bloqueio, como suspensões.

cnh-qr-code-1 CNH digital passa a valer para motoristas de São Paulo

Caso o motorista não possua esta versão da CNH com o código, poderá solicitar uma segunda via no valor de R$ 42,41 de forma eletrônica, sem a necessidade de se dirigir à uma unidade do Detran, e também sem pagar a taxa adicional de R$ 11 para recebe-la em casa através dos Correios. Se o documento estiver vencido, o motorista deverá renova-lo e depois solicitar a versão digital.

Para solicitar a versão digital, o motorista precisa acessar o Portal de Serviços do Denatran (clique aqui), clicar em “Login”, depois em “Não sou cadastrado” e preencher o formulário com os dados pedidos. Depois será preciso ir até um posto do Detran para atualizar os dados, portando uma cópia da CNH em papel, e assinar uma solicitação de cadastro. Se o motorista já tiver um certificado digital, poderá realizar este procedimento através do mesmo portal.

A CNH digital poderá ser apresentada com o aplicativo CNH Digital, disponível para Android e iOS. Nele, você deverá inserir as informações do cadastro realizado no site do Denatran. Ele só ficará válido ao inserir um código de ativação, que será exibido no site ou enviado por e-mail.

COMPARTILHAR:
  • Isso já devia valer em todo o país. Tudo que é pra facilitar a vida do povo passa por enrolação…

  • Speed Racer

    E lá vem a fraude de carona. Esperem pra ver…

    • Sergio Quintela

      ??

  • Luciano RC

    Sei lá… isso dai não me cheira bem. O que vai ter de gente falando que acabou a bateria do celular. kkkkk

    • RRodrigo Souza

      os policiais devem ter nas viaturas carregadores veiculares pra uso proprio ,entao emprestaram para quem tentar dar uma de espertinho

      • Luciano RC

        Isso seria uma solução simples e prática. Concordo que gostei.

        • RRodrigo Souza

          sim, e ainda mais que existem poucos modelos de conector de carregador, a policia andará com aqueles carregadores de viagem sabe que possuem os principais encaixes

          • Henrique Bittancourt Gouveia

            São ao menos 2 tipos de USB e 2 modelos para Apple.

          • Luciano RC

            Seria uma forma simples de resolver.

      • Edson Fernandes

        Não acho que o dever do carregador deva ser da policia. E ainda vou te dar um exemplo do meu celular: Um Asus Zenfone 2.

        Nele, se realmente acabar a bateria, para começar a carregar e conseguir ligar, ele precisa ter pelo menos 10% de bateria. (é sério)

        Só que ele só faria isso “rapido” se tivesse carregador rapido. Sem ele, esses 10% demoram uns 15 minutos para chegar. Pensa no policial tendo que esperar 15 minutos só para isso… sem chance.

        Será a mesma situação da CNH impressa: Está sem o celular ? Acabou a bateria ? (no caso da CNH impressa, está sem?) você poderá tomar as punições cabíveis pela falta da CNH no momento.

        • RRodrigo Souza

          tenho um zenfone 3 max que minha bateria é maior ainda , mas o que acontece vai ser assim, vao pedir habilitação em papel e a pessoa nao tiver com ela ,deverá mostrar a digital pelo celular, e se por acaso o celular está descarregado deverá tomar multa ,simples assim

          • Edson Fernandes

            É o que eu penso. A pessoa que precisa provar e não a policia o contrário. A pessoa no minimo tem que ter um dos dois.

            • RRodrigo Souza

              isso mesmo, a pessoa teve 2 oportunidades de provar e não consegue, tem que se dar mal mesmo e pagar a multa, pois sabe que é obrigatório o uso do documento ao dirigir

  • Lyn

    Legal ter mais uma opção e tals mas depois que vc tira a CHN ela basicamente substitui a sua identidade que pode ficar guardadinha na gaveta eternamente, principalmente agora que as CNHs vencidas podem ser usadas como identidade.

    • RRodrigo Souza

      cnh vencida pode ser usada como identidade ? nem RG vencido eu consegui utilizar quando perdi o meu que estava na validade correta, perdi rg e cartao, e precisei ir no banco tentar sacar um dinheiro direto no caixa e fui barrado na porta,me informaram que meu RG estava vencido coisa que eu ja sabia,informei que havia perdido o meu doc e cartao mas nao teve conversa

      • Lyn

        Foi uma norma do contran de julho do ano passado, mas é capaz de muitos orgãos não terem conhecimento dela.

        • RRodrigo Souza

          entao nao lembro o que houve,havia perdido os doc senao me engano, e os vencidos que eu tinha fui barrado

        • Edson Fernandes

          Lyn,
          Essa norma não passa por cima do que os estabelecimentos podem ou não aceitar.

          Eles podem não aceitar sua habilitação vencida podendo ser uma fraude. É uma situação complicada apresentar uma CNH vencida podendo ser corrompida e é aí que mora o problema.

  • Louis

    Valerá também como documento de identidade, como a habilitação em papel? Porque se for válido só pela habilitação, vai ter encrenca em uma abordagem policial se estiver sem documento de identidade….

  • Samuel Almeida

    Não entendi???? Uma “foto” vai substituir o documento? e se essa “foto” for uma montagem?

    • Edson Fernandes

      Não é a foto, mas sim que haverá uma criptografia de assinatura digital sua.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email