Finanças Governamental/Legal Mercado Motos

CNH para financiamentos

moto-pilotagem-chuva-1024x692 CNH para financiamentos

É necessário ter habilitação CNH para financiar uma moto? No ano de 2011, fomos atrás de mais informações sobre a exigência de CNH A para financiamentos de motos e chegamos a uma resposta: apenas a BV Financeira estava na ocasião exigindo o documento, segundo as lojas, concessionárias e bancos que pesquisamos. Embora fosse apenas esta instituição, a novidade prejudica muita gente, pois a BV Financeira é uma das maiores empresas deste ramo.



Esse pedido de CNH categoria A para poder financiar uma moto preocupa a muitos, pois sabemos que muitas pessoas andam de moto por aí sem ter carteira de motorista, ou habilitação, ou CNH. Principalmente as pessoas que compram motos menores, as chamadas cinquentinhas.

Mas porque essa exigência de CNH por algumas empresas financeiras e bancos? Simplesmente para reduzir o risco da operação do empréstimo desse dinheiro para as pessoas. Essas empresas nunca querem emprestar dinheiro com juros menores, como sempre acontece no Brasil, mas querem continuar cobrando juros abusivos e ainda por cima reduzir ao máximo seu risco. É um direito delas como empresas.

A maioria das pessoas que financiam motos e depois param de pagar são essas que compram motos sem ter habilitação, ou CNH. Além do problema da inadimplência no pagamento, existe o risco maior de acidentes com motos pilotadas por uma pessoa que não tem CNH.

Aí quando essa pessoa se acidenta e a moto dá perda total ou ela não tem dinheiro para conserto, ela simplesmente para de pagar, pois quando você tem uma moto que não serve para nada, a primeira tentação é simplesmente parar de pagar ela.

Esperamos que isso faça com que a qualidade dos motoristas por aí melhore significativamente. O que você acha dessa medida das empresas financeiras e bancos que exigem habilitação para financiar motos? Você acha que elas estão certas?

  • carlitus

    Quer saber? Deveria ser lei ter CNH pra comprar moto, seja financiada ou seja a vista. Moto não dá margem de erro, é só ver que a maioria dos acidentes fatais envolve motocicletas. Então que se exija que o sujeito prove um mínimo de capacidade em conduzir antes dele adquirir uma.

    Tem gente que vai dizer que carteira não quer dizer nada, mas se que o sujeito sabe pilotar com segurança e tem cacife pra comprar uma moto, por que não provar o que sabe e tira a carteira primeiro? E eu nem comento o fato de não ter dinheiro pra tirar carteira, pois se nem pra isso tem, vai comprar moto como? Fazer em 72x sem entrada, pagar 3 prestações atrasadas e tentar passar o financiamento pra frente depois? Fora que é muito mais provável encontrar alguém com CNH que saiba pilotar de verdade do que sem.

    Porque do mesmo jeito que tem muito cara que sabe, tem muito zé que compra "pra aprender", pra ter com o que treinar. Se quer treinar, pague por aulas extras na auto escola, treine na pista de treino para não botar a vida dele e dos outros em risco. Sai mais barato.

    • andrebilha

      A intenção da BV não é essa, e sim acabar com o financiamento de motos (em breve carros tbm) feitos no nome de pessoas idosas, acima de 60 anos. Acontece que os netos/filhos estão todos com o nome sujo na praça e usam o nome de outra pessoa para financiar.
      Como explicar para o banco que uma pessoa de 60/65 anos esta comprando uma Twister/Falcon? É claro que o banco sabe que não é pra pessoa, e só aprova a ficha se a pessoa tiver um bom "score".
      Alias, a BV já exige isso a quase 1 ano.

  • Cil

    O grande problema da venda sem carteira, seja de carro ou moto, é nas cidades pequenas do interior onde, pelo menos aqui no nordeste, muitas vezes a polícia é muito relapsa…. quer dizer, mais do que nas cidades grandes. Aqui em Sergipe, tem uma cidade chamada Itabaiana, em que moto e gente sem carteira é muuuuuito comum.

    Mas, e se o indivíduo comprar a moto à vista? Ou um parente com carteira for lá e comprar a moto e depois vender a mesma para um indivíduo sem carteira? O que impediria esse indivíduo de arrumar uma grana no banco por empréstimo comum e comprar uma moto? Tá a taxa de juros é muuuuuuuuuuuuuuuuito mais alta, mas brasileiro é doido! Ehehehehehe…. e também se ele tiver algum parente funcionário público ou trabalhe em uma empresa conveniada, ainda tem o consignado.

  • mauricio soares

    Gente não interessa quem vai dirigir o veiculo, se pessoa quiser comprar pra deixar enferrujar na garagem ela pode ue!; não interessa o que a pessoa vai fazer com o veiculo, cada coisa é uma coisa.
    O problema dos bancos ai é com a inadimplência!!!
    quem tem que se preocupar se a pessoa tem cnh ou não são os orgaõs de fiscalização e não os bancos.
    Os bancos tem é que criar mecanismos para diminuir a inadimplência( como por exemplo a diminuição desses jurus abusivos cobrados por eles.
    carteira de habilitação não tem nada a ver com crédito

  • mauricio soares

    juros

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend