_Destaque Governamental/Legal Segurança

CNH recebe QR Code para evitar falsificações

cnh-qr-code-1 CNH recebe QR Code para evitar falsificações

Conforme a resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a contar com o QR Code estampado no verso. O novo recurso será introduzido nos documentos já a partir de maio e promete evitar fraudes e falsificações. A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 9, pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi, e a presidente do Serpro, Glória Guimarães.



O novo QR Code para a CNH ostenta um código bidimensional que irá conectar diretamente o documento do motorista ao sistema do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Para fazer a leitura do código, será necessário baixar o aplicativo Lince para dispositivos Android e iOS, onde será possível recolher todos os dados do condutor e, futuramente, as infrações cometidas pelo condutor e os dados sobre o veículo (no documento do carro).

cnh-qr-code-1 CNH recebe QR Code para evitar falsificações  cnh-qr-code-2 CNH recebe QR Code para evitar falsificações

Ainda de acordo com o Denatran, a troca de todas as CNHs pelo modelo novo deve ocorrer de forma gradativa, conforme o prazo de validade do documento (de até cinco anos). Ou seja, até 2022 todas as CNHs contarão com o QR Code.

Vale lembrar que se trata da segunda modificação aplicada na CNH neste ano. Em janeiro, o documento recebeu o mapa e a sigla do Estado de emissão na parte superior direita, mapa do Brasil no esquerdo em tinta especial, tarja de cor preta na parte superior, fundo mais amarelado e elementos gráficos que podem ser vistos sob luz ultravioleta.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend