Finanças Governamental/Legal Segurança Trânsito

CNH: renovação exigirá curso e prova teórica

cnh-brasil-1 CNH: renovação exigirá curso e prova teórica

O Diário Oficial da União publicou no último dia 8 de março, mais uma novidade – que pode ser indigesta para muita gente – em relação à CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O texto trata da mudança no processo de renovação do documento, que ocorre a cada cinco anos. Atualmente, a renovação da “carta” varia de estado para estado e em São Paulo sai por R$ 124,10.



A alteração no processo de renovação consiste agora de um “curso de aperfeiçoamento” com 10 aulas com carga horária de 50 minutos cada. O motorista já habilitado e que está passando pelo processo não pode fazer mais do que cinco horas/aula por dia e os que o fazem a distância, precisam termina-lo em no mínimo cinco dias.

Já a prova teórica terá 30 questões e será preciso acertar 21 delas em no máximo uma hora. Caso de reprovação, é necessário fazer novamente após três dias do resultado.

cnh-brasil-1 CNH: renovação exigirá curso e prova teórica



Para condutores com CNH categorias A e B, o processo exigirá exame de aptidão física e mental. No caso de categorias C e D, acrescenta-se o exame toxicológico. Na categoria E, curso de atualização ou de aperfeiçoamento. Nestes casos não há muita novidade. Para quem está com a CNH vencida ou não fez cursos de primeiros socorros ou direção defensiva, o curso de aperfeiçoamento tem carga horária maior: 15 aulas.

De acordo com a resolução 726/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “o Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH tem por objetivo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações, mantendo o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador”.

Ou seja, a intenção é que os motoristas se mantenham atualizados sobre as regras de trânsito vigentes, já que as mesmas passam por atualizações constantemente.

Até a CNH propriamente dita já mudou diversas vezes e o atual formato morre a partir de 2019, quando o papel muda para um cartão flexível, como de débito ou crédito e com direito à chip eletrônico, que futuramente pode agregar outras funcionalidades para o cidadão. Ela também já é digital (foto acima).

A questão agora é saber o quanto isso vai custar, pois este curso de aperfeiçoamento com 500 minutos de carga horária total e mais a prova de 30 questões, para ser efetuada após as aulas, terá um custo, obviamente. Tal processo será feito em entidades de ensino credenciadas pelo Detran local ou escolas de ensino a distância. Então, prepare o bolso.

[Fonte: Jornal do Commercio]

Agradecimentos ao Dimas.

 

COMPARTILHAR:
  • Pedro Henrique

    500 conto renovação, resultado, não renovarei, porque 1 as pessoas trabalham não ficam em casa coçando pra ter tempo de ir pra “aulinha do detran saber do óbvio” e 2 eu ainda não caG@ dinheiro pra rasgar ele de 5 em 5 anos.

    • Antonio

      Isso, aí você dirige sem habilitação e quando te pegarem levam o teu carro. Bem esperto.

      • José Barbosa

        Tem exatos 11 anos desde a última vez que fui parado numa blitz. No meu auge, dirigia 7 vezes mais que um condutor médio. Hoje, fico entre 1,5 a 2 vezes. Pego todo o tipo de rodovia e horário.

        Se for pensar o custo x benefício, vejo um lucro aí.

        • Raul Pereira

          Afinal, já que a regra do jogo com o DETRAN é lucro nas costas dos outros, bora jogar o jogo.
          Considerando que tudo que envolve o sistema viário e feito para não funcionar e te induzir a erro para tirar dinheiro.

        • Antonio

          E você prevê o futuro para saber quando vai parar em uma blitz de novo? Pode ser hoje, amanhã, daqui 1 mês ou 1 ano. O foda é que esse é o mesmo brasileiro que depois vem reclamar de corrupção, do “jeitinho brasileiro” dos políticos e vai votar em Bolsonaro da vida…

          • Nicolas_RS

            Então tem que ser conivente com essa robaleira? Se um dia os impostos que eu pago realmente chegar na Saúde, Segurança, Educação, etc eu vou pagar com o maior gosto, mas esses impostos estão indo direto para politicos gastarem em seus iates e carros luxosos. Então não seja burro por favor! Não BOSTEJA!

            • Antonio

              Burro é você que não paga imposto “porque é roubo” e faz exatamente o que os políticos que critica: dá calote. Isso sim é ser conivente com a robalheira. Se olha no espelho antes de falar da moral dos outros. Seja honesto antes de pedir honestidade.
              Ah e deixe-me te ensinar uma coisa de economia: hoje uma das maiores fontes de arrecadação de dinheiro do governo são os impostos indiretos, aqueles que estão atrelados ao preço dos produtos. Então sim, no fim você dá dinheiro para eles de toda forma.

              • Nicolas_RS

                Dar colote em quem o animal? No Politico? Com o maior gosto! O meu imposto está pagando o caviar do politico enquanto TUDO no Brasil não funciona, fui ontem no unidade de saúde as 6:30 na fila, nessa hora não tinha clinico geral, depois fui para um pronto atendimento, tinha 7 pessoas na minha frente, demorei 1h para ser atendido por 3min!

                Você carece de inteligencia!

                • Antonio

                  Uma pena que você foi atendido. Já tá na hora do Brasil fazer uma lei que não atende pessoas que não pagam impostos. Se todo mundo fizesse que nem você nem teria um posto de saúde para você ir, independente da fila de espera. E o caviar do político ia continuar, porque ao menos que você não compre nada (inclusive comida) o imposto indireto tá aí. Depois eu quem careço de inteligência né… é cômico como as pessoas mais burras são as que se acham mais inteligentes.

                  • Nicolas_RS

                    Nossa cara tu na minima deve votar no PT, pra bostejar desse jeito! Boa sorte, não vou perder meu tempo com um lunático que defende a P0RR4 DOS IMPOSTOS!

                    • Antonio

                      Não, votei no PSDB a minha vida toda. Eu não defendo roubalheira, eu defendo honestidade. E é por isso que critico o que você faz. Imposto tem no mundo todo. Se na Europa as pessoas não pagassem imposto, você não teria a Europa de hoje. O problema é o desvio de dinheiro, a corrupção, que o seu ato de “não pagar” não vai mudar em nada. Lunático é você, um pobre coitado que não entende que o seu ato só mostra o quão desonesto é você e não muda em nada a situação dos políticos, ao mesmo tempo em que obriga os outros a pagarem as suas idas ao posto de saúde.

                    • Nicolas_RS

                      O animal, EUA é o país mais rico do MUNDO! E não tem 5% dos impostos no Brasil, a grandeza da Europa, EUA ou do Japão NÃO TEM NADA A VER COM OS IMPOSTOS SUA MULA!

                    • Antonio

                      Então leia (coisa que dificilmente você faz) sobre a Suíça, um país que é 1000x mais desenvolvido que os EUA (país sonho de todo pobretão como você) mesmo tendo um PIB muito menor. Onde tudo que é público funciona (ao contrário dos EUA) e que cobram impostos altíssimos. Não tem mágica: se você não paga imposto você não pode exigir (nem usar) o sistema público. Cansei de falar com você, você é burro demais. Até porque o faveladinho já está se irritando. Espero que um dia chegue conhecimento a esse seu cérebro tão deficiente. Boa tarde.
                      PS: tenha um pouco de vergonha na cara e pare de reclamar de desonestidade quando você usa o dinheiro dos outros da mesma forma.

                    • Nicolas_RS

                      O Problema não é os impostos e sim o absurdo, tudo no Brasil tem quase 50% de impostos!
                      Japão e Suíça é um dos países que menos se paga impostos!

                      A necessidade de se mostrar que é superior é tão grande…mas relaxa, aonde eu moro tem McDonald’s, um Mercado que é focado em alimentos frescos e produtos importados, 2 farmácias, panificadora, academia, restaurante, 2 pizzarias, 2 cabedeleiros, 2 postos de gasolina, dois pontos de ônibus que passa a cada 5 min um ônibus e tudo num raio menor que 800m, e a 10min do maior shopping do sul do Brasil. Alem de um apartamento e carro quitados e um poupança gorda!

                    • Lucas

                      É verdade que lá os impostos são altíssimos, além de bem usados para a população.
                      O duro é comparar os políticos de lá (que vão trabalhar, muitas vezes, com o transporte público) com esses seres humanos que aqui habitam e foram colocados no governo pela população (boa parte carecida de informação, exatamente para manter os mesmos seres no governo). Querendo ou não, pagamos impostos todos os dias. O problema é pagar tudo isso e não ter ao menos uma parcela de tudo. Se tivéssemos de volta boa parte do que pagamos (isso apenas com políticos de verdade, como os da Suíça), certamente seríamos um país muito, mas muito melhor do que esse.

                    • Antonio

                      Concordo totalmente Lucas! É foda pagar tanto imposto e não ver o retorno para a população, com um país que cada dia suga mais e não se desenvolve. Mas parte fundamental de tudo isso são os próprios brasileiros, representados por esse pobre coitado aí de cima, que é desonesto e ainda acha que tem moral para criticar o governo ou o sistema de saúde (do qual ele nem deveria poder usar, já que não contribui). Com um brasileiro desses, tem como o país se desenvolver?

                    • Lucas

                      Exato, o raciocínio é esse mesmo. É duro pagar, mas se todos fizerem suas respectivas partes, seria mais “fácil” de “resolver” o problema, visto que teríamos que trocar apenas os corruptos.
                      Mas infelizmente a população é extremamente ignorante e acha que apenas o governo é que tem que fazer tudo, quando, na verdade, somos nós quem decidimos os rumos do país, seja através das urnas ou do pagamento (ou não) dos impostos. Pelo menos nós dois fazemos nossa parte, porém pagamos por pessoas que não fazem.

                    • Antonio

                      Exato! Nossa, estou aliviado em saber que ainda dá para encontrar cabeças pensantes por aqui que vivem com honestidade.

                    • Lucas

                      Estou sentindo o mesmo alívio que você, realmente não está fácil encontrar pessoas assim.

                    • Nicolas_RS

                      Nota 0 pra você, a gasolina, o pão, o leite, luz e água tem impostos! O celular, hardware, até mesmo no Brasil remédios e curativos tem impostos, vi ontem um um video do Nando Moura que um curativo que custa 50 dólares nos EUA, aqui custa 700 reais! Esse curativo é usada para pessoas que tem um doença especifica a qual precisa trocar durante o dia 3 vezes. 700 x 3 = 2.100 x 30 dias = 63 mil reais em um mes!

                      https://youtu.be/BUcIe0Y14H8?t=388

                    • Antonio

                      Olha só! Então adivinha?? Você está pagando impostos do mesmo jeito! É o que eu falei desde o começo sua anta. E você está repitindo agora. Tou torcendo para o dia que a receita vai te pegar. Já disse que cansei de falar com você, você não entende nada de economia, nem de moral e política. Fica caladinho aí vai, se vangloriando por ser desonesto porque “imposto é roubo” ao mesmo tempo em que exige que o Estado invista o dinheiro que você não paga.

                    • Nicolas_RS

                      Eu poderia te processar! Quem disse que eu sonego imposto? Estou defendendo a atitude! Estou reclamando do alto índice dos impostos e das altas taxas desses impostos!

                      Alem de defender bandido é um analfabeto funcional que não sabe interpreter texto!

                    • Antonio

                      VOCÊ DISSE! “Defendendo a atitude” KKKKKKKK tá tentando desviar da reta né? O fato de você sonegar ou não sonegar mas defender a atitude não muda em nada! Continua mostrando como você tem uma moral PODRE, sem exemplo algum para criticar esses políticos. Tudo a mesma laia! A diferença é que eles roubam milhões já você só rouba dos outros contribuintes por usar serviço público sem pagar por ele. Mas ladrão é ladrão!

                    • Sergio Masa

                      País rico pode cobrar altos impostos, pois o PIB per capta é alto, então a parte que sobra ainda dá pros seus cidadãos viverem com dignidade. Procure por um podcast chamado mamilos,episódio recente sobre impostos, gostei do que ouvi por lá.

                    • Antonio

                      Sergio, não tou falando que é justo o que o Brasil cobra de imposto, muito menos a sua configuração e o retorno para a população. Tou falando que é escrot* essa galera inadimplente falando “imposto é roubo” e dando calote nos cofres públicos, enquanto os direitos são obrigados a pagar por eles.

                    • banido por ofensas ao outro leitor.

                    • Lucas de Lucca

                      Você vota no PSDB e está falando de honestidade e ainda chama os outros de lunáticos. Meu Deus amigo, PSDB é o PT de terno e gravata. E sim, a carga tributária nesse país é um roubo e sonegar o pagamento de impostos abusivos para um sistema falido, um Estado inchado e ineficaz, que serve para manter os mensalões e todo tipo de propina e falcatrua da vida é legítima defesa.
                      Trabalho 6 meses do meu ano para pagar o governo e se preciso de educação tenho que pagar, se preciso de saúde tenho que pagar, se preciso de segurança preciso pagar por sistemas de segurança, se preciso de transporte preciso pagar por um carro afinal o transporte público é falho, se preciso de estradas boas preciso andar em estradas com pedágios e pagar de novo (!!), pois IPVA, dinheiro de multas, o imposto abusivo na compra do veículo e gasolina parecem não ser o suficientes. Aí aparece um ser iluminado como o senhor chamando os outros de lunáticos, querendo pagar de isentão. Ah, vá procurar um terreno para carpir meu amigo.

                    • Antonio

                      E você vai procurar viver uma vida honesta. Sonegar é tão sujo quanto esses políticos que roubam dinheiro dos cofres. Não tou falando que tá bom do jeito que está, mas fazer isso mostra o quão lixosa é a moralidade de vocês que criticam a honestidade dos políticos (com razão) sendo desonestos (sem razão). Você nem sabe o que significa legítima defesa, só tenta achar justificativas escrotas por esse seu jeito sujo de viver a vida. Não pagar imposto só vai fazer com que ele aumente e diminuam investimentos públicos.

        • SDS SP

          Legal, mas muita gente vai ter que se submeter a essa palhaçada (inclusive eu), pois sem habilitação não se consegue alugar carro ou até mesmo nem trabalhar.

      • Zergling

        Um cara não transferiu o carro que vendi, perdi a carteira com multas. Fui na justiça, ganhei, mas tive que tirar uma nova habilitação do 0. Resultado? Não tirei… Além de não ter tempo e saco pra essas bostas de mais de 20 aulas do detran, havia chegado Uber em 2015 em Brasília. Resultado? Estou sem habilitação até hoje. Melhor coisa que me aconteceu.

      • leandro

        Minha carteira de motorista
        de papel pode rasgar ela em mil pedaços que ainda assim garanto dirigir melhor que a maioria dos instrutores de auto escola e saber todas as regras de trânsito.
        Rodo 2000 km por mês o Brasil todo, cidade grande, roça, lama, asfalto, o capeteiro que for!
        Se a intenção fosse melhorar o trânsito deveriam era fiscalizar mais as estradas

      • Pedro Henrique

        as pessoas no brasil são pobres, tem gente que pra tirar carteira guarda dinheiro pra dar de entrada e parcela o resto em 12 vezes, imagina uma pessoa dessa dps de comprar seu pé de pano surrado em 60 prestações e ter que renovar carteira de 5 em 5 anos? ou paga o carro ou a carteira, de qualquer maneira vai dar desfalque em alguém.
        pra muitas pessoas se esse curso custar uns 400 reais já é o valor do aluguel, ou a pessoa tem um teto ou gasta com um pedaço ridículo de papel.

        • Antonio

          Ué Pedro Henrique, mas qualquer um que sabe somar 1+1 sabe que carro não é para gente pobre, muito menos no Brasil. Tá na hora do povo aceitar isso e parar de ficar se endividando…

          • toninho

            caraca, falou igualzinho aos comunistas,

            • Antonio

              Oi? E você falou igualzinho aos idiotas né?
              Se eu fosse um comunista eu falaria algo como: todos nós temos direito à um carro, abaixo à seletividade social, os mais pobres também merecem ter carro, e assim vai. Exatamente o contrário do que o que eu falei. Brasileiro hoje em dia nem sabe mais o que é comunista, tudo o que eles não gostam é comunista, independente de ser ou não.

              • toninho

                Já ouviu falar em liberdade? já ouviu falar que tenho direito de comprar o que eu quiser? muito linda sua postagem dizendo que pobre não deve comprar carro, lindo isso, vai falar também que negros índios gays também não podem compara carro? posso ser idiota mas você foi preconceituoso. O primeiro significa não sabe, mas o segundo é crime.

                • Antonio

                  Falou o cara que acabou de me chamar de comunista KKKKK. Bom, sabendo o fato de que você já admitiu não ter uma capacidade cognitiva muito boa (o que já deu pra perceber que é verdade) eu vou ressaltar o que disse no meu comentário, afinal você não entendeu. Não é que pobre não PODE ter carro, afinal qualquer um PODE. Pobre não DEVE ter carro, pois um veículo em uma série de custos que vão comprometer a sua vida financeira e, caso você não tenha o suficiente para viver e pagar todos esses custos, vai se endividar. Agora deu para entender ou prefere que eu desenhe? Já índios, gays, negros e todos os outros são características físicas e sexuais, portanto não tem relação nenhuma com isso, a não ser que eles sejam pobres também.

                  • toninho

                    Bom saber que você é preconceituoso, e agora sei que gosta de textão lacrador

                    • Antonio

                      KKKKKKKK cara, eu tou morrendo de pena de você! De verdade! Você é muito burro, não dá… não entende um “a” do que eu digo mas faz questão de criticar. Até as suas críticas são antagônicas. Vou rezar por você hoje a noite ok?

                    • toninho

                      Reze e reze bastante para que seu preconceito sobre as pessoas seja curado sr. santidade dono da inteligencia, “há a humildade como seria o mundo se eu fosse o dono dele”

                    • Antonio

                      Preconceito KKKKKKK. Você é uma piada cara! Não nasceu com inteligência mas pelo menos veio o humor né?

                    • toninho

                      “há a humildade como posso ser eu sem ela” entrou na fila do “se pagão” 4 vezes antes de nascer?

                    • Antonio

                      O português também deixa a desejar em… bom, não dá pra esperar que uma pessoa tão limitada tenha domínio de uma língua tão difícil… fala “de menor” também?

                    • toninho

                      Obrigado pelos lindos comentários preconceituosos, parabéns! Você prova a tese do mimizento que nunca aceita seus erros, Parabens, o futuro será seu e ninguém montará um gaveteiro

                    • Antonio

                      Eu sou o mimizento e é você quem está chorando desde o primeiro comentário, me chamando de preconceituoso (sendo que o preconceituoso é você por me chamar de comunista, só porque não entende o que eu digito). Se o futuro é meu eu torço para ele te dar dinheiro e inteligência, duas coisas que te carecem muito. Boa tarde e boa sorte 😉

                    • toninho

                      Agora ficou esquentadinho? Esta nervoso porque você foi preconceituoso contra os pobres? Sim você foi e o Brasil não é só cidades grandes, muitos precisam de carro no interior e isso pela sua postagem deveria se proibido para eles por serem pobres, tenha um bom dia e pense mais antes de escrever.

                • Henrique12

                  Caraca tu viajou hein colega, preconceito? Hã? Ele disse a pura verdade. Só se pode ter… O que se pode ter! Eu sou branco e tenho um carro, mas não posso ter um barco, devo comprar um na “marra” porque estou sendo injustiçado é isso hahaha!

          • Pedro Henrique

            experimenta morar num lugar que tudo é longe e o transporte coletivo é um lixo e você vai pensar em carro não como um luxo e sim como uma necessidade.
            seja carro ou pros menos abastados entre os pobres, a moto.

            • Antonio

              Transporte público é uma merd* em qualquer lugar do Brasil. Sinto muito se eu penso na saúde financeira das pessoas, enquanto outros dão qualquer desculpa para se endividarem…

              • Pedro Henrique

                conheço pessoas que são pobres e tem carro, parcelado em varias vezes e eles conseguem sim manter o veículo pois o básico já dá, não precisa ser uma revisão em css pra manter em bom funcionamento, mas uma atenção básica já supre, e oque mais aperta pra essas pessoas são coisas como essa, os impostos, as taxas, as palhaçadas criadas pra roubar dinheiro e prejudicar justamente quem menos tem.
                porque o rico, o rico ta andando e cag# pra isso, ele paga como se fosse mais uma taxa normal e vai falar “fazer oque né tem que pagar…”
                chega a ser ridículo a pessoa aceitar pagar sem nem questionar sem nem protestar oque ta pagando, aceita como se fosse uma decisão de deus e nada vai mudar isso.

                • Antonio

                  Se você marcar um protesto na Paulista com relação à isso eu vou, assim como eu te garanto que vai ter muita gente com dinheiro que também vai. Tá na hora de parar de separar as pessoas pela classe social delas, pensar que o rico só por ser rico tá cagando pra tudo o que acontece nesse Brasil.

        • Nicolas_RS

          Essas pessoas tem que andar de bicicleta e não de carro, nem usado!

    • Franco da Silva

      É o Detran ajudando a Uber! Mais um ponto a considerar naquela época do ano que chega o imposto, seguro e blá blá blá. Sempre faço os cálculos pra ver se ainda vale a pena ter um carro. Vai ficando cada vez mais difícil!

    • SDS SP

      Se eu pudesse fazer isso, até faria rs, mas na prática vou ter que me submeter a essa palhaçada.

  • Baetatrip

    Ue?
    Tera mesmo processo de 1 pessoa tirou a carteira aos 18a?!
    Que zona e essa?!
    Vai dar briga geral!
    Governo sempre dando pepino p/ gente, so pode ser!

  • Samuel Jesus de Sousa

    Eu já tentei criar abaixo-assinado contra IPVA, mas o povo não apoia. Se a gente continuar só aqui reclamando e não tomando nenhuma atitude. Nossos carros serão mais caros, nossa gasolina também e nossas habilitações… Alguém tem uma ideia do que possamos fazer? Um abaixo-assinado?

    • PrGirafales

      IPVA é fonte de dinheiro de governos estaduais, isso NUNCA vai acabar, pode criar o que for que nao vai dar em nada, povo é marionete do governo, a tendencia é todos os estados subirem ao teto maximo com passar do tempo, aqui no parana o governo na ultima gestao assim que assumiu o cara subiu 40% e povo nao fala nada, aceita passivamente… povo é trouxa manipulado,

    • Wagner Lopes

      A atitude que eu gostaria seria o extermínio de políticos.

      • Rodrigo

        Já exterminaram uma no RJ.
        Sobrou até pro coitado do motorista.

        • Renato Duarte

          Morreu defendendo bandidos.

          • Raul Pereira

            Defendendo? Ela estava denunciando um caso de MILÍCIA!!!! São policiais que se usam do poder público para formar máfias nas favelas e controlar os próprios traficantes! Isso já constatado por pesquisas das próprias corporações de segurança diversas vezes que é uma prática comum no Rio. Dúvidas, assista Tropa de Elite 2.

            • toninho

              Ou seja ela estava brava porque as milicias estavam mandando nos COITADINHOS dos traficantes.

            • São bandidos que se tornaram policiais. E se aproveitam de tal função. A corporação falha em não coloca-los pra fora. Pois, assim como nos 3 poderes, os Bandidos ocuparam postos de comando alto.

            • SDS SP

              É bandido do mesmo jeito. Não pode colocar essa gente no mesmo saco da instituição policial.
              Eu tenho minhas dúvidas de onde saiu o financiamento da campanha dessa gente que tanto defende esses criminosos do tráfico.

          • Antonio_Brust

            Na verdade, quem a matou foram membros de organizações paramilitares, apoiadas pelos “cidadãos de bem”.

            • toninho

              Nossa sr “cidadão de mal”, gostei de você, onde compro a camisa do CHE e o rolex? ou tenho que roubar o relógio de uma criança?

              • Antonio_Brust

                Muda o discurso, meu jovem. Fica complicado levar a Direita à sério por conta desse nível de argumentação.

                • toninho

                  fica difícil acreditar que ainda tem gente de esquerda que acredita em todos cantando imagine e que o dinheiro dá em arvores. fica a dica.

          • Foi vitima das vitimas kkkkkkkkkkkkkk

    • José Barbosa

      Eu particularmente estou condenado aqui até conseguir juntar dinheiro para minha alforria (não acho que vou aposentar). Mas para quem não está ligado a um cargo público, eu tentaria começar do zero noutro país.

      • FearWRX

        É a opção que venho considerando há tempos.

      • Jose Borges

        Estou trabalhando nessa alternativa faz um tempo e não vejo a hora de conseguir, acho que esse ano consigo. A saída desse país é o Aeroporto de Guarulhos, terminal 3. Quem puder aproveite, pois não sei quanto tempo essa saída ficará aberta.

    • Daniel dos Santos

      O povo so se interessa por big brother, novela, carnaval e fofoca….

      • Dario Lemos

        Esqueceu-se do neymídia e seu affair com a queridinha global da Marquezine?

        • Raul Pereira

          Tudo financiado pela Rede Globo

    • Francisco Helio

      Excelente ideia!

    • Thiago Cesar

      Ação Popular no Ministério Público! Alguém está ganhando com isso.

    • Anderson Lopes

      Acho mais conveniente brigar pela Redução dos gastos da maquina publica. Esse imposto existe em vários países e acho impossível deixar de existir, mas pode reduzir o valor dele diminuindo o custo e a forma que é calculada o IPVA, porque realmente pagamos muito caro.

    • Nicolas_RS

      Tinha que tentar em contado com um Youtuber’s, para fazer a publicidade, já vi que tem vários baixo-assinado, mas todos com pouca forca. O Ideias Radicais fala bastendo sobre impostos.

    • Tbm já. Mas é isso ai que vc disse.
      Quer ver um exemplo: Se vc exigir transparência em tudo e tals, vai aparecer algum “cidadão” e dizer que não precisa de transparência em tudo.

  • Lyn

    Eles devem achar que a gente não tem o que fazer só pode.

    • beto

      E que somos ricos.

    • Renato Duarte

      Eles acham que pelo fato de sobrar tempo pra domirmos,, pensam que vivemos no luxo.

    • dallebu

      Por um lado seria bom, pois é uma chance a mais dos motoristas assimilarem como funciona uma rotatória e quem tem a preferência, assim como poderiam aprender que a faixa da esquerda é feita para ultrapassar, entre outras coisas.
      O lado negativo é o preço dessa brincadeira, além do tempo que vai demandar.

      • Lyn

        Isso deveria ter sido assimlado no curso teorico da 1ª habilitação. Não consigo enxergar a logica de atualizar motoristas que aparentemente respeitam as leis de transito, principalmente de 5 em 5 anos. Se fosse de 15 em 15 ou 20 em 20 ai conseguiria ver alguma logica (mais ainda sim não concordaria) mas da forma como esta sendo feita não dá pra aceitar.

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    Esse país não tem jeito mesmo, não deve ser levado a sério em condição alguma, nem lembro quando foi a última vez que li alguma notícia boa em relação aos cidadãos desse país, todo dia é um 7×1 sem fim.

    • Ⓜ️arcelo

      Tipo alguma notícia que vai desonerar a população não vejo nada a décadas, somente mais taxas regras impostos, etc etc etc.

      Infelizmente é sempre assim, através de um bom propósito coloca-se mais um pouco na bund@ do contribuinte

      • Guilherme

        Colocam um suposto bom proposito porque sabem que assim ainda vai ter babacas que vão achar uma boa ideia e vão defender, pode esperar.

    • Mr. Pennybags

      Cara, morei há pouco tempo na Austrália e ficava de cara quando abria o jornal e lia: redução na ocnta de luz, redução no preço do transporte público e por aí vai. Aqui é só tromba atrás de tromba….

      • José Barbosa

        E o curioso é que a Austrália tinha alguns problemas bastante semelhantes ao Brasil. Ocorre que nos anos 80, enquanto lá caminharam para liberalização da economia, e hoje colhe frutos, nós criamos uma linda e ficta constituição.

      • Itamar

        sem falar que, pelo menos em Sydney onde fiquei, não rola conta de agua, transporte publico (de muita qualidade) pela metade do preço nos domingos.

        Brasil e Australia são países muitissimo semelhantes em termos historicos e geograficos.

        Sorte de quem nasceu na Austrália

      • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

        Nem fale uma coisa dessa, é por isso que lá é país de 1º mundo e aqui é um de 3º mundo acomodado sem aspiração alguma de evoluir.

  • Cléber_V

    Comecei a ler a matéria, mas no meio dela só entendia “blablabla tirar mais dinheiro do povo, blablabla pra poder roubar mais blablabla…” e desisti.
    Tá difícil ser brasileiro…

    • cefaf

      Mas é exatamente isso: tirar mais dinheiro do povo e criar mais burocracias burras.

  • Punta-tacco

    Quem foi o FDP que inventou isso? Aposto que é um politico dono de alguma auto escola que está falindo por falta de alunos.

  • Xandy Paiva

    Arrumaram mais um jeito de tirar dinheiro do povo…meu Deus isso não tem fim

    • Dario Lemos

      Precisam inventar maneiras de sugar ainda mais o suado dinheiro que se ganha para sustentar essa máquina inchada e ineficiente. Enquanto isso, o brasileiro está preocupado com as frases de efeito do neymídia, a Marquezine e com a convocação da seleção.

  • vicegag

    O calor deste inferno chamado Brasil nunca arrefece, a cada dia temperatura só aumenta.
    Parece que nossos legisladores, passam o dia e a noite pensando em como arrancar um pouco mais do nosso dinheiro.

    • José Barbosa

      Vale lembrar que após o “golpe”, reforma política foi um tema em voga, cujo único resultado prático foi pagarmos uma fortuna aos partidos, via fundo partidário. E aí, o pior, é que não “sentimos no bolso”, porque isto é um valor indireto e impreciso, cobrado no meio aos diversos tributos.

  • PrGirafales

    vai pra %$&$@#%#@! governo maldito, sempre inventando uma forma de arrancar dinheiro da gente, e pode ter certeza que o vai continuar uma montanha de meia roda dirigindo , esse pais nao tem mais salvação mesmo, absurdo eu ter que ficar perdendo meu tempo com essa M…

  • Tarcio

    OBRIGADO GOVERNO, POR ME USURPAR DE FORMA OFICIAL. GRAÇAS A DEUS QUE EU MORO NO BRASIL, PAIS ONDE O POVO É ROUBADO DENTRO DAS LEIS.

  • sepchampions

    Já não gosto de dirigir e não dirijo, vou deixar minha carteira vencer e tchau e bênção.

  • Guilherme

    Que top hein! Agora só esperar os babaovos virem defender que é uma boa iniciativa para resolver o problema das pessoas dirigirem mal, e dos infratores de transito em geral.

    Como eu amo meu Brasil intervencionista e burocrático!

    Sério, porque não proibir ter veículos de uma vez e obrigam todos a andar a pé? Porque na prática é o que acontece para quem não tem condições de ficar arcando com essa palhaçada toda.

    • José Barbosa

      O Brasil é um país sui generis, especialmente quanto ao povo que consegue ser manipulado por aqueles que estão no poder. Ditam agendas inúteis a todo o momento, enquanto as discussões sérias e prioritárias ficam de lado. A cada dia, cada um busca pegar ou aumentar o seu quinhão de privilégio.

  • Wagner Lopes

    Alguém vai embolsar muito com mais essa…historicamente sempre foi assim. Nesse caso aposto que será a máfia das autoescolas com o pessoal do detran…

  • Cincinato

    Acredito que possa fazer essa prova on LINE.

    • Lyn

      As aulas sim, a prova com certeza não.

  • Joaquim Grillo

    Transito ja deveria ser aula em escolas, perde-se tanto tempo com capitanias hereditárias, erosão etc stc

    • Dario Lemos

      Quando eu fiz a 3a. série do primário havia aulas básicas de trânsito na matéria de Educação Moral e Cívica, matéria suprimida após a volta da “democracia” brasileira.

      • Raul Pereira

        Eu tive isso em educação social durante o fundamental 1. Em meados de 1997/98/99.

  • Bikudin

    Adivinha quem é que vai tomar no fiofó?

    • REDDINGTON

      KKKKKKKKKKKKK

  • 7×1 foi pouco!

    • Fanjos

      A cada meia hora é 7×1 em cima dos bananeiros

  • José Barbosa

    No fundo, eu acho bem feito. Brasileiro taxa alguns de doidos ou apressadinhos quando dizemos que há “indústria da multa”, que é um conceito bastante amplo. Atualização constante é PRESSUPOSTO para conduzir o veículo, mas agora você vai ter que pagar para provar que não esqueceu meia dúzia de questões.

  • CaduSJC

    E tem a máfia das Auto Escolas e dos Despachantes, muitos deles mancomunados com policiais corruptos dos DETRANs e CIRETRANs da vida para criarem dificuldades para assim, venderem facilidades…
    Mas o brasileiro vai aceitar quietinho, afinal esse ano tem COPA DO MUNDO!!!

    • José Barbosa

      Só para relembrar que é para todo o mundo também separar o dinheirinho da placa nova.

      • CaduSJC

        Pois é… mais essa!!! Morar num país que acha que quem tem carro ou anda de carro é rico dá nisso!!!

    • Wilson Junior

      Parece que só isso interessa ao brasileiro!
      Ganhar a COPA do mundo!
      Grande m*
      Só esquecem que a CBF e a tão idolatrada “Seleção brasileira” nada mais é que uma empresa que só pensa no lucro e corrupção dos dirigentes rola solta. Já passou da hora do povo acordar.
      Enquanto o povo brasileiro é massacrado, os jogadores e os dirigentes estão tendo vida de rei nas custas do pobre e explorado povo.

  • Guilherme

    lobby…

  • ObservadorCWB

    Que tal criar uma PROVA PARA SER PARLAMENTAR / POLÍTICO neste país ???? Pelo que saiba nos livraríamos, só de presidência, de pelo menos 12 anos de gestão.

  • Leonardo Teixeira

    Bom dia, sou o estado, como posso te atrapalhar hoje?

    • Fanjos

      “Bom dia, sou o estado, como posso te Fo*#$ hoje?”

      Corrigi

  • CaduSJC

    E quem garante a lisura dos exames? Todo mundo sabe que os DETRANs são antros de corrupção e logicamente vai haver algum funcionário “vendendo a prova”. Ou seja, vai ser mais um chamariz para corrupto tirar dinheiro como a maioria das coisas que criam nesse país governado por bandidos, a começar pelo sr. Presidente da República pego em comprovadas mutretas.

    • Lyn

      Com objetivo de reduzir custo aposto que vai ser a mesma prova teorica de quem esta tirando a 1 habilitação, e nessa prova vc tem que ser mto tapado para reprovar.

      • Verdade, a prova teórica de 1ª habilitação é ridícula. Quando eu fiz a minha, terminei antes de distribuirem as folhas para todos na sala, em poucos minutos, e ainda tirei total.

  • Lucas086

    Rapaz, antes a gente ficava sabendo desses absurdos antes de serem oficializados, agora oficializam e tchau? Mermão, tem nada a ser feito? Rapaz é um absurdo, Brasil desarrumado demais, querem arrancar dinheiro de todas as formas possíveis .

  • Louis

    Isso não pode ser verdade.
    Se for de fato verdade, sugiro a todos uma revolta generalizada, ninguém mais renova CNH! Se todos aderirem, quero ver guinchar todos os carros. Desobediência civil geral.

    • Dario Lemos

      Revolta aqui só se proibir carnaval, futebol e novela, de preferência, da platinada.

  • ALLES BLAU

    O problema q muito não tem educação no transito, duvido que um cidadão não tenha conhecimento que correr mais que o permitido em crime, usar e falar ao celular é proibido.
    Precisa sim é educação, não precisa de um guarda ao lado de cada motorista para respeitarem a lei.
    Prendam o carro, cassem a CNH dos que atigem os 21 pontos esse sim tem que penalizar. Sejam rigidos na penalização Não o cidadão correto que acredito que são a maioria.
    Talvez esteja caindo tambem a quantidade de penalização e reduzindo a industria da multa. Ai precisam criar esse absurdo para manter a maquina estatal em crescimento.

    • Fanjos

      Correção: Vc só precisa atingir 20 pontos para perder a CNH, ou seja só pode ter até 19 pontos.

  • Thiago Cesar

    Próximas investigações deveria começar a recair sobre as auto-escolas agora. Ministério Púiblico no Detran, Auto-Escolas e nesses políticos ladrão que inventaram isso para engordar o bolso nas eleições. Brincadeira esse país. Ninguém tem tempo para sair do trabalho ou outra ocupação para ficar enriquecendo esse fi de rapariga, não!

    • Louis

      Realmente, já passou da hora de começar a investigar essas máfias das auto escolas. Tem peixe graúdo ganhando aí. Alô Ministério Público!

  • Cláudio Lima

    Sinceramente acho válido. Aqui no Rio os motoristas não sabem regras básicas .Rotatória aqui tem preferência o motorista mais rápido ou aquele motorista mais ” tranquilo” para no meio da rotatória para dar passagem para o motorista que aguarda a vez.

    • Linkera

      Sabem sim, apenas não respeitam.
      O Rio é o pior lugar do Brasil para se dirigir. Sem ofensas, mas eu nunca vi povo mais mal educado no transito do que os cariocas.

  • Edgar

    Deixe ver se entendi direito… este tal exame de aperfeiçoamento será só para quem tem habilitação “E”, correto?

    • Valber Santana Coelho

      A e B.

      • Edgar

        Na matéria consta que: “Para condutores com CNH categorias A e B, o processo exigirá exame de aptidão física e mental. No caso de categorias C e D, acrescenta-se o exame toxicológico. Na categoria E, curso de atualização ou de aperfeiçoamento.” Então o curso para categoria E é diferente deste?

        • Lyn

          Seção V – Da Renovação da Carteira Nacional de Habilitação
          Art. 19. A validade da Carteira Nacional de Habilitação está condicionada ao prazo de
          vigência do Exame de Aptidão Física e Mental.
          Art. 20. Para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, o condutor deverá
          submeter-se à realização:
          I – de Exame de Aptidão Física e Mental, caso seja autorizado a conduzir ciclomotor ou
          habilitado nas categorias A e/ou B;
          II – de Exame Toxicológico de larga janela de detecção e Exame de Aptidão Física e
          Mental, caso seja habilitado nas categorias C, D e/ou E;
          III – aprovação em curso de atualização ou de aperfeiçoamento, conforme
          regulamentação estabelecida no Anexo IV desta Resolução.
          =
          I – Exame de aptidão fisica e mental para A e B.
          II- Alem do exame de aptidão fisica e mental um exame toxicológico para as categorias C, D e E
          III – Aprovação em cursos de atualização sem especificação de categoria, ou seja, todas as categorias estão incluídas a principio.

  • Hoffmann

    Se a prova for igual a feita para tirar a primeira CNH vai ser só para arrancar dinheiro mesmo. Qualquer pessoa minimamente pensante passa na prova teórica. O Denatran educou todo, só que não.

  • Rogerio Carvalho

    Isso vai ser apenas mais uma forma de arrecada dinheiro, não adianta fazer isso para um povo sem educação que não respeita as leis e não respeita uns aos outros no trânsito.

  • Eduardo Sts

    Me considero um bom motorista, com 14 anos de carteira nunca me envolvi em acidentes e até hoje levei só uma multa. Mas assumo que já esqueci de muita coisa que aprendi na auto escola. Imagina uma pessoa com 30, 40 anos de carteira? (Claro, não estou generalizando). Só o processo que me preocupa. Hoje em dia tempo é algo bem escasso, mas se pudermos fazer estas aulas e provas à distancia, se forem vídeo aulas bem produzidas e didáticas, e por um valor não abusivo, pq não? Toda reciclagem e oportunidade de (re)aprender algo novo eu acredito que seja bem vinda.

    • Louis

      O que causa acidentes não é o esquecimento da nomenclatura de uma placa. Mas sim a imprudência. Não vejo necessidade de ficar lembrando que a placa se chama “junções sucessivas contrárias primeira à esquerda” por exemplo.
      Quem comete infrações sabe exatamente o que está fazendo.
      Essa lei é só uma imbecilidade para arrancar dinheiro e aumentar ainda mais a burocracia. Está difícil viver nesta pocilga. Que infelicidade de ter nascido nesta b…. de país.

      • Eduardo Sts

        De fato o esquecimento da nomenclatura de uma placa não causa acidentes, mas a má interpretação destas placas, causa. Não entender o que uma placa de “dê a preferência” significa, é um imprudência. E como já comentado, imprudência causa acidentes.

        • Dario Lemos

          Mas tem uma coisa que muitos acabam se esquecendo, a infraestrutura viária. Nossas ruas são péssimas, mal projetadas e construídas, manutenção deficiente, mal sinalizadas, iluminação deficiente, quebra-molas, placas e semáforos sem padronização, buracos não fechados, bueiros instalados que mais parecem crateras, etc., mas não, a culpa para acidente de transito é só do motorista (não pretendo, com isso, tirar a culpa dos condutores em acidentes de trânsito) sem mencionar a imprudência de pedestres e ciclistas.

    • Diego

      É uma medida demagógica que tem claro intuito de criar taxas e receitas as auto escolas, basta o Detran disponibilizar o material on line e submeter a um teste via computador presencial, qual a serventia de criar um curso pra esta finalidade, apenas burocracia.

  • Fanjos

    Esquerdismo é doença mesmo
    Vive de regulamentação, taxas, mais impostos e inventando lixos só para arrecadar mais para os amigos do Rei.

  • Rodrigo

    Na teoria acho corretíssimo, pois serviria de peneira para amadores e tiraria de circulação gente que jamais poderia ser habilitada pra dirigir.
    Na prática, como é no Brasil, vai ser mais uma lei pagou-passou pra enriquecer dono de autoescola e o pelego do Detran / Ciretran.

  • Márcio Motta

    isso é coisa de pais de terceiro mundo. uma zona so

  • Michel Soares Pintor

    Está informação está correta? Estou lendo muitos boatos na internet mas de concreto o que li é: “Será exigido também a realização da PROVA ou os CURSOS de “Direção Defensiva” e “Primeiros Socorros” se a CNH estiver vencida a mais de 5 anos;”, repetindo: “se a CNH estiver vencida a mais de 5 anos;”

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    “Ah mas isso é bom pra tirar mal motorista de circulação”. Acordem pra vida, já ta cheio de gente com carteira vencida andando por aí ou com veículos bruxo, agora essa estatística só vai quintuplicar. E os palhaços aqui (eu) andando certo e enriquecendo essa máfia fdp

  • Michel Soares Pintor

    Está noticia está correta? Porque de acordo com a resolução 726/2018, Anexo IV, item 2 diz:

    O Curso de Atualização para Renovação da CNH pressupõe condutores que estão
    com a carteira vencida há mais de 5 (cinco) anos por variados motivos, e os condutores que
    em sua formação, em situação anterior, na forma do art. 150 do CTB, não tenham recebido
    instrução de direção defensiva e primeiros socorros. O Curso de Reciclagem para
    Condutores Infratores é aquele destinado aos condutores que tiveram sua habilitação
    suspensa ou cassada e que para recuperar o direito de conduzir devem rever seus
    conhecimentos e práticas de condução. O Curso Preventivo de Reciclagem é destinado
    àqueles condutores que atingiram 14 pontos em sua carteira de habilitação demonstrando que
    requerem revisão de conhecimentos e buscam a possibilidade de, uma vez realizando o curso,
    não terem sua habilitação suspensa.

    item 4:

    4.1 Deverá realizar o Curso de Atualização para Renovação, o condutor que ao
    renovar a Autorização para Conduzir Ciclomotor ou Carteira Nacional de Habilitação, não
    tenha curso de direção defensiva e primeiros socorros.

    Precisa dar uma estuda melhor nessa resolução pois não está parecendo ser como estão amplamente divulgando.

    Fonte: http://www.denatran.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao7262018.pdf

    • delvane sousa

      Fica tranquilo que em algum lugar deve estar escrito que todo mundo vai estar incluido, e a gana de faturamento? afinal eles precisam de encher os cofres de dinheiro!!

    • REDDINGTON

      Então jovem. PARECE que essa lei que vc colocou ai…MUDOU.

  • Anderson Lopes

    Não vou perder meu tempo nem vou pagar pra sustentar cargos nesses sistema obrigatório e desnecessário. Nem se quer se esforçam reduzir os custos de vida do cidadão. Disponibilizar video aula e apostila online de graça, fazer um teste via internet ou correio é mais que o suficiente se achar importante! Mas pra que? Se podemos criar uma maquina pra faturar e gerar trabalhos inúteis.

  • CanalhaRS

    Na teoria deveria ser algo bom, mas no Brasil do “feito nas coxas” isso cheira só a mais um golpe para arrancar dinheiro do cidadão, como tantos por aí…

  • Esses políticos, ficam só inventando… PERAE, o Contran é um conselho de TÉCNICOS, certo?

  • Guedes

    Não basta ser extorquido para tirar uma carteira, vem mais extorsão para renovar agora.
    Como se isso resolvesse o problema do trânsito no Brasil.
    Engraçado que o que mais tem é gente que não tem CNH e dirige, e o que acontece com eles? nada. E quem quer andar na lei sempre é penalizado com custos para tudo.
    Brasil é cada vez uma piada maior.

  • Sergio Vilaça

    Alguém fez loby para essa m*** e vai ganhar muitoooooo dinheiro com isso!

  • Danilo Schreiner

    Que legal!! A cada 5 anos terei que refazer minha habilitação.

  • Renato Duarte

    Bando da canalhas…

  • delvane sousa

    No Brasil é assim, estamos na mãos dos carteis, sempre inovando em um jeito de retirar dinheiro do cidadão. Pra não fujir do setor automotivo temos o cartel do governo e os impostos excessivos, dos postos de gasolina, dos usineiros que agora querem elevar a mistura de alcool a 40%. E fim..

  • Raul Pereira

    Aí quando você fala que é tudo máfia, povo vem falar que você que não sabe dirigir… olha aí.
    Tudo bem que na reciclagem que fiz em janeiro de 2017 tinha acesso a aulas online (não assisti nenhuma, só os simulados), fui, fiz a prova de qualquer jeito no dia presencial no CFC e resolveu o problema, mas já morrem mais uns 280 reais nessa brincadeira de modo totalmente desnecessário.

  • Zergling

    Cada vez mais barreiras para dirigir

    • Guedes

      Exatamente, não consigo entender isso.

  • Sasaki

    Mas já entrou em vigor???minha carta está vencida se eu for renovar essa semana já tenho que fazer tudo isso???

    • Lyn

      Li em outro portal que a exigencia desse curso de atualização começara a vigorar em junho desse ano.

  • Diego

    Canalhice ao extremo, no Paraguai é barato e prático além de permitir o tráfego em estradas brasileiras, fica aí a dica para moradores da região.
    Esse Contran deveria ser fiscalizado, medida inútil e burocrática, incrível o lobby das auto escolas.

  • Afonso

    Mais corrupção para pagarmos para o Detran e para as autoescolas para eles fazerem tudo para nós.

  • toninho

    Palhaçada, mais uma forma de roubar do povo, Brasil toca o nome para ROUBRIL

    • Guilherme

      Eu sempre disse que ao invés pátria educadora deriam mudar para pátria enrabadora.

  • zeh

    …e na calada da noite eis que surge a bandidagem/ pilantragem…com intenção de “catar” dinheiro do bolso de milhões de motorista a força…10 horas de aulinha???…com direito a provas? só isso já diz que tem intenção de reprovar …e isso não fere o direito de ir vir do cidadão.????….uma vez que o mesmo já o fez pra tirar a primeira carta…onde vamos parar nesse país….????

  • Jefferson Ferreira

    não aditanta nada disso se a fiscalização é falha… só serve pra o estado já embolsar um grana a mais junto com o companheiro amigo de algumas auto escolas.

  • Ramón Alves

    pqp

  • Wendel Cerutti

    A questão é : vai ajudar na segurança do transito ?

    • Guilherme

      A resposta é um belo e sonoro NÃO!!!

  • FDP

  • Eder Rodrigues

    Já falei pra voces que tem que colocar um extremista de direita pra acabar com esses cumunistas engravatados,fazer uma limpa nessa corja de vadios,privatizar o maximo que puder de estatais. O fim de voces canalhas esta mais proximo cada dia que passa

    • Christian Balzano

      Quem são os comunistas que estão no poder? Michel Temer? Alkmin? João Dória? Vai ficar nesse discurso até sua ignorância descer para os testículos?

    • Guedes

      Melhor botar o Tiririca do que Bolsonaro.

  • REDDINGTON

    Engraçado….ninguém cria lei pra extinguir o IPVA, pra União, Estados e cidades oferecerem estradas dignas…Só põe no rabo do contribuinte.

  • Christian Balzano

    Minha opinião é ambígua.

    Todos os motoristas já passaram por avaliações sobre legislação. Baseado nesse argumento que as leis mudam, a regra gramatical da língua portuguesa também sofre alterações, não por isso todos precisam voltar para a escola/faculdade para tirar o diploma novamente. As leis mudam e os advogados não precisam tirar a OAB novamente. Portanto, essa nova legislação sobre a CNH é uma palhaçada.

    Por outro lado, conheço muitos motoristas que compraram suas carteiras, pessoas que não fazem ideia de como dirigir um carro, não tem a dimensão espacial do veículo, desconhecem inúmeras regras de trânsito, principalmente em São Paulo as pessoas não sabem como se comportar perante a rotatória, não respeitam as faixas zebradas, estacionam em guias rebaixadas, não respeitam ou não sabem ler um “PARE”. Então essa medida será positiva para dificultar a vida dessas pessoas, apesar que… como no Brasil tudo se dá um jeitinho, não faltará auto-escolas que conseguirão burlar isso com um cafézinho.

    Minha opinião final é: Será apenas mais uma forma de burocratizar o sistema e arrecadar mais dinheiro do contribuinte. E você simplesmente vai apenas aceitar, sem fazer nada. Sabe porque? Porque protestos e xingamentos digitais não tem nenhuma eficácia. Antes de xingar comunistas e/ou coxinhas, procure saber quem são os deputados autores dessa lei, de qual estado são e seus respectivos partidos. Tem mais coisas que precisam ser feitas além de xingar no twitter.

  • Guedes

    Quer dizer que essas 10 horas de curso farão com que as pessoas parem de usar o telefone ao dirigir? tá certo!

    • Guilherme

      Exato não tem nada ver com os maus motoristas, isso é mera desculpa esfarrapada porque assim o governo sabe que sempre vai ter os mais legalistas que vão acreditar no conto de fadas de que eles estariam impondo essa medida para reduzir os acidentes.

  • ocampi

    Muito simples e direto. Aqui na minha bola de cristal estou prevendo que não seei parado em uma Blitz nos próximos 56 anos e não vou renovar minha carteira. Vou esperar 57 anos e daí eu renovo. Sou esperto e sei das coisas……lol….#sqn

  • Danilo

    so pra ganhar dinheiro…. haha aqui na Alemanha voce tira a carta e é pra sempre. Nao renova, nao precisa fazer nada. Senta no carro e dirigi.

  • AstrogildoAgripino Eucliudes

    PALHAÇADA TODO OS MOTORISTAS DEVEM FAZER AUTO-ESCOLA DE 5 E 5 ANOS DAR NO MESMO ISTO E UMA MAIOR PALHAÇADA

  • JCosta

    Contran… sempre dando um jeitinho dos amigos ganharem $$$$$… kit de primeiros socorros, extintores ABC, placas Mercosul e agora isso…

  • Thiago Palhares

    Criei uma proposta no site do senado que precisa de 20 mil assinaturas pra ir pra votação pra derrubar essa resolução, e acabar com essas aulas: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101945

    Ajudem, assinem e compartilhem!

    • Guilherme

      Assinado!

  • “Perguntador”

    Pelo que eu vi do projeto (dei uma olhada bem rápida, afinal são 269 páginas), são quatro tipos de cursos de renovação:
    “curso de atualização para renovação”: destinado a quem está com a carteira vencida a mais de 5 anos por qualquer motivo;
    “curso de reciclagem para condutores infratores”: destinada a quem teve a CNH suspensa ou cassada;
    “curso preventivo de reciclagem”: destinado a quem está com mais de 14 pontos na CNH, mas ainda não teve ela suspensa ou cassada;
    e por fim “curso de aperfeiçoamento para renovação de CNH”: destinado a quem nunca tenha feito curso de direção defensiva e primeiro socorros, deve ser feito no momento da renovação da CNH.

    Pelo que eu lembro, todos que tiraram a CNH depois do novo CTB já fizeram esses cursos e não seriam afetados, já os motoristas mais antigos sim.

  • Alex Wai

    Como será que funciona a renovação para quem possui cnh AB ?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email