Finanças Governamental/Legal Segurança Trânsito

CNH: simulador deixa de ser obrigatório e carga horária cai

CNH: simulador deixa de ser obrigatório e carga horária cai

O governo federal mudou as regras para obtenção da CNH – Carteira Nacional de Habilitação – conforme decisão do Ministério da Infraestrutura. Agora, no caso da categoria B, que é a de condução de carros de passeio, o candidato não precisará mais fazer o simulador, antes obrigatório.


Além disso, a carga horária cai de 25 para 20 horas para os candidatos da categoria B. Com o simulador, a carga horária é reduzida novamente, agora para 15 horas, sendo 5 no equipamento que reproduz a condução de um veículo. Dessa forma, o governo espera uma redução de até 15% no custo de obtenção da CNH. Porém, para entrar em vigor, a nova regra precisará de um período de 90 dias, a contar desta quinta (13).

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, diz: “A gente já vinha falando ao longo do tempo e hoje estamos tirando a obrigatoriedade dos simuladores, que passam a ser facultativos. Será uma opção do condutor fazer a aula ou não. Se ele julgar necessário que aquilo é importante para a formação dele, de que não está seguro de sair para aula prática, ele poderá fazer. Se não quiser, ele não terá que fazer a aula de simulador”.

CNH: simulador deixa de ser obrigatório e carga horária cai


VEJA TAMBÉM:

Além disso, ele completa: “O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”.

Sobre a redução esperada de 15%, Freitas disse: “Isso é importante para muito centro de formação de condutores que não possuíam o equipamento. Agora eles não vão precisar adquirir o equipamento ou fazer comodato e isso certamente terá um custo na carteira. As aulas de simulador têm um custo diferente, mas dá para estimar que a gente vá ter uma redução de até 15%. A ideia é deixar que o mercado defina isso”. Espera-se que realmente caía, pois, atualmente o custo é bem elevado.

[Fonte: UOL]

CNH: simulador deixa de ser obrigatório e carga horária cai
Nota média 5 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Diego G. de Lima

    Primeiro sobre a redução de 15% no valor final só tenho a dizer isso: kkkkkkkk.
    Vi em algum outro jornal que vão diminuir a prática nas ruas também, só alegria para donos de auto-escola. Se com 10 aulas é raro encontrar alguém que passe de primeira, com menos prática então…

    • Fagner Ferraz

      Eu passei de primeira….

      • invalid_pilot

        Parabéns ! Isso significa absolutamente nada

      • Diego G. de Lima

        Pior que eu também, e olha que nunca tinha pego em um carro antes, passei com as dez aulas, e até indo um pouco contra a maré, admito que o simulador ajudou no desenvolvimento do reflexo dos pedais.

      • Junoba

        Passei da quinta vez, gastei R$6.000 no total, carteira B. Aqui em MG tem muita corrupção, e a situação aqui é pior, pois o Detran “pertence” a Polícia Civil, então quem deveria investigar e prender, faz parte do esquema. Aqui existe a máfia da reprovação, a pessoa reprova tantas vezes que acaba pagando propina pra ser aprovado.

    • Pedro Santos

      E a qualidade desse motorista tbm! A prática que leva a perfeição rs, menos aulas é um problema

      • leomix leo

        Tem gente que pode passar 60 horas que sai Ruim de volante, isso é relativo.
        Conheço gente que nunca frequentou auto escola e dirige melhor que muitos.

    • Danilo S

      10 horas de aula, é mais que suficiente… ai depende da pessoa… se quer adicionar mais horas ou não.

    • Junoba

      Aqui em MG a máfia do Detran/Polícia Civil/Auto Escolas é muito forte, a reprovação aqui é altíssima ( pode chegar a 90% em algumas cidades ), independente de você saber dirigir ou não.

    • F30FLORIPA

      Nos EUA não existe auto-escola, você paga 48 dólares (depende do estado) para fazer a prova teórica (estuda online) e a prova prática é feita com o seu próprio carro.
      Vai dizer que os brasileiros (que fazem auto-escola) dirigem melhor?

  • Nossa formação de contudor já era uma lástima. 90% dos motoristas nem sabem o básico, com ser proibido estacionar em calçadas ou na contramão. Alia-se a isso a falta de educação e cidadania dos mesmo, com a “incabável” corrupção nos CFCs, teremos curto prazo um dos piores e mais violentos trânsitos do mundo, tudo por conta do populismo desse atual governo

    • Fagner Ferraz

      Não se aprende nada na auto escola…se a pessoa é mal caráter, ela vai ler e ouvir tudo e fazer tudo errado….CFC só mostra o básico….que treina é a vida amigo…fiz auto escola, passei de primeira na teórica e pratica, com excelentes pontuações e na real, aprendi a dirigir de verdade dirigindo….

      • ricmoriah

        autoescola só treina o cidadão para passar no teste do Detran, o resto é com o novo motorista. por isso que hoje em dia existem empresas que ensinam condutores a dirigir…

        • Danilo S

          infelizmente ainda existe um Culto que auto escola ensina algo… ensina o básico, leis e regras é interessante, alguns padrões de direção…Porém que me ensinou foi meu Vó e meu pai, quando eu tinha 10 anos de idade em um fusca…

        • Francisco Helio

          Aqui em Maceió conheço duas para motoristas habilitados, o que é um contrassenso, esquisito mesmo. Rsrsrs

      • Alfredo Araujo

        Exato !!
        Traçando um paralelo com outro assunto, é a mesma coisa q falar q a falta de educação das crianças é culpa da escola, e não dos pais… rsrs

        • O problema é esse, faltam pais com qualidade de criar filhos

    • vi.22

      Esse atual governo está olhando pro lado do bolo da população, esta tirando o poder e autonomia de órgãos públicos que apenas servem pra extorquir dinheiro dos cidadãos honestos e ainda há pessoas como vc que tem coragem de ser contra…

      • Me fale o país onde não há órgão público?

        • Junoba

          A problema é como é feito o processo de habilitação. Tirei habilitação em Fevereiro, demorei 1 ano pra conseguir, reprovei 5 vezes, queriam propina ($$$). Fui extorquido por taxas abusivas do governo e pelas auto escolas, uma máfia. Cada Unidade Federativa do Brasil tem certa “autonomia” sobre como tirar carteira, o valor das taxas, etc. Cada um mais ladrão que o outro.

          • Só há todo esse processo corrompido porque tem uma grande maioria da população que alimenta essa roda. O problema não é o sistema mas sim as pessoas

            • É sim amiguinho. Vai lá tirar carta e confiar “nas pessoas”. Como o rapaz comentou atrás..vc faz o que for, se o cara quiser te reprovar, ele te reprova. Nem xingar o cara pode, pq é “Disacatu de otoridade”.

            • Vitor Bras

              Sim, uma delas é você que diz que o populismo do atual governo(Bolsonaro) e suas medidas vai estragar o trânsito brasileiro. Pqp, dá ódio saber que escreve bem mas pensa mal.

        • F30FLORIPA

          O problema não é a existência de órgãos públicos, o problema é o excesso deles.
          Quanto maior o estado, menor o cidadão.

    • leomix leo

      Para de digitar abobrinhas doido, é o mesmo que jogar o filho na escola e querer que a mesma eduque ele, isso vem de casa, auto escola só faz lhe treinar para passar na prova, se vc tem boa conduta, vem é de casa.

      • Pois é…faltam pais com qualidade para educar os filhos..pela sua postura, sinto pelo seu filho

    • Emanuel Schott

      Auto escola só ensina a passar na prova do Detran. Até macetes pra acertar as questões sem saber elas me ensinaram.

    • F30FLORIPA

      Nos EUA não existem auto-escolas, você paga 48 dólares para fazer a prova teórica (estuda online) e a prova prática é feita com o seu próprio carro.
      Vai dizer que os brasileiros (que fazem auto-escola) dirigem melhor ?

  • Zé Mundico

    Concordo com a medida. 20 horas (ou vinte “aulas”) é tempo suficiente para a pessoa ter contato e aprender as regras e os procedimentos no trânsito. Dirigir é mais questão de bom senso e educação, coisa que se aprende em casa e na escola. Se você pegar um sujeito bruto e ignorante para dirigir, mesmo com 20, 30 ou 50 aulas, ele vai continuar o mesmo sujeito bruto e ignorante, agora também no volante.
    E esse simulador foi apenas uma vigarice que inventaram para ganhar dinheiro e encher os bolsos de alguns amigos e companheiros, como tudo nesse país. Usa-se uma argumentação válida (segurança no trânsito) para incluir procedimentos e vender bugingangas com a única finalidade de sugar o dinheiro do cidadão. Posso até concordar que uma empresa obrigue seus profissionais a isso ou que use isso como critério de admissão ou treinamento, mas aí já é outra situação profissional.
    E vamos combinar que dirigir não é coisa do outro mundo, é um ato rotineiro do dia a dia como outro qualquer. O que falta é educação, e isso vem lá de casa.

    • Danilo Silva

      Quando tirei a habilitação tinha 19 anos e aprendi só na auto escola, até então nunca tinha aprendido com meu pai ou algum conhecido antes, lembro que na segunda aula o instrutor já deixou pegar o carro desde a auto escola e ir em várias avenidas dirigindo, hoje em dia tenho 31 anos e nunca bati o carro, creio que até 10 horas já é o suficiente basta a pessoa não ter medo, ser calmo e concentrado.

      • Matthew

        Sem exageros. Quando entrei na autoescola já tinha uma boa noção de direção. Logo na primeira aula saí dirigindo com desenvoltura, engatando até a quarta marcha, quando o instrutor disse que eu não poderia passar da terceira no dia do exame. Aliás, se eu fosse depender dele pra aprender alguma coisa sobre direção, estaria na roça. Só a baliza que ele ensinou mais ou menos os pontos de referência.
        De qualquer forma, eu só estava habituado a dirigir em ruas calmas de bairro. Quando comecei a trafegar em avenidas mais movimentas e rodovias é que fui perceber como ainda tinha muito o que aprender. Acho simulador desnecessário, mas não podemos subestimar a necessidade de instrução, que deve ser com aulas práticas e em situações as mais diversas possíveis.

        • A baliza mesmo a auto escola só te ensina os macetes. Ai vc vai e compra um carro diferente do que ‘estudou’, e todo o seu ‘conhecimento’ já era.

  • Cléber_V

    Vivi pra ver gente reclamar de menos burocracia e taxa pra pagar…

    • F30FLORIPA

      Se o governo acabar com a dengue, vai ter gente defendendo o mosquito.

    • Rogério R P Jessy

      kkkkkkk vai entender, o famoso Do Contra

  • UPTSI

    Só falta exigir seguro obrigatório contra danos a terceiros como ocorre nos EUA. Se não sabe dirigir não tem problema, apenas pague seu seguro e vá para as ruas, se causar algum dano a alguém, o seguro paga e depois você não consegue mais renovar o seu.

  • Queria saber se esses simuladores simulam cortina de água no para-brisa, nos dias de chuva quando vem um caminhão e joga aquela monte agua no vidro que vc fica cego por uns segundos, só fui saber disso na BR, então esse sempre tinha que ser opcional.

    • Junoba

      Esse simulador é igual jogo de computador, é a mesma coisa, é só você instalar um volante e penais no seu PC.

      • Vitor Bras

        Pois é, deve custar uns 300 reais o conjunto, e se for pensar direitinho, sempre terá o “simulador” a disposição por um preço bem MENOR daqui pra frente.

  • Alexandre Macedo

    Menos burocracia para quem quer fazer as coisas direito. O que é preciso é reforçar o combate às fraudes nos DETRANs, nos CFCs e aplicar multas e prisão a criminosos de trânsito.

    • Junoba

      Isso nunca vai acabar. Aqui em MG o Detran é um departamento da Polícia Civil. Ou seja, são os próprios policiais comentendo crimes.

  • Danilo S

    Sinceramente, ultimamente não estou entendendo… O Governo federal quer desburocratizar muita coisa, e vejo muita gente questionando isso. Auto escola, nem deveria existir, você com 18 anos, vai em um departamento ou setor online, faz o requerimento, vai em um “detran” marca um horário com um instrutor, ele te ensina o básico e te da uma permissão onde alguém, seu pai, irmão, amigo ou tia, te deixe dirigir pequenos trechos acompanhado em lugares isolados, avenidas sem movimento ou contratar um instrutor autorizado para isso… E o curso teórico pode ser completamente EAD, caramba tem faculdade de engenharia EAD não pode ter um cursinho desses… Da licença.

  • Ricardo

    Bolsonaro acabando com uma das máfias do Brasil!

  • Ricardo

    Auto Escolas têm que ensinar a dirigir e não somente a passar no teste.

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    Tá certo mesmo, toda essa burocracia para depois o cidadão ir para a rua e não saber usar a seta e dirigir com uma mão no volante e a outra celular.

  • durango

    Meu filho tirou carta , porém disse ao dono da auto escola, que ele fez o suficiente pra passar no teste, mas dirigir mesmo tive que eu ensinar pois ele era um perigo

  • SDS SP

    Quem quer mais estado no cangote só digo uma coisa: gado.

    Essa nossa mania de terceirizar responsabilidades está cravada em nossa cultura.

    • Vitor Bras

      É por isso que precisamos parar de ser OBRIGADOS a depender de auto escola.

  • zeh

    ….governo metendo a mão em vespeiros…..demorou pra acabar com a farra das mafiasautoescolas….

  • Retrato do Papai

    auto escola te ensina tanto a dirigir quanto uma faculdade de economia… um amigo recém habilitado tentou dirigir o meu ex palio e simplesmente não conseguiu tirar o carro do lugar… isso já tem alguns anos, então agora acredito que ele nem saiba mais qual é o pedal do freio

  • Rogério R P Jessy

    Sou despachante na Prefeitura de São Paulo e tenho bastante contato com o Detran e digo uma coisa, nossos motoristas são ruins por conta da corrupção que se instalou entre auto escola x examinadores, pois enquanto tiver o famoso “quebra” não importa ter 20 ou 200 horas aulas, sempre teremos motoristas despreparados nas ruas.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email