_Destaque Governamental/Legal

CNH sofrerá alterações em seu layout para 2017

CNH-2017-novo-modelo CNH sofrerá alterações em seu layout para 2017

A partir do dia 2 de janeiro de 2017, as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) emitidas contarão com um novo layout, atendendo os conformes da resolução 598 publicada em 24 de maio de 2016 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O novo documento conta com uma série de novos recursos para aumentar a segurança e só vale apenas para quem fizer expedição, renovação ou substituição.



Entre as novidades, há a substituição da tinta azul esverdeada da tarja posicionada no topo da CNH atual, acima da foto de identificação do condutor. Agora ela é preta e com o mapa do Estado responsável pela emissão do documento, do lado direito, além de ser em alto relevo como os exemplares atuais.

No lado esquerdo, ainda no alto, sob o Brasão da República, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança, que também dificulta a falsificação. Haverá também um fundo mais amarelados e novos elementos gráficos, como números, que poderão ser exibidos apenas sob luz ultravioleta.

A lista inclui ainda Brasões da República impressos, que só poderão ser vistos com o uso de luz negra, nova holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes na parte de baixo, novos fios de microletras e outros elementos em relevo e em microimpressão.

A nova CNH terá também um código numérico de validação composto pelos dados individuais de cada CNH, que permitirá aos agentes de trânsito validar a habilitação através de um aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e dois números de identificação nacional, sendo um de estadual e outro do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Ainda não se sabe, porém, o valor do novo modelo da CNH.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend