India Kia Lançamentos SUVs

Cogitado no Brasil, Kia Sonet 2021 é revelado na Índia

Cogitado no Brasil, Kia Sonet 2021 é revelado na Índia

O Kia Sonet 2021 deu as caras na Índia, finalmente. O SUV subcompacto da marca sul-coreana surge como o menor utilitário esportivo do fabricante e ainda cogitado para vir ao Brasil.


O pequenino da Kia chega com visual bem expressivo, conforme já visto no conceito e também em flagrantes, tendo uma frente que lembra vagamente o Dodge Durango.

Cogitado no Brasil, Kia Sonet 2021 é revelado na Índia

Com 3,99 m de comprimento, o Sonet apresenta faróis full LED com detalhes cromados, tendo uma grade em preto brilhante e recuada, criando uma musculatura frontal com moldura metalizada.

O para-choque também agrega molduras metalizadas, assim como faróis de neblina devidamente envolvidos pelo mesmo acabamento. O Kia Sonet tem ainda maçanetas cromadas na versão topo de linha, assim como retrovisores e teto preto com barras destacadas.

Contudo, o que mais chama atenção são as colunas C, formando um visual fluido, tendo molduras pretas com pequenas barbatanas para ajudar nesse aspecto.

Cogitado no Brasil, Kia Sonet 2021 é revelado na Índia

As lanternas traseiras em LED são duplas e ligadas por uma lente vermelha. O para-choque traseiro é bem volumoso e tem até difusor de ar. O vidro traseiro é bem amplo, ajudando na visibilidade.

Por dentro, o Kia Sonet 2021 tem um painel com moldura destacada, onde ficam a multimídia e o cluster. A primeira é a UVO com tela de 10,25 polegadas, tendo sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e serviços online com atualização OTA.

Já a instrumentação é digital, porém, simples, sem tela de LED ou TFT de grande tamanho, tendo um display clássico de velocímetro e conta-giros em gráficos, além de uma tela TFT de 4,2 polegadas para as demais funções. Todo o conjunto parece indicar o uso de outra tela de 10,25 polegadas no futuro.

Cogitado no Brasil, Kia Sonet 2021 é revelado na Índia

Os difusores de ar são verticais, enquanto o ar condicionado é automático, mas com comandos físicos entre as saídas de ar. Aliás, o dispositivo possui um sistema de purificação do ar contra vírus, fungos e bactérias. O som é premium da Bose. Ele vem ainda com modos de condução e tração, iluminação interna em LED, carregamento indutivo de smartphone, entre outros.

A Kia Motors divulgou que o Sonet terá motor SmartStream 1.2 a gasolina, assim como o da mesma linha, só que 1.0 T-GDI e um diesel 1.5. O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas (iMT, sem embreagem), além de dupla embreagem com sete marchas.

 

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

          Quem somos

          O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

          Notícias por email