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Coluna NA: desabafo para com as montadoras nacionais

raiva-nervoso Coluna NA: desabafo para com as montadoras nacionais







2009 Chegou… eu nem vi nada, estava dormindo em casa descansando das minhas merecidas férias. É férias, quem não gosta de férias??? Época de viagens, época de ver alguns parentes distantes, época de até mesmo conhecer lugares novos. E vamos pegar a estrada… delícia.

Fica claro para quem quiser ouvir e ler, que o carro faz parte da vida do Brasileiro. Minha ferias foram de carro. Acredito que de muitos aqui também. Carro, Futebol e mulher bonita, só faltou a Cerveja…rs. Todo mundo gosta (eu prefiro Coca-Cola…rs). Mas será que mesmo amando Carros e sendo um comprador emocional o Brasileiro sabe exigir??? Confesso a vocês que durante um tempo eu achava que tínhamos bons carros no Brasil. Quando vi alguns modelos luxuosos e tudo mais, porém é só entrar no fórum e ver as fotos e imagens dos modelos vendidos em outros paises que minha alegria acaba.

Depois de um ano de muito trabalho resolvi passar as ferias em Florianópolis. Uma linda cidade que não sofreu quase nada com as chuvas e continua maravilhosa. Conhecida pelas belas praias e também pela intensa visita de Argentinos (Eca…rsrs), ali começou novamente a minha decepção com nossos modelos. Na carreata seguia o Pallas do meu pai, meu primo com um Fox e eu de Vectra. Até ai achava que estava bem… com um bom carro. Porém a alegria acabou quando vi os modelos que nossos Hermanos podem ter e tem…rs

Vi Golf Variant, vi Astra com muito mais qualidade, vi 206 muito mais equipado e outros modelos. Vi até uma Van da VW que nem soube identificar o nome e alguns modelos a Diesel que nosso mercado nunca vai ter. Pior era ver nossos amigos Paraguaios de Mercedes. Chegando em SP, comecei a olhar os números. No Brasil (vamos calcular antes da Crise… porque foi nove meses de alegria) o carro mais vendido é o Gol. Chegou a vender a bagatela de 30 mil unidades em um único mês. Da para acreditar nisso???? São 30 mil carros de um só modelo vendido. São 30 mil Brasileiros de carro novo. 30 mil gente… isso é muito.

E o pior é que até o 5º colocado, é tudo acima de 10 mil unidades. Nosso mercado vendendo quase três milhões de veículos por ano. Imagina três milhões de carros novos nas ruas??? Vou tomar a liberdade para fazer uma conta besta aqui: Cada Gol custando 30 mil reais EM MÉDIA (isso porque vende do mais básico ao mais completo, porem vamos pensar nisso). 30 mil reais multiplicado por 30 mil unidades resulta em: 900.000.000. Me corrijam se eu estiver errado, mais deu 900 milhões de reais???? Caramba, tudo isso num único mês… meu Deus.

Claro, vai ter gente postando ai falando que tem o valor gasto para produzir o carro. Vamos imaginar que a fabrica ganhe somente 10% desse valor, resulta em 90 milhões de reais de lucro. É pouco???? Muito pouco né??? A Mega-Sena está acumulada em torno de 30 milhões e povo que aposta nem sabe como gastar essa grana, só para comprar hein.

Essa comparação que eu fiz, foi só para vocês terem uma idéia de como as Montadoras lucram absurdos em qualquer pais. Porem, temos que lembrar que um projeto novo como o do Novo Gol (lançado em 2008) custa em torno de um bilhão e meio. Isso desde os primeiros rabiscos até o inicio da produção final que vai para as lojas. Consome no mínimo um ano de trabalho e muitos erros. Envolve o trabalho de varias empresas. Mesmo assim é uma grana boa hein…

Agora se no Brasil para o povo carro é Paixão e para as montadoras e fornecedoras é dinheiro garantido, porque temos modelos ruins e ultrapassados??? Vamos analisar: Estava comentando em um tópico sobre a Chevrolet. Vamos voltar em 1997??? Legal, voltamos. Era 1997 e a Chevrolet acabava de lançar o Vectra B. Um carro, que até na versão GL sem Ar Condicionado, conquistava qualquer um. Um modelo que mudou a vida de muita gente. Um carro que até hoje é lembrado pela qualidade, design, inovação e tecnologia (aquele computador de bordo, aquele ar digital, abs, duplo air bag, câmbio automático).

Vocês lembram do Corsa de 94??? Nossa… era um carro cheio de versões. Tinha a Hatch três portas que até hoje é conhecida como Corsinha. Aquele motor 1.0 8v era gostoso, andava legal na cidade e bebia nada… alem de ser macio e confortável. Tinha um acabamento maravilhoso… eita carrinho bom. Tanto que até hoje a revenda é garantida e a manutenção é simples.

Ah, e o quatro portas??? Tinha uma traseira totalmente diferente, lembrava a SW. Esse dai também foi sempre lembrado. E o Sedan??? Sempre foi o Sedan pequeno mais vendido do Brasil. Colou em vendas nos lideres da época. Tinha a versão GLS 1.6 16 v que alem de ter um acabamento luxuoso, ainda vinha muito equipado. Tinha a opção de câmbio automático (no motor oito v), duplo air bag e ainda o freio abs. QUE carro… até hoje é um veiculo de qualidade.

Ah, não podemos esquecer da SW, aquela era quase igual ao Sedan, a vantagem era a traseira. Algo mais família e quem precisava carregar algumas coisas que não passava na boca do Sedan. E não podemos nos esquecer da Pick-Up. Hoje ele é uma das mais valorizadas do mercado. Te uma durabilidade incrível e manutenção baratíssima.

E ai, sentiram saudade??? Vamos voltar para a real… 2008 (agora 2009) e lá está a Chevrolet. Perdendo vendas a cada mês. Tem um Vectra que na verdade é um projeto Europeu nacionalizado e com qualidade abaixo do que merecemos. O carro risca fácil e solta peças a qualquer instante. Qualquer depressão na pista faz o interior virar uma escola de Samba. Bonito??? Claro. Bom carro??? Claro… eu tenho um e amo de verdade… bom carro mesmo. Porem poderia ser muito, muito melhor.

O Corsa??? Chegou em 2002 inovando em tudo. Tinha uma Central Eletrônica única com vários mimos. Computador de Bordo, vidros um toque e tudo mais. E hoje??? Perdeu o glamour, perdeu Abs, Duplo Air Bag e toda a qualidade que tinha no interior. Agoniza perdendo mimos e ficando cada vez mais pelado.

Sinto saudade de quando você entrava num carro da Chevrolet e sentia aquele cheio de carro luxuoso e cheio de mimos e inovações. Vectra em 1997?? Trouxe o 2.0 16 v SFI de 141cv. Hoje??? Usa o 2.0 8 v do Monza adaptado para Flex com 128cv. O 16 v??? Esse dai foi alterado para 2.2 uma época, melhorando seu torque e deixando o carro mais gostoso. Hoje é 2.4 e precisa de uns ajustes para não vibrar tanto e ainda bebe mais que cunhado em Ano Novo. Por que isso Chevrolet???
Vocês que um dia nos presenteou com o Corsa B e suas inovações, com o Vectra e sua tecnologia e qualidade. Por que Chevrolet??? Me responda, por quê???? Por que tirar de linha o motor 2.0 16 v de 138cv usado no Astra GSI que poderia render absurdos e beber muito menos??? Por quê?? Por que criar esse motor 1.8 8 v que só tem torque em subida enquanto você tinha o 1.6 16 v que andava mais, bebia menos e tinha até manutenção mais barata???? Por quê??? Se quer falir ou ta achando que somos trouxas???? Por quê???

Por que lançar como Vectra Hatch um carro que como Novo Astra venderia mais de quatro mil unidades mês e o deixaria como líder absoluto de vendas no segmento???? Por quê???? Presidente da Chevrolet, por favor, me responda. Vamos falar também um pouco da VW. Ah, quem é que não pensa em VW e lembra de Kombi, Fusca, Variant e até mesmo de Puma e Gurgel???? A Montadora é ícone no Brasil… Vamos voltar no Tempo também… quando eu lembro de VW vem alguns modelos na cabeça que vocês vão lembrar também:

GTS e GTI… lembraram???? Ah, Gol GT, Gol GTS e Gol GTI (ta KK… também tem o TSi… mas não chega a ser um clássico como os outros…rs). Alguém aqui ousa dizer que um Gol GTS ou GTi não é um verdadeiro clássico e um carro para ficar na nossa memória??? A VW lançou a Injeção Eletrônica no Brasil em 1988 no GTi (ta bom que carburado era melhor, porem inovou e somos gratos a isso). Tem um carro que a mais de 20 anos é líder do mercado com total vantagem e só foi ultrapassado 11 vezes em situações desfavoráveis a ele (Uno era 1.0 e tinha redução de imposto, Tipo sofria com o Dólar baixo e chegou custando menos do que um Gol e o Palio era lindo enquanto o Go era horrível). Como uma marca que tem isso no histórico conseguiu criar o Gol G4??? Como???

Alguém lembra do Bolinha???? Chegou matando todo mundo… ah que carro. O GTi era show de bola… você conhece pela bolha no capo. E o 1.0 16 v que inovou e mostrou que motor 1.0 também poderia ter 16 v. E andava bem e bebia pouco (pena que o mal cuidado de alguns tenha queimado essa imagem). E a Saveiro e Parati??? Sem esquecer os Voyage Caixa que também foi um excelente carro.

E o Golf??? Quando o Astra chegou em 1998 a VW lançou o Golf junto… o bicho pegou. Era um carro totalmente inovador. Sensor de Chuva??? QUE isso??? Ah, o Golf tem. Tinha o motor 1.8 Turbo do Audi A3… era um super carro mesmo. Hoje vive a geração 4,5 que agoniza no mercado e mostra como não fazer carro.

Presidente da VW do Brasil, primeiramente obrigado por nos trazer o Polo idêntico ao Europeu. Obrigado por criar o novo Gol e Voyage e nos entregar um carro de qualidade. Obrigado por colocar em seus modelos o melhor cambio do mundo. Porem, porque não temos os motores FSI??? Por que não temos cabeçotes 16 v nos 1.6??? Por quê????? Por que o Nosso Golf é podre e feio??? Por que não temos um Sedan Médio de verdade que nem um dia foi o Santana???? O Golf é um dos melhores hatches em prazer de dirigir, poderia ser o único carro que passaria o Astra e conquistaria o publico brasileiro. Pense nisso amigo… se quiser me responder, estou aqui para ouvi-lo.

Ford… ah meu Deus. Até choro de lembrar dos Escort XR3 e da F-1000. Lembro uma vez quando estava indo para Ilha Bela e nosso vizinho nos passou com uma F-1000. Era linda… que Pick-Up… meu deus. Escort teve versões Esportiva, conversível e familiar. Teve o Ghia, o XR3 (tinha teto solar e bancos Recaro) e o Conversível feito na fabrica da Karmann-Ghia. época de ouro. Na Autolatina ela recebia o Ap 1.8 e 2.0 da VW e deixava seus carros melhores ainda.
Lembra em 1996 quando chegou o Fiesta para brigar com Gol??? Eita Compacto gostoso de dirigir. Tinha um motor econômico e fraquinho, porem tava boa para nosso pais.

E o Ka, que chegou como modelo pequeno e para jovens??? E em 2002??? Recebemos um Fiesta com acabamento simples e frágil… quebrava a toa e fazia barulho… o Eco a mesma coisa. Em 2006 ele foi melhorado, porem ainda sinto falta do Street. E a Ranger que na década de 90 era inovadora???? Um modelo americano que até portas suicidas teve??? Hoje vive de um modelo defasado que nunca mais conseguir colar em vendas da Defasada e ultrapassada S10. Temos que agradecer por ter o Focus, porem, na ultima geração anterior, o nível de qualidade já estava caindo e versões mal equipadas. Agora ganhamos um carro novo e completo, porem sem o principal: Motor Flex. Virou tendência no Brasil e a Ford lançou sem para não atrasar??? Resultado: Vendas baixas..

Presidente da Ford do Brasil: Em 1997 você pensaram em deixar o pais e virar importador independente. Pensaram em abandonar tudo que tinham por aqui, porem receberam uma graninha e hoje é exemplo no mundo de fabrica lucrativa e que gasta o mínimo para produzir. Por favor, analise mais o mercado. Olha só, vocês tem e a Eco, uma visão de mercado que nenhuma montadora ainda conseguiu copiar. Por que não analisar mais ainda e acertar??? Vejo o caminho certo em vocês e espero que conquistem seus planos. Inovem e coloquem qualidade. Tragam o Verve e não deixe nosso mercado agonizar novamente.

Fiat! Essa eu nem queria falar, mas vamos lá. Chegou aqui com o Fiat 147 e aos poucos foi crescendo. Ganhou fama de carro ruim e alguns inimigos (Apzeiros…rs). Porem não podemos esquecer suas inovações. Lançou o primeiro carro 1.0 no mercado. Lançou o motor com correia dentada (Fiat 147). No Tempra, inovou com o cabeçote 16V e criou modelos esportivos de seu Hatch e Sedan: Uno 1.5R, 1.6R e 1.4 Turbo. E Tempra 2.0 8V Turbo.

Depois inovou em 1997 ao lançar o Palio, o primeiro Compacto com Duplo Air Bag e Abs (rapidamente copiada pela Chevrolet com seu Corsa). O carro tinha inovações… com o tempo o Tempra que foi uma inovações e conseguiu desbancar os lideres Monza e Santana perdeu mercado e começou seu fim. Nem o Marea conseguiu se consagrar no mercado, pelo contrario, manchou a imagem da marca nos segmentos luxuoso.

Tinha o motor 1.6 16V e depois jogou fora e colocou o 1.8 Chevrolet… porque isso??? Por que não nacionalizar a produção do 1.6 que sempre foi um motor bom e econômico???? Por que não lançou um motor novo para o Stilo, um carro que sofreu com a falta de um motor bom e mais esportividade por parte de seu conjunto mecânico???

Presidente da Fiat, pare de olhar somente para a linha Palio… tende melhorar o nível de seus carros e criar motores de verdade. Cadê o 1.6 para dar fim no 1.8??? Por que 1.9, se você poderia ter aumentado a capacidade volumétrica e lançado um 2.0???? Se queima porque quer amigo… olhe o mercado.

A PSA eu nem vou falar muito. O antigo Presidente matou a Citroen querendo lucrar absurdos. Quando a Peugeot estava com boa imagem com o 206 e 307 (e os importados 407 e 307 CC) ela lançou o 207 Brasil, uma adaptação do projeto Europeu que deixou o carro horrível. Conhecido no Fórum como Baiacu. Por que isso cara??? Não poderia em cima da plataforma ter criado uma copia mais fiel do carro??? Adaptação não da, melhor criar um modelo em cima da plataforma atual.

E a Citroen??? Lançou o C3 e conseguiu vendas. Chegou com o C4 e passou o Vectra… agora precisa melhorar seu pós atendimento e tentar melhorar sua imagem com sua clientela. Presidente da PSA, por favor… avise seus diretores e coordenadores que precisamos de atendimento de qualidade e um pouco mais de respeito por parte da Peugeot ok??? Olhe o mercado e faça clinicas… isso ajuda um pouco.

Honda e Toyota. Para essas duas eu só falo uma coisa… lancem mais modelos e comecem e revisar seus preços. Ta caro demais gente… não temos que pagar caro pelo que merecemos. Civic a 55 mil ta ótimo.. vende bem e da lucro a montadora. Agora a 70 mil não da não… um carro que nem Computador de Bordo tem não da não… vamos melhorar isso e criar mais modelos para nosso pais.

Gente… o que eu quis descrever aqui é que precisamos urgente de modelos melhores… nosso mercado ta uma droga. Tirando alguns, o resto ta péssimo. A Chevrolet mesmo ta uma droga. A Fiat só se preocupa com Palio e até a qualidade do Punto caiu. A Ford precisa inovar novamente e sair da mesmisse (fez isso com o Focus e prepara o Fiesta novo). E a VW precisa urgente melhorar sua linha de luxo… ta péssimo.

Vamos Brasil… você é fã de carros… vamos exigir algo melhor. Só vamos conseguir se lutarmos por isso.
Agora se continuarmos comprando modelos simples e barateados… não vai dar… só vamos aumentar a certeza das montadoras que aqui é o lugar para lucrar e enganar..

Abraços a todos.

Cirdan



  • fr_amaral

    Saiu no fórum primeiro! shasuhasuahsuashau
    Lá deu 85 posts até agora!
    Bom, vou dar CTRL C + CTRL V em um dos coments que fiz lá:

    Cirdan disse:
    Pq a industria não investe??? Pq o mercado não lança inovações para melhorar os numeros??? Pq isso q na primeira crise o povo trava… pq aqui é tudo na emoção mesmo.

    Não queremos compacto com ESP e 6 Air Bag. Só queremos qualidade e projetos mundiais. Modelos bons e com motores novos. Po cara, é uma *** saber q na Europa a VW usa injeção direta em tudo e aqui agora q estamos aposentando os AP.

    A Opel usa motores Ecotec Aspirado e Turbo e ainda usamos os Monzatec da decada de 80. Ninguem merece.

    Abraços a todos.

    Eu respondi:
    Esses carros com 6 Airbags e ESP viriam e seria fruto da qualidade, como nos paises europeus, ninguem é obrigado a por 6 airbags, mais como sao exigentes, o que falta para a gente, 90% dos carros tem, entao cara, falta exigencia da nossa parte! Se a gente nao comprar os modelos ruins, as montadoras vao perder dinheiro, o governo vai abaixar impostos, e a gente vai ter mais respeito sim! Eu sei que as vezes sou até chto de citar isso, mais voces viram a materia que postei sobre o lucro extra das montadoras no Brasil? É incrivel esse lucro, poderiamos ter Fusiona 55 Mil! E sabe porque nao temos? Porque os preços foram aumentando, e nos deixamos aumentar, entaum se com 33 mil reais em 2002 voce comprava um sedan medio, hoje voce compra um seda pequeno 1.0 sem nenhum opcional! Aí voces vao falar, mais o preço das peças subiram! Mais isso justifica termos que pagar hoje 60 Mil num seda medio? Quase 100% de aumento? Não! Isso nao justifica! Nos outros paises, como a Argentina, um Dodge Jurney, que aqui custa 100 Mil, sendo que ainda achamos barato, la custa apenas 60 Mil! Meros 60 Mil!
    Ou seja, somos escravos e aceitamos tudo que é proposto, nao reclamamos de nada, aceitamos com a cabeça baixa e apenas guardamos, e nao expressamos o nosso sentimento!
    Hoje eu cheguei a um ponto de ouvir de um cara que pagar 38 Mil num Siena 1.0 com Ar, DH e VE é bom! Voces ja viram isso?

  • fr_amaral

    Ah Cidão, dessa vez não deu certo de roubar o Xantia, mais na próxima viagem eu vou roubar, apesar de que, aquilo lá num vale nada! shasuahsuahsuashaushaus
    Zuera! rsrsrsrs

  • macarrone

    Meu caro Cirdan, entendo sua revolta e acredito que toda essa falta de qualidade e novos modelos passam por impostos altos e falta de compradores com grana!!! Será que o pessoal que tem grana pra gastar tá revoltado com os modelos disponíveis( acima de 80mil)?? O prblema aqui é que o povo não tem grana!!! Carros na faixa de 40mil a 60mil não tem comprador!!Por isso o gol e o palio vendem muito, por serem mais “baratos”!! Só uma coisa, não entendi por que não queria comentar a FIAT, afinal ela é quem mais vende ou não é? :drinkk:

  • LFSP2

    A CULPA É TODA NOSSA, os responsáveis por isso são os otários consumidores que pouco ligam para a inovação, no fim, depois de um tempo as montadoras cansam e desistem desta inovação.

    O Cidran esqueceu de outro caso que exemplifica isso: no início da década a Renault passou a oferecer airbag duplo e ABS de série em toda linha, dos mais populares aos carros top, e eu ainda me lembro que o slogan da Renault na época era: “Segurança aqui é item de série”, eles investiaram em publicidade, ressaltaram a segurança dos carros mas depois perceberam que os brasileiros nunca teriam a capacidade de ver nisso um avanço, ao contrário dos europeus, lá elas gastam uma grana para mostrar os avanços de segurança, na Europa(eu já cansei de repetir isso aqui), se um compacto não tem no mínimo 6 airbags + ABS pode ter certeza que será um fiasco de vendas. E a Reault, depois abandonou a idéia, preferindo projetos de baixo custo e totalmente inseguros como Logan e Sandero, recentemente fui a uma revenda de usados,tinha um Clio com airbag completaço e bem desvalorizado, no fim o airbag em vez de se tornar uma vantagem, virou um fardo para vender o carro.

    Culpa de quem? DO OTÁRIO CONSUMIDOR BRASILEIRO

  • macarrone

    [Comentario #130601 sera citado aqui]

    Falta grana pra pagar estes ítens, pra economizar 500,00 o cara tira o que for preciso, air bag então…. :banana:

  • fr_amaral

    [Comentario #130600 sera citado aqui]

    Ele comentou sobre a FIAT depois, alias ele ja teve um Punto Sporting, porque nao entra la no forum?

    Ah, vamos começar um movimento começado no forum:

    Vamos mandar este tópico para todas as montadoras, Volks e FIAT, GM e FORD, todas mesmo!

  • eduardocarrilho

    Até chorei em recordar com você o que temos hoje e o que já tivemos…Depois de o (arg) F. Collor “Fouder” o país com seu governo e sua abertura desgovernada no mercado nacional que quebrou muito empresário nanico nacional, como o Sr GURGEL e sua marca, parecia que as montadoras estrangeiras haviam recebido um soco na boca do estômago e começaram a igualar nossos carros com os similares estrangeiros, mas só pareceu, pois com o passar dos anos elas foram voltando aos velhos hábitos mediocres….de fazer lixo e empurrar lixo.
    Mas caro Cirdam grande parte da culpa é nossa…O presidente da república (que muitos criticam) já havia dito no início de seu mandato que o brasileiro deveria tirar a bunda do bar e aos bancos reclamar sobre o juros e sobre os valores das taxas, mas até hoje a maior parte de quem reclama continua no bar bebendo e aceitando isso tudo que “introlham” na gente.
    Mas ao que parece a chegada dos chineses pode mexer com as montadores européias e as americanas.
    Agora eu sou a favor de GREVE GERAL neste país contra os abusos das montadoras, tipo Deixar de comprar carro 0km por 1 ano.Como isso ficaria???????

  • brunor9

    como eu queria o Golf V aqui no Brasil… espero que o VI venha mesmo !

  • dudumarinheiro2008

    cara, maravilhoso esse seu texto, parabens mesmo, com certeza estamos mal de carros, mas fazer o que né, estamos mal de tudo, até de futebol :clown:

    espero, que até meus 18 anos (faltam 4 anos :clapp: ) , a situação tenha melhorado =/

  • velocidade

    Quais carros que valem a pena pelo preço que se pede no Brasil ???

    Tiida 1.8……………R$ 44.900
    Sentra 2.0…………..R$ 46.900
    Azera V6 ……………R$ 78.900 —-> 35% imposto

    Focus Sedan 2.0 ……..R$ 49.250
    Bora ……………….R$ 46.900
    C4 VTR ……………..R$ 58.900 —-> 35% imposto
    Impreza 2.0 …………R$ 65.000 —-> 35% imposto
    C30 ………………..R$ 86.400
    Jetta ………………R$ 69.900
    Fusion………………R$ 69.900
    Carens ……………..R$ 74.900 —-> 35% imposto
    Magentis ……………R$ 59.700
    Sorento Diesel ……….R$ 114.700 —-> 35% imposto
    Tracker …………….R$ 54.000
    Tucson ……………..R$ 66.700 —-> 35% imposto

    Civic Si…………….R$ 79.900
    Civic ………………R$ 55.000
    Captiva …………….R$ 92.900
    Santa Fé ……………R$ 99.900 —-> 35% imposto
    Journey……………..R$ 98.900
    PT Cruiser ………….R$ 57.900
    C4 Pallas……………R$ 57.900

    Grand C4 Picasso …….R$ 89.500 —-> 35% imposto

    Ainda falta um monte de carros …

    Para quem tem 100 mil está bem servido no Brasil !!!

    .

  • Jango

    A culpa é de gente como quem escreveu isso, que compra um Vectra da vida quando poderia ter comprado concorrentes melhores, mais bem equipados e algumas vezes até mais baratos.

    Enquanto o mercado nacional for assim, à base de nome e de desenho externo, montadora nenhuma vai se dar ao trabalho de fazer mais do que o mercado exige (basicamente, um desenho bonitinho).

  • fr_amaral

    [Comentario #130611 sera citado aqui]

    Falou tudo cara!
    X2!

  • Robert

    Melhor Post de 2009..

    Espero que esse desabafo chegue nas montadoras!!

  • fr_amaral

    [Comentario #130620 sera citado aqui]

    É só a gente mandar!
    Vamos pessoal!
    Alias, qual o email da FIAT e da VW?

  • Shadowlord

    Parabens pelo texto, belas palavras. É revoltante lembrar dos carros que já tivemos. Só pra falar das versões exportivas, já tivemos GTI, XR3 e GSI. E hoje, o que temos ? Um civic SI ??? um Polo GT ?? Cade a Ford e a GM ???!?!?!? e as demais ??

    O problema não é falta de grana. O problema não é falta de mercado. Basta olharem para nossos vizinhos. Brasileiro paga 30 mil num Gol basico e compra 3 milhoes de carros por ano.

    Falta cobrança por parte de nós consumidores. Precisamos acabar com este ‘AMOR’ por marcas. Se a VW lancou um Gol novo, se todos deixassem de comprar os carros das outras marcas, elas iriam se esforçar e lançariam um carro equivalente e mais barato para poder competir. Por que voces acham que a Fiat vende Uno até hoje ? Porque é mais barato ? Acho que nao, o Gol é bem mais caro e vende muito mais. Vende até hoje porque tem gente que adora Uno e ainda acha que é o melhor carro do Brasil. Brasileiro parece que casa com um modelo ou com uma marca específica e fecha os olhos pro resto do mundo.

    O mercado quem faz são os consumidores. Ou nós mudamos esta situação ou sabe lá onde vamos parar.

  • Rafael FM

    AI NÃO SEI NÃO HEINNNNNNN, MAIS ESSE ANO PROMETE VAMOS TER BASTANTE LANÇAMENTO, ACHO QUE AGORA ELES VIRAM QUE O BRASIL É UM MERCADO DE GRANDE IMPORTÂNCIA, DAQUI PRA FRENTE SÓ VENDO MESMO >>>>> :rayban:

  • JaumM

    BRAVOOO!

  • lucianorj

    De fato, nosso mercado é tão estranho que carros acima de 50000,00 tem melhor custo/benefício do que qualquer “popular”. Proporcionalmente, sedans médios como o focus, o civic, megane ou sentra são mais baratos do que o gol, o palio, fox, ka, etc.

  • johnny

    [Comentario #130611 sera citado aqui]

    de onde sao esses preços parceiro?
    sentra por 47k? tiida por 45?!

    mas mto bom o topico

  • Marcos

    Muito bom mesmo.
    Realmente vai ser o melhor post do ano.
    É triste ver a situação da GM,produtos péssimos.
    Espero que melhore,Vw já tá melhorando

  • fr_amaral

    [Comentario #130638 sera citado aqui]

    Preços que voce consegue na concessionaria! Só um erro, o Jetta a 70k é para empresas! Para gente normal é 80k, e acredito que ja acabou a promoção!
    Minha mae mesmo ta pensando em comprar um Sentra com rodas 16 por 47k!

  • pablorocha

    Temos comparativamente,os carros mais caros do Mundo. :banana: :banana: :banana:

  • Bernardo

    Deixando de lado o conteúdo do texto, tomo a liberdade pra fazer uma crítica.

    É louvável a tentativa de trazer novidades ao site como a “Coluna NA”, mas, por favor, mais atenção, pois nesse texto em particular, o português foi minimamente trucidado. Devo dizer que erros do gênero acompanhados de sucessiva falta de atenção são até recorrentes no site, são pequenas coisas que podem ser corrigidas facilmente conferindo-se os textos antes da publicação, tornando assim a leitura mais agradável.

    No caso dessa coluna em especial, pergunto ao autor: Por que tanto ponto de interrogação? Cara, só um já serve pra expressar o questionamento, aliás, por que tanto questionamento? Parece até uma discussão existencialista… De qualquer forma, tão irritante quanto à quase imensurável quantidade de questionamentos é o tamanho do texto.

    Acredite, não é preguiça de ler, o fato é que apesar de não ser regra, a função da coluna em geral é expor informação e opinião de forma sucinta e objetiva, e esses definitivamente não são adjetivos que eu atribuiria a essa coluna. Entendo que o texto foi originalmente publicado no fórum sem ter exatamente esses compromissos, mas a partir do momento em que se cogitou publicar tal texto no site, o mínimo a ser feito seria uma bela revisão ortográfica seguida de uma “limpeza”, extraindo o desnecessário, quiçá a publicação da coluna em partes.

    Entendo também que a redação desse texto, das notícias do site e afins, não é feita por jornalistas formados, lingüistas ou qualquer coisa do tipo, dessa forma, não cobro e nem faço questão de cobrar qualquer coisa que vá além das suas possibilidades, afinal, assim como vocês, eu, um mero aluno do ensino médio, muito provavelmente cometeria erros do gênero (assim como devo estar cometendo nesse comentário). A questão é não deixar que esses erros se tornem grotescos ou que marquem negativamente o site.

    Revisem os textos antes da publicação; tomem cuidado com a pontuação; evitem repetir frases e expressões em um mesmo texto; sejam mais sucintos e objetivos. Enfim, são pequenas coisas que fazem muita diferença.

    Espero que aceitem tudo isso como uma crítica construtiva, e boa sorte com o site.

  • max

    Parabéns!!!
    Honra ao mérito :banana:
    Princípio básico do capitalismo: o consumidor é o responsável pela demanda e pela procura, as montadoras simplesmente fazem o que nos queremos, o que o brasileiro compra….
    Tá na hora de uma mudança de atitude!
    abrço.

  • Thiago07

    [Comentario #130611 sera citado aqui]

    79.000 um azera :owmy:, tens certeza? acho que é mais.

  • fr_amaral

    [Comentario #130650 sera citado aqui]

    Boa crítica. Tenho certeza que o Éber irá gostar de ler sua crítica construtiva.

  • fr_amaral

    [Comentario #130654 sera citado aqui]

    Isso mesmo!
    79.000 o modelo 08/08 em algumas concessionárias!

  • guilherme

    parabens pelo texto.

    aqui no brasil ta riduculo os preços dos carros…
    mas tenho certeza que em março os carros vao estar com um preço bem melhor.

  • JBAFilho

    Me abstenho de comentar. Vou apenas ler e aprender um pouco mais. Ótima matéria!
    A pequena contribuição que posso dar é pedir a todos que não comprem carro zero. Vocês estão jogando seu dinheiro suado na lama, ou melhor, no bolso dessas montadoras espertalhonas que só querem lhe assaltar legalmente.

  • Pedro Henrique

    sabe oque somos -> :clown:

  • pedroalm

    adoro esse blog!
    Parabéns pelo tópico
    Pedro

  • George

    Olá… gostei pra caramba desse post. Estou em Buenos Aires nesse momento e consigo ver quantos modelos eles possuem aqui que nós… somente por importacao com os custos que acarretam para tal ato.

    Sinto que essa e a tonica doa paises emergentes… .vender carros de baixa qualidade com um preco nem tao compativel com o produto.. mas que atraves do trabalho de marketing, consegue dar um ar de status para quem compra.

    O brasileiro precisa de educacao, antes de tudo. Educacao no sentido de saber o que um carro precisa. Falando do Vectra GT… lancaram esse carro, na versao basica, custando 60 MIL REAIS, com NAVEGADOR GPS e SEM (repito… SEM) ABS.. meu deus!! Aonde e que vamos parar nesse mundo…. O Stilo Sporting que vem com o famoso teto de vidro, rodas de 17 e tudo mais.. super lindo e talz… sem ABS nem Air-bag.. hahahahaha uma palhacada mesmo.
    Acho que se lancarem 2 Stilos.. um com air bag duplo, ABS e rodas aro 15.. e uma versao com o Teto panomarico, rodas 17, bancos de couro e mais detalhes esportivos.. .adivinha qual vai vender mais????? …………..

    Acho que isso e inevitavel para um pais que esta no comeco de ate entao uma economia um tanto estavel (nao afirmo isso com certeza)… o dinheiro chega, a maioria das pessoas que nao tiveram educacao para um uso racional…..a emocao prevalece…. a imagem é o que conta nesse tipo de sociedade: lindo por fora, um tanto quanto pobre por dentro.

  • Elio Jr.

    Como já foi comentado aqui, o amigo esqueceu de falar da Renault (marca do meu carro atual, Clio Sedan). Ao contrário do que muitos fariam, preferi comprar um Clio sedan quase completo, mas com ar-bar, do que comprar mais um básico alguns anos mais novo. Tive o Celta 2001, muito prático e econômico, mas extremamente simples e com demasiado barulho interno. Na hora de trocar de carro estava com dinheiro que me possibilitaria comprar outro básico 2007 ou 2008, mas escolhi priorizar um pouco o conforto e segurança comprando um Clio sedan 2004, e ainda economizei um dinheirinho. Na Renault me parece que vem acontecendo a mesma coisa, o Clio que me parecia ter um bom acabamento está esquecido, enquanto a marca agora só tem olhos para o Logan e Sandero, este último com um design bem interessante, embora nos dois casos me parecem serem mais pobres em termos de acabamento. Será que só eu que tenho essa impressão?!

  • JoaoCEC

    Show seu texto! :clapp: :clapp: :clapp:

    Ja vou começar a juntar dinheiro pra quando tirar a carteira la pra novembro, conseguir comprar um gol gti 2000!!! :evil: :evil: :evil:

  • A. Satur

    bah cara, disse tudo :cry::cry::cry:
    É a maior verdade, os cara exploram os brasileiros a torto e direito e nós ficamos ae, quietos, à espera de um milagre

    da pra conta nos dedos das mãos os carros nacionais que estão em pariedade em design e tecnologia com o resto do mundo. é triste

    Um dias atrás entrei no site da chevrolet no Chile, soh pra da uma espiada…tah loko… depois o cara olha os modelos tupiniquim, eh de chorar

    :pao:Pelo menos o governo cobra impostos justos pra ajudar:bate:

    Mas que bom que alguem se manifestou de forma elaborada contra isso, 10 mesmo Cirdan, show de bola teu teto.

    Agora eh soh experar que este texto chegue ao conhecimento dos ricos dirigentes da indústria automobilística brasileira.

    Nao da pra perder as esperanças…

  • duhs2dany

    Fiquei com preguiça de ler…

    Mas.. EU CONCORDO! :clapp:

  • Cypress

    O problema não é com as montadoras, e sim o povo brasileiro que não dá a mínima importância para sua própria qualidade de vida.

    Todos os dias eu vejo pelo menos um carro aqui em Porto Alegre que vale menos de 10mil com um som no talo. Já vi Corcel, Chevette, Uno e hoje foi uma Saveiro modelo 94 tocando funk. :sad: Sinceramente eu fico pensando o que essas pessoas tem na cabeça…

    O que eu quero dizer com isso é que, a juventude, que é o que forma um país, hoje SÓ quer saber de festa, carnaval, funk, pagode, axé entre outras porcarias. Não estão preocupados em quem irá administrar sua cidade ou país. Vivemos no único país em que o Orkut é febre…

    Uma constatação, nos setores mais desenvolvidos do mundo, o estilo musical que predomina é o Rock. (A capa deste post é de um cd do Metallica)
    Lembram da época dos caras-pintada? Bons tempos aqueles que a juventude ainda gostava de rock. Você já imaginou um funkeiro, pagodeiro ou sambista pintando a cara e indo protestar pelos seus direitos?

    Enfim, vivemos em um país em que o povo pensa ter cultura mas na realidade foram todos tomados pela ignorância.

    Comprove isto viajando para um país da Europa ou América do Norte, onde existem carros de verdade, as leis que existem são cumpridas e o povo não aceita quando lhes é criado mais um imposto.

    “A melhor piada já contada por um português é o BRASIL”.

  • rivo

    Ótima postagem, podia ser “pinada” :cool:
    Melhor tópico de 2009 awards

  • Gustavo Miranda

    [Comentario #130650 sera citado aqui]

    Essa crítica sua é um exagero sem sentido. Aa escrita serve para a comunicação, não para restringir ela. Eu concordo plenamente com o autor e suas indagações são pertinentes, refletem perfeitamente o seu descontentamento com a realidade atual. Leia o texto e entenda o que ele quis dizer, qualquer um consegue, até quem acabou de se alfabetizar.

    A sua crítica por demais extensa parece que tem o único objetivo de tirar o crédito do que foi dito, só isso. :nanao: :nanao: :nanao:

  • Perneta

    [Comentario #130827 sera citado aqui]

    Concordo com o Bernardo, o texto representa a opinião do NA e para tanto não precisava ser escrito de forma tão casual. Eu senti que estava lendo uma transcrição de uma conversa de bar.

    Existe uma grande diferença entre o português falado e o português escrito.

  • Bernardo

    [Comentario #130827 sera citado aqui]

    Entendi perfeitamente o texto e seu objetivo, sendo que em nenhum momento foi minha intenção (ou nas suas próprias palavras, “meu único objetivo”) tirar o crédito do que foi dito, mas como eu disse logo no começo do meu comentário, “Deixando de lado o conteúdo do texto, tomo a liberdade pra fazer uma crítica”. Foi um comentário em “off”, a despeito do conteúdo e no entanto sobre o texto.

    Realmente, a escrita serve para comunicação e qualquer um conseguiria entender o texto, mas não mudo minha opinião, não é porque eu simplesmente consigo me expressar e me fazer entender pela escrita que vou me esquecer da ortografia ou da “estética” do texto. Eu sei que o meu comentário pode ter soado como uma crítica chata e exagerada (chata eu até concordo, exagerado sinceramente não), mas é o seguinte: o NA tem caráter informativo, um grande número de acessos e lucra com isso. São basicamente os mesmos princípios que regem os grandes sites, revistas, jornais… Se o site quer realmente ser levado a sério, tem SIM que melhorar esses aspectos.

  • Renato Mendes

    Amigos sigam os meus passos, depois de tanto brigar com esses carros, me decidi e comprei um Vera Cruz da Hiunday e estou feliz da Vida.

    Façam como eu e deem uma banana para essas montadoras tradicionais. :drinkk:

  • Rothbard

    Estando em contato constante com a esfera da engenharia automotiva no Brasil, sendo eu mesmo engenheiro, tenho uma visão que não é muito aceita pela população.

    O primeiro ponto que quero destacar é o custo de produção do automóvel no Brasil, o que é sem dúvida um dos menores no mundo. Aqui o produto, ou seja, o preço de custo do automóvel é de apenas 41% do preço final (nos EUA é de 75%, acredite isso é uma diferença brutal). Seguindo por este raciocínio, dá-se a impressão de que a montadora tem um lucro fenomenal sobre a venda. Mas isto não é verdade. É verdade sim que as montadoras no Brasil são rentáveis. Mas se são, é justamente por conseguirmos montar automóveis a um preço ótimo, mesmo o trabalhador brasileiro sendo relativamente caro. Sim, aqui o salário e benefícios recebidos pelos trabalhadores saem caro. Na China e Índia, por exemplo, nossos concorrentes no mercado global de produção, o custo do trabalho é bem mais barato. Considera-se aí também o leste europeu. A grande questão do preço do automóvel no Brasil são os impostos. Estes sim são exorbitantes. Vocês acham que falo somente do valor do imposto cobrado na venda? Não. Falo do imposto em cascata, aquele que vai tomando seu dinheiro a cada etapa de produção, sobre materiais, sobre energia, sobre trabalho, sobre absolutamente tudo.

    Acho que o que se deve começar a atacar no Brasil são os impostos cobrados pelo nosso governo, e não as montadoras. As montadoras brasileiras cumprem um papel brilhante em trazer carros com um nível aceitável de qualidade. Os engenheiros brasileiros têm enorme competência. Já estive em plantas nos EUA e na Europa e posso dizer-lhes que nós não perdemos em praticamente nada em relação à engenharia deles.

    Sendo um consumidor também, eu também enxergo a questão de algumas peripécias feitas por algumas montadoras. O famoso Peugeot 206,5782 é um exemplo. Mas infelizmente o mercado ainda aceita isso. Mas em alguns casos, simplesmente não há opção. Se não fizerem isso, não são rentáveis e a matriz pode decidir parar a produção em pouco tempo. Acabei de ver a notícia sobre a Ford Ranger. O mesmo digo da Chevrolet S10. Projetos antigos, mas não há opção. Trazer um projeto totalmente novo, equiparando a modelos europeus ou americanos, sai muito caro. E isso varia muito com o segmento.

    O que se deve buscar no Brasil é um mercado automotivo com menor atuação do governo. Até no nosso país vizinho, Argentina, os impostos incidem em quantia consideravelmente menor do que aqui, isso porque é um país com um estado crescente (neo peronismo). Já no Chile temos um grande exemplo. O país possui ótimos acordos bilaterais de livre comércio que permitem aos chilenos comprarem automóveis de qualidade excelente por um ótimo custo-benefício. Enquanto isso, no Brasil não temos bons acordos. Acordos de livre comércio trariam grande concorrência? Sem dúvida. Alguns alegam que isso protege empregos no setor no Brasil. Porém, com impostos mais baixos, tenho certeza que produziríamos carros com um custo final bem mais barato, e a competição seria sadia, nossas montadoras com absoluta certeza conseguiriam competir, empregos seriam mantidos e quem sairia ganhando são os consumidores sem dúvida. Mas não, nosso governo é tão incompetente quanto a isso que tudo o que apostaram foram em Doha, que como se sabe, não deu em nada.

    Destaco enfim somente uma frase do engenheiro Marco Muneratto da Ford: “O engenheiro é formado para resolver problemas, ele não pode controlar as taxas fiscais, mas pode sugerir materiais, processos e tecnologias que ajudem”. É o que aconte.

  • rdish

    [Comentario #130781 sera citado aqui]

    Eu gosto de rock. Muito. Mas detesto discriminação. É muita BURRICE, IDIOTICE, pra ligar o gosto musical das pessoas com seu desenvolvimento, sua cultura. São ideologias parecidas (ligando pensamentos e gostos com a qualidade das pessoas) que motivaram os movimentos do fascismo e do nazismo, além de facções fundamentalistas religiosas atuais. Fico decepcionado em ler tais comentários. Não pensei que usariam o rock como motivo para tornar seus admiradores pessoas superiores às demais.

    Quanto ao desabafo, até respeito a opinião do colunista. Mas vocês querem o quê? Carro no Brasil ainda é muito caro. Para ter meu primeiro carro, precisei de anos e anos de trabalho e esforço. E porque queria um carro? Queria a comodidade de ir trabalhar sem depender de horário de ônibus, ter um mínimo de conforto para ir aonde eu quero e poder levar meu pai, que é muito doente, ao hospital quando ele precisar. Dada a necessidade citada, e mais o meu ordenado mensal, como posso exigir ‘qualidade’, ‘mimos’, ‘tecnologia’?

    Assim é o pensamento da maioria dos brasileiros. Se enganam vocês por acharem que representam essa maioria, isso não é verdade. Há sim, muitos brasileiros que buscam estética, ‘status’, em seus veículos. Mas até devido ao alto custo dos mesmos em relação a renda média dos cidadãos, é fácil pensar que a motivação é outra. É a NECESSIDADE por um meio de locomoção rápido, confortável e ‘usável’ para as pessoas trabalharem e terem seu lazer. Isto é que o brasileiro busca, já que nosso transporte público é ruim. E as empresas, que enxergam essa necessidade, oferecem isso ao mercado, e obtém grandes resultados. Burros são os que acham que eles são burros, porque os ‘burros’ das montadoras lucram demais, justamente por enxergarem a real necessidade do mercado.

    Por que outros mercados, como o europeu, são diferentes neste aspecto? Um dos aspectos que explica isso é que, lá o transporte público é bom e barato. Se eu morasse na Europa, pelo menos em países mais desenvolvidos, não necessitaria ter um carro pelos motivos que citei. Se preciso ir trabalhar, há ônibus, metrô, trens, todos confortáveis, que atendem à demanda e acessíveis a meu bolso. Se preciso viajar, há aviões e trens para qualquer lugar da Europa, a preços acessíveis (fora as distâncias menores, estradas melhores, etc). E se meu pai precisasse de hospital, haveria sempre algum por perto e ambulância que o levariam para lá a tempo, eficazmente. Posso até achar que um carro ainda seria uma melhor solução, mas não na mesma escala que no Brasil. Bom, tudo isso é pra afirmar que, para um europeu, a exigência de carro é diferente. Quando ele busca um carro, ele quer mais que um transporte, afinal, se ele quisesse apenas isso, o transporte público o atenderia facilmente. O carro precisa ter mais. O carro é, DE FATO, um status, um diferencial, uma jóia. Quem tem carro, realmente gosta de um. E por isso, a exigência é maior, o mimo precisa ser maior.

    Fora isso, há o poder aquisitivo maior, leis mais rígidas, educação melhor…

    Então, de que adianta reclamar, espernear, tentar impor essas coisas às montadoras, se nosso mercado é diferente dos que vocês insistem em comparar com o nosso? Não dá. São coisas muito diferentes, as necessidades são diferentes, o poder de compra é diferente, a cultura é diferente. Não percam tempo achando que as montadoras não fazem isso porque não querem. Se elas vissem que as reivindicações comuns nos blogs automotivos fossem viáveis e lucrativas, já as teriam feito; afinal grana é o que eles mais querem e precisam. Motor TSI? Modelos sincronizados com Europa? Preços mais baratos? A resposta que ouviriam das montadoras por essas reivindicações – se ele realmente dessem bola pra elas – seria ‘me prove que isso é viável e lucrativo’. Montadoras são empresas. Elas querem lucro. Elas estão erradas? Claro que não. E se o que dá lucro é carro barato, pelos motivos que citei, é o que elas farão. Se um dia, as coisas mudarem, e elas enxergarem que carro do jeito que vocês gostam dá lucro, pode ter certeza que o farão.

    Então, se vocês querem ser ouvidos, precisam provar por A + B que tais reivindicações pedidas por vocês darão retorno para as montadoras se implementadas. E claro, se tais implementações são possíveis, e como. Provem pra Volks que vale a pena gastar milhões em estrutura pra trazer o motor TSI. Provem para a Chevrolet que trazer os modelos da Opel pra cá serão lucrativos e de custos que permitam preços atrativos ao consumidor brasileiro. Por ai vai. Senão, tudo isso aqui virará conversa pra boi dormir disfarçada de frustração, que só servirá pra desabafo, não pra algo mais concreto.

    É a minha opinião.

  • Alex-BH

    Tenho um Corsa Sedan GLS 1.6 16V, e ele é exatamente o que vc disse: MARAVILHOSO! :banana: É difícil sair de um carro desses pra pegar essas babas cheias de plástico dos dias de hoje…:shii: Também tive um XR3:inluv:, outra belezura em termos de conforto:lips:, e um bolinha CLi:cool:, excepcional economia e robustez (mas pouco conforto, rss, porém atendeu perfeitamente às minhas necessidades). Meu próximo carro vai ser um Honda Fit ou Toyota Corolla, USADOS, pois prefiro pagar de 35 a 45mil em um carro seminovo COMPLETO do que 30 e poucos num 1.0 PELADO..

  • VTR2008

    [Comentario #130700 sera citado aqui]

    É simples até hoje metem o pau no C4 VTR pq tem roda 15 de fábrica…mas tem 6 air bags, controle de tração e estabilidade, ABS + AFU..Só que tem roda 15 aí é uma porcaria…se tivesse Roda 17 e não tivesse Air bag e ESP aposto que venderia mais…fazer o q..essa infelizmente é a mentalidade no BR. Abs

  • Livmeup

    E as Wagon?
    Tinhamos mais opções no passado. Hoje, das poucas opções são de um segmento de luxo. Temos ainda a Parati, agora a Spacefox, a Palio não me agrada… A Ford não tem nada depois da Escort SW, assim como a Chevrolet sem a Corsa Wagon. A 207 SW tá mais pra compacto do que Wagon, o Clio no Brasil não ganhou a versão Wagon como na Europa. E a Quantum? A maior na sua época… Hoje, eu preciso de um carro maior, uma Wagon e, optarei pela Mègane GT, mas o preço….

  • Cypress

    [Comentario #130916 sera citado aqui]

    Se você parar para pensar friamente, isso que eu disse não é uma total idiotice como você pensa. Eu não quis dizer que as pessoas têm que gostar de Rock, mas sim que todos precisam ter uma mente contestadora, e não conformista que praticamente todos brasileiros têm. Mesmo você achando uma burrice, eu continuarei dizendo que o estilo musical é totalmente ligado ao desenvolvimento de uma pessoa. O que você escuta diz se você está preocupado com o mundo ao seu redor ou só quer saber de festa e se divertir.

    Em fevereiro veremos mais um carnaval onde serão gastos milhões em fantasias e carros alegóricos, sendo que neste país milhões de pessoas não têm nem o que comer. Será que só pra mim isso é uma irracionalidade?

    “Dada a necessidade citada, e mais o meu ordenado mensal, como posso exigir qualidade, mimos, tecnologia?Assim é o pensamento da maioria dos brasileiros.”
    Aqui está o seu engano, brasileiro nunca foi exigente, sempre foi conformista e festeiro.

    Nós que exigimos carros iguais ao do mercado americano ou europeu somos 0,2% da população, o resto compra 207gambiarra, Astrassauro, Unossauro e sai feliz da vida porque está de carro zero.

    Enfim, a mente dos brasileiros infelizmente não tem mais como ser mudada, devemos nos contentar em sermos governados por um presidente cachaceiro, pagar 10 reais em um pedágio e receber ruas esburacadas e saber que metade do valor do carro que compramos é de impostos. Assim, o povo vai levando no “jeitinho brasileiro”. :saad:

  • Luky

    [Comentario #130650 sera citado aqui]

    Concordo contigo…

    Quase parei de ler o referido “desabafo” no 3º parágrafo, quando vi que o texto não fluía.

    Mas tudo bem. Acho que está dentro da proposta do blog. Afinal, se eu continuo vindo aqui pra ler os textos que já conheço como serão redigidos, é pq ainda assim eles me são interessantes, certo??

  • ALE

    é isso aih cirdam.

    a culpa eh do brasileiro sim
    enquanto ele acha bacana pagar 30mil num gol pelado, 68 mil num civic pelado, aceitar acabamentos porcos como fiesta, aceitar um tapa na cara qndo oferece seu usado o qual depois o revendem colocando 30 % encima doq te pagaram… é, essa carruagem vai muito longe.
    e ainda tem idiota q comprar carro pela marca e defende a unhas a mesma… ótimo e tudo isso é claro, para pagar a 8 anos… enquanto isso vive de aluguel.

    eh sinto falta tb desses tempos q vc citou.
    agora o carro eh um produto, simples e descartável.

  • rafael

    belo post, a mais pura verdade.
    eu como sendo um morador de florianópolis, nesa época de fim de ano
    comprovo o que o amigo escreveu, os gringos estão com carros bem melhores
    do que os nossos.
    deve ser pelo fato que que nos outros paises os impostos não são tão absurdos,
    e não tenha tamtos ladroes no alto escalão.
    mais uma vez parabéns belo post.
    abraços


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