Colunas Etc Governamental/Legal

Coluna NA: regras e leis de trânsito para quê?

carro-auto-escola-aulas-praticas Coluna NA: regras e leis de trânsito para quê?







Lembro como se fosse ontem das aulas da Auto-Escola. As aulas teóricas onde eram poucos os que tinham algum conhecimento sobre trânsito e suas leis e menos ainda os que se candidatavam a responder as perguntas do professor.

Lembro também com certa angústia das aulas de volante. Ficar dando volta no quarteirão a 20 km/h e realizar a baliza sem derrubar o cone. Quem não passou por isso? Se você possui habilitação, com certeza passou por essas duas experiências e para ser aprovado, realizou uma prova final.

O problema é que nem todos lembram do que foi ensinado e muito menos aplicam no dia-a-dia. Quem dirige nas grandes cidades desse país sabe exatamente o que estou falando. As leis de trânsito parecem que não existem. São inúmeras infrações que aos poucos se tornaram comum aos Brasileiros.

Durante meu trajeto ao trabalho, passo por vários cruzamentos onde não existem semáforos e sim a belíssima placa de “Pare”. Porém já presenciei inúmeras vezes essa placa sendo totalmente negligenciada pelos motoristas, causando gravíssimos acidentes. O pior é quando a população se revolta e faz protestos pedindo um semáforo.

Sua real necessidade (organizar e ajudar no andamento do trânsito) foi esquecida. Atualmente ele é utilizado para impedir o avanço dos automóveis no mesmo instante, algo que a placa “Pare” tem como função. Podemos citar aqui inúmeros casos de desrespeito às regras de transito. Não podemos esquecer da faixa de pedestre que também é ignorada por todos nas grandes cidades e os locais de “Proibido Estacionar”.

Por que deixamos chegar nessa situação? Hoje os órgãos de fiscalização têm mais interesse em lucrar do que ensinar o condutor. As multas são aplicadas sem nenhum fundamento, quando poderia ser aplicada uma instrução.

Se analisarmos bem, vamos perceber que não seria necessária multa altíssima ou mesmo meios de tentar flagrar o motorista obtendo lucros altíssimos. Radares eletrônicos com intuito de flagrar o motorista para conseguir multas é um grande exemplo. Eles deveriam ser aplicados para fiscalizar e reduzir acidentes.

Por tudo isso eu me pergunto: “Será que nossos condutores estão preparados para obedecer a sinalização e ser bons motoristas?”

Só o tempo poderá nos dizer.

Cirdan



  • Bernardo

    Na última coluna publicada fiz algumas críticas sobre a qualidade do texto (não o conteúdo) e afins. Não sei se o autor do texto ou os responsáveis pelo site leram minha crítica, o fato é que achei essa coluna muita melhor que a anterior. Mais objetiva sucinta e sem repetir os erros de ortografia e concordância (ok, ainda tem alguns, mas eu sou chato mesmo com esse tipo de coisa :tong: ).

    Enfim, parabéns e continuam melhorando.

    Sobre o conteúdo, concordo totalmente.

    Uma coisa interessante sobre o assunto é que há algum tempo eu li uma matéria sobre um estudo no qual foram removidas quase todas as placas de sinalizações, faixas de pedestre e coisas do gênero em determinada rua movimentada de Londres, o resultado foi uma grande redução no número de acidentes. Será que funcionaria no Brasil? :assob:

    • Bruno Rocha

      Eles tem cultura e ensino. Brasileiro é burro, semianalfabeto e sem educação de ventre.

  • Bernardo

    Esqueci uma vírgula e na verdade eu quis escrever “continuem melhorando”.

    Putz, sou chato mesmo com essas coisas… o.O

  • cheregato

    antes fosse soh nas grandes cidades viu
    em qualqér cidade hoje tah assim
    ninguem respeita nda

    e eles ainda acham q a solução é aumentar o numero de aulas, etc etc etc. . .
    o buraco é mais embaixo pessoal

  • LFSP2

    Não adianta mesmo tantas regras se não existe ninguém para fiscalizá-las, e quando tem, é excessiva, tanto que os radares não estão previnindo acidentes e sim criando indústria de multas em várias cidades. Os condutores brasileiros são uns dos que possuem menos treinos práticos e também uns dos que tem menos conhecimento da sinalização.

  • tiago brito

    eber so uma aqui que não tem nada a ver com o post,no site da gm ja aparece o celta com o novo motor vhce sera que agora vai mesmo??

  • Shadowlord

    [Comentario #134541 sera citado aqui]

    Estive numa concessionária GM aqui em BH ontem, e o vendedor disse que os celtas 09 já virão com este novo motor. A principio sem alteração de preço. É esperar pra ver.

  • Kokokil

    Individualismo + falta de cidadania + ignorância = nosso trânsito

  • vi_recife

    [Comentario #134554 sera citado aqui]

    Concordo integralmente. E ainda tem a praga dos celulares, fones de ouvido, Dvd players que são utilizados com o veiculos em andamento sem parcimonia.

    É aquela história, se as pessoas não jogassem lixo nas ruas não seria necessário gastar recursos publicos com garis e obras de limpeza de galerias. A mesma coisa serve para o transito. Se todos respeitassem, nao seria necessária tanta fiscalização. E depois vem reclamar das prefeituras e governos que instalam radares!

  • Rodrigo

    É, mas tem uma infração que é necessaria, furar sinal vermelho á noite/de madrugada. Não vou ficar parado no meio da rua, de madrugada pra fantasma passar e me arriscar a um assalto.

  • yasu

    Vale lembrar que o Radar só pega quem está acima da velocidade… ou seja se você não anda acima da velocidade o que é ILEGAL não tem o porque achar ruim os radares, é que nem dirigir bebado, todos sabiam que é perigoso, todos sabiam que era ilegal mas depois da lei mais rígida o número de acidente caiu drasticamente, não é mera coincidência.

    Agora lombadas eletrônicas de 40 km/h numa via de até 60 logo atrás de uma ponte aonde ela está escondida eu concordo que é para arrecadar dinheiro, mas radar eletrônico me desculpa não é…. se você teme radar eletrônico é porque anda acima da velocidade e merece ser multado.

  • wotan

    Fico indignado mais ainda com certos caminhoneiros, que são “profissionais do volante”, e comentem as maiores e piores barbaridades no transito.
    Sem contar que os motoqueiros agora criaram uma nova lei: carro de passeio é proibido mudar de faixa de rolamento, penalidade: retrovisor arrancado.
    Em cada esquina do centro tem sempre um abutre marronzinho pra te multar.
    Estamos mesmo Fu… :water:

  • wotan

    [Comentario #134577 sera citado aqui]

    Um dia vi uma mulher quase se perder ao virar uma esquina á direita, com o celular na mao esquerda, ao torcer o braço ela abriu muito a curva quase nos atropelando na calçada, xinguei ela até a quinta geração. :nanao:

  • danilo

    nao sei pq sempre arrumam desculpa para culpar o governo. essa historia de radar eh pra roubar dinheiro (exceto radar escondido eh claro). mas se estao la eh para fiscalizar, pq brasileiro nao respeita nda. sem educacao msm. e n adianta, se n mexer no bolso continua na msm. se ficar so na advertencia, eh capaz de tirar sarro e fazer tudo novamente.

  • Gabriel

    Concordo totalmente, hoje eles querem saber de grana, e não de bons motoristas.
    Pelo menos aqui no DF, tá uma verdadeira frescura, esse DETRAN daqui só tem FDP, e na verdade, esse DETRAN é FDP.
    Porra, hoje em dia além de multas absurdas, você não pode mudar nada em seu carro, tudo tem que passar pela merda da fiscalização desse DETRAN.
    Uma simples suspensão, tem que passar no DETRAN, uma roda grande, tem que passar no DETRAN, um som legal, tem que passar no DETRAN, turbinar o seu carro, tem que passar no DETRAN, DETRAN, DETRAN, DETRAN, DETRAN, e mais DETRAN.
    Daqui a uns dias não vai mais nem poder trocar os PNEUS do carro, sem antes passar na porra do DETRAN.
    Fala sério, essas leis precisam ser revisadas.

    • nara rubia

      concordo com vc Gabriel, tem frescura demais e êxitos de menos, eles deviam se preocupar mais com a segurança de todos, do que com a vida da gente…
      se a porcaria do carro é da gente o que eles têêm a ver com o que fazemos ou deixamos de fazer nele?!
      concordo plenamente com vc, hoje em dia o dinheiro vale mais do que ser ou não um bom motorista!

  • Gabriel

    Ah, esqueci de uma, eles todos aqui andam sem CINTO!
    Um Absurdo.

  • carlostar

    aki em bsb o povo para na faixa…

  • nara rubia

    Bom, eu por exemplo, só tenho quinze anos e leio muito sobre as regras no trânsito, quando eu interar os meus dezeito quero tirar minha carteira e ser umma motorista nota dez :cool: !
    Meu pai diz que eu digo isso só porque nunca passei raiva no trânsito, :wha: , mas lógico que não por isso mesmo que eu estudo tanto sobree este assunto para estar por dentro e depois que eu sou meia barbeira mesmo , e eu não quero continuar assim, vou aprender direitinho pois quando mais aprendizado, melhor… :laugh:
    Bom seria se todos pensassem como eu :!: , bom não que eu tenha o melhor juízoo do mundo mais acho que não é legal trazer risco a vida dos outros… :cool:
    Espero que um dia eu possa ser uma boa motorista :!:
    :smile:!!!!!1

  • marcos

    pq inventam carro com velocidade de 220 km/h aproximadamente?pq não substituem carro movido a gasolina por carros elétricos?É a industria do dinheiro que move tudo isso.


Send this to a friend