Audi Europa Hatches História

Com A3, Audi expandia seus horizontes há 20 anos

audi-a3-historia-7 Com A3, Audi expandia seus horizontes há 20 anos

Há 20 anos, a Audi lançava no mercado mundial uma nova proposta de entrada, um hatchback com duas ou quatro portas, que expandiria os horizontes da marca. O batizado A3, adota uma nova plataforma de motor transversal herdada do Golf de quarta geração, a PQ34.



Com ele, o Audi A3 dividiria não só os custos de desenvolvimento e produção, mas também a linha de montagem, especialmente em São José dos Pinhais/PR, onde começou a ser produzido no começo dos anos 2000. A sensação era a versão 1.8 Turbo com 180 cv. Já o esportivo S3 chegou a ter 225 cv.

audi-a3-historia-1 Com A3, Audi expandia seus horizontes há 20 anos

Inicialmente produzido em Ingolstadt, Alemanha, o Audi A3 abriu uma nova frente no mercado de luxo, onde suas rivais BMW e Mercedes-Benz só dispunham de modelos de faixa acima, não atingindo novos consumidores. O BMW 318Ti ficava longe dessa proposta, enquanto a Mercedes apostou no Classe A.

Com exceção da BMW, a Mercedes-Benz – assim como a Audi – acreditou no mercado brasileiro e trouxe o Classe A para Juiz de Fora/MG. Assim como o A3, aqui era o único local fora da Alemanha onde era feito, apesar de ter sido montado posteriormente na Tailândia. Aqui, essa geração durou mais três anos.

audi-a3-historia-6 Com A3, Audi expandia seus horizontes há 20 anos

Evolução

Em 2003, a Europa conhecia a segunda geração do Audi A3, que duraria 10 anos e traria mudanças significativas no projeto original do hatchback. O modelo cresceu, ganhando uma versão quatro portas maior que a duas portas, sendo conhecida como Sportback.

Com a plataforma PQ35 veio a versão conversível e maior entre eixos – 2,57 m contra 2,51 m – além da insana versão VR6 3.2 de 250 cv. Nessa geração, o A3 viu nascer o RS3, bólido que atingiu 340 cv com o motor cinco cilindros 2.5 TFSI. Também foi nessa geração que a Audi – e toda a VW – se enrolou com o EA198 2.0 TDI, motor diesel que viria a ser o pivô do Dieselgate.

audi-a3-historia-5 Com A3, Audi expandia seus horizontes há 20 anos

Por aqui, a segunda geração chegou somente importada, visto que a geração anterior continuou em produção regular até 2006. Enquanto a primeira geração do Audi A3 estreou a tração integral Haldex (versão Quattro), a segunda ganhou o câmbio de dupla embreagem S tronic. Foi feito na Alemanha, Hungria, Bélgica e Indonésia.

audi-a3-historia-8 Com A3, Audi expandia seus horizontes há 20 anos

Família A3

Com o surgimento da plataforma modular MQB, o Audi A3 teve a primazia de inaugurar a nova arquitetura, que reduziu os custos de produção de desenvolvimento do grupo Volkswagen. O lançamento ocorreu em 2012 e de lá para cá, o hatch duas portas ganhou a opção quatro portas Sportback, o conversível e mais recentemente, o inédito A3 Sedan.

Este último completou a família que o A3 nunca teve. A produção foi expandida para China e Índia, além da Alemanha e Hungria. A terceira geração do A3 retornou o modelo ao Brasil, mas apenas na versão sedã, igualmente em conjunto com o Golf mais recente.

audi-a3-historia-9 Com A3, Audi expandia seus horizontes há 20 anos

O Audi A3 “MQB” ganhou versão S3 com 300 cv e RS3 com o tradicional cinco cilindros 2.5 TFSI de 367 cv. O modelo também ganhou versão movida por gasolina sintética de produção da própria Audi, bem como a versão híbrida plug-in e-tron.

Ao longo desse período, o Audi A3 incitou a concorrência premium germânica ao combate aberto. A BMW sacou o Série 1, enquanto a Mercedes-Benz decidiu jogar um jogo semelhante com o Novo Classe A, que passou a ser um hatchback de fato, já que antes não passava de uma minivan (nas duas gerações que existiram).

audi-a3-e-tron2 Com A3, Audi expandia seus horizontes há 20 anos

Mais recentemente, a BMW apresentou o Série 1 Sedan, destinado a bater de frente com o A3 Sedan. Já o Mercedes CLA é maior e tem estilo cupê quatro portas ao invés de sedã tradicional. No entanto, compete em preço com os outros dois. Com eles no páreo, mais o Volvo V40, Lexus CT200h e Infiniti Q30, o A3 não tem vida fácil, mas aos 20 anos, o ex-produto de acesso da Audi ainda tem armas para continuar a luta entre os hatches premium.

Audi A3 – Galeria de fotos

Agradecimentos ao Sobrinho.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend