Europa Montadoras/Fábricas SUVs

Com Brexit, Aston Martin deixa medo de lado e inaugura fábrica do DBX

Com Brexit, Aston Martin deixa medo de lado e inaugura fábrica do DBX

O Brexit está promovendo um êxodo histórico na indústria automotiva britânica, com fabricantes cancelando investimentos, transferindo produção e fechando fábricas, com demissão de milhares de pessoas. Apesar das nuvens negras sobre a Grã-Bretanha, a Aston Martin rema na contramão e deixa o medo do futuro de lado.


O fabricante de esportivos de Gaydon agora tem uma segunda fábrica no Reino Unido. Em St Athan, País de Gales, a Aston Martin inaugurou uma fábrica dedicada à produção do SUV esportivo DBX. O feito é significativo não só pelo produto, mas pelo contexto político atual, onde o país sofre com incertezas sobre o futuro.

O local escolhido é uma área de 90 acres que pertence originalmente ao Ministério de Defesa britânico. A Aston Martin agora segue a tendência global de ascensão dos utilitários esportivos, produzindo em Gales um carro impensável há poucos anos. Gaydon continuará responsável pelos demais carros da marca e da Lagonda.

Com Brexit, Aston Martin deixa medo de lado e inaugura fábrica do DBX


St Athan deverá produzir anualmente 14.000 unidades do Aston Martin DBX, que por ora roda apenas camuflado, mas com as formas finais bem nítidas sob os adesivos. Andy Palmer, CEO da empresa, diz: “Este é um momento emocionante para o Aston Martin Lagonda. Nossa segunda fábrica de luxo está produzindo carros e está pronta para entrar em plena produção no primeiro semestre de 2020 “.

Com porte médio, o primeiro SUV da Aston Martin está sendo testado em estradas de Gales, no Círculo Polar Ártico e em Nürburgring. O DBX deverá utilizar um V8 de origem AMG, mas se espera por versões híbridas plug-in e também um V12 na versão mais cara, o que deve surpreender em performance com um motor tão grande para seu porte.

Obviamente com tração nas quatro rodas, o Aston Martin DBX deverá bater de frente com bólidos de alta performance e preço igualmente elevado, tais como Lamborghini Urus e Ferrari Purosangue.

Com Brexit, Aston Martin deixa medo de lado e inaugura fábrica do DBX
Nota média 5 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Bruno Silva

    O maior pecado dos Aston hj é o interior, não são nem esportivos nem luxuosos, é a maior reclamação das avaliações. Esse DBX entrará num segmento muito forte, se a montadora britânica der mole, vai ser engolida.

  • th!nk.t4nk

    A Aston Martin já tinha feito o investimento na nova fábrica antes do Brexit. Hoje creio que iriam segurar a grana por mais um tempo ou optar por montar o carro na Holanda, ou Irlanda, Bélgica, etc. Mesmo sendo modelos de nicho, tem um impacto considerável ficar de fora da UE (que é justamente o principal mercado da AM), seja por um possível imposto de exportaçao, seja por regulaçoes diversas.

  • Luiz Felipe S. Silva

    Talvez pela grade, talvez pelo formato da carroceria, mas achei q era o novo Escape/Kuga.
    Não entrando no mérito de aspectos técnicos ou qualidade dinâmica.

  • Mr Tony

    De frente parece que tá chorando…. kkk. Quem diria, até Auston Martin com crise de design…

    • Klaus Nickel

      chorando por causa do Brexit

    • Ⓜ️arcelo

      Ta parecendo suv nutela mesmo

  • Cromo

    Interessante seria colocar o motor na frente, V8 ou V12, e o câmbio na traseira. Não conheço nenhum SUV assim.

  • AM vai fabricar Ford KA agora?

    • Geruzzus Filho

      Hehehehe… agora eu ri alto. Impossível não ver um KA… olhando para esse outro KA! rsrsrs…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email