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Com estreia no Uruguai em 2020, Novo 208 leva 4 estrelas no Euro NCAP

Com estreia no Uruguai em 2020, Novo 208 leva 4 estrelas no Euro NCAP

O Novo Peugeot 208 estreia no Mercosul em setembro de 2020, começando pelo mercado uruguaio, de acordo com o site local Autoblog. O hatch compacto da PSA será exatamente igual ao modelo europeu, que foi testado recentemente pelo Euro NCAP e, de certa forma, decepcionou por não ter alcançado as 5 estrelas máximas do teste de segurança.


O Novo 208 teve bons resultados estruturais na carroceria, feita sobre a plataforma modular CMP, que passará a ser feita também no Brasil. O compacto da Peugeot teve 91% de proteção para adultos e 86% para crianças, indicando que o produto tem um bom nível de segurança interna.

Com estreia no Uruguai em 2020, Novo 208 leva 4 estrelas no Euro NCAP

Além disso, teve 71% de nível de proteção assegurado por sistemas de segurança instalados no veículo, o que também não é de todo ruim. Porém, o que levou a quinta estrela do Novo Peugeot 208 foi a proteção contra pedestres.


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Nos testes de impacto simulando o carro colidindo contra uma pessoa, os resultados apontaram para apenas 56% de proteção, o que é um nível baixo de acordo com os critérios do Euro NCAP. No modelo anterior, testado em 2012, ele obteve 61% de proteção e, na época, obteve 5 estrelas.

O resultado expirou em janeiro de 2019, quando a classificação ficou mais rigorosa de modo geral.

O Novo Peugeot 208 será fabricado em El Palomar, Argentina, de onde deve sair com motores 1.2 Puretech com ou sem turbo, indo assim de 82 cavalos até pelo menos 130 cavalos, dependendo da proposta da marca para a região.

Com estreia no Uruguai em 2020, Novo 208 leva 4 estrelas no Euro NCAP

O compacto estreia primeiro no Uruguai e nos meses seguintes deverá chegar aos mercados de Argentina e Brasil, ficando acima do modelo atual inicialmente, segundo se comenta no mercado.

CMP

Quanto ao Brasil, a PSA confirma a mesma plataforma CMP para Porto Real-RJ, onde o chamado projeto Smart Car pretende desenvolver produtos específicos para a região, embora pelo menos três deles deverão ser europeus: Novo 208, Novo 2008 e DS3 Crossback. Este último é dito pela imprensa argentina que será feito por lá.

Com estreia no Uruguai em 2020, Novo 208 leva 4 estrelas no Euro NCAP

Isso porque ainda temos os produtos da Citroën. A PSA indicou que a CMP pode fazer modelos hatch, sedã e SUV. No projeto da plataforma, as medidas de referência apontam para hatches de até 4,26 m e sedã com até 4,59 m, ambos com 2,65 m de entre eixos. O SUV também tem a mesma base e até 4,37 m de comprimento, o Novo 2008 mede 4,30 m.

Então, existem muitas possibilidades, especialmente para Citroën, para obter produtos diferenciados por aqui. Com a concorrência acirrada e boa recepção do mercado para novos sedãs compactos, pelo menos um produto da PSA poderia ter bons resultados. No momento, o único sedã do grupo é o médio C4 Lounge.

Com estreia no Uruguai em 2020, Novo 208 leva 4 estrelas no Euro NCAP
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • dallebu

    Uai, perdeu a quinta estrela por causa da proteção para pedestres? Estranho a Peugeot ter escorregado nesse quesito…

  • Mr Tony

    Po, falavam no primeiro trimestre de 2020… Onix vai nadar de braçada mesmo!

    • dallebu

      Não acho que sejam concorrentes 100% diretos, mas só em partes. O 208 me parece bem mais sofisticado, até mais que o Polo. Deve começar em 55~57K e chegar nos 80K, com as versões intermediárias ao redor dos 67~70.000, preço das versões de topo do Onix.

  • th!nk.t4nk

    Que escorregada, Peugeot. Faltou botar um pouco mais de dinheiro em P&D aí.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Daqui a pouco os carros terão que ter colchões infláveis saindo pelo capo. Vai chegar um momento que as regras serão tantas, que os carros para atenderem a tudo, terão formato de bolha, bola…

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Volvo já tem air-bag de pedestre a muito tempo , a primeira reportagem que vi deles era de 2012-2013, acho que no V40

      • Murilo Soares de O. Filho

        Mas isso faz parte do DNA da Volvo.

      • G E O

        Mas abandonaram, tanto que as novas gerações não tem mais.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    208 com passageiros adultos no banco de trás, já é um avanço, só faltou um colchão inflável que se estende na rua para minimiza o impacto em pedestres..

  • Chap

    91% de proteção para os ocupantes frontais e não leva 5 estrelas. Enquanto aqui um carrinho de projeto xing ling que obteve apenas 72% levou… Tá virando uma palhaçada. Essas estrelas deveriam ser abolidas e passarem a classificar os carros somente pela pontuação.
    Sei que as estrelinhas é pelo “conjunto da obra” mas existem preocupações que mais importantes que outras na segurança de um carro e a principal delas é quanto a segurança do impacto frontal para os ocupantes da frente.

    • Dario Lemos

      Por isso mesmo passei a dar mais importância à pontuação, eu nem ligo mais para as estrelinhas.

    • LL

      Carros matam dentro e fora tá…

      • Chap

        O ensaio de atropelamento é feito a 40 km/h. As discrepâncias dos resultados de um carro da atualidade para outro nessa velocidade são mínimas e se fizessem os testes a velocidades maiores do que 40 km/h veriam que não haveria carro que pudesse salvar um pedestre do atropelamento.

        • LL

          Não são tão minimas senão ele não teria ficado com 4 estrelas considerando o restante da pontuação, correto??? o teste e feito nessa velocidade por algum motivo, o protocolo deve ser feito com base em alguma coisa, não? pensando assim, não precisaria ter impacto frontal, se bater de frente com um caminhão a morte e certa…

          • th!nk.t4nk

            No Brasil é cada um por si. Se o pedestre morre, azar, “cuido do meu”. Nao é essa a mentalidade?

            • LL

              Assim mesmo… e quanto maior o carro mais poderoso..,

            • É pq realmente a frota de carros na Alemanha que é considerada com 10 anos de idade é realmente mais segura que o 208…

              Que o pensamento ambiental qdo falamos de diesel tbm é realmente um pensamneto coletivo….

              Ficou bem claro que o rapaz que comentou, citou que a nota de quem está dentro do carro foi mto boa e achou estranho pelo fato de ter tido um peso maior a pontuação de pedestre para não ter as 5 estrelas. E não que isso seria indiferente. Caso contrário, eu posso citar N coisas que ue citei acima.

    • Paulo Lustosa

      Diferença que atropelar um pedestre a 40 por hora dependendo do impacto, mata a pessoa, isso se não deixar paraplégica.

  • Chap

    A Peugeot se verá forçada a lançar um facelift num espaço extremamente curto de tempo ou colocarão airbag no capô para receberem a 5ª estrela. É muito improvável que deixarão o modelo que acabou de ser lançado dessa forma, tendo repercussão negativa no mercado mais exigente do mundo que é o europeu.

  • Eu não deixaria de comprar um carro 5 estrelas para proteção dos ocupantes só porque recebeu 1 estrela de desconto na proteção do pedestre. A classificação de segurança para pedestres deveria ser uma pontuação à parte. Isso evitaria distorções como: um carro altamente seguro para os ocupantes receber uma penalização forte devido à uma proteção baixa para pedestres, enquanto um carro com classificação inferior para os ocupantes recebe uma nota alta para pedestres, ficando com média geral superior ao primeiro carro.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Como sempre, resultados controversos…acho que a 5ª estrela não veio por não ser patrocinado o teste.

    • th!nk.t4nk

      Na Europa se você atropela um pedestre, você é totalmente responsável por ele. Ou seja, quanto maior o dano ao pedestre, pior pro motorista também. Você tem que arcar com fisioterapia, hospital, etc. E se o cara ficar paraplégico, vai ter que pagar pensão pro sujeito pro resto da vida. É importantíssimo que o carro tenha boa proteçao a pedestres, pois eles fazem parte do trânsito, e nao devem ser vistos jamais como uma coisa à parte.

      • Ou seja, os ecoxiitas burocratas europeus não querem que a população tenham o direito de ter carro de jeito nenhum.

      • Saiba que no Brasil é assim tbm.

        Não a toa, até qdo o motoqueiro causa um acidente, o motorista corre o risco de ter o prejuizo saindo dele.

    • Davi Millan

      Nisso eu acho a classificação do Latin NCAP melhor que no Euro. Aqui ele receberia as 5 estrelas, mas não ficaria com o Advanced Awards.

  • tiago

    As estrelas são uma forma de entregar as informações “mastigadas”. O problema é que ninguém se aprofunda para saber os porquês das notas.

  • andrei petreira

    91% de proteção para os ocupantes da frente, para mim esta aprovado no quesito segurança.

  • Marcelo Braga

    Li em outro site que teria sido a falta do encosto de cabeça para o passageiro do meio no banco de trás.

  • fsjal

    aqui vai tirar 5 estrelas brincando

    • Retrato do Papai

      não se esqueça que o nosso 208 até hoje sequer tem as barras laterais (assim como todos os outros modelos que saem da mesma fábrica), além de ter tirado pífias 2*, enquanto no euro ele havia ficado com 5*… vamos ver se a pug vai manter essa estratégia porca

      • Quero acreditar que o 208 novo seja melhorado diante de seus rivais diretos. Pq caso a empresa continue com esses cortes, o carro pode ser maravilhoso, vai perder vendas.

      • fsjal

        Se repetirem a burrada já vão sair atrás dos principais concorrentes, que é o Polo e o Onix.

        Se tratando da Peugeot eu espero qualquer coisa… até a manutenção no motor 1.6 16v em detrimento ao 1.2 turbo

  • Marcus Vinicius

    Primeiro CMP Fluminense deve ser o novo SUV 2008

    • Mr Tony

      Tomara!

  • cepereira2006

    Resta saber se, chegando aqui, vão esculhambar com a segurança do carro todo para reduzir custos, como fizeram com o 208, que retiraram até as barras de proteção laterais das portas, coisa que até o meu antigo Corsa tinha na década de 90.

    • Retrato do Papai

      quem diria que o “todo phoderoso ultra mega blaster” 208 se tornaria menos seguro que o (antes conhecido como) zeronix, 2* vs 3* no onix antigo

  • bem melhor sem aquele contorno preto

  • LL

    Lendo aqui os comentários a gente percebe o pq do brasil estar nessa situação, a revolta das 4 estrelas por causa dos pedestres…tipo, fod%-se os pedestres né? só importa quem ta dentro…

    • A avaliação de segurança dos pedestres é válida, todavia, assim como a avaliação de crianças, ela deveria ser uma pontuação a parte em estrelas. Não faz sentido estar embutida na proteção veicular como um todo.

      • th!nk.t4nk

        Antigamente era esse o pensamento. Mas felizmente isso mudou. O pedestre também é parte do trânsito, e tem papel no seu deslocamento diário. É graças a esse novo rigor do Euro NCAP que o tráfego está se tornando mais seguro a cada ano. Uma pena que no Brasil essa visão ainda não tenha chegado e a segurança seja vista de forma individualista.

        • Se avaliam a proteção para crianças separadamente, afinal, pq raios seria justo a avaliação da proteção do pedestre como parte da avaliação de integridade do carro e de proteção dos adultos?
          É correto avaliar a proteção para pedestres, mas está errado em ser dentro dos parâmetros da proteção para adultos e integridade do carro.

  • Felipe

    Entre os compactos avaliados pelo padrão novo (34 pontos máximos), as notas obtidas ficam assim (proteção ao motorista):
    Polo (4 airbags) 32.13
    Onix Plus (6 airbags) 28,34
    Yaris 26.99
    Argo 24.41
    Kwid (4 airbags) 22.85
    Etios 22.85
    Ka 22.83
    Onix 20.24
    March 20.11
    208 18.27
    Sandero 18.27
    Palio 2016 18.09

  • FREDRED

    Muito bem PSA, año que vem eu compro o 208 puretech turbo.

  • Francisco Vieira de Bem

    Esqueceram de fazer o teste de auto-combustão hidráulica.

  • Davi Millan

    No Latin NCAP ele levaria as 5 estrelas, mas não pegaria o Advanced Awards.
    Isso se durante a tropicalização não resolvam tirar alguns itens… tipo a barra de proteção lateral…

  • Rafael Pereira da Silva

    Estranho a Peugeot não ter lançado o 301 aqui no Brasil. O C4 Lounge deveria ter sido lançado mais simplicificado para disputar mercado com o Cronos, por exemplo, se chamando C3 lounge, seria mais rentável.

    • Paulo Lustosa

      C4 Lounge é muito pesado e grande pra ser simplificado a ponto de concorrer com Cronos, Virtus e companhia.

  • Ricardo Silva

    Vixe, estava cogitando um 208 ou 2008, mas já tem nova versão para o ano que bem, será que é uma boa ainda?

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