Automobilismo China F1

Com Hamilton vencendo o GP da China, decisão vai para Interlagos

gp-china-2008-xangai-hamilton-vence Com Hamilton vencendo o GP da China, decisão vai para Interlagos







Mais uma vez a decisão do campeonato mundial de F1 fica para a última corrida, em Interlagos. Não poderia ser melhor para os organizadores e patrocinadores do circo. Parece que tudo aconteceu de maneira planejada para um final de temporada emocionante.

Hoje tivemos o GP da China, em Xangai, e o vencedor foi Lewis Hamilton, seguido de Felipe Massa. O melhor é que tivesse sido o contrário, pois com esse resultado a distância entre Hamilton e Massa aumenta um pouco, chegando a sete pontos.

Agora só mesmo um milagre para Massa ser campeão. Se Hamilton chegar pelo menos em quinto lugar em Interlagos, não há o que Massa possa fazer para tirar-lhe o título.

Pelo menos o bom é vermos um brasileiro brigar de verdade pelo título, depois de tantos anos e anos. Em 2002 e 2004 Rubens Barrichello foi vice, mas sem chances reais de ser o primeiro.

Massa teria que vencer o GP do Brasil, no dia 2 de novembro, e torcer para que o Hamilton ficasse em sexto ou pior. Na corrida de hoje, Lewis Hamilton não teve problemas para vencer. Ele fez uma boa largada e apenas administrou o resultado.

O interessante foi ver Kimi Raikkonen, ceder a posição para Massa, faltando apenas sete voltas para o final da corrida, para ajudar o brasileiro.

Confira a classificação da prova:

1 – Lewis Hamilton (ING/Mclaren) – 1h31m57s403
2 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 14s925
3 – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 16s445
4 – Fernando Alonso (ESP/Renault) – a 18s370
5 – Nick Heidfeld (ALE/BMW) – a 28s923
6 – Robert Kubica (POL/BMW) – a 33s219
7 – Timo Glock (ALE/Toyota) – a 41s722
8 – Nelsinho Piquet (BRA/Renault) a 56s645
9 – Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) – a 1m04s339
10 – David Coulthard (ESC/Red Bull) – a 1m14s842
11 – Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a 1m25s061
12 – Kazuki Nakajima (JAP/Williams) – a 1m30s847
13 – Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) – a 1m31s457
14 – Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 1m32s422
15 – Nico Rosberg (ALE/Williams) – a uma volta
16 – Jenson Button (ING/Honda) – a uma volta
17 – Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) – a uma volta

Não completaram:

Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Jarno Trulli (ITA/Toyota)

[Fonte: Terra]



  • JDFortuna

    O Massa até merece o título, mas não dá pra dizer o Hamilton não mereça.

    Toda sorte ao Massa, mas o pensamento realmente é de não deixar a própria Ferrari minar seu título.

    O Galvão falou sobre o “motor único”, dizendo será mais um projeto padrão onde as fabricantes construam seus motores.

    De qualquer forma é bizarro, isso. F1 tem que ser o TOP do desenvilmento. Limitar, até faz parte, não andamos só com carros sport e tem que olhar pela segurança também.

    Duas coisas anteriores não poderiam ter acontecido: Limitar à uma marca de pneus, tinha é que abrir pra outras; e a cilindrada de 2400cm³ que colocou todos os motores com 8 cilindros. Que na verdade são os motores V10 com menos dois cilindros. Era muito mais interessante V8 contra V10 e até V12… Que pena.

  • JDFortuna

    *minar o título do ano que vem.

    Pirelli, Continental, Goodyear, Dunlop, Yokohama, … muitas marcas além de Bridgestone/Firestone e Michelin.

  • D.Lobo

    Se o Massa precisa de um milagre para ser campeão, então que venha o milagre pq o Kra bem q tá merecendo, o Hamilton tbm merece mas eu sou brasileiro e sou tbm otimista até o fim :clapp: :clapp:
    Vai lá Felipe, faça a sua parte :cool: :cool: :cool:

  • thiagocatar

    pra mim acho que o hamilton vai fazer que nem ano passado…amarela no final do campeonato, só falta o massa ser 110% perfeito :batman:

  • Giovanni

    O Hamilton é um insuportável, além de ser o cara mais falso e convencido que já pilotou na F1. Aqui no Brasil muita gente o admira, mas lá fora a maioria tem asco do estilo do britânico. Na verdade ele ganhando ou não, continuará com a moral baixíssima, o que não interessa a ninguém numa competição dessas. É por isso que o mundo todo está torcendo pelo Massa, não porque ele necessariamente mereça, mas porque não acreditam que Hamilton mereça levar esta. E sinceramente, também creio que não. Não é só braço que faz um piloto de sucesso, como Senna e tantos outros já puderam comprovar. E que tenhamos logo o Alonso de volta a uma equipe competitiva, aí a “casa cai” pro Hamilton :blink:

  • Rafa_Gueiros

    Acho F1 um tédio.

    So boring…

  • Diego Nascimento

    Acho F1 um tédio.[2]

  • Gagliotti

    Não estou certo, mas no momento da entrega do trofeu para Hamilton, o trofeu começou a desmanchar?
    Aonde será que foi feito aquele trofeu? Será que foi na China?
    E estamos prestes a receber varios autos de fabricantes chineses, o que nós brasileiros fizemos para merecer este governo que só pensa em impostos?

  • LFSP2

    Acho que o Hemilton ganha, exceto se amarelar de novo.
    Mas se quiserem saber porque o Felipe está atrás e tem menos chances, esta lista esclarece.
    Pontos perdidos por Felipe Massa:
    Roda no GP da Malásia quando estava em 2º: 8 pontos perdidos.
    Ferrari erra o prognóstico em Monaco(acharam que ia chover): 4 pontos perdidos.
    No Canadá, o combustível não saiu no primeiro pit de Felipe, ele que podia ter chegado em segundo, ficou em quinto: 4 pontos perdidos.
    Motor quebra na Hungira: 10 pontos perdidos.
    Ferrari erra no pit stop em Cingapura: 10 pontos perdidos.
    Total:36 pontos perdidos por causa de erros dele(1 vez), por azar(1 vez) e principalmente por causa da Ferrari(3 vezes).

  • Anderson Puff

    Sou torcedor do BRASIL, estou torcendo muito para o Massa, só que as cagadas do Hamilton não chegam nem perto das cagadas da Ferrari/Massa neste ano, então nada mais justo que o titulo seja daquele que cometeu erros, mas deu mais show durante o ano todo, Só um milagre dá titulo a Massa e a Mclaren não vai perder este titulo por nada.

    GP Brasil vai ser
    1 – Massa
    2 – Kimmi
    3 – Hamilton (Campeão)

    Ou seja, a Ferrari/Massa vai ser perfeita, pena que só agora quando já não adiante mais nada.

    Quem quiser ser ufanista e ir na onda do Galvão achando que dá pra virar, boa sorte, eu prefiro ver a realidade, se o milagre vier vou vibrar muito

  • Kokokil

    A F1 ATUAL É REALMENTE MUITO CHATA.
    PARA QUE VIU FITTIPALDI, STEWART, LAUDA,
    PIQUET, PROST, SENNA, COM CARROS RELATIVAMENTE
    EQUILIBRADOS, COM ULTRAPASSAGENS EMOCIONANTES,
    NÃO SUPORTA ESSA CHATISSE ATUAL.

  • Andersound_sp

    Corrida chata (Pior do ano) + horário de verão + chuva = :censor: + :zzz:

    Só milagre o Zaca ganha este título, se não fosse as duas primeiras corridas do ano que ele errou e os erros da Ferrari, ele já teria sido campeão no Japão.

    Se o Hamilton for campeão, vai valer de castigo p/ Ferrari

    :angre:

  • Diguinho

    Eu sou Brasileiro mas eu acho q ninguem tira essa do Lewis Hamilton naum viu, a bagaçêra começou la em singapura, com aquela mangueira do combustivel q quebrou com o massa né

  • fr_amaral

    Vou ver minha primeira corrida de F1 ao vivo em interlagos esse ano!
    Mais ta dificil pra Massa, só a tres coisas que pode salvar ele:
    O Hamilton bater.
    A McLaren errar.
    Ou um milagre.
    É, to vendo que dos 10% de chances de uma coisa daí de cima acontecer, 3,5% é de Hamilton bater, 2,5 da Mc Laren errar e 4% de acontecer um milagre.

  • JDFortuna

    Última oportunidade do Rubinho fazer algo que preste. Mas é capaz de errar o carro do Hamilton. A Ferrari continua precisando não errar e o Massa TEM de chegar em segundo, pelo menos.

  • Perneta

    Eu torço mesmo pro Hamilton e acho que se tivessem mais uns 10 FDP que nem ele a F1 seria muito mais interessante. A FIA é culpada por ficar segurando as rédeas dos pilotos tornando as corridas chatas.

  • renato

    [Comentario #111105 sera citado aqui]

    é isso aí mm, ele dá espetáculo. os brazucas aí ficam chorando pq o cara põe o zacarias no bolso, no bolso!!! o zaca não pilota nem a metade do q o neguinho pilota.
    melhor q os dois é o alonso ainda.

  • peterson

    ñ gosto do massa nem do luis amiltom qria q ganhase o alonso esse sim o melhor piloto da categoria axo q o ùnico jeito do massa levar essa é o kimi acertar o carro do amiltom :clown: :clown:

  • peterson

    eu ñ gosto do massa nem do luis amiltom qria q o alonso fosse o campeão esse sim o melhor piloto da categoria acho q a única chance do massa é o kimi tomar umas caipirinhas antes da corrida e acertar o carro do amiltom :clown: :clown: :clown:

  • fr_amaral

    [Comentario #111115 sera citado aqui]

    É mesmo, ou é isso ou ele bate sozinho mesmo! :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

    Quer dizer, ja que o Rubinho nao faz nada mesmo, manda ele bater no Hamilton e ajudar o Brasil! :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • Já vi corridas chatas na F1, mas acho que essa barrou todas! Não houve um segundo sequer de emoção em parte nenhuma da corrida. Acordei de madrugada pra assistir, dormi na metade e acordei perto do fim, para ver que nada tinha mudado. Inocente que sou, fui assitir o VT depois no Sportv só para desecobrir que eu estava certo: a corrida foi um saco mesmo.

    Torço pelo massa, acho que seria uma vitória de campeonato emocionante. Mas Hamilton também merece o título sim. O cara pode ser meio egocêntrico (lançar uma autobiografia com a idade dele… pior que isso só o livro do Parreira em 2006), meio antipático e meio imaturo mas é fato, ele é muito rápido. E fórmula 1 é isso, o mais rápido vence. Se ele vai se utilizar de estratégia ou de velocidade nua e crua, isso depende dos talentos do piloto e da equipe.

    Mas que a corrida foi chata, foi :tong:


Send this to a friend