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Com hatch, Toyota fecha dupla nova Yaris que chega ao Brasil em 2018

toyota-yaris-2018-tailandia-1 Com hatch, Toyota fecha dupla nova Yaris que chega ao Brasil em 2018

Muito se fala no Brasil sobre a chegada de novos produtos da Toyota no mercado brasileiro. Os mais esperados são o crossover híbrido C-HR e a dupla de compactos Yaris e Yaris Ativ. Este último surgiu como um facelift da geração atual e chamou a atenção do mundo com seu visual agressivo. O segundo chegou recentemente e já com o mesmo estilo do modelo três volumes.



Embora não pareçam visualmente os mais atraentes dessa geração do Yaris para mercados emergentes, visto que existe na França o Yaris europeu, fiel ao modelo anterior, os novos compactos chegam com passaporte para diversos mercados da Ásia, mas também com um novo destino: Brasil. A dupla deve desembarcar por aqui até o final do ano que vem.

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O motivo é simples, a Toyota quer um produto para brigar com Onix, HB20, Argo e o Novo Polo. Atualmente, o mercado brasileiro passa por uma mudança na estratégia dos carros compactos. Sai o chamado “compacto premium” e entra um novo carro, único, que busca desde o consumidor de primeira viagem até aquele que já é cliente da marca e decidiu manter-se no segmento de carros pequenos. Essa unificação, eliminando em parte modelos de entrada, faz com que já tenhamos até uma faixa de preço para sua atuação de forma competitiva: R$ 50.000 a R$ 75.000. Estando por aí, é sinal de boas vendas.

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Mas para chegar a isso, o mercado desenha um compacto que é de baixo custo como o de entrada, mas agrega elementos estéticos que ampliam a qualidade percebida e equipamentos que antes estavam apenas nos extintos “premium” ou mesmo no segmento médio. Então, estes novos compactos precisam mostrar que são mais luxuosos, embora custem pouco mais do que os que substitui. É aí que o Etios fracassa redondamente. O compacto não passa a impressão de qualidade e seu estilo remete extremamente ao corte de custos. E isso o cliente desse segmento não quer.

Por isso, a dupla de Yaris chegará com um pacote mais generoso em termos de equipamento, segurança e eficiência energética. A Toyota é extremamente conservadora em muitos aspectos, mas como se vê no Novo Yaris da Tailândia, LEDs diurnos deverão fazer parte do pacote. Estão na moda e são úteis para reforçar a imagem de produto “premium”. Por lá, as lanternas podem ter LEDs também, o que poderia ocorrer aqui também.

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O Toyota Yaris 2018 tem faróis duplos com detalhes cromados, assim como um para-choque com cortes bem acentuados que reforçam esse estilo bem característico dos carros asiáticos. A grade superior é pequena e coloca o logotipo da Toyota em evidência, enquanto a inferior é enorme. Colunas C em preto são uma marca do modelo, que conta também com maçanetas cromadas e lanternas duplas bipartidas pela tampa do bagageiro. O conjunto ótico lembra muito o Auris europeu.

Por dentro, o Toyota Yaris 2018 apresenta um ambiente totalmente novo em relação ao modelo anterior, que foi exibido no Salão de Buenos Aires (confira aqui o vídeo de impressões do hatch), ganhando um painel com linhas mais sofisticadas, excluindo até a tampa do airbag do passageiro, nítida na versão vendida na Argentina. A multimídia é mais moderna e o ar-condicionado é automático e digital. A instrumentação também é nova e bem semelhante em aspecto ao do Corolla. O volante é o mesmo do Etios e o compacto tem direito a partida por botão.

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Falando em equipamentos, o Toyota Yaris 2018 não fica devendo muito para o Corolla, pelo menos em termos de segurança, sendo equipado com sete airbags e controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. Um pacote assim no Brasil significaria coloca-lo em destaque diante dos concorrentes. Lá eles têm uma versão aventureira, que pode não chegar, já que o Etios Cross deve permanecer por mais algum tempo junto com o hatch atual, assim como o sedã, mas em versões simplificadas.

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Fora isso, Toyota Yaris 2018 tem motor 1.2 de 86 cv e fracos 11 kgfm. Mas, aqui deve aproveitar o bom 1.3 usado no Etios e o 1.5 já existente, melhorados ainda mais, quem sabe. O câmbio automático de quatro marchas deve dar adeus em prol do CVT, usado na Tailândia e também em nosso Corolla. No sedã, o 1.3 deve ficar de fora assim como no Etios Sedan. Como se vê, essa dupla da Toyota pode fazer muita diferença para a marca nos próximos anos, especialmente quando surgir a nova geração TNGA.

Toyota Yaris e Yaris Ativ 2018 – Galeria de fotos

Agradecimentos ao Luan Borgho.

  • Marcio Mendes

    E que venham nessas cores! O mundo é colorido!

  • Felipe Gonçalves

    Beleza é muito subjetivo e eu particularmente não gostei, porém vai chegar ao Brasil, caro e pelado e ainda assim irá vender muito.

    • th!nk.t4nk

      Esse Yaris sedan pediu pra nascer feio e entrou 2x na fila.

      • Hendel Marques

        Achei feio, mas não dói tanto quanto o Etios.

      • Franco da Silva

        Não entendo como a área de design da Toyota não adota os conceitos da gestão da empresa. Tudo é exagerado e excessivo no visual desses modelos. Muito recorte, muito vinco, grades enormes…

    • Gustavogm

      Esses carros da Toyota é um mais feio que o outros. Deveriam demitir o chefe de design pra ontem.

  • Lucas086

    Ledo engano dizer que vai disputar com Hb20, argo e polo… ai vem pra pegar City e Fit, começando nos 70 e indo até os 100, onde a Toyota pode ainda aumentar o Gli pra 100… nunca confio nessas japonesas em questão de preço.

    • Kiyoshi Yamashiro

      Com certeza, se o Etios já encosta nos 70 mil, o Yaris não vai ser mais barato

      • Pedro154

        Para isso, basta matar as versões completas do Etios, que abre espaço na faixa dos 60 mil para o Yaris.

        • Andre Cupertino

          Vc acha que a Toyota quer isso?

        • Eduardo

          Vai matar o platinum do Etios, acho que só esse.

    • Ducar Carros

      Vai concorrer com Polo/Virtus sim, mas concordo que HB20 e Argo (e seus sedãs) estão abaixo.

      • Lucas086

        A VW vai posicionar mais ou menos abaixo do Fit mesmo, mais sabendo que perde… o Virtus é incógnita ainda, ainda acho que vai substituir o Jetta, pelo menos em preço.

    • Mauro Moraes

      Vão brigar com Fit e City com certeza. As versões equivalentes em preço de Polo sedâ, Argo sedã e Cobalt serão cartas fora do baralho. Os japoneses estão pelo menos 10 anos a frente em design

      • Lucas086

        Ai é gosto, prefiro muito mais o visual do polo do quê desse yaris hatch, a frente mesmo, ficou recortada demais, muito esticada.

      • Diego Amaral

        Diziam isso do civic, o resultado está aí.

      • 10 anos a frente? kkk os japas tao perdendo em design ate pros chinas ja.

    • Hendel Marques

      Fanjos vai discordar de suas previsões… kkkkkkk Ele apostará mais alto!

      • Rafael Neves

        Com certeza! aumenta mais dona Toyota!

    • Matthew

      Difícil prever os posicionamento deste carro na categoria. Vi no site da marca na Tailândia que ele tem 4,15 m de comprimento por 1,73 m de largura, com 2,55 m de distância entre os eixos. Parece que a cada lançamento eles vão acrescento um centímetro a mais pra cada lado.

      • Lucas086

        Verdade, cada geração eles esticam os carros e os preços, sempre ficando um carro inferior no lugar de outro superior, vide City e Civic, mas eu acho que o posicionamento vai ser mais ou menos esse.

  • Lucas

    Achei o design bizzaro, exceto o da traseira do sedan que é aceitável.

  • Diogo Augusto

    Dianteira: Bizarramente feia
    Resto do carro: Muito bonito, conseguiu ser melhor que o Corolla

  • Raul Cotrim de Mattos

    Esperem um carro capado e com preços estratosféricos. vão trazer para competir com o city, isso sim…

    • No_Name

      Capado ele já é até no design, com esse estilo típico de terceiro mundo. E preço absurdo não pode faltar pois é Toyota, “vale”.

  • Uranium

    Bom deve ser, como todo Toyota. Mas com certeza o preço será ridículo, fazendo par com Fit e City.

    • Louis

      Se vier a preco de City vai estar “barato”, pois esta muito mais equipado.

      • Bruno Rafael

        Muito bom trabalho na toyolex de recife e estamos esperando a chegada dele…

  • beleza é subjetiva, pra mim este yaris comparado ao etios tem somente uma feiura diferente, bonito não é mesmo

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    O Étios X 1.3 manual já custa R$ 47 mil, Yaris a partir de R$ 50 mil duvido muito. A não ser que tirem equipamentos do Étios como vidros elétricos traseiro, retrovisores elétrico, porta malas elétrico e parta de R$ 43 mil.

    • Luciano RC

      O Etios deve perder somente as versões completas e ficar com as versões de entrada. Esses dois modelos devem pegar o mercado do Etios top e do Corolla GLi.

    • Luis Carlos K.

      O site errou nessa parte. O Yaris vem entre R$ 65 mil e R$ 85 mil, brigando com Polo-Virtus e Fit-City. O Etios vai perder apenas a versão Platinum. As demais X, XS e XLS seguem como estão em questão de equipamentos, mas com uma revisão nos preços, desconto.

      • Andre Cupertino

        Aposto q não haverá desconto no Etios. Só vai colocar o yaris mais caro mesmo. E vai ter quem compre.

    • Matuska

      O lance eh que o Etios eh tão feio é tão simples em acabamento, que o consumidor quando vê o preço fala: não é possível que ele seja tão eu assim, vou comprar, eh Toyota, Vale.

  • Fernando

    se o yaris sedã vier a 100k alguém duvida que vai vender? eu tenho certeza que vende. então a culpa é da motandora por não aproveitar para vender? louco é não querer lucrar isso sim

    • Junoba

      A versão de topo chega no 100k fácil.

  • Luis Carlos K.

    O Yaris vem entre R$ 65 mil e R$ 85 mil, brigando com Polo-Virtus e Fit-City. Ele terá motores 1.5 do Etios e 1.8 do Corolla. Ocupando justamente a lacuna entre o Etios e o Corolla. O Corolla já perdeu a versão mais barata, o Etios irá perder a Platinum.
    Alguns funcionários da Toyota me informaram, extraoficialmente claro.

    • A Toyota deveria mudar a estrategia, ainda mais agora que a Renault mostrou como se faz com o Kwid, primeiros dias de lançamento e ja esta no top 3. Sera que a Toyota acha que vendera bem com 2 linhas de hatches compactos?? Ela vai abaixar o preço do Etios pra 30 mil pra ficar na faixa de Mobi e Kwid (onde ele deveria estar)?

      • Ducar Carros

        Não interessa à Toyota competir com Kwid e Mobi: lucros baixos para ganhar no volume, vulgarizando a marca, isso é para a Fiat, Renault/Dacia e chineses.

        O Etios hatch ficará para competir com Onix, HB20, Ka, Gol/Fox e Argo (1.0 e 1.3),e o Yaris para modelos mais caros, competindo com Fiesta, Polo, Fit e Argo 1.8.

        Por isso ela não ofertou Etios 1.0: prefere começar num patamar acima, mantendo a aura da marca, como faz também a Honda. E ambas têm sido muito bem sucedidas nessa estratégia.

        • Mantendo aura da marca com um carro como Etios??? Vcs são otimos piadistas.

        • Retrato do Papai

          começar num patamar acima, mantendo a aura da marca……..etios………..design podre……….sem pintura no cofre do motor……..só um amortecedor na mala……..só uma cordinha no bagagito………só um limpador dianteiro…………acabamento porco……..buguei

          • Ducar Carros

            Mesmo com tudo isso, é o hatch sem versão 1.0 mais vendido do País, estando sempre entre os 20 carros mais vendidos!

            Isso é a aura da Toyota: mesmo tendo modelos de outras marcas com melhor custo-benefício, tem a preferência dos consumidores. Aura essa que, como escrevi antes, a Honda também tem.

            • hatch sem versão 1.0 isso é o que, uma nova categoria da Fenabrave? Não tava sabendo dessa.

          • Luis Carlos K.

            marca com melhor pós venda, menor custo de manutenção, menor desvalorização e menos visada em roubos.

      • Luis Carlos K.

        Não vejo problema algum, um de entrada e o outro um nível acima. A própria Renault tem 2 hatches, Kwid e Sandero, a Ford tem Ka e Fiesta, Fiat tem Mobi, Uno, Palio e Argo, a VW tem Up, Gol, Fox e terá mais o Polo.

        Não tem a melhor chance do Etios custar o mesmo que o Kwid, Etios é superior.

        • Etios superior ao Kwid? Isso é uma piada?

          • Retrato do Papai

            em preço ele é bem superior…

            • Luis Carlos K.

              Queria que ele fosse melhor e mais barato?

          • Luis Carlos K.

            Sem dúvidas.

            Começando pelos motores: Com dupla variação do comando;
            Câmbio: MT6 ou AT4;
            Segurança: 4 estrelas no LatinNcap, todos os ocupantes com cintos de 3 pontos e apoio de cabeça, freios com disco ventilado;
            Conforto e acessórios: maior espaço interno, maior largura e maior comprimento; Ajustes de altura do volante e do banco do motorista, retrovisores elétricos, vidros traseiro elétricos, painel 100% digital.

            Kwid é melhor em que? Só em consumo e nos 2 airbags extras, para compensar a estrutura frágil.

            • Estrutura frágil onde? Primeiro que ele ainda não foi testado, e deve tirar as mesmas 4 estrelas do Etios pois tem de série o que é necessário pra isso e sua estrutura foi reforçada. Tem de aguardar ae…

              • Luis Carlos K.

                Vamos aguardar. Não imagino um carro com menos de 800 kg tirando essa nota.

                Mas eu ainda gostaria de saber de você sobre os pontos onde o Kwid é superior ao Etios.

                • Primeiro lugar, custo-benefício em todos os sentidos, e isso não fui eu mas o mercado que demonstrou, o mercado já pos o Kwid no top 3 em seus primeiros dias de lançamento. O Etios nunca chegou lá (nem passou perto).

                  • Luis Carlos K.

                    Esperava um argumento válido, com dados concretos, mas você diz que o carro é melhor porque vende mais.

                    Seguindo esse raciocínio, podemos dizer que Onix e Corolla são os melhores carros do Brasil?

        • thi

          A vw vai matar o fox

          • Luis Carlos K.

            Vai demorar no mínimo 2 anos para isso acontecer. Ainda assim a VW terá 3 hatches compactos.

  • Cincinato

    Nova líder inquebrável de mercado.

  • Robinho

    design é muito particular, para mim os carros da Toyota (Atuais – a venda no Brasil) são todos feios, inclusive estes.

  • Pedro154

    Bom, a Toyota poderia matar as versões XLS e Platinum do Etios e talvez desenvolver um motor 1.0 Dual VVT-i para o Brasil. Assim, deixava o Etios apenas com as versões X e XS 1.0/1.3 ou só 1.3, com opção de câmbio AT4 para o XS. Dessa forma, deixava o espaço antes ocupado pelo XLS e Platinum para as versões de entrada com motor 1.5 do Yaris e do Vios. A partir da versão intermediária, os novos compactos receberiam o motor 1.8 Dual VVT-i, matando enfim, o Corolla GLi de entrada. Todos os Yaris/Vios automático viriam com o CVT-7 do Corolla, deixando o AT4 como uma opção de baixo custo para o Etios XS.

    • Andre Cupertino

      Aí vc acordou…

    • Luis Carlos K.

      Acho muito improvável, isso implicaria em um duplo lançamento, tanto do Yaris quanto do “Novo Etios” e há muito tempo não vemos qualquer informações sobre projeto de atualização do Etios. A Toyota está há um bom tempo focada apenas no Yaris. Pode acontecer de manterem apenas o Etios 1.3, mesmo assim o preço ficaria muito próximo do Yaris. Que aliás, acho impossível o Yaris ter os itens informados (vários airbags, esp e cvt) partindo de R$ 50 mil. É muito mais provável a teoria que vem sendo dita em outros canais, que o Yaris vem entre R$ 65 mil e R$ 85 mil. Enquanto a versão mais cara do Etios e mais barata do Corolla sairão de linha (do Corolla já saiu).

  • cerberos

    essa estrategia do anos 90, de um só carro para atender todos os os segmentos acho errada. A pessoa chega na concessionaria para comprar um carro de 75k e vê do lado o mesmo carro por 50k, mesmo o carro de 75k estando cheio de opcionais, motor e acabamentos diferentes não acharia que valia esses 25k, acharia que estaria sendo enganado.

    • 4lex5andro

      Mesmo hoje já existem carros com essa variação de preço. O fox é um exemplo, dado seu leque de configurações; nos segmentos dos médios, corolla e civic já tem grandes diferenças de preços entre algumas versões.

    • Ernesto

      Tão errado que a GM tem o Onix liderando há temos.

  • Eduardo Forneck

    Enquanto que o Polo terá 4 airbags, a VW deveria ter colocado 6 logo.

    • João Martini

      Também acho que deveria ter 6, porém o airbag lateral do nacional não é o mesmo do europeu. Ele é como o do Up europeu, maior e que além do tórax protege a cabeça também.

  • Douglas
  • Vanderley Almeida

    Embora não pareçam visualmente os mais atraentes dessa geração do Yaris para mercados emergentes, ainda assim é infinitamente mais bonito do que os atuais Toyotas em nosso mercado. Adorei!

  • zeh

    …com o preço pedido por um Étios …não espere afagos vindos da Toyota

  • twiitteer-me-censura

    quase mesmo preço Etios

  • Mauro Schramm

    Honda City, é você?

  • Marciofilho Santos

    carro no minimo estranho, com cara de carro china, é que ostenta o emblema da toyota, se nao a galera ja ia arrebentar kkkkkkkkkkkkkk

  • Anderson Trajano

    Interessante, mas deve vir na casa dos 80k assim como Fit e City.

  • Paulino Lino

    Ohhhh duplinha medonha!!!

  • Luconces

    Não tem estratégia nenhuma no mercado brasileiro de ter um único modelo com preço elástico.

    O que tem é a Fiat copiando a GM com o Onix e enxugando alguns modelos. Mas mesmo assim mantendo outros compactos na linha.

    A VW traz agora o Polo e vai manter na linha Gol, Up, Fox e Polo.

    A Ford segue com Ka e Fiesta.

    PSA sempre teve apenas um modelo para bater de frente.

    Nissan idem.

    Renault ainda está aumentando a linha dela com o Kwid.

    • Luis Carlos K.

      Existe. Não é seguida por todos, mas é seguida pelos mais vendidos, Onix e HB20.
      Talvez isso esteja chamando a atenção da concorrência. Particularmente não acho que seja uma boa solução, mas certamente é um fato que não deve ser ignorado.

      • Luconces

        Hyundai BR tem o quê? Cinco anos?

        É a estratégia dela para contornar os custos de produção no Brasil.

        A marca possui o i10 e i20 em outros mercados.

        Nissan possui apenas o March por exemplo.

    • Pedro154

      Mas esta moda parece estar surgindo. Carros intermediários entre os compactos comuns e os premium, começando acima dos 45-50 mil e terminando em 75-80 mil, vide Polo e Argo. Parece ser um novo segmento surgindo.

      • Luconces

        Isso não existe. O que tem é finalmente estar existindo no mercado carros melhor acabados.

        Estão parando de produzir as carroças como o Gol G4/Celta por exemplo.

        Peugeot já oferecia o 208 apenas.

        Citroen já oferecia o C3 apenas.

        O ponto é que a linha da VW e da Fiat sempre foi atolada de compactos.

        Fora isso tem a inflação que ta comendo o preço de tudo.

        Essa história de que agora temos uma tendência de compacto mais bem acabado atingindo diferentes faixas de preço é balela.

        Não duvido nada da Hyundai por exemplo ainda manter um “HB20 Life” caso venha uma nova geração.

        Ou mesmo a Nissan, mantendo o March atual junto com o Novo March.

    • REDDINGTON

      O Fox tá morto né. Retirou de linha o mais lucrativo Cross e só manteve 2 em linha, ambos com câmbio MT…RIP Fox

      • Luconces

        Sim. Mas ainda continua sendo vendido.

        Eu acredito nessa estratégia da matéria quando tiver apenas Up, Polo e Golf sendo vendidos.

  • carnero

    Toyota rumo a liderança!

    • thi

      A vw tb vem forte . Polo e virtus

  • thi

    Pense em uma marca q nao me atrai em nada , painel e ate os botoes sao estranhos, coisa de japones .

  • G.Alonso

    Gostei do interior.

  • Fabrício Sanches

    Feio, o Hatch europeu dá um banho no design.

  • awatenor

    Bom concorrente ao Polo…fiquei dobrado aqui…

  • Esse Yaris não é feio. O que é difícil de engolir é que querem empurrar ele ao preço anterior do Corolla.

    • Mario Souza

      Ta certo, o hatch é menos feio e o sedã feio somente. É que o referencial do brasileiro é o Etios, então parece lindo esse

      • Etios realmente é referência em feiura.

  • É, já vi Yaris muito mais bonito em algumas viagens ao exterior. Mas por aqui, ostentando a marca Toyota na grade, a tendência é emplacar.

  • No_Name

    É brincadeira esse estilo típico de terceiro mundo, todo sem nexo, cafona, brega, espalhafatoso. É dose, viu.

  • Jaspion

    e pergunta que fica é? como vão posicionar o Etios?

  • Eddie Doidivanas

    Horríveis, como todo bom Toyota.

    • thi

      Kkkkkk

  • Fabão Rocky

    Tem aparência de carro indiano.

  • Fabão Rocky

    Só espero q a Toyota n economize no limpador de pára-brisa, como no Etios. Qdo vi o Etios, a primeira coisa q me veio na cabeça foi o Uno Mille dos anos 80.

  • Darlon Anacleto

    Nossa, que dois carros medonhos. Parece que, na visão dos japoneses, carro pra emergentes precisam ser apenas eficientes, estilo que se dane. Levando em consideração que não serão baratos, podiam caprichar mais.

  • Eva M

    Mais uma dupla de carros bons, porém feios, sem graça e caríssimos, assim como os concorrentes Fit/City. Como são parecidos.

  • Carlos

    A Toyota sempre foi muito conservadora em tecnologia de motores (motores de alto desempenho ou turbo, nem pensar). Se o consumidor não se importar em guiar um carro lerdo com um anêmico 1,5 litros, tudo bem.

  • Diego

    Por que trazer modelos top linha, caros de se fazer , se uns indianos cachorros , gerariam até mais lucros , por que tem uns imbecil que comprariam so por ser toyota e pelo dobro do preço?

  • Mario Souza

    Pelo menos não é tão feio quanto o Etios. Vende o básico no mundo todo, se chegar aqui vira lider, pois todos sabemos que, no país de ricos brancos dizendo serem negros para fazer faculdade de medicina, toyota e honda reinam vendendo o básico pelo preço de premium!

  • Vattt

    Consegue ser menos feio que Etios e também vai conseguir ser tão caro quanto Corolla!!! Como não sou perfil dessa marca por não aceitar pagar muito a mais do que vale, vou sempre em busca da concorrência.

  • Dreidecker

    Mudança da água para o vinho no desenho externo. Internamente merecia algo melhor que o volante do vovôrolla.

  • cepereira2006

    Vem para pegar o mercado do Golf que a VW está abrindo mão. Gastou milhões para produzir o Golf aqui e agora está abrindo mão em vez de acertar o preço. Ainda bem que existe um mínimo de concorrência neste mercado cartelizado.

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