*Destaque Conversíveis Cupês Esportivos Mercado Montadoras/Fábricas

Com investimentos de até R$ 250 milhões, Puma terá fábrica em Botucatu-SP

puma-gt-lumimari-3-1024x615

A Puma Automóveis anunciou que sua fábrica ficará em Botucatu, interior de São Paulo. A planta de produção da marca brasileira ocupará uma área cuja parte construída inicialmente será de 3 mil m2, mas o projeto prevê ampliação para 23 mil m2. De acordo com a empresa, serão gerados inicialmente 150 empregos diretos e 500 postos de trabalho quando a operação estiver completa, quando a marca pretende estar produzindo 10.000 carros por ano.


“Nossa equipe de técnicos especializados irá capacitar os funcionários contratados na cidade. Queremos crescer junto com Botucatu”, diz Luiz Carlos Gasparini Alves da Costa, presidente da Puma Automóveis. O investimento inicial será de R$ 50 milhões, mas a planta paulista receberá mais dinheiro até R$ 250 milhões quando o projeto estiver concluído.

puma-gt-lumimari-4-1024x565

As obras de construção começarão em 2019 e Gasparini diz que a ideia é que a planta de Botucatu se torne um polo exportador de tecnologia. A Puma não pretende apenas produzir automóveis no local. Segundo a empresa, serão feitos outros produtos com a famosa marca brasileira, sendo eles bicicletas, motocicletas, quadriciclos e barcos.


O protocolo de intenções foi assinado com o prefeito Mario Pardini. A administração municipal espera o projeto definitivo da fábrica em cinco meses. Com isso, Botucatu passa a ter mais uma empresa do setor automotivo em seu território. A cidade paulista é conhecida por abrigar as encarroçadoras de ônibus Induscar-Caio e a espanhola Irizar.

puma-gt-lumimari-5-1024x615

Anteriormente, o projeto da fábrica da Puma estava intimamente ligado com a cidade de Agudos, há alguns quilômetros de Botucatu pela rodovia Marechal Rondon (SP-300). A localidade tinha uma área de 50 hectares, onde se pretendia construir até um autódromo. Lá, o investimento seria menor: R$ 20 milhões, mas se previa gerar mil empregos diretos e indiretos na região. Pelo que se pode notar, o projeto da Puma foi ampliado e novos segmentos de mercado serão atingidos pela empresa nacional.

O nome Puma é muito forte no mercado brasileiro. A empresa que surgir em 1964 com o esportivo criado por Genaro “Rino” Malzoni, evoluiu para uma empresa que criou icônicos carros esportivos, entre eles os Puma GTB e GTS, este último muito cultuado entre os entusiastas brasileiros e até estrangeiros. A Puma chegou a fazer caminhões leves.

Após muitos anos ausente do mercado, agora a marca brasileira parece voltar com a força que muitos esperam dela. O projeto atual é chamado GT Lumimari, um cupê esportivo inspirado no clássico GT de 1974, tendo também carroceria em fibra de vidro com reforços em fibra de carbono, além de chassi tubular de aço, motor GM com 180 cavalos e 25 kgfm, suspensão com duplo A e pinças de freio de quatro pistões.

puma-gt-lumimari-6-1024x661

O bólido terá pneus Pirelli P Zero e rodas de liga leve aro 17 polegadas. O preço é de R$ 150 mil parcelados em 15 vezes de R$ 10 mil, mas apenas 10 exemplares serão feitos inicialmente. Sem dúvidas, um preço interessante para entusiastas. Obviamente, o GT Lumimari é apenas o carro de imagem inicial da Puma, que deve oferecer um modelo de produção com muitas mudanças para ter um volume expressivo, como a empresa divulgou. E o que esperar da Puma Automóveis daqui para frente?

Cupê esportivo é interessante, mas é nicho. O volume pretendido de 10 mil carros por ano é bem animador, se pelo menos 90% ou mais da produção for direcionada ao mercado internacional. Nesse ponto, a ideia de tornar Botucatu um polo exportador é muito boa. Por ora, não sabemos quais modelos de motos serão feitas e nem se haverá outros modelos de carro associados ao GT Lumimari, como o Puma 52, desenvolvido para as pistas.

Puma GT Lumimari – Galeria de fotos

[Fonte: DCI]

COMPARTILHAR:
  • Matthew

    Informações desencontradas essas, uma unidade com capacidade para 10 mil automóveis/ ano e só está prevista a venda de 10?

    • Jorge Osório Cortese Magalhães

      Como está escrito na matéria, “obviamente o GT Lumimari é apenas o carro de imagem inicial da Puma, que deve oferecer um modelo de produção com muitas mudanças para ter um volume expressivo, como a empresa divulgou”.

      • Jad Bal Ja

        Foi isso que entendi tbm, mas 10.000 unidades do que? Que modelo seria usado para essa produção expressiva? Com certeza não pode ser um esportivo feito de fibra. Ta começando a virar uma historia meia enrolada isso ai.

        • Matthew

          Foi isso o que eu quis dizer. Mesmo considerando as exportações, acho 10 mil unidades muita coisa pra um carro de nicho com pouquíssima tradição no mercado internacional.

          • Nnoitra

            Obviamente, além do esportivo Lumimari serão produzidos outros modelos, que serão generalistas.

    • Edward Hyde

      A unidade de Botucatu ainda será construída. As dez unidades serão uma série inicial produzidas nas atuais instalações da empresa, em Itatinga.

    • Rodrigo

      ((((ESSA CONTA NÃO FECHA)))) 250 MILHÕES, PRA PRODUZIR 10 CARROS DE 150 MIL, CUJO O PROJETO JÁ FOI ANUNCIADO A UNS 3 ANOS E ATÉ HOJE NÃO SAIU DO PAPEL. TENHO PENA DO INVESTIDOR.

  • V12 for life

    O motor não é VW e sim GM Família II, basta acompanhar a página da Puma no Facebook que é impossível errar as informações.

    • Leandro Balmant

      Se eu não me engano, iriam usar o 2.5 da S10, mas com alguns aperfeiçoamentos. Imagina um carro leve (aproximadamente 1 tonelada) com motor com 200 cavalos? Andaria horrores.

      • V12 for life

        É o motor da S10 sim, mas o antigo 2.4 com peças exclusivas da Puma, os números estão certos, 180 cv e 25 m.Kgf de torque, o protótipo de pista que ta com um motor VW, mas só para testes.

        • Punta-tacco

          Correto, mas tenho quase certeza que após as 10 unidade iniciais, os próximos Pumas terão um motor mais moderno, ai creio que a Puma irá negociar motores com outras empresas, talvez consiga fechar com a própria GM com o motor 2.5 16V da S10 ou até mesmo com alguma outra empresa que precisa de volume para viabilizar a produção de algum motor aqui no Brasil.

          • V12 for life

            O 2.5 eu acho mais difícil pois é um motor importado, e não acredito que apenas as primeiras 10 unidades virão com 2.4, sendo uma operação pequena é mais demorado recuperar o que está sendo gasto no desenvolvimento das peças exclusivas para esse motor, más como já estão como motores GM seria interessante ver um da nova família quando a produção nacional começar.

        • Raul Cotrim de Mattos

          Se colocassem o 2.5 e adaptassem um turbo, começaria a ficar razoável…

        • Catucadao

          seria melhor um motor único da marca… sem ser emprestado mais ai não seria somente 250 milhões… apesar que da pra abrir uma com menos

      • Silvio

        Queria esse motor num Chevette!

    • T1000

      Quando li motor GM brochei totalmente.
      Pqp naotinha um motorzinho melhor pra por não.

      • th!nk.t4nk

        Creio que o problema é que o motor precisa ser nacional, pra conter custos. E aí infelizmente há poucas opçoes de maior cilindrada (pois se for baixa cilindrada será necessário turbinar, e aí pra dar garantia nisso é uma loteria).

  • Vitor

    Iniciativa válida e interessante. Porém como bem disse a matéria, deve ser um carro focado num nicho bem específico.
    Aparentemente o carro é simples e 150k não é um valor muito acessível, temos que esperar pra ver o que de fato vai acontecer.

    • Edward Hyde

      Se pensar bem, um Corolla com alguns opcionais não fica muito longe disso. Não é um carro para quem quer, e sim para quem pode. A questão é convencer quem pode a querer o produto. Particulatmente, acho que há sim um bom potencial.

    • Punta-tacco

      Apesar de ser um carro de nicho, caso ele oferecer desempenho e design por um bom preço as pessoas migrariam de carros como Golf GTI, Civic SI, etc, para o Puma, pois o mesmo possui grande apelo visual e é isso que a maioria dos brasileiros gostam em um carro.

      • T1000

        Acho difícil alguém trocar um motor TSI ou VTEC por um GM de pickup.

        • Pedrob

          Cara, esse motor 2.4 é o mesmo que equipava o Malibu. Nao tem nada a ver ser motor de pickup… Ah, e a versão 2.5 tem injeção direta!

        • Punta-tacco

          Eu não sou fã de Chevrolet, mas sei que esse motor é robusto, e com as modificação da puma e acréscimo de potencia vai ficar um conjunto legal, não devendo em desempenhos para nenhum carro com os motores citados a cima.

          • th!nk.t4nk

            Tá, mas sair dando pau num carro de chassi tubular, bateu-morreu? Por 150 mangos ainda por cima? Nao duvido que tenha seu nicho, mas isso aí tá mais pra “nicho do nicho” heim. Se vender as 10 unidades tá bom demais!

            • Punta-tacco

              chassi tubular não é sinônimo de chassi frágil e inseguro, pelo contrario, se bem projetado ele consegue ser muito superior aos chassis convencionais. Visto que muitos super esportivos são feitos de tubos, a principal razão da maior utilização dos chassis convencionais em carros é a redução de tempo e custo na produção.

            • Eduardo

              Por isso são 10 unidades. Vende. tem muito fanático endinheirado por aí. Até acho que bobearam, venderia 20 fácil, eu produziria 25. Vai vender aos 150 mil sim. 10 são poucas unidades.

  • Camillo Celio

    Ainda nao dá pra saber realmente como será o carro, mas 150 daria pra comprar algo melhor heim. Nada contra quem irá comprar, mas eu nao compraria.

    • Djalma

      O preço é pela exclusividade, mas que deve comprar são antigos aficionados da marca. Acho que poderia fabricar até uns 100 que venderia fácil.

      • Eduardo

        25 unidades…

        Lobini não vendeu isso, 100 unidades, em toda existencia

    • Ari

      Sempre tem que ter os da turma do “ah, com tantos mil eu compro tal carro.. “

    • invalid_pilot

      Tem gente que vai pagar 160 mil num Civic Si que é um Touring com remap…
      Esse ai pelo menos parece ser mais divertido na pista .

    • Nnoitra

      São apenas 10 unidades, por esse nível de exclusividade o preço está ótimo, lembre-se do preço da Kombi Last-Edition que possuía 1200 exemplares.

    • Hugo Borges

      Qual carro de motor central-traseiro se compra com R$150 mil? 0km?

  • Danillo Barros

    Se eu tivesse dinheiro compraria fácil.

  • Edilson

    Que tal usar aluminio ou fibra de carbono? fibra de vidro é piada pronta.

    • Jad Bal Ja

      Por que? Ninguem reclamava que os Corvettes e outros esportivos de nicho eram feitos de fira de vidro. O Troller ta ai vendendo bem dentro tbm. E se o povo já esta reclamando do preço imagina se for fazer em carbono.

      • invalid_pilot

        Esse mané nem sabe o que é um esportivo. Deve ser dono de Corollinha velho e que acha estar dirigindo carro de luxo .

      • bruno

        Alfa 4C e vários outros utilizam compósito de resina com fibra de vidro…

      • Fuscao

        Corvette É feito de fibra de vidro, até hoje, com o C7.

        • Catucadao

          na traseira é plastico tem um video do jeremy clarkson empurando o plastico da traseira do coverte c6

        • Jad Bal Ja

          Fiquei em duvida… sei que agora ele tem partes de fibra de carbono, mas será se o resto é em fibra de vidro?

          • Fuscao

            Sim, toda parte de carroceria ainda é de fibra.

    • Marcio Souza

      Custo.

    • invalid_pilot

      Claro, super barato produzir carro nesses materiais…

      • Edilson

        ……então poderiam usar lata de sardinha mesmo.

        • invalid_pilot

          Belo argumento.
          Volta pro teu Corolla 2009 e fique nele .

    • Eduardo

      Piada é tu não entender que, dependendo da qualidade, a fibra de vidro chega a ser superior que o metal dos carros populares nossos.

  • Alvarenga

    Coitado do investidor, mais um que vai bancar o sonho de algum esperto. O design do carrinho ficou bem bonito mas nada disso tem chance de dar certo. Infelizmente.

    • Louis

      Puma fez algum sucesso na época em que o mercado era fechado e havia pouca opções. Só teria alguma chance se fosse um esportivo elétrico, acompanhando a tendência da Tesla.
      Se estivessem vendendo ações desta empresa Puma, eu é que não colocaria meu dinheiro aí…

  • Henrique Guedes da Silva

    Segundo VW ista vai tomar pau de UP TSI

    • Fanjos

      Efeito Virtus

      • vicegag

        Off topic, meus pêsames pelo Mini-me.

        • Fanjos

          Era um clone que não deu certo mas mesmo assim, sem ele eu não teria conseguido executar meus planos maléficos :'(
          RIP

  • FrankTesl

    Se vão de motorização da GM, deveriam usar o 1.4 turbo do Cruze e da Tracker, ao invés de um grande 2.5 flex da S10.
    Motor menor, mas com turbo e com tocada mais esportiva.

    • Mr. Pereba

      Concordo, mas acho que também entra na questão do custo. Por ser um projeto mais antigo, o 2.5 deve apresentar um custo bem menor.

    • Diego

      Pode esperar um Família I ou II

      • T1000

        Ou seja, uma bela b o s t a.
        Dificil trocar um VTEC, TSI ou thp por isso.

        • FearWRX

          Financia eles com um motor melhor então se tá achando ruim.

          • T1000

            Só falta eles oferecem 😅

  • Marcio Souza

    Na torcida para que cresça e se torne um grande fabricante nacional de veículos. Acho inaceitável um país do tamanho do Brasil, onde o volume de vendas já chegou a 4 milhões de veículos/ano, não ter uma marca nascida aqui.

  • Fanjos

    Infelizmente, olhei em minha bola de cristal aqui e prevejo um Flopão.

    • invalid_pilot

      Parece que vai entregar mais que o Lobini.

      Obviamente não vai ter volume, mas acho que pode cativar a turma do Track Day endinherada.

      • Ricardo

        E como há playboys em Track Days e eu lá com meu carrinho normal de rua.

        • invalid_pilot

          Sim! O Brasil proporcionalmente tem poucos ricos, mas em número absoluto são muito numerosos.

          • Eduardo

            5% DE 200 MILHÕES. SÃO 10 MILHÕES.

      • JOSE DO EGITO

        Pessoal quem sao os consumidores de PUMA ? Sao aqueles jovens dos anos 70 / 80 que envelheceram e estao comprando COROLLA ,ao meu ver a PUMA esta esta voltando em um periodo morto pro seus consumidores acho que como falou o Fanjos ,deve FLOPAR

        • invalid_pilot

          Existe demanda pra esportivo purista no Brasil.

          Eles tem que posicionar o carro desta forma.

    • Mr. Pereba

      Se o objetivo fosse vender as 10 unidades, seria um sucesso pois tem muito fã incondicional de Puma e alguns desses fãs tem muito dinheiro. Agora se pensar em 1000 por ano no mercado brasileiro (os tais 10% de 10000 que ficariam aqui) e 9000 pra exportação, já pode cavar a cova e pensar na justificativa que vai dar pros investidores.

      • RIP Brazil

        Que pelo menos venha com preços dignos de povo brasileiro: uns HuE$400.000,00.

        • Fanjos

          RIP Brazil

  • Henrique Bittancourt Gouveia

    Segundo os comentáristas da internet este modelo não irá vender nada pois não passará nos testes de colisão.

    • th!nk.t4nk

      Cara, eu sei que é difícil aceitar, mas os tempos mudaram. Hoje em dia nao é qualquer um que daria 150 paus pra andar num carrinho de chassi tubular, bateu-morreu, em alta velocidade (e duvido que isso aí vá andar TANTO assim no fim das contas). A tendência é que as vendas sejam bem limitadas sim, independente das opinioes aqui no NA. Dito isso, terá suas vendas sim. Umas 10, como eles mesmos estão imaginando (eu esperaria até menos).

  • Pedro Neto

    Mais uma das dezenas de tentativas de marcas brazuca que não vai decolar

    • Samuel Jesus de Sousa

      Vamos torcer em favor dos BR

  • Diego

    Começaram mal: “motor GM, fibra de vidro…” Naquela época tinha espaço para essas ideias pela falta de competitividade, mas hoje é impossível fazer isto com tantos concorrentes, no final vai ter o destino da Lobini.

  • Punta-tacco

    Povo reclamando que o carro está caro por 150 mil. Eu por um carro com motor central, tração traseira, leve e bonito pagaria até bem mais. Que carro com as características do puma se compra hoje em dia por menos de 200 mil? Eu sou um grande fã do automobilismo nacional, e torço muito pela Puma, e sou um potencial futuro cliente da marca.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Pra quem não gosta de motores turbo (mais velhos), esse esportivo com motor aspirado de 200 cv iria tirar sorrisos dos tiozões e vovôs não importando o preço. Eu mesmo iria de Puma pra brincar nos finais de semana, afinal olha o design do carro, chamaria muita atenção

  • Rpz… sei não viu… Brasil é complicado.

  • Louis

    Por esse preço, será que a Toyota não conseguiria trazer o GT86?

    • invalid_pilot

      Não ! Nos EUA custa entre 26k e 29k Dolares – se viesse pra cá seria por volta de 200 k reais

      Eles até trouxeram 1 exemplar para teste e imprensa

  • Luiz Pereira

    Em tempos de Tesla, falar em carroceria de fibra e chassis tubular é piada. Não é porque o mercado brasileiro está parado em algum lugar dos anos 90 que algum outro país ainda comprará carros assim.

    • RIP Brazil

      Gurgel feelings.

    • T1000

      E motor de Monza da GM sendo que ha os TSI, VTEC e THP….

  • Luis Fernando Correia

    Por R$150 mil vai vender muito pouco. As pessoas vão preferir comprar um Camaro usado, por exemplo. Para fazer sucesso não pode custar mais que R$ 100 mil

    • “Perguntador”

      Pelo que entendi, essa versão de R$ 150mil é só um “carro de imagem” para relançar a marca, serão feito apenas 10 unidades, então, certamente venderá pouco. Os modelos para vender em larga escala ainda não foram anunciados.

  • Luis Fernando Correia

    Deveria ser mais parecido com o original

  • Ricardo

    Motor GM! :(
    Tinha que ser o 1.4 T da VW.

  • Douglas

    10.000 por ano acho uma aposta muito alta para um carro de nicho.

    • Jad Bal Ja

      Mas esses 10.000 não são deste modelo, a reportagem diz que serão lançados outros produtos usando a marca, podem ser 10.000 bicicletas…

      • Douglas

        Apesar de que se for bom mesmo pode vender no Mercosul e Europa, sendo uma espécie do Lotus mais em conta. Há mercado para isso na Europa. EUA já acho difícil por conta das legislações restritivas de segurança e burocracia.

  • Ady Bastos

    Vai encalhar e virar mico. Tal como a Marca Lobini. Carissimo, sem status, sem diferencial, apenas “exclusividade”.

    • Cromo

      Caro Ady Bastos, tenho dúvidas, não sei se vai virar um mico ou se vai valorizar, virar carro de colecionador. Aliás, o que aconteceu com a Lobini? Pelo q eu saiba, havia gente querendo comprar, mas não sei porque não deu certo. Ou estou errado?

  • Danilo

    como diz meu pai, uns gostam dos olhos e outros da remela. Pra quem for rasgar 150mil nisso, vai em frente. Curta a vida e seja feliz.

  • Ricardo Blume

    De qualquer maneira, toda a sorte do mundo a Puma.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Se construírem as 10 unidades iniciais ja seria uma vitória. Mas é um tipo de carro que não tem mercado aqui. Mas acho que haveria alguma hipotese de esse projeto vingar se fosse “adotado” por alguma fabricante chinês como uma ação publicitária com uma categoria de competição monomarca.

  • saulo

    10 mil unidades??? nem sendo bicicletas, motocicletas, quadriciclos e barcos juntos, imagina de um carro de nicho de 150k com 180cv….viajou legal nessa …

  • powercam

    NOME DO FILME: A espera de um milagre!!!!!

  • Alexandre TRE

    R$150.000,00?? Acho que 10.000 unidades nesse preço não vai dar não.

  • jvc

    Como comento em todas reportagens sobre esse novo Puma: só vou acreditar quando vir nas ruas…

  • Catucadao

    e então teremos uma fabrica 100% nacional? ai sim

    • Cromo

      Já existe fábrica de grupos brasileiros: a fábrica da CAOA e da outra empresa que trabalha com os Mitsubishi.

      • Catucadao

        mais a marca não é… é?

  • Catucadao

    quero trabalhar nessa fabrica ai

  • Ubiratã Muniz Silva

    poderiam também reinventar o Mini-Puma, aquele protótipo dos anos 70 que nunca foi produzido. Depois de a Mercedes-Benz parar de ofertar o smart fortwo no mercado brasileiro não temos mais opções de carros estritamente urbanos e de dois lugares.

    Sim, seria um veículo de nicho, mas basta lembrarmos que o smart também o era.

    https://1.bp.blogspot.com/-89n_NVHTIjM/WkqcKlQmHLI/AAAAAAAAZ4c/Kfo83CkKpSYVA-wC3KOv4NL05vy86iAWgCLcBGAs/s1600/Mini%2BPuma%2Bperfil%2Bdianteiro.jpeg

  • Schack Bauer

    Acho bacana. Desde que não envolva “benefícios” com dinheiro do contribuinte.

  • Hen_Par

    DEZ MIL unidades anuais?? Tomara que consigam vender ao menos a metade disso…

  • Reginaldo Ferreira Campos

    Atitude corajosa desse empresário em tentar vender carros no país que ODEIA AUTOMÓVEL, ainda mais o nacional. Por aqui, carro é tratado como eletrodoméstico e o produto de fora, mesmo pé de boi, é visto como suprassumo tecnológico em detrimento dos projetos nacionais. Existe uma entrevista da revista AutoEsporte com Enzo Ferrari onde ele disse que havia se apaixonado por uma brasileira e pretendia ficar por aqui. Dizia ele que quase uma das mais icônicas fabricantes de carros de todo o planeta teria nascido no Brasil, o que leva a crer que o comendador ou estava sendo muito otimista ou era um inocente.

    • Ernesto

      Quando você diz “nacional”, a quais carros você se refere?

      • Reginaldo Ferreira Campos

        Em especial, a Gurgel.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email